quinta-feira, 20 de junho de 2013

VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado PROJETO FINEP

O VANT é um termo genérico que identifica uma aeronave que pode voar sem tripulação, projetada para operar em situações perigosas e/ou repetitivas em regiões consideradas de risco ou de acesso restrito.  O VANT que vem sendo desenvolvido pela 360 Aeronáutica é um veículo leve que pode ser operado remotamente, ou efetuar missões programadas sem necessidade de um operador.

O aparelho será equipado com sensores de posição via satélite, rádio transmissor, câmera infravermelha, câmera de vídeo e software embarcado para identificação de pessoas e objetos previamente programados. Utilizará motores elétricos, mais confiáveis, limpos, silenciosos, econômicos e fáceis de manutenção. Será equipado com células fotovoltaicas o que permite o recarregamento de energia durante o vôo e sua permanência no ar por periodos de vários dias.
É destinado a aplicações civis para execução das seguintes tarefas:
  • busca marítima ou terrestre;
  • monitoramento de queimadas;
  • identificação de áreas de risco em tempo real;
  • vistoria aérea em linhas de transmissão elétrica;
  • monitoramento de reservas naturais;
  • monitoramento em áreas de produção agrícola.
Um veículo aéreo não tripulado equipado com motorização elétrica e células fotovoltaicas será visto pelos clientes como uma opção ecologicamente correta e mais econômica para aplicações que envolvam monitoramento.
O projeto foi aprovado em setembro de 2009 na terceira fase do PRIME (Programa Primeira Empresa Inovadora) da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
SNB

Nenhum comentário: