sábado, 13 de fevereiro de 2016

Centro de Comando Militar liga Moscou ao mundo

Não é novidade que as Forças Aéreas russas realizam tarefas militares a milhares de quilômetros das fronteiras do país. Desde 2014, porém, todas as ordens passaram a ser recebidas a partir do Centro de Controle de Defesa Nacional (CCDN), em Moscou, que responde pela coordenação das forças, planejamento de operações e alocação dos recursos necessários.
Localizado em um bairro central tradicionalmente ocupado por prédios da era soviética, o CCDN foi criado na base das antigas instalações do Comando Central do Estado-Maior da URSS, que que monitora as ameaças, lançamentos de mísseis balísticos e implantação de armas nucleares.
“É um dos maiores projetos militares russos dos últimos anos”, diz o diretor do centro e tenente-general Mikhail Mizintsev. “O análogo mais próximo é a sede do comandante durante a Segunda Guerra, que centralizava o controle da máquina militar e da economia soviética no conflito.
O complexo de edifícios à margem do rio Moscou dá, entretanto, pouca ideia do verdadeiro tamanho da estrutura, já que a maioria das instalações estão localizadas no subsolo e protegidas por uma camada espessa de concreto para resistir a uma ogiva nuclear.
Com heliportos e 1.500 km de túneis, corredores e outras linhas de comunicação que garantem a operação do centro sob quaisquer condições, o CCDN também é usado para supervisionar a produção de equipamentos militares e petróleo e monitorar as condições climáticas.
100% Made in Russia
O complexo tem vários centros de dados cuja capacidade, segundo Mizintsev, é maior do que a do Pentágono dos Estados Unidos. Por meio deles, os controlam treinamentos, as forças de dissuasão nuclear e a vida diária no Exército. 
Além disso, os computadores do CCDN, que utilizam apenas tecnologias russas, são capazes de simular situações de emergência, e os moderno sistema de comunicação permite transferir as ordens para o campo com agilidade.
Tripulantes de caça Su-30 se preparam para decolar de base russa em Hmeimim, na Síria Foto: Dmítri Vinogradov/RIA Nôvosti
SNB

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Sucesso dos caças Su-35 na Síria atrai novos compradores

O sucesso dos caças russos Su-35 em operações antiterroristas na Síria está cada vez mais aumentando o interesse pela aeronave no mercado mundial de armamentos, revelou à Sputnik o diretor do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas (CAWAT - na sigla em inglês), Igor Kortochenko.

Vale lembrar que em 1º de fevereiro o ministério da Defesa da Rússia confirmou o envio de quatro Su-35 para a base de Hmeymim, na Síria, para integrar operações russas de combate ao terrorismo no país árabe. Na opinião de especialistas, os principais objetivos desse envio seriam de testar as aeronaves em intensas condições de combate e de promover o novo equipamento para potenciais compradores.

Segundo revelou Kortochenko, atualmente, um dos maiores interessados na compra desses caças russos é a Indonésia. O seu ministro da Defesa, Riamizarda Riachudu, teria dito que o país pretende assinar com a Rússia um contrato para a compra de 10 Su-35 já em março deste ano.

O Su-35 é hoje um dos melhores aviões no mercado mundial de caças multifuncionais. O interesse para esta máquina está em alta, inclusive, por conta de sua participação em operações da aviação russa na Síria, onde vem demonstrando grandes qualidades de combate" – disse o especialista.
"Levando em conta a situação na região da Ásia-Pacífico como um todo, a corrida armamentista que se desdobrou por lá, fica claro que a Indonéisa, que já possui uma frota de caças russos da marca Su, decidiu expandí-lo e aumentar as capacidades da sua Força Aérea, inclusive, por conta da compra dos Su-35. Caso o contrato for firmado, será uma escolha excelente. Isso permitirá assegurar ainda mais a defesa do espaço aéreo da Indonésia" – destacou Kortochenko.

