domingo, 18 de junho de 2017

Radar do futuro: Exército russo receberá sistema caçador de drones avançado (VÍDEO)

A empresa Zavod Elektromash da cidade russa de Nizhny Novgorod criou um original sistema robótico furtivo capaz de detectar veículos aéreos não tripulados, inclusive drones de reconhecimento e ataque.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da empresa Valery Pyatkin à Sputnik Internacional.
O radar óptico móvel entrará em serviço das Forças Armadas russas após complexos trabalhos de desenvolvimento que continuarão até meados de 2017, revela Pyatkin.
O sistema de 20 quilos inclui uma antena receptora e um complexo software-hardware para processar e exibir dados. O sistema pode ser completado com eletrônica opcional para fins de reconhecimento", explica o especialista.
Segundo ele, além de veículos sobre lagartas, o sistema operado por controle remoto pode ser colocado num chassi de pequeno caminhão, jipe ou minivan. O raio de detecção alcança mais de 20 quilômetros, enquanto a precisão do radar equivale a cerca de 10 metros.Pyatkin ressalta que "a ausência de radiação ativa torna o sistema mais furtivo, o que não permite ao inimigo detectá-lo e destruí-lo com meios antirradares".
Segundo o especialista, o sistema detecta drones de ataque e de reconhecimento do inimigo, sendo também capaz de detectar com eficácia vários tipos de drones stealth sofisticados.
Pyatkin revelou que a detecção por rádio não-emissora é uma tendência promissora no desenvolvimento de sistemas de radares modernos, pois tais sistemas usam sinais de transmissores não relacionados a sistemas, como os de TV e radiodifusão, conexão móvel, emissão, navegação e satélites de comunicação.

Nenhum comentário: