domingo, 18 de junho de 2017

Suécia apresenta seu caça de combate mais moderno (VÍDEOS)

O grupo industrial sueco SAAB anuncia primeiro voo bem-sucedido do protótipo de seu caça mais moderno Gripen E, com uma profunda modernização da plataforma JAS-39, projetada na década de oitenta.

O primeiro voo foi realizado em 15 de junho. Esperava-se testar a aeronave antes do final de 2016, no entanto, o evento demorou meio ano. O vídeo foi publicado na conta oficial da SAAB no Youtube.Gripen é um caça polivalente de quarta geração, que reúne em uma aeronave as características de caça, avião de ataque e reconhecimento.
A Força Aérea da Suécia incorporou a primeira versão do avião em 1997.O projeto de modernização do Gripen começou em 2013. O objetivo inicial era produzir três protótipos para testes, sendo o terceiro o caça mais "próximo" da versão de série. A produção em série deve ser lançada em 2019.
O Gripen E é apresentado como "um combatente inteligente", dotado de modernos radares e sistemas radioeletrônicos. O avião pode usar um amplo leque de armas de acordo com a missão, sendo os armamentos instalados em dez pontos de fixação na fuselagem. A velocidade do novo avião atinge os 2.000 quilômetros por hora.O exército sueco já encomendou 60 aeronaves para 2026. O Brasil está disposto a comprar 36 aeronaves e Suíça está negociando o fornecimento do novo avião.A indústria militar da Suécia, embora menos conhecida que a dos EUA, Rússia, França ou do Reino Unido, é robusta e capaz de produzir armamentos modernos.
Por exemplo, recentemente a SAAB apresentou um projeto de submarino diesel-elétrico armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, o primeiro submarino não nuclear com tais capacidades. No ano passado foi anunciado o projeto do poderoso míssil ar-ar Meteor.

Arquivo do blog segurança nacional