quinta-feira, 4 de julho de 2013

Em relação ao artigo de opinião "F-X Made in Brazil" da Revista Força Aérea N° 82, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica emitiu uma Nota de Esclarecimento ao Diretor da publicação. Leia abaixo:

Prezado Carlos Lorch,
Inicialmente parabenizo a Revista Força Aérea pelos seus quase 18 anos de atividades, com 82 edições publicadas, muitas das quais com aeronaves da Força Aérea Brasileira em suas capas.
A mais recente, de N° 82, tem como matéria de capa a adoção dos novos SC-105, e revela como os esforços de reequipamento e modernização da FAB têm resultado em ganhos imensos para o País.
Contudo, causa estranheza que esta mesma revista também traga em suas páginas o questionável artigo de opinião "F-X Made in Brazil". Certamente, há ali uma visão pessoal do seu autor e algumas considerações precisam ser devidamente esclarecidas.
A desativação das aeronaves Mirage 2000 no final de 2013 ocorrerá por razões técnicas que o autor do artigo desconhece, conforme contrato assinado pelo Comando da Aeronáutica em 29 de setembro de 2011, há quase dois anos. Portanto, este Comando nega veementemente a especulação de que a desativação dessas aeronaves é uma "manobra de pressão" do Comando da Aeronáutica sobre o Governo Federal.
O fechamento da Base Aérea de Anápolis é outra especulação levantada pelo autor sem qualquer ligação com a realidade. A Base Aérea de Anápolis foi construída para defender a Capital do País e é fundamental para a principal missão institucional do Comando da Aeronáutica: a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro. A Base também é sede 2°/6° GAV, outra unidade ímpar na Força Aérea Brasileira, que a partir dali cumpre missões estratégicas em todo o Brasil.
Não são jogos de influência, pressões políticas ou especulações que definem os rumos do Comando da Aeronáutica. Pelo contrário. Há um planejamento claro, de longo prazo, com objetivos bem específicos para o seu futuro. O Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) está consolidado a partir dos eixos estruturantes da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Programa de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED).
Sobre as novas aeronaves de caça, não há qualquer indecisão do Comando da Aeronáutica. Necessitamos de uma nova aeronave, de alto desempenho, com tecnologias do século XXI e que represente um salto operacional para a Força Aérea Brasileira.
E trabalhamos para isso. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) desenvolveu um exemplar processo de análise e seleção das opções disponíveis no mercado. A Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2), instituída em maio de 2008, realizou uma análise detalhada que envolveu aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia. Em 2010, o relatório final foi encaminhado ao Governo Federal para a necessária fase de análise política a estratégica.
Enquanto a decisão final do Governo Federal não é anunciada, o Comando da Aeronáutica tem um planejamento definido para a defesa aérea do País, que não ficará desguarnecida e que não envolve novas aquisições de caças F-5.
Em se tratando de F-5, a ampliação da frota destes caças supersônicos também já está em curso, outro aspecto que o artigo de opinião ignora. As onze unidades adicionais de caças F-5E/F, adquiridos do Reino da Jordânia, em breve serão incorporadas aos Esquadrões da Força Aérea Brasileira. O contrato de modernização destas aeronaves, por exemplo, já foi assinado com a Embraer. Estes aviões terão as mesmas capacidades dos F-5EM/FM hoje em uso.
Enquanto isso, inúmeros outros projetos de reequipamento e modernização estão em curso. Nos últimos 10 anos, a Força Aérea Brasileira renovou praticamente toda a sua frota, como podemos acompanhar nas próprias páginas da Revista Força Aérea.
Além de novas capacidades, estas histórias de sucesso têm como destaque a profícua participação da Base Industrial de Defesa do Brasil. Sempre que possível, os projetos têm participação ou são executados em sua totalidade com empresas brasileiras. A geração de empregos, o desenvolvimento tecnológico nacional e a propriedade intelectual das inovações são diretrizes nos planos do Comando da Aeronáutica. Obviamente, assim como em qualquer outro país, mesmo os de maior tradição na indústria de defesa, não é possível que as iniciativas sejam sempre 100% nacionais. Nestes casos, destacam-se os bem sucedidos programas de transferência de tecnologia, que ajudam a trazer para dentro das nossas fronteiras conhecimentos que certamente agregarão muito à Defesa e à economia do Brasil.
Isso tudo demonstra que, ao contrário do sugerido no artigo de opinião publicado na Revista Força Aérea, não há falta de “ousadia administrativa” do Comando da Aeronáutica. Pelo contrário. Os 72 anos desta instituição demonstram que são as posturas audazes que tanto têm trazido ganhos para a Força Aérea Brasileira e para o País.
É a ousadia, por exemplo, de encarar o desafio de substituir os C-130 Hércules como uma oportunidade para um projeto ainda em curso, mas que já faz do KC-390 um sucesso internacional. É a ousadia de desenvolver, em parceria com outro país, um míssil tão avançado quanto o A-Darter. É a ousadia que faz os alvos dos nossos estandes de tiro explodirem com as armas inteligentes lançadas de nossas aeronaves.
Os projetos de modernização e reequipamento do Comando da Aeronáutica são audazes, e por isso mesmo despertam tanta especulação e interesses econômicos. No entanto, é fundamental combinar essa audácia com a capacidade de gestão e o planejamento tão necessários. O caminho é claro e os passos estão sendo dados.
Por fim, entendo que uma visão desprovida de julgamentos tendenciosos e mais atenta aos fatos certamente teria maior valia para os estimados leitores da Revista Força Aérea.
Atenciosamente,
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
SNB

