domingo, 18 de junho de 2017

Radar do futuro: Exército russo receberá sistema caçador de drones avançado (VÍDEO)

A empresa Zavod Elektromash da cidade russa de Nizhny Novgorod criou um original sistema robótico furtivo capaz de detectar veículos aéreos não tripulados, inclusive drones de reconhecimento e ataque.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da empresa Valery Pyatkin à Sputnik Internacional.
O radar óptico móvel entrará em serviço das Forças Armadas russas após complexos trabalhos de desenvolvimento que continuarão até meados de 2017, revela Pyatkin.
O sistema de 20 quilos inclui uma antena receptora e um complexo software-hardware para processar e exibir dados. O sistema pode ser completado com eletrônica opcional para fins de reconhecimento", explica o especialista.
Segundo ele, além de veículos sobre lagartas, o sistema operado por controle remoto pode ser colocado num chassi de pequeno caminhão, jipe ou minivan. O raio de detecção alcança mais de 20 quilômetros, enquanto a precisão do radar equivale a cerca de 10 metros.Pyatkin ressalta que "a ausência de radiação ativa torna o sistema mais furtivo, o que não permite ao inimigo detectá-lo e destruí-lo com meios antirradares".
Segundo o especialista, o sistema detecta drones de ataque e de reconhecimento do inimigo, sendo também capaz de detectar com eficácia vários tipos de drones stealth sofisticados.
Pyatkin revelou que a detecção por rádio não-emissora é uma tendência promissora no desenvolvimento de sistemas de radares modernos, pois tais sistemas usam sinais de transmissores não relacionados a sistemas, como os de TV e radiodifusão, conexão móvel, emissão, navegação e satélites de comunicação.

NASA nos esconde alguma coisa sobre os extraterrestres? (VÍDEO)

Um usuário do YouTube publicou um vídeo em que apresenta uma suposta captura de tela do site oficial da NASA com uma imagem de Marte que atraiu sua atenção.

A NASA, supostamente, terá eliminado rapidamente a imagem misteriosa de uma nave alienígena, que estava previamente disponível no portal oficial da agência espacial.
O autor do vídeo, Mauricio Ruiz, afirma que a foto foi publicada no dia 12 de junho, mas que mais tarde desapareceu da página oficial da entidade.
"Existem milhares de fotos publicadas e apenas falta uma", escreve Mauricio.
Só podemos adivinhar se se trata de imaginação vívida do autor ou se a NASA realmente não quer que saibamos algo importante.

O IA2 como armamento de dotação dos Fuzileiros Blindados no combate de 4ª geração

Felipe Ferreira Lima Vicente – 1º Ten

O evoluir dos conflitos nas suas quatro gerações impulsionou uma primavera de mudanças nos conceitos básicos daquilo que se considerava um armamento ideal para a guerra. Os grandes campos de batalha deram lugar à estreitas ruas e vielas das cidades do mundo moderno e o blindado passou a ser uma figura muito mais presente nesse ambiente operacional.

Características como portabilidade, tamanho e peso se tornaram cada vez mais relevantes na concepção do armamento ideal para o soldado de hoje. Dentro deste contexto a Industria de Material Bélico do Brasil, IMBEL anunciou em 2008, aquele que seria o seu projeto mais desafiador, um fuzil totalmente novo, concebido e produzido inteiramente em território nacional, o IA2.

Voltado para o combate moderno, o IA2 é o substituto oficial do Fuzil Automático Leve (FAL), armamento adotado desde a década de 60 pelo Exército Brasileiro. O IA2 conta com trilhos picatinny, materiais poliméricos, coronha rebatível, calibre 5,56x45mm e um tamanho adequado para o combate em ambiente confinado.