Nas suas palavras, o novo caça de geração 4++, Su-35, é "uma excelente plataforma de combate e, a princípio, um dos melhores caças de série fabricados hoje no mundo".
O especialista lembrou ainda que o primeiro contrato para o fornecimento de Su-35 pela Rússia foi assinado recentemente com a China.
Desenvolvido pela fabricante russa Shukhoi, o Su-35 é um caça de geração 4++, sendo uma versão modernizada do Su-27. Equipado com tecnologia stealth (de invisibilidade), o avião é capaz de desenvolver velocidades de até 2.800 km/h. Em 2016, as Forças Armadas da Rússia deverão receber um total de 14 unidades desta aeronave.
SNB

Rússia planeja construir novo avião militar para transportar tanques

Os projetistas de aeronaves russos estão desenvolvendo um avião supersónico de carga, capaz de transportar tanques para o campo de batalha. O conceito geral deste gigante voador deverá estar pronto antes dos finais deste ano.

Este avião de transporte pesado, apelidado de PAK TA (Aeronave de Transporte Perspetivo), será capaz de voar a velocidades supersônicas de até 2.000 km/h, transportar até 200 toneladas e têm um alcance de 7.000 km.

Até 2024 serão construídos oitenta aviões deste tipo, o que tornará possível transportar 400 tanques pesados ou 900 veículos blindados ligeiros para o campo de batalha muito mais rápido do que nunca.
O projeto está sendo desenvolvido pelo centro aeronáutico Ilyushin.
O projeto do PAK TA, que já está em curso há vários anos, deve substituir a atual frota de cargueiros aéreos pesados russos — Antonov An-22 Antei, com uma capacidade de carga de 60 toneladas, e Antonov An-124 Ruslan, que pode levantar 120 toneladas de carga.
A única aeronave que pode transportar uma quantidade comparável de peso é o Antonov An-225, que foi construído para o programa Buran, o ônibus espacial soviético.


SNB

Embaixador do Brasil na Rússia revela orçamento para compra de mísseis russos Igla-S e Pantsir-S1

 Um dos principais temas tratados na entrevista foi a compra dos sistemas russos de defesa anti-aérea Igla-S e Pantsir-S1 pelo Brasil. Enquanto o país já começou a receber lotes do sistema portátil Igla, a aquisição dos pesados sistemas Pantsir ainda está em fase de negociações.
Acalmando o temores de este segundo acordo não se concretizar, o embaixador explicou que, por tratar-se de sistemas completamente diferentes do ponto de vista técnico, a compra de um não deve influenciar a provável compra do outro.

Desde que cheguei à Moscou, há dois anos, houve várias missões técnicas do Brasil vindo para cá para manter contato com suas contrapartes russas.(…) Minha expectativa é que o contrato [sobre o Pantsir-S1] seja assinado até o final de 2016" – disse o embaixador.

Segundo ele, a assinatura do acordo está atrelada à aprovação do orçamento do Governo Federal pelo Congresso, que inclui gastos com os sistemas russo de defesa antiaérea, mas que somente poderá ser aprovado após o recesso do Legislativo, ou seja, após o Carnaval.

Respondendo à pergunta sobre a difícil situação econômica do Brasil poder influenciar de forma negativa esse documento, o embaixador disse que, "apesar de ter o direito de não aprovar o orçamento", dificilmente isso poderá ocorrer, podendo, no entanto, haver modificações, ou cortes no orçamento.
"Apesar da crise, precisamos levar em conta que somos um país muito grande, com uma das maiores economias do mundo. (…) O último número que eu ouvi para a compra dos sistemas russos de defesa antiaérea Pantsir-S1, estava na base dos 600 milhões de dólares. Mas isso é uma cifra apenas provisória, que ainda será objeto de conversações específicas" – explicou o embaixador

Apesar da crise, precisamos levar em conta que somos um país muito grande, com uma das maiores economias do mundo. (…) O último número que eu ouvi para a compra dos sistemas russos de defesa antiaérea Pantsir-S1, estava na base dos 600 milhões de dólares. Mas isso é uma cifra apenas provisória, que ainda será objeto de conversações específicas" – explicou o embaixador.