Rússia fixar 3 Yasen Classe Sub nucleares em 26 de julho

 RIA Novosti) - A Rússia em 26 de julho vai começar a construir o terceiro de pelo menos oito submarinos de propulsão nuclear para tornar-se o núcleo de sua frota de ataque debaixo d'água, o projetista do navio nesta quinta-feira.
O Novosibirsk, a terceira sub-classe Yasen, designados como Graney classe pela NATO, serão estabelecidas no estaleiro Sevmash perto do Mar Branco, disse Vladimir Dorofeyev, chefe do bureau Malakhit baseada em St. Petersburg design.
O Projeto 885 navio é projetado para lançar mísseis de ogiva de rolamento convencionais ou nucleares até 3.000 milhas (5.000 km), bem como efetivamente envolver outros submarinos, navios de guerra de superfície e alvos terrestres.
Os sub-classe Yasen primeiro, o Severodvinsk , está passando por uma segunda rodada de testes de mar no Mar Branco e deverá entrar em serviço com a Marinha até o final deste ano.
Armamento do submarino inclui 24 mísseis de cruzeiro e oito lançadores de torpedo, bem como minas e mísseis anti-navio.
"Tudo está indo de acordo com a programação, coordenada com a Marinha", disse Dorofeyev.
O segundo navio, o Kazan, foi estabelecido em 2009 e está em construção no estaleiro Sevmash de Severodvinsk.
SNB


Foguete russo caiu e explodiu no local do lançamento

RIA Novosti) - Um foguete russo Proton-M carregando três satélites Glonass saiu de curso segundos após seu lançamento a partir do Cazaquistão Baikonur espaço do centro nesta terça-feira, caindo em uma grande bola de fogo.
"Houve um acidente durante o lançamento Proton-M. O foguete caiu e explodiu no território do local de lançamento ", um porta-voz da Agência Espacial Federal da Rússia Roscosmos disse.
Não houve vítimas registradas, mas autoridades disseram que uma nuvem de fumaça venenosa foi gerada pela queima de combustível do foguete e poderia se espalhar pela área local. Uma evacuação de emergência do pessoal no local estava em andamento, de acordo com relatos da mídia russa.
As razões para o acidente não foram imediatamente claro, mas Ministério de Emergências do Cazaquistão, disse uma falha instantânea perto do motor do primeiro estágio do foguete foi a culpa.  
O primeiro-ministro Dmitry Medvedev ordenou que uma comissão governamental a ser formada para investigar as causas do acidente e apresentar uma lista de funcionários responsáveis ​​pelo acidente, disse que seu secretário de imprensa, Natalya Timakova.
Medvedev também instruiu o vice-premiê Dmitry Rogozin a elaborar uma lista de medidas para reforçar a supervisão do sector espacial e prevenir tais acidentes no futuro, Timakova disse.
Todos os lançamentos Proton-M foram suspensos até que a Comissão conclui seu trabalho, após o qual um novo cronograma de lançamento será elaborado, Khrunichev representante Alexander Bobrenyov disse.
O próximo lançamento de um foguete Proton-M, marcada para 20 de julho, foi ter colocado em órbita o Astra 2-T por satélite, disse ele.
Rogozin advertiu que cabeças iriam rolar depois que a comissão concluiu seus trabalhos e as medidas de maior alcance serão tomadas em um nível organizacional.
A forma atual da indústria espacial e de foguetes é inaceitável "para mais movimento para a frente", disse ele.
As perdas financeiras causadas pelo acidente Proton-M com três satélites Glonass será nada menos que 6 bilhões de rublos ($ 200 milhões), uma fonte da indústria espacial a par da situação disse à RIA Novosti.
"As perdas do anterior [lançamento falhado com um Briz-M impulsionador] totalizaram 5,4 bilhões. Agora acredito [a figura] será maior. Os custos de ambos os satélites ea Proton-M aumentaram desde então ", disse a fonte.
É o segundo lançamento mal sucedido de um foguete portador Proton-M com o carro-chefe da Rússia sistema de posicionamento Glonass a bordo nos últimos três anos, e é mais um revés para o programa espacial Moscow.

A explosão-off, que teve lugar a partir de Baikonur às 8:38 da manhã, horário local, foi transmitido ao vivo pelo canal Rossiya-24 TV. Filme mostra o rolamento foguete durante o vôo de um arco instável, começando a se desintegrar, pois pega fogo e, em seguida, bater no chão em uma grande bola de fogo e fumaça preta. Todo o vôo durou 17 segundos, de acordo a Roscosmos.Havia 600 toneladas de heptil altamente tóxico, amilo e querosene de combustíveis de foguetes a bordo, de acordo com Talgat Musabaev, o chefe da agência espacial do Cazaquistão.
Chuva estava ajudando a conter a fumaça tóxica emitida a partir da queima de combustível, mas "pode" continuar a deriva, disse o chefe do Cazaquistão Ministério de Emergências Vladimir Bozhko. A cidade mais próxima ao é de cerca de 60 quilômetros (36 milhas) de distância e é alugado e administrado pela Rússia.
Trabalho no centro espacial de Baikonur provavelmente será suspenso para os próximos dois ou três meses por causa da contaminação, uma fonte da indústria espacial russa disse à RIA Novosti. Um lançamento programado de uma nave espacial Progress M-20M a partir de Baikonur em 27 de julho é susceptível de ser adiada, acrescentou a fonte.
Uma comissão chefiada pelo vice-chefe Roscosmos Alexander Lopatin será criada para investigar as causas do acidente, disse um porta-voz da Roscosmos.
O custo financeiro do acidente não está clara, mas o foguete foi segurado por 6 bilhões de rublos (182 milhões dólares) com o Centro Seguro russo, de acordo com uma fonte da indústria de seguros.O acidente é o mais recente em uma série de problemas que têm atormentado programa Glonass da Rússia, que foi iniciado durante a era soviética e revigorada com enormes injeções de dinheiro na década de 2000. A resposta do Kremlin para o sistema de GPS os EUA ', Glonass também tem sido o centro de vários escândalos recentes de corrupção.
O foguete Proton-M sofreu uma série de problemas técnicos e falhas de lançamento.Três satélites Glonass foram perdidos em dezembro de 2010 , quando um Proton-M saiu de curso e caiu no Oceano Pacífico . Esse incidente foi atribuído a engenheiros sobrecarregar o foguete com combustível, disse International Launch Services, a empresa dos EUA de que os mercados Proton lança comercial.http://en.ria.ru/russia/20130702/182002715/Russian-Proton-M-Rocket-Falls-Shortly-After-Launch.html
Outra missão Proton-M não foi bem sucedida em dezembro de 2010 depois de uma falha no motor Briz-estágio superior do foguete, seu criador Khrunichev disse. A falha do sistema de controle causou a perda de um Proton-M em agosto de 2011, enquanto complicações com um motor Briz levou à perda de uma missão Proton um ano depois.
O fracasso parcial de um Briz reforço em um foguete Proton em dezembro de 2012 fez com que a carga para ser colocado em uma órbita errada, que mais tarde foi corrigida, Roscosmos disse.
SNB