O projeto encontra-se aprovado e pronto para dotar as diversas organizações militares do Exército. No entanto, o fato de ser totalmente desenvolvido pela IMBEL garante ao IA2 o aperfeiçoamento constante, algo que já aconteceu diversas vezes desde o seu anúncio oficial.
INTRODUÇÃO

Em 1648, foi firmado pelas principais potências mundiais o Tratado de Westphalia, tratado este que findou a guerra dos trinta anos e “estatizou as batalhas”.

De lá para cá, o combate passou por um processo constate de mutação, sendo dividido em quatro gerações pelo Sr. William S. Lind, no seu artigo The Changing Face of War - Into the Fourth Generation.

A evolução da Guerra sempre andou paralela à evolução do principal meio de fazer a guerra: a arma. As antigas espadas e mosquetes deram lugar a modernos e precisos armamentos, potencializando o poder de combate do militar da 1ª a 4ª Geração.

O Exército Brasileiro (EB), seguindo a evolução mundial do armamento, introduziu em 1964 o Fuzil Automático Leve (FAL), armamento extremamente rústico, de origem Belga, que dota os militares brasileiros até os dias atuais.

No intuito de acompanhar a evolução dos armamentos em todo o mundo, o Exército, em parceria com a Industria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), iniciou em 1995, com o MD97L, a criação de um novo fuzil, fato que foi consolidado em 2008 com o início do desenvolvimento do IA2.

O combate moderno também se mostrou ideal para o emprego do blindado, principalmente por acontecer em cidades, onde a posição do inimigo é, muitas vezes, desconhecida, algo que faz a proteção blindada se tornar ainda mais importante.

No Exército Brasileiro, a importância dada às tropas blindadas é expressa com a modernização das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) M113-B e com a aquisição das novas Viaturas Blindadas de Combate Carros de Combate (VBCCC) Leopard 1 A5 BR.

O presente trabalho procurou relacionar o combate da 4ª Geração, o advento do IA2 e o emprego do blindado na guerra moderna, tudo com base nas informações oficias da IMBEL, de artigos das Campanhas de Beirute, Grozny e Bagdá, e do conceito das quatro gerações da guerra, criado pelo Sr. William S. Lind em sua obra The Changing Face of War: Into Fourth Generation, publicada em 1989.
DESENVOLVIMENTO

Metodologia

O presente estudo foi realizado dentro de um processo científico e procedimentos metodológicos. Assim, iniciou-se com a realização de pesquisas documentais e bibliográficas, onde, primeiramente, foram analisados textos referentes à evolução dos conflitos armados desde o Tratado de Westphalia, fazendo uma breve análise da consequente evolução dos armamentos.

Em seguida, visando relacionar esses fatos com a substituição do FAL pelo IA2 como armamento de dotação do EB, foi realizada uma revisão teórica do assunto, por meio de documentos e trabalhos científicos (artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações), a qual prosseguiu até a fase de análise dos dados coletados neste processo (discussão de resultados).

Por fim, foi analisada a documentação obtida, relativa ao emprego de blindados no combate moderno, em especial nas campanhas de Beirute, Grozny e Bagdá.

As informações obtidas foram submetidas a uma apreciação da utilização do IA2 como dotação do fuzileiro no combate de 4ª Geração, a fim de se obter a resposta à questão: O IA2 pode ser considerado um bom substituto do FAL para o emprego da tropa blindada no combate de 4ª Geração?
Resultados e Discussão

A pesquisa bibliográfica possibilitou: relatar evolução das guerras desde o Tratado de Westphalia; relatar evolução dos armamentos nesse mesmo período; descrever as principais características do IA2; comparar as principais características do IA2 com o FAL; relatar a evolução do blindado no combate moderno; ajuizar se o IA2 pode ser considerado um bom armamento para dotar as tropas blindadas nos conflitos de 4ª Geração.

Sobre tudo o que foi exposto, em particular na evolução das guerras, podemos observar que o combate sofre uma metamorfose constante, se adaptando às missões, ao inimigo, ao terreno, aos meios, ao tempo e aos assuntos civis, o que conhecemos como fatores da decisão.