GLONASS
O embaixador respondeu a uma pergunta relativa às negociações sobre a instalação em território brasileiro de uma terceira estação do sistema de localização por satélite GLONASS, análogo ao norte-americano GPS. O início das obras estava previsto para final de 2015, mas, até agora, a instalação ainda não começou.

"Como se sabe, duas estações GLONASS já estão funcionando no Brasil. Espero que a decisão sobre a terceira estação seja tomada este ano, e que a mesma comece a operar em breve. É uma questão de interesse mútuo tanto para o Brasil, como para empresas russas que fornecem os equipamentos" – explicou Guerreiro.

Rússia e o programa espacial brasileiro
Outro tema abordado na entrevista foi a questão de uma possível expansão da cooperação da Rússia com o Brasil na área do programa espacial brasileiro.
O embaixador disse que, recentemente, problemas financeiros impediram uma possível cooperação do Brasil com a Ucrânia para o uso conjunto da base espacial de Alcântara. Ele explicou, no entanto, que, apesar de todo o interesse brasileiro na Rússia, o lugar da Ucrânia não será substituído por outro país nesse projeto específico.
"Naturalmente, o Brasil está interessado no futuro desenvolvimento da cooperação com a Rússia, e temos grandes perspectivas. Mesmo se um dia o projeto com a Ucrânia for renovado, existirão outras áreas possíveis para a cooperação com a Rússia" – explicou Guerreiro.
Comércio em moedas nacionais
Falando sobre a possibilidade de empresas da Rússia e do Brasil realizarem operações de importação e exportação sem o intermédio de moedas estrangeiras, o embaixador ressaltou a importância desse tema. Nas suas palavras, há economistas no Brasil favoráveis a esse modelo, e outros que acham que isso não faz o menor sentido.
"Evidentemente, os empresários, dada a desvalorização tanto do rublo, como do real, têm interesses muito específicos. Para os empresários brasileiros e russos ficou mais barato exportar. Mas isso não significa que as exportações estejam aumentando porque é um momento de crise, e tanto o Brasil como a Rússia tiveram suas atividades econômicas diminuídas" – disse Guerreiro.

SNB

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Brasil e Rússia buscam ampliar cooperação em defesa

A ampliação da cooperação técnico-militar foi um dos temas abordados no encontro entre o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch Akopov, na manhã desta quinta-feira (4)."O Brasil e a Rússia têm muito a ganhar no intercâmbio de Defesa.

O Brasil é um espaço de cooperação aqui no Ocidente, temos nos esforçado para desenvolver nossa indústria de defesa e manter as Forças Armadas no estado da arte", garantiu o ministro Aldo.
Para Aldo, a confiança mútua estabelecida permite mais avanços: "Seria interessante a Rússia conhecer nossa doutrina militar de forma mais próxima e o reconhecimento do terreno, que é difente". Neste sentido, ele fez um convite para que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, venha ao Brasil e conheça unidades militares e visite a região Amazônica, por exemplo.

O ministro brasileiro enfatizou a parceria no setor aeroespacial com a expansão, no Brasil, do projeto Sistema de Navegação Global por Satélite Glonass, desenvolvido pela Rússia. Aldo também lembrou da instalação no País, em 2015, do escritório da empresa estatal atômica Rosatom.

A cooperação russo-brasileira no setor nuclear é regida por um acordo sobre a utilização pacífica da energia nuclear, assinado em 1994.
Para Akopov, existem pontos de grandes interesses e coincidências entre os dois países. "Estamos absolutamente certos de que o Brasil deseja sua independência tecnológica para defender seus recursos naturais. Nós também temos essa tarefa", salientou.

Ele apontou algumas áreas nas quais já ocorrem cooperação militar bilaterais, como médica, formação militar e engenharia. "O contrato dos helicópteros MI-35M foi praticamente cumprido com a entrega das 12 unidades", informou o embaixador. Segundo ele, também serão instalados centros de treinamento de pilotos e de manutenção das aeronaves.
O embaixador russo falou, ainda, que seu país tem interesse em cooperar no desenvolvimento e lançamento de veículos lançadores de satélites, no fornecimento de peças para submarinos e sistemas de defesa antiárea. Akopov aproveitou o encontro para convidar o ministro Aldo Rebelo para participar, em abril, da 5ª Conferência Internacional de Segurança, que ocorrerá em Moscou, e do Fórum Técnico-Militar Internacional Army 2016, em setembro, na cidade de Kubinka, também na Rússia.