MAIS UMA PARTICIPAÇÃO DO CLBI NO CENÁRIO INTERNACIONAL: RASTREAMENTO DO GIGANTE RUSSO

Brasília, 27 de junho de 2013 - Às 6 horas da manhã da última terça-feira (25), o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) estava guarnecido e apontava suas antenas em direção ao gigante russo estacionado em Sinnamary, na Guiana Francesa, após um dia inteiro de testes entre as seis estações da cadeia operacional equatorial, preparadas para o rastreamento do veículo Soyouz, lançado a partir do Centro Espacial Guianês (CSG). Às 16h25, o veículo foi lançado e rastreado pela Barreira do Inferno.
Além de Galliot (Guiana Francesa), Ascension (Atlântico Sul), Libreville (Gabão) e Malindi (Quênia), mais uma estação compôs a cadeia de rastreamento: Perth (Hawaí). Esse conjunto de estações trabalhando em sincronia permitiu ao nosso cliente compreender a viagem do veículo em torno da terra, com dupla visibilidade para alguns meios e a ejeção dos satélites passageiros.
Para executar este primeiro rastreamento do Soyouz equatorial, a estação de Natal foi a que mais sofreu modificações e também recebeu franceses e russos para complementar os trabalhos. Novos equipamentos foram instalados no sítio do CLBI e todos os procedimentos operacionais existentes tiveram que ser reeditados para incluir o modo de recepção das Telemedidas Soyouz – Fregat.
O lançador Soyouz, composto de três estágios, já foi lançado quase duas mil vezes pela Agência Espacial Russa, desde a  sua  versão original. Para os lançamentos equatoriais, o terceiro estágio foi modificado para receber o motor Fregat, com quatro câmaras de combustão a querosene reagindo com oxigênio líquido, o que aumentou significativamente o desempenho geral do veículo. Com este novo arranjo, o lançador ficou com um comprimento de 46,2 m, um diâmetro de 10,3m e massa ao solo de 308 toneladas.
Os quatro satélites passageiros destinados às órbitas de 8 mil Km de altura são os primeiros a integrar a constelação O3B, cujas características permitirão:
- uma maior cobertura de internet em regiões da América Latina, Oriente Médio, Ásia, Austrália e África (quase 180 países);
- aumentar a velocidades de download para até 1.2Gbps, ou seja, conexões com qualidade similar ao serviço do Google Fiber; e
- uma redução dos custos de banda larga em até 95% nos locais onde hoje seu uso é extremamente caro.
Fonte: Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)
SNB

Piaggio Aero desenvolve novo conceito de UAS

Por Ivan Plavetz

A empresa italiana Piaggio Aero está desenvolvendo um novo conceito de Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) baseado no turboélice corporativo P.180 Avanti II.Trata-se do P.1HH HammerHead, classificado internacionalmente na categoria MALE (Medium Altitude Long Endurance - voos de longa duração a médias altitudes). Sua aplicação abrangerá missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) tanto na área militar quanto na de segurança.
Com dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-66B montados na configuração pusher que acionam hélices de cinco pás de passo variável, o P.1HH terá asas de 14,4 metros de envergadura, fuselagem de 15,5 metros de comprimento e altura total de 4 metros. A aeronave será capaz de alcançar uma velocidade máxima de Mach 0,7.
Um programa de demonstração e validação de conceitos concebidos para o P.1HH foi iniciado no inicio do corrente ano pela Força Aérea da Itália. Em meados de junho último foram realizadas as primeiras provas do sistema de gerenciamento e controle do veículo (VCMS), que consistiram na verificação das capacidades de gerenciamento e controle de voo do P.1HH a partir de uma estação terrestre (GCS). A arquitetura do VCMS está sendo baseada em sistemas embarcados computadorizados triplicados que proporcionarão um controle de voo seguro e livre de falhas, inclusive por efeito de interferências que possam afetar o funcionamento das interfaces de comando das unidades servo-remotas de bordo. O VCMS recebe comandos da GCS via datalink .
O sistema de gerenciamento de missão do P.1HH HammerHead está sendo desenvolvido com base na inovadora tecnologia ES skyISTAR, da Selex, permitindo elevada efetividade e flexibilidade em diferentes cenários operacionais. Seguindo o conceito CONOPS (CONcept of OPeration), essa nova tecnologia define um novo padrão de suíte de missão mediante sua modularidade e capacidade de integração e combinação de múltiplos sensores e subsistemas.
As operações de decolagem e aterrissagem automáticas do P.1HH serão gerenciadas por sistemas de bordo dedicados, redundantes, apoiados por sensores externos, solução que garantirá um elevado nível de segurança durante esses procedimentos. Por outro lado, o P.1HH está sendo concebido para atender às normas STANAG USAR 4671 viabilizando, assim, a realização de voos em áreas restritas.
SNB