Dentro desse constante evoluir da guerra, o seu símbolo maior, a arma, não deixou de mudar. A Guerra Moderna tem início em 1648, com o Tratado de Westphalia, onde, além de marcar o fim da Guerra dos Trinta Anos, o Estado assumiu a administração dos conflitos internacionais, o que, por vezes, acontecia entre famílias, tribos, religiões, cidades e empresas.

Desde o Tratado de Westphalia até os dias atuais, podemos dividir a guerra em quatro fases distintas. A 1ª Geração da guerra, entre 1648 e 1860, ficou conhecida como guerra de linha e coluna. Naquela época, eram travadas em grandes campos, de maneira formal e ordenada.

Esse período foi fundamental para o desenvolvimento dos Exércitos pois foi quando foram introduzidos os uniformes, continências, graus hierárquicos, criando uma cultura militar.

A 2ª Geração foi resumida pelos franceses como “a artilharia conquista – a infantaria ocupa”. O comandante da tropa passou a ser um grande maestro, que orquestrava seus meios (artilharia, infantaria e carros de combate) de acordo com o andar do conflito.

Naquela época prezava-se muito a disciplina, onde iniciativas não eram toleradas pois poderiam por em risco o restante da tropa. A 3ª Geração da guerra é também uma herança da Primeira Grande Guerra.

Desenvolvida pelo Exército Alemão, a Blitzkrieg, ou guerra de manobra, é baseada na velocidade, surpresa e no deslocamento mental e físico, não no poder de fogo propriamente dito. A guerra de 3ª Geração não é linear e passa a exigir uma capacidade de planejamento e coordenação muito maior aos seus comandantes.
A iniciativa era mais importante que a obediência, desde que voltada para o cumprimento da missão. A 4ª Geração talvez seja a mais diferente e complexa das gerações pois a maior conquista do Tratado de Westphalia é perdida: a administração da guerra pelo Estado.

Dessa forma, os conflitos que se caracterizavam por serem atos políticos envolvendo a luta de interesse entre duas nações, passaram a ser uma questão ideológica a ser administrada por qualquer um que queira lutar por qualquer motivo.

A guerra perdeu o mínimo de ordem que existia através das Convenções de Genebra e do Direito Internacional dos Conflitos Armados, pois os seus participantes deixaram de ser exclusivamente militares.Outra característica marcante da 4ª Geração é que boa parte dos conflitos migraram para as cidades, em meio a população, onde grupos terroristas e revolucionários, podem cooptar integrantes e se sustentar mais facilmente.

Paralelamente à evolução das guerras, os armamentos também evoluíram, ficando mais leves, menores e com seu calibre reduzido. Isso se deve basicamente por dois motivos: o deslocamento da guerra do campo para as cidades; e do aumento na quantidade de materiais transportados por um soldado dos dias de hoje.

Durante as quatro gerações da guerra, o seu ambiente foi sendo alterado aos poucos, partindo dos grandes campos do passado até os becos, ruas e vielas dos dias atuais. O combate à curta distância não exige um armamento com grandes alcances, característica que é obtida, dentre outras maneiras, com um alongamento do cano. Esse fato permitiu que as armas encurtassem com o passar dos tempos, chegando ao tamanho médio de 850 mm dos dias atuais.

Outra questão importante envolvendo a evolução do combate é a quantidade de material carregado por um soldado. Durante a 1ª Geração das guerras, os militares carregavam basicamente seu armamento e sua munição.

Hoje em dia, além do armamento e da munição, o soldado moderno carrega consigo computador, equipamento de visão noturna (EVN), máscara contra gases, capacete balístico, colete balístico, armamento não letal, granadas diversas, marmita, caneco, ração operacional, roupas de muda, kits diversos, entre outros, fazendo seu aprestamento girar em torno de 30kg.

Todos esses materiais estão em constante evolução para se tornarem mais leves e mais fáceis de serem carregados. Com o armamento não poderia ser diferente, sendo constantemente objeto de estudos para ter seu peso reduzido.

