O uso de não-tripulados drones de vigilância e ataques anti-guerrilha-alvo tem sido recentemente foco de controvérsia ética e política.Apesar de toda a crítica, e numa altura em que os orçamentos de austeridade estão a provocar cortes profundos nas encomendas para o combate tripulada, transporte e aviões-tanque, os construtores de aviões não tripulados estão prosperando.
Para os planejadores da defesa e estrategistas militares, as múltiplas capacidades de missão de drones, suas tecnologias sofisticadas e sua adequação para guerra não convencional dá-lhes uma clara vantagem sobre programas de aeronaves tripuladas, que cada vez mais se parecem com um resquício de planejamento da Guerra Fria.
Variando em tamanho de mão-lançados unidades de reconhecimento para o combate urbano para gigante experimental ofício vigilância movido a energia solar destinado a permanecer no ar por até cinco anos, a drones, formalmente conhecido como veículos aéreos não tripulados, ou UAV das, não são baratos, mas são cada vez mais onipresentes.
David Kilcullen, assessor de contra-insurgência, que trabalhou com o general David Petraeus do Exército dos EUA no Iraque e no Afeganistão, disse que 70 países já estavam envolvidos com drones de alguma forma.
Michael Richter, diretor da indústria aeroespacial e de defesa de banca de investimento para o banco de investimento Lazard, em Los Angeles, disse que a lei sequestro de orçamento dos EUA iria cortar os gastos de defesa dos EUA para 551,000 milhões dólar no próximo ano a partir de 587.000 milhões dólar este ano, com uma nova queda na perspectiva para 505 dólares bilhões em 2015 e 2016.
Ainda assim, os programas de cibersegurança zumbido e é provável que sejam relativamente resistentes aos cortes devido à sua importância crítica percebida, disse.
Drones dos EUA já em uso operacional incluem a mão-lançado AeroVironment RQ-11 Raven, efetivamente, uma câmera voadora que fornece suporte para as tropas em combate corpo a corpo, ea Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, que pode ser programado para operar praticamente de forma autônoma, sem um controlador em terra.O Global Hawk pode tirar da Califórnia, voar através dos Estados Unidos para mapear o estado de Maine, e depois voltar para a Califórnia.
Mais familiar ao público por causa de ataques de alto perfil contra a Al Qaeda e outros alvos são General Atomics 'MQ-1 Predator eo MQ-9 Reaper.
Programas de desenvolvimento incluem a Northrop Grumman X-47B, um robô de combate baseado em transportadora experimental. O programa deu um passo adiante recentemente com uma catapulta lançando os EUA a partir de porta-aviões George HW Bush, após testes bem sucedidos em terra de desembarques usando prender os fios.
Micah Zenko, um membro no Conselho de Relações Exteriores, EUA, disse que espera que drones armados seria capaz de realizar missões baseadas transportadora daqui a cinco anos.
Outro empreendimento de alta tecnologia é um programa de pesquisa Águia Solar da Boeing, programado para começar a testar no próximo ano e pretende desenvolver uma aeronave que poderia ficar no ar por até cinco anos.
Philip Finnegan, diretor de análise corporativa da Teal Group, uma firma de consultoria aeroespacial sediada em Fairfax, Virginia, disse esperar que o orçamento de 2014 dos EUA para propor reduções em programas de aviões não tripulados já existentes em favor de "sistemas de última geração, furtivos, com mais poder, e capaz de operar de forma autônoma se preso por adversários. "
Entre os principais concorrentes para os fabricantes de aviões não tripulados dos EUA, Sr. Finnegan lista empresas israelenses - em alguns casos, trabalhando com parceiros indianos - e programas brasileiros destinados a necessidade do país para patrulhar as fronteiras da selva distantes e um litoral Atlântico longo.
Também despontando como futuros concorrentes, em vista do Sr. Finnegan, são turco Aerospace Industries; Denel, aeroespacial estatal Sul-Africano e grupo de tecnologia de defesa, e algumas empresas chinesas.
No campo mais tradicional de aeronaves militares pilotado, alguns novos jogadores com o objetivo de segmentos de nicho com potencial de longo prazo substancial. Um exemplo é a Embraer, do Brasil, que é a adição de capacidades militares convencionais e não-tripulada de vôo para o seu negócio de aviação comercial do núcleo. Na frente militar convencional, seus KC-390 twin-jet transporte aéreo tático e avião-tanque está programado para fazer o seu primeiro voo até o final de 2014, com entrada em serviço prevista para 2016.
O KC-390 é destinado a um mercado global potencial tão grande quanto $ 50 bilhões, de acordo com Luiz Carlos Aguiar, diretor de defesa da Embraer e da divisão de segurança.Sr. Aguiar, disse que a empresa estava projetando 1.250 milhões dólares em receitas militar deste ano, um aumento de 25 por cento a partir de 2012. Sua equipe identificou mais de 2.000 aeronaves no segmento de KC-390 do mercado, dos quais 723 estão dentro do alcance potencial da Embraer, deixando de fora os mercados fechados para que a controles de exportação ou outros fatores. O programa já possui 60 cartas de intenção das forças aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Checa e Portugal.
"Nós vamos anunciar em breve possíveis futuras parcerias, incluindo um estudo conjunto com a Boeing", disse Aguiar.
Na frente aeronaves não tripuladas, a Embraer detém uma participação controladora em uma joint venture com a Avibras do Brasil e uma empresa israelense, com o objetivo de construir e vender aviões teleguiados para o trabalho de vigilância para reforçar o controlo das fronteiras brasileiras.
Para aviões militares tripulados, ao contrário, a perspectiva é sombria.
Para Lockheed Martin
F-35 , o furtivo chamada geração multirole avião quinto, que é o maior programa do mundo atual militar desenvolvimento, Richard Aboulafia, vice-presidente da Teal Group, prevê que a aquisição da Força Aérea dos EUA é "provavelmente a cair cerca de 1.200 para 1.400 unidades ", quase metade dos atuais planos de comprar mais do que 2400 e muito abaixo do inicialmente projetado 3100. Os EUA Marine Corps poderia tomar outra 420, modificada para o portador convencional ou de curto decolagem e vertical operações de desembarque, e 260 da Marinha os EUA, disse ele.
Grã-Bretanha, que é parceira no programa - BAE Systems tem uma participação de 12 por cento - concordou em comprar 138 unidades.
Outros compradores, por agora, incluir a Turquia, o que poderia levar 116 e, potencialmente, como muitos como 200; Austrália, como muitos como 100; Itália, 90; Canadá, 65, a Holanda, 60 a 85, a Noruega, 56, o Japão, 42; Dinamarca, 30, e Israel, 20.
Vários clientes são relatados para ser infeliz sobre entregas atrasadas eo aumento dos preços, no entanto, e todos esses números ainda podem mudar. A Itália já cortou sua ordem de 131 e na Dinamarca a partir de 48.
Olhando para fora dos Estados Unidos, Aboulafia disse que os programas militares mais europeus têm potencial limitado.
A França já anunciou uma redução na sua aquisição total da Dassault Aviation Rafale lutador para 225 de 286. A Índia, por sua vez, no início do ano passado nomeou o Rafale como a sua primeira escolha para 126 aviões - mas não se comprometeu a uma ordem.
Com as economias do Sul da Europa austeridade no modo completo, o Eurofighter Typhoon também está vendo cortes nas compras projetadas pela Espanha, que confirmou em agosto que planejava adiar a sua compra de 12 dos aviões.
SNB