Reino Unido o maior porta-aviões HMS Rainha Elizabeth mais perto


SNB

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PM do Rio divulga vídeos de confronto no Complexo da Maré

Clarissa Thomé - O Estado de S. Paulo
RIO - A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira, 26, vídeos do confronto com traficantes ocorrido na segunda-feira na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio, em que dez pessoas morreram - entre elas, um sargento da PM e três moradores sem antecedentes criminais. Nas imagens, feitas a partir do helicóptero da PM, aparecem homens armados com pistolas e fuzis em um dos acessos da favela. Um dos trechos mostra ainda o momento em que o Caveirão, veículo blindado do Batalhão de Operações Especiais (Bope), entra na comunidade e há confronto com os traficantes.A ação da PM foi criticada por moradores e integrantes de organizações não-governamentais que atuam na região. O sociólogo Jailson Silva, fundador do Observatório de Favelas usou as redes sociais para convocar a população para um ato na terça-feira, "em memória às vítimas desse novo massacre".
"Não veio pedido de desculpas do secretário de Segurança, do governador ou da presidente por esse ato de vingança das forças policiais contra a população. Vamos mostrar que a população das favelas tem o mesmo sentimento de indignação da residente em outras partes da cidade e não suporta mais esse tratamento desigual. De forma pacífica e sem violência, vamos exigir o pedido de desculpas do Secretário de Segurança e do Governador por essa violência, pois são eles os maiores responsáveis por permitirem esse tipo de ação; vamos exigir o fim das incursões desse tipo nas favelas, acabando com o uso de Caveirões e fuzis", escreveu.O secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, cobrou apuração das denúncias de excessos cometidos pelo Bope, e também do autor do assassinato do sargento. "Essas coisas têm que ser apuradas. A especulação não faz bem a ninguém. Mas, assim como tem que apurar se houve excesso, tem que apurar quem matou o sargento. O excesso não é a lógica da polícia", disse, em entrevista à Rádio CBN.
SNB

A3SM – Defesa aérea para submarinos

...
A MBDA e a DCNS produziram o vídeo acima mostrando o sistema de defesa aérea para submarinos chamado A3SM Submarine Self Defence. O vídeo mostra dois sistemas. Um é baseado no míssil Mistral lançado de um container em um mastro. O container parece ter três mísseis. O outro é baseado no MICA lançado de um torpedo similar ao lançador do SM-39 Exocet. A versão superfície-ar tem alcance de 20 km.
O A3SM é considerado ideal para operações próximas ao litoral onde as possibilidades de escapar de helicópteros e aeronaves anti-submarinas é considerado mais difícil após o submarino ter sido detectado.
   SNB

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Análise COMDEFESA sobre o Orçamento Nacional e o investimento em Defesa


ANÁLISE COMDEFESA 
 O INVESTIMENTO NA DEFESA NACIONAL
Análise COMDEFESa sobre o orçamento
 
Por ser um mercado altamente restrito devido às suas especificidades, a maioria dos países desenvolve políticas de fomento industrial e tecnológico voltadas exclusivamente à indústria de defesa, uma vez que o interesse em estruturar e manter a indústria forte envolve desde questões técnicas, econômicas até geopolíticas. A questão orçamentária caminha de forma a viabilizar tais ações. Por essa razão, é importante analisar como o Brasil se insere nesse contexto e quais são as principais ações definidas para a condução desse setor no País.


Quando analisada no contexto de paz, a Indústria Nacional de Defesa tende a ser deficitária. Mas, como o Estado precisa manter-se permanentemente atento às situações que modificam essa normalidade, a indústria de defesa deve funcionar com capacidade plena a atender tal chamado, se necessário. Ao mesmo tempo, a indústria contribui fortemente com o processo de desenvolvimento do País. O seu principal desafio na atualidade é tornar-se economicamente competitiva, sem desvincular-se das demandas do Estado, seu único cliente.

A baixa intensidade tecnológica nas exportações brasileiras traz preocupações quanto ao desempenho futuro da economia nacional. Especialistas avaliam a situação como causa de um possível período de   desindustrialização nacional.

Em 2012, a indústria de baixa tecnologia foi responsável por 38,7% das exportações brasileiras. No mesmo período, a indústria de alta tecnologia representou apenas 6,7%. A história já demonstrou que o setor de defesa é uma alternativa valiosa para reverter essa tendência, pois além de ser estratégico, possui a capacidade de gerar tecnologias de ponta cujos processos e conhecimentos induzem ao desenvolvimento de outros segmentos de produção. Alguns entraves, entretanto, ainda impedem a indústria brasileira de defesa a se consolidar plenamente.

O Brasil é o 5º maior país do mundo em dimensão territorial. Possui riquezas naturais valiosas, como a camada do pré-sal, água doce em abundância, biodiversidade privilegiada, além de outros elementos que colocam o País no olho do mundo. Mas, sabe-se que o Brasil não está preparado adequadamente para se proteger de ameaças e agressões externas. Portanto, é preciso reavaliar a classificação pacífica que lhe é atribuída.

Por si só, tal interpretação remete à uma Nação desprotegida, quando qualquer país deve ter uma indústria de defesa preparada de forma a atender as necessidades mais estratégicas de soberania nacional.

Quanto aos entraves que impedem o estabelecimento da indústria de defesa nacional, a figura do orçamento público tem posição de destaque. O setor produtivo precisa estar preparado, ser autossustentável e trabalhar em conformidade com a capacidade econômica do País e seus objetivos políticos. Mas isto só é possível se, paralelamente, caminhar com paridade orçamentária e de investimentos.