Acompanhando a evolução mundial dos armamentos o EB, em parceria com a IMBEL, iniciou em 2008 o projeto de desenvolvimento do seu novo armamento de dotação. O fuzil IA2 é, no entanto, uma evolução do Fuzil 5,56 MD97L, projeto iniciado em 1995 e testado em 1997, daí o seu nome.

O processo de homologação do MD97L como Material de Emprego Militar (MEM) deu-se no final de 2002 e início de 2003. A primeira grande aquisição do MD97L foi feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) para equipar a Força Nacional de Segurança (FNSP).

Após a aquisição do lote piloto deu-se início à sua efetiva avaliação, que foi interrompida em 2008 em virtude de alguns defeitos encontrados no projeto. Naquele momento, então, iniciou-se efetivamente o desenvolvimento do fuzil IA2.

Ainda como consequência do combate moderno, o blindado tornouse um meio comum no ambiente urbano, em especial quando empregado formando o combinado carro de combate – fuzileiro (CC-Fuz). Por suas características, das quais se sobressaem a mobilidade, o sistema de comunicações amplo e flexível e a proteção blindada, o emprego da forçatarefa (FT) tornou-se comum na guerra atual.

Como parte do processo de transformação do EB, o IA2 tornou-se o armamento de dotação oficial de seus militares. Em uma tropa que atua embarcada em blindados, assim como em aeronaves, é fundamental que o armamento seja pequeno ou que tenha sua coronha rebatível, ambas características presentes no IA2 e ausentes no FAL.

O motivo de tais exigências deve-se ao fato do interior do blindado ser um local relativamente apertado para acomodar os fuzileiros, bem como seus materiais específicos, que não podem ficar do lado de fora junto às mochilas (EVN, notebook, rádios etc).

Além disso, aliado ao que foi exposto anteriormente, o blindado é cada vez mais utilizado em ambiente urbano, ambiente este que exige um armamento leve, pequeno e de fácil manuseio. Ambas as situações, o ambiente urbano e o emprego do blindado nesse ambiente, tornam o IA2 um excelente armamento para dotar os fuzileiros em detrimento do FAL.CONCLUSÃO

Este trabalho se propôs a responder um problema: O IA2 pode ser considerado um bom substituto do FAL para o emprego da tropa blindada no combate de 4ª Geração?

Após uma avaliação sistematizada e acadêmica, a questão é respondida de forma afirmativa: o IA2 tem condições de dotar os fuzileiros blindados em substituição ao FAL no combate de 4ª Geração. A cidade é um fato, quando se fala em combate moderno.

A 4ª Geração levou a guerra para um lugar estreito, confuso e perigoso. As características da tropa blindada, tais como, proteção blindada, mobilidade e sistema de comunicações amplo e flexível, a tornaram uma poderosa alternativa para enfrentar os percalços do ambiente urbano.

Acompanhando a evolução da guerra, os armamentos evoluíram, um como consequência do outro, a guerra evoluindo através das armas e as armas evoluindo por meio da guerra.

O fato é que o Exército acompanhou essa evolução e o IA2 é uma realidade. Um projeto moderno, bem estudado, bem avaliado e brasileiro. Essa última talvez, sua característica mais importante, o que possibilita o seu constante aperfeiçoamento, além do desenvolvimento da indústria nacional.

Os rumos do combate tornaram o IA2 um bom substituto para o FAL. Suas características, em especial seu tamanho e seu peso, são a chave para o seu sucesso e o caminho para sua entrada no hall das principais armas do mundo. O projeto ainda tem muito a evoluir, algo que nunca deixará de acontecer, especialmente quando falamos na guerra.

Suécia apresenta seu caça de combate mais moderno (VÍDEOS)

O grupo industrial sueco SAAB anuncia primeiro voo bem-sucedido do protótipo de seu caça mais moderno Gripen E, com uma profunda modernização da plataforma JAS-39, projetada na década de oitenta.

O primeiro voo foi realizado em 15 de junho. Esperava-se testar a aeronave antes do final de 2016, no entanto, o evento demorou meio ano. O vídeo foi publicado na conta oficial da SAAB no Youtube.Gripen é um caça polivalente de quarta geração, que reúne em uma aeronave as características de caça, avião de ataque e reconhecimento.
A Força Aérea da Suécia incorporou a primeira versão do avião em 1997.O projeto de modernização do Gripen começou em 2013. O objetivo inicial era produzir três protótipos para testes, sendo o terceiro o caça mais "próximo" da versão de série. A produção em série deve ser lançada em 2019.
O Gripen E é apresentado como "um combatente inteligente", dotado de modernos radares e sistemas radioeletrônicos. O avião pode usar um amplo leque de armas de acordo com a missão, sendo os armamentos instalados em dez pontos de fixação na fuselagem. A velocidade do novo avião atinge os 2.000 quilômetros por hora.O exército sueco já encomendou 60 aeronaves para 2026. O Brasil está disposto a comprar 36 aeronaves e Suíça está negociando o fornecimento do novo avião.A indústria militar da Suécia, embora menos conhecida que a dos EUA, Rússia, França ou do Reino Unido, é robusta e capaz de produzir armamentos modernos.
Por exemplo, recentemente a SAAB apresentou um projeto de submarino diesel-elétrico armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, o primeiro submarino não nuclear com tais capacidades. No ano passado foi anunciado o projeto do poderoso míssil ar-ar Meteor.

Já são conhecidas características do novo tanque ligeiro de Israel

Na conferência International Ground Warfare & Logistics, o ex-general de brigada do Ministério da Defesa de Israel apresentou o programa Carmel, que prevê o desenvolvimento de um mini tanque.

Segundo Michael Peck, autor do artigo para o jornal norte-americano National Interest, a tripulação do novo veículo será reduzida a dois homens.
Israel tem a intenção de desenvolver um tanque ligeiro, capaz de funcionar em zonas urbanas", sublinhou.
Além disso, o veículo contará com um motor híbrido e um sistema universal de defesa.
"Seu sistema de proteção ativa poderá incluir mísseis antitanque, mas sua blindagem não protegerá dos canhões pesados de tanques como o T-72. O modelo russo mais parecido com o Carmel poderia ser o BMPT/BMPT-72 Terminator", cita o autor os especialistas.
O mini tanque israelense pesará entre 34 e 40 toneladas, em comparação com as 68 toneladas do norte-americano M-1 Abrams. O veículo israelense é também significativamente mais pequeno do que o Armata russo de nova geração, que pesa 48 toneladas, escreve o jornalista.
De acordo com Peck, o novo tanque de Israel não substituirá o atual Merkava 4, que está previsto permanecer em produção até 2020.
"O pequeno tanque, protegido por uma blindagem média e armado com um autocanhão e mísseis, parece ter seu próprio nicho como veículo de apoio à infantaria", conclui Michael Peck.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

O veículo aéreo não tripulado russo, de tipo helicóptero, Voron 777-1Pequeno, mas valente: Rússia cria helicóptero de combate não tripulado

A Rússia criou o veículo aéreo não tripulado (VANT), de tipo helicóptero, Voron 777-1 destinado à guerra eletrônica e uso de armas de pequeno calibre, informa a Sputnik, citando uma fonte da indústria militar.