Na remoção dos entraves, duas questões são emblemáticas do setor de defesa nacional:
I. DIFICULDADE EM OBTER INVESTIMENTOS:

A dificuldade de obter apoio e respaldo necessários ao desenvolvimento de pesquisas e projetos, sendo uma das maiores dificuldades a garantia ao financiamento, visto que não há contrapartida em garantia de compras, o que coloca em risco a conclusão dos projetos e traz prejuízos irreversíveis à indústria;

II. DESCOMPASSO ORÇAMENTÁRIO:


De forma geral, impede o planejamento estratégico adequado tanto do próprio Governo, quanto das indústrias, causando a dependência internacional e a impossibilidade de autonomia tecnológica do País.

As duas questões se fundem no momento em que não há o devido orçamento definido, tampouco são definidos de antemão os períodos e constância das compras por parte do Governo.

Consequentemente, a indústria não pode ser acionada como deveria, uma vez que não está preparada para suprir a necessidade imediata. Passa, então, a ser extremamente improvável a conquista do padrão de excelência que dela se espera, visto que não há mobilização de forma adequada nesse sentido, situação que se tornou um círculo vicioso no Brasil.

A falta de orçamento adequado para o setor de defesa, além de prejudicar o desenvolvimento e conclusão dos projetos, atrasa-o na corrida pela geração de conhecimento.

Recentemente, foi anunciada a Execução Orçamentária da União para 2013 e, novamente, o setor sofreu contingenciamento expressivo.

No momento em que o Brasil precisa de proteção e preparo – em razão do início da exploração do pré-sal, dentre outros fatores relevantes – o orçamento destinado ao setor de defesa permanece sofrendo cortes em custeio e investimentos, justamente na fatia onde são alocados os projetos de tecnologias críticas.

Com os cortes anuais, a tentativa de maior investimento no setor é constantemente descontinuada, aumentando a situação de sucateamento das Forças Armadas e tornando cada vez mais distante o objetivo de capacitar a defesa nacional para que ela tenha mínima representatividade militar internacional.

Além disso, o orçamento de defesa possui um grave e histórico problema que já é de conhecimento geral e trata-se de uma questão de difícil resolução. Atualmente, mais de 70% do orçamento 1 é destinado ao pagamento de pessoal.

ORÇAMENTO DO MINISTÉRIO DA DEFESA
Distribuição por Grupo de Despesa 
(R$ milhões)
GRUPOPLOA 2013%
Pessoal46.331,4070,3
Custeio9.113,3013,8
Investimento8.072,1012,3
Dívida2.345,203,5
Subtotal65.862,00100
PAC0,00
Reserva506,70
TOTAL66.368,70
    
 
                                                Fonte SEORI / MD
 

Em 2010, as despesas com pessoal representaram 73% do orçamento total. Desse montante, cerca de 27% correspondiam ao pessoal da ativa. O restante (45%) foram despesas com aposentadorias e pensões 2.

Analisando a evolução do orçamento de defesa no período 2001–2011, apenas nos grupos de despesas “Pessoal” e “Custeio e Investimento” é possível observar que os dispêndios com pessoal tiveram um crescimento significativo médio anual acima de R$ 2,5 bilhões, enquanto custeio e investimento representaram a média de crescimento anual de R$ 966 milhões.
MINISTÉRIO DA DEFESA
Execução Orçamentária de 2001 a 2011 
(R$ milhões)
AnoGrupo de Despesa
PessoalCusteioInvestimento
200118.725.1113.054.3951.958.238
200221.333.9912.705.8111.694.117
200321.111.5372.851.624884.364
200422.612.4183.597.3071.568.560
200524.856.8324.612.9191.579.830
200628.531.1504.328.0101.773.718
200730.773.3785.414.7782.679.718
200835.433.3605.722.4743.414.057
200939.559.3596.415.7644.805.766
201043.861.3157.454.5178.249.478
201146.522.0158.142.6966.530.781
      
 
 
É certo que, anualmente, o orçamento destinado ao setor de defesa tem aumentado. Mas, com relação à arrecadação do País e ao PIB – que representa uma média de 1 a 2% menor que países como Rússia, Índia e China – tem diminuído, sobretudo se analisado o montante destinado ao investimento no setor.

INVESTIMENTO EM DEFESA 
POR PORCENTAGEM DO PIB
País%
2009201020112012
Rússia4,64,34,14,4
Índia2,92,72,62,5
China2,22,122
Brasil1,61,61,51,5
        
 
Comparando a evolução do orçamento no mesmo período (2001 – 2011), com relação ao crescimento do PIB nacional, nota-se que ao longo dos últimos 10 anos o setor não obteve aumento significativo no orçamento, que representou em 2001 2,0% do PIB, caindo para 1,9% em 2002 e mantendo-se na média de 1,5% nos últimos anos.


Por esse motivo, o setor de defesa no Brasil pleiteia hoje a reavaliação desse cenário, de forma a garantir os dispêndios necessários aos projetos tecnológicos, eliminando assim a primeira grande barreira que contribui para o deficitário orçamento de defesa nacional.

A aprovação da Estratégia Nacional de Defesa (END, 2008) 3 acompanhada de seus eixos estruturantes: reorganização das Forças Armadas, reestruturação da indústria brasileira de material de defesa, e política de composição dos efetivos das Forças Armadas, fez com que a leitura do cenário para o setor a médio e longo prazo fosse otimista por parte da indústria. Esse mesmo documento enfatiza que cabe ao Estado algumas responsabilidades para que seja possível realizar as
tarefas acima, tais como:
I. Dar prioridade ao desenvolvimento de capacitações tecnológicas independentes;
II. Apoiar a conquista de clientela estrangeira;
III. Buscar parcerias com outros países com o objetivo de desenvolver a capacitação tecnológica nacional;
IV. Desenvolver os setores espacial, cibernético e nuclear;
V. Estabelecer regime legal, regulatório e tributário especial.

Algumas dessas medidas saíram do papel, como a aprovação da Lei nº 12.598 4 que estabelece um marco regulatório para a defesa, ao criar uma política de compras que permite ao Governo escolher, trabalhar e desenvolver seus projetos junto à indústria nacional. O documento define também os produtos e as empresas estratégicas(5). A aprovação da Lei é um avanço no tocante a defesa no Brasil.
 
A indústria aguarda ainda a regulamentação do Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (RETID) que traz a repercussão econômica da Lei 12.598, pois estabelece incentivos ficais para a cadeia produtiva.
 
Com as recentes conquistas alcançadas pelo setor, o momento é favorável para que se repense o sistema e sejam aprimorados os processos avaliados como inadequados, como é o caso da porcentagem do PIB destinada à defesa.

Essas mudanças já estão sendo trabalhadas pelo Ministério da Defesa e precisam do apoio da base industrial, pois o atual orçamento, além de não atender aos projetos contemplados na Estratégia Nacional de Defesa, não faz jus à posição que o Brasil ocupa atualmente no cenário mundial.

DEPARTAMENTO DA INDÚSTRIA DE DEFESA
COMDEFESA
Informações:
SNB

Cassidian lança programa de pesquisa avançada na área de VANTs

Anunciado durante o Paris Air Show 2013, a Cassidian, organização do grupo europeu EADS encarregada de desenvolver e fabricar produtos da área de defesa e segurança, esta lançando um programa de pesquisa avançada para desenvolver tecnologias que serão aplicadas em futuros Sistemas Aéreos Não-Tripulados (UAS, conforme sigla internacional em inglês). Denominado Sagitta, a Cassidian na condição de líder europeu no setor  de UAS, esta optando por uma abordagem conhecida como “open innovation” (inovação aberta), por meio da qual  pesquisas serão conduzidas em cooperação com institutos e universidades da Alemanha.
Aimo Buelte, coordenador de pesquisa e tecnologia da Cassidian, avalia que o Sagitta será um perfeito exemplo de cooperação entre indústria e pesquisa acadêmica e dos institutos em busca de altas tecnologias orientadas para o futuro. Buelte pondera que o Sagitta esta voltado para um estágio tecnológico mais avançado dos sistemas aéreos não tripulados porque eles representam o futuro da aviação.
O projeto Sagitta esta caminhando em sete áreas de desenvolvimento: concepção preliminar da aeronave, aerodinâmica, sistemas de controle de voo, comunicações e processamento de dados, sistemas de visualização durante o voo e reabastecimento ar-ar, materiais e estruturas, voo autônomo e controle de missão, simulação e integração de sistemas.
O projeto Sagitta inclui a construção de um protótipo demonstrador de voo com o objetivo de validar e viabilizar na prática os conceitos resultantes das pesquisas. A Cassidian informou que o primeiro voo do Sagitta deverá ocorrer ao longo de 2014.
O primeiro esboço da plataforma de voo demonstradora de conceitos concebida para o Sagitta revela uma aeronave de formato delta sem superfícies de cauda (tailless) com aproximadamente 12 metros de envergadura. Esse protótipo terá inicialmente dimensões quatro vezes menor (escala 1:4) do que o originalmente previsto. Os primeiros ensaios em túnel de vento já foram realizados.
SNB
SNB...NOTA  O Projeto da Cassidian  o Sagitta e Parecido Com o Morcego Negro BR-55-2
FINAMENTE OS PROJETISTA DA CASSIDIAN PARTIRAM NA FRENTE DE PROJETISTA 
BRASILEIROS QUE NÃO PESQUISARAM.  A  ASA DELTA  NEGATIVO  DE FUTURO VANTEs BRA

MORCEGO NEGRO BR-55 -2 FUTURO ..CAÇA 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Caça sino-paquistanês JF-17 ‘Thunder’ (FC-1) poderá ser produzido na Argentina

Segundo o Grupo Jane’s IHS, funcionários da empresa aeroespacial argentina Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA) informaram, durante o Paris Air Show 2013,  que tiveram várias discussões com as autoridades chinesas sobre o potencial de coprodução do caça multifuncional Chengdu Aircraft Corporation (CAC) FC-1/JF-17.
As discussões estão longe de serem concluídas, pois ainda há questões discordantes sobre “transferência de tecnologia”. No entanto, as discussões são o primeiro esforço formal, que poderá levar à coprodução de um moderno caça chinês na América Latina. Os funcionários da FAdeA disseram que o FC-1 produzido na Argentina poderia ser chamado de ‘Pulqui-III “, lembrando o FAdeA Pulqui-II, primeiro jato de asa em flecha da América Latina, que foi projetado pelo alemão Kurt Tank para o governo de Juan Peron.
nota.. poder aéreo : será que a conclusão do Programa F-X2 da Força Aérea Brasileira vai demorar tanto que ainda veremos a Argentina produzindo caças antes do Brasil? O mais irônico é que o JF-17 já emprega armamento brasileiro, como os mísseis Piranha e MAR-1.

PODER AÉREO...

SNB

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O mercado nacional de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) acaba de ganhar seu primeiro avião-robô com decolagem e aterrissagem automáticas.