A Rússia criou o veículo aéreo não tripulado (VANT), de tipo helicóptero, Voron 777-1 destinado à guerra eletrônica e uso de armas de pequeno calibre, informa a Sputnik, citando uma fonte da indústria militar.O Voron 777-1 foi desenvolvido com base no modelo anterior, o Voron 700. Os veículos não tripulados da classe Voron já estão no serviço das Forças Armadas da Rússia, nomeadamente, no Serviço Federal de Segurança, para tarefas como inteligência e monitorização.
O novo modelo de VANT do tipo helicóptero foi desenvolvido pela construtora Iskatel do Instituto de Aviação de Moscou. O drone, capaz de transportar um sistema de guerra eletrônica, já passou em todos os testes. Espera-se que as primeiras entregas do VANT aos clientes interessados comecem em 2018-2019", disse o interlocutor da agência.
De acordo com o conhecido especialista russo na área de veículos não tripulados, Denis Fedutinov, a instalação de armas em tais veículos, inclusive ligeiros, é uma das tendências dos últimos anos.
Os pedidos, expressados diretamente ou não pelos clientes, fazem com que as empresas construtoras ofereçam variantes possíveis de tais sistemas, como mostram já muitos exemplos, não apenas nos EUA e Israel, mas em outros países, incluindo alguns bastante inesperados, como a Bielorrússia", acrescentou o especialista.
A unidade propulsora do Voron 777-1 é constituída por um motor de pistão com uma potência de cerca de 30 cavalos-vapor. O drone utiliza um rotor principal com pás em X. Essa tecnologia, patenteada pelo Instituto de Aviação de Moscou, permitiu melhorar a carga máxima do drone sem perder as elevadas capacidades de manobra, assegurando um baixo nível acústico.
O peso máximo à decolagem do VANT é de cerca de 90 quilogramas, incluindo uma carga útil de até 50 quilogramas.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Maior aerodeslizador do mundo será 100% russo

Forças Armadas da Rússia decidiram reiniciar a produção dos aerodeslizadores militares Zubr. Este mítico navio de origem soviética obterá pela primeira vez peças totalmente russas.

A construção do primeiro Zubr totalmente russo está prevista para 2018, informa o jornal Izvestia.
Este navio de desembarque anfíbio é considerado como o maior do mundo: seu deslocamento é de 535 toneladas e ele é capaz de transportar três tanques de até 150 toneladas de peso total.
Os Zubr devem substituir as lanchas de desembarque Dyugon e as lanchas blindadas Gurza, que têm um tamanho muito mais modesto. Não são suficientes para fazer frente aos retos que enfrentam as Forças Armadas e a Marinha, destacou ao Izvestia o especialista militar Andrei Frolov.
De acordo com as suas palavras, o reinício da construção dos Zubr está associado principalmente ao início da produção das turbinas de gás na fábrica Saturn, no rio Volga.
Se trata de bons navios que sempre encontrarão seu nicho. O aerodeslizador mencionado de alta velocidade terá demanda lá onde as águas normalmente são calmas, como nos mares Negro, Báltico e Cáspio", explica o especialista.
Ainda não se sabe onde se construirá o primeiro Zubr 100% russo. Essa capacidade existe na fábrica Almaz, sediada em São Petersburgo, na fábrica More, na Crimeia, e na fábrica Yantar, da região de Kaliningrado.
História
Os Zubr foram projetados nos anos 1970 como os aerodeslizadores maiores e mais velozes, em comparação com outros navios soviéticos deste tipo. O "pai" do Zubr é considerado o engenheiro German Koronatov, que trabalhava sobretudo na Almaz.
O primeiro Zubr foi lançado em 1986 e, depois de uma série de ensaios, finalmente foi incorporado nas Forças Armadas Soviéticas em 1988.
Navio único
Os navios de desembarque anfíbio do projeto 12322 Zubr podem efetuar desembarques em 70% do total da linha costeira dos mares e oceanos do planeta.
As três hélices do Zubr permitem a este veículo anfíbio alcançar uma velocidade de 70 nós, sem precedentes para navios (130 quilômetros por hora, enquanto normalmente uma lancha blindada se desloca a 35 nós).
Além disso, os Zubr são invisíveis para os radares. Este efeito foi conseguido por causa do fato que durante seu movimento esta nave produz uma enorme nuvem de água que "apaga" sua forma no monitor de radar.