O mercado nacional de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) acaba de ganhar seu primeiro avião-robô com decolagem e aterrissagem automáticas. Para se ter uma ideia do significado desta inovação, basta a constatação de que grande parte dos defeitos dos VANTs produzidos no Brasil é decorrente das falhas ocorridas durante o processo manual de pouso e decolagem. Com outros diferenciais dignos de desbancar seus concorrentes internacionais, o VANT Echar, desenvolvido e produzido pela XMobots, empresa com sede em São Carlos (230 Km de São Paulo), será apresentado nesta semana na feira em São Paulo.Em um setor que cresce e se aprimora a cada ano, o lançamento do Echar vem ao encontro de uma demanda do mercado por aviões capazes de mapear e realizar a vigilância de áreas médias (até 3 mil hectares) com alto nível de confiabilidade e segurança. Segundo o diretor da XMobots, o engenheiro mecatrônico Giovani Amianti, para obter a qualidade máxima e fazer do Echar um VANT pouco propenso a falhas, a empresa investiu pesado na utilização de componentes aeronáuticos e outras tecnologias ainda não usadas nos aviões-robôs nacionais.
“O mercado passou a entender que VANT não é um aeromodelo, não é um brinquedo. O Echar é um equipamento inovador em vários sentidos, a começar por ser o primeiro veículo aéreo não tripulado com tecnologia nacional totalmente automático da decolagem à aterrissagem, com preço competitivo se comparado aos concorrentes internacionais e alta confiabilidade em relação ao mercado interno”, revela o diretor da XMobots.
Preço

Ao classificar o Echar como competitivo em relação aos concorrentes internacionais, Amianti explica que o valor de tabela do VANT é de R$ 148 mil, ou seja, cerca de R$ 100 mil mais barato quando comparado aos aviões-robôs com características equivalentes desenvolvidos por empresas europeias, israelenses e norte-americanas.
Em relação a outros diferenciais tecnológicos, o engenheiro conta que a tecnologia embarcada compreende desde câmera frontal de transmissão digital em tempo real – que permite uma maior consciência situacional do voo – até um sistema criptografado de transmissão de dados que confere maior segurança ao comando e controle da aeronave. “Os VANTs atuais desenvolvidos no Brasil usam vídeo analógico, o que não permite um bom alcance de comunicação superior a poucos quilômetros”, explica o diretor da XMobots, acrescentando que a capacidade de comunicação do Echar é de 10 quilômetros com terminal de comunicação de solo GDT-S5A, podendo chegar a 30 quilômetros se o cliente desejar um upgrade com o terminal de comunicação GDT-S20A.
A XMobots leva à Mundo Geo Connect a versão de mapeamento do Echar, cujas aplicações englobam fiscalização ambiental (para monitoração de desmatamento, garimpo ilegal, extração irregular de madeira, invasão de áreas ambientais protegidas, entre outros), agricultura de precisão (detecção de falhas e pragas em lavouras, exposição de solo, previsão de produção agrícola), além de levantamento topográfico e desempenho de funções como contagem de gado.
“Nossa expectativa é a melhor possível, principalmente porque o Echar surgiu de uma demanda do mercado. Em abril lançamos na LAAD [Feria Internacional de Defesa e Segurança] seu modelo vigilância, que trouxe como inovação a primeira câmera estabilizada nacional, e estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados”, destaca Giovani Amianti.
ANAC
Após dedicar parte de sua expertise ao desenvolvimento do Echar, o próximo passo da XMobots será dar início ao processo de emissão do Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), de forma a atender todas as exigências da ANAC, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para voos de VANT na atualidade
SNB

Cientista russo Propõe Mísseis Satanás para combater ameaças de asteróides

 Novosti) - A Rússia pode usar da era soviética SS-18 Satan pesados ​​mísseis balísticos intercontinentais para destruir os corpos celestes que representam uma ameaça para a Terra, um cientista russo, disse neste domingo, quatro meses após um meteoro poderoso atingiu a região dos Urais da Rússia .
"Foguetes transportadora criados a partir de mísseis balísticos intercontinentais, comoVoyevoda [o nome soviético de Satanás mísseis], que usam combustível líquido padrão com base em hidrazina, são bem adaptados para o combate de repente descobriu pequeno [espaço] objetos ", disse Sabit Saitgarayev, um pesquisador sênior do Centro de Design foguete do Estado na cidade de Miass na região de Chelyabinsk.
"Eles [mísseis] pode ficar na condição de a sua preparação para o lançamento de dez e mais anos, depois de algum reaparelhamento", disse o cientista.
Combustível criogênico usado em russo pesado espaço foguetes Soyuz e Angara não pode ser mantido por muito tempo e é fornecida diretamente antes do lançamento. Vários dias são necessários para preparar estes foguetes para o lançamento, o que os torna inadequados para destruir pequenos objetos espaciais que podem ser descobertos várias horas antes de sua colisão com a Terra, disse o cientista.
Mísseis Satã pode ser usado para destruir pequenos objectos espaciais com um diâmetro de até 100 metros ameaçam a Terra, se o míssil está equipado com a terceira fase. Se reequipado com um booster, o míssil será capaz de destruir objetos espaciais cinco a seis horas antes de sua colisão com a Terra, disse ele.O míssil Satanás pode tirar 10-20 minutos após uma ordem para o lançamento, disse o cientista. Se duas horas são necessárias para que o míssil para atingir a meta, mais duas horas são necessárias para especificar a trajetória do objeto espacial e de uma hora para coordenar o lançamento de um míssil com os chefes de outros países, argumentou.
A proposta do cientista vem cerca de quatro meses depois de um meteorito entrou na atmosfera da Terra e se chocou contra Urais da Rússia no dia 15 de fevereiro, com um boom enorme que estourou janelas e danificaram milhares de edifícios ao redor da cidade de Chelyabinsk, ferindo 1.200 pessoas na área. Segundo o Ministério da Saúde, 52 foram hospitalizados.
NASA estima que o meteorito era cerca de 50 pés (15 metros) de diâmetro quando entrou na atmosfera da Terra, viajando mais rápido que a velocidade do som, e explodiu em uma bola de fogo brilhante que o sol.
Os Voyevoda (SS-18 Satan) ICBMs da era soviética tem sido em serviço desde 1967.
SNB

Imprensa oficial chinesa ataca ciberespionagem dos EUA

A imprensa oficial chinesa criticou nesta segunda-feira duramente as autoridades americanas devido à suposta ciberespionagem que o gigante asiático sofreu nos últimos anos, operações das quais no domingo o ex-técnico da CIA Edward Snowden revelou mais detalhes à imprensa de Hong Kong.
Um dia depois de o responsável por vazamentos de informações da inteligência dos EUA ter deixado a Região Administrativa Especial chinesa, a agência oficial Xinhua qualificou os Estados Unidos como "o maior vilão do mundo da espionagem".
"As novas revelações --que fazem referência à espionagem da Universidade Tsinghua de Pequim ou das companhias telefônicas-- junto com as anteriores são sinais claramente preocupantes", acrescentou a agência em um comentário.
"Tudo isto demonstra que os Estados Unidos, que durante muito tempo esteve tentando ser inocente e vítima dos ataques cibernéticos, acaba sendo o maior vilão de nossa época", segundo o comunicado.
A Xinhua acrescentou que, após os dados divulgados por Snowden, "a bola está agora no telhado de Washington" e que as autoridades americanas "devem uma explicação à China e a outros países aos quais supostamente espionou".
O jornal governista "Global Times", por sua vez, assegurou em um editorial que "todo mundo se beneficia das declarações de Snowden", já que, segundo sua opinião, "foi descoberta uma história de infração dos direitos civis que fez a autoridade moral dos EUA cambalear".
"Há algum tempo as acusações contra a China em segurança cibernética ganharam impulso, enquanto a realidade é que os EUA podem atacar a China quase que à vontade", diz o artigo, que acaba desejando "boa sorte" a Snowden e assegurando que "seu destino pessoal refletirá o jogo entre a hegemonia dos EUA e a busca mundial por equidade e justiça".
O independente "South China Morning Post", que entrevistou o ex-técnico da CIA, definiu em editorial a saída de Snowden como "o melhor resultado para nossa cidade e para a China".
O artigo também louvou "a calma e o silêncio" das autoridades de Hong Kong e de Pequim diante das revelações de Snowden e ressaltou que este caso "servirá para recuperar o debate necessário sobre o acesso dos governos aos dados pessoais dos cidadãos".
FOLHA DE S PAULO
SNB

Análise: Vant militar, mais conhecido como drone, é guiado pela questão política

RICARDO BONALUME NETO
Para que serve um avião de guerra? E por que ele precisaria de um piloto? Respondendo a essas perguntas os militares em anos recentes chegaram a uma conclusão: muito do que faz um avião pilotado pode ser feito por um sem piloto. E pode fazer algo que os aviões tripulados não fazem tão bem, por exemplo, ficar horas e horas voando. Robôs voadores não precisam descansar.
A tecnologia demorou para permitir isso. Esses aparelhos eram chamados pejorativamente de brinquedos. Seriam meros aeromodelos, não máquinas de guerra. Mas agora a tecnologia está se vingando dos detratores, até demais.
Os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), sigla tirada do inglês "Unmanned Aerial Vehicle" (UAV) estão na linha de frente da chamada "guerra ao terror" promovida pelos Estados Unidos. E se tornaram polêmicos pelo seu uso excessivo.
Voltando à pergunta inicial: para que serve um avião de guerra? Eles começaram servindo na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), poucos anos depois de desenvolvidos em várias partes do mundo, para o reconhecimento do território inimigo. A grande "arma" desses pioneiros aviões de guerra era a máquina fotográfica.
Com o aperfeiçoamento das aeronaves, passaram a ter metralhadoras para derrubar outros aviões (os chamados "caças"), ou então portar bombas (os chamados "bombardeiros"). Mas todos precisavam de pilotos para guiá-los até o alvo.
Só depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que a eletrônica começou a permitir a possibilidade de um avião sem piloto. Os primeiros casos foram fracassos. Talvez o mais emblemático foi o minihelicóptero antisubmarino Dash ("Drone Anti-Submarine Helicopter"), da Marinha dos EUA, da década de 1960.
O Dash deveria simplesmente transportar um torpedo antissubmarino mais longe do seu navio; não precisava fazer nada muito elaborado, mas mesmo assim fracassou. Como resultado, as marinhas passaram a usar helicópteros normais, tripulados, bem mais versáteis.
Com o desenvolvimento da eletrônica desde então, especialmente com a miniaturização de componentes, puderam surgir VANTs com aplicação militar. Sensores a bordo permitem reconhecimento de dia ou de noite; e vários modelos são armados com mísseis ar-terra (contra alvos no solo).
Assim como aconteceu com a aviação tripulada, os VANTs surgiram primeiro para reconhecimento, depois para combate.
A grande vantagem das aeronaves não tripuladas é política. Se o inimigo abate uma delas, não há risco de ter um piloto morto ou capturado. Basta lembrar um exemplo clássico: a derrubada em 1960 pela União Soviética de um avião de reconhecimento americano U-2. O piloto, Francis Gary Powers, foi capturado, para grande embaraço diplomático do governo dos EUA.
Nenhum avião tripulado consegue fazer o que faz o americano RQ-4 Global Hawk. Voa a cerca de 20.000 metros de altitude, com alcance de 6.000 km, e tem 24 horas de autonomia. Não existe piloto capaz de ficar um dia inteiro vigiando um alvo.
"Pilotar" um VANT é uma forma mais segura de "combate": o operador está a salvo em terra em uma base aérea sentando na frente de um console, quiçá a milhares de quilômetros de distância.
Mas a dificuldade em identificar alvos com precisão pode fazer com que civis sejam mortos, os tais "danos colaterais". Essa é a grande polêmica do momento em relação aos "drones".
FOLHA DE S PAULO 
SNB