O ministro Aldo recebeu um convite para participar dos II Jogos Internacionais Militares, que tem início em julho, na Rússia e Cazaquistão.
SNB

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Sistema de Defesa Antiaérea de Baixa Altura-Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura

A Avibras, em parceria com empresas internacionais, desenvolveu na década de 80 o Sistema FILA para defesa de baixa altura e oferece hoje sua modernização. O sistema é capaz de controlar canhões e mísseis

Em parceria com empresas internacionais, a Avibras desenvolve soluções integradas para Defesa Antiaérea de média altura, com adoção de mísseis e radares de última geração para defesa de infraestruturas críticas e defesa no teatro de operações.
SNB

Míssil Tático de Cruzeiro com alcance do 300 km finalmente a verdadeira classe de míssil

Míssil Tático de Cruzeiro com alcance de 300 km
A mais nova versão do Míssil Tático AV-TM com alcance de 300 km, movido a turbina, está em fase final de desenvolvimento e certificação.
SNB

Siria: bombarderos Rusos aconpanha sobre o mar Mediterráneo


SNB

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Avibrás planeja faturar R$ 1,3 bilhão neste ano

 A Avibrás, indústria aeroespacial de São José dos Campos (SP), surpreendeu o mercado, há duas semanas, com o anúncio dos resultados financeiros de 2015.
No ano passado, a receita bruta da empresa chegou a R$ 1,1 bilhão - valor que é cerca de oito vezes maior que o gerado em 2012 e muito distante dos limites da crise iniciada há pouco mais de sete anos e da qual o grupo, dedicado a produção de sistemas de defesa, só começou a sair consistentemente em 2014, quando a receita atingiu R$ 629,9 milhões.
"Em 2016, vamos continuar atuando fortemente nas transações externas", diz o superintendente João Brasil de Carvalho Leite. A meta, segundo ele, é superar o patamar de R$ 1,3 bilhão em faturamento.
"Nada mau depois de um longo ciclo negativo", diz o presidente Sami Hassuani. A empresa ficou em recuperação judicial entre 2008 e 2010, demitiu centenas de funcionários, foi obrigada a vender boa parte dos ativos imobiliários e chegou muito perto da insolvência.
Os credores foram pagos sem deságio e receberam correção monetária. Neste ano, a Avibrás planeja contratar mais 300 pessoas para reforçar o quadro de 1.695 funcionários.
Quase toda a receita da empresa vem de operações no mercado externo. Em 2015 a participação das Forças Armadas brasileiras no volume total do faturamento ficou em R$ 100 milhões. Em 2016, por causa da crise econômica e das restrições orçamentárias, não deve passar de R$ 80 milhões.
Todavia, a principal aposta e programa prioritário da Avibrás é do Exército, com uma variante específica para o Corpo de Fuzileiros Navais. Trata-se da geração 2020 do sistema Astros - a sexta desde o início da série, há 30 anos.
Muito moderna, contempla pela primeira vez no País, o emprego de um míssil de cruzeiro, o AV-TM com alcance de 300 km e aumenta a capacidade dos foguetes AV-SS-40, com raio de ação na faixa de 40 km, por meio de sensores de guiagem primária. Mais que isso, o conjunto Astros 2020 vai incorporar uma nova munição, capaz de atingir alvos a 150 km, também dirigida eletronicamente.
Há boas possibilidades para o produto no mercado internacional. "Nossa forte atuação no exterior gerou uma carteira de pedidos da ordem de R$ 4 bilhões e perspectivas reais de crescimento da ordem de mais R$ 8 bilhões nos próximos anos", diz Hassuani.
Crise
Até agora, entretanto, a jornada da Avibrás vinha sendo pedregosa. Em janeiro de 2008, o engenheiro e fundador da empresa, João Verdi, tratava de desenhar os planos de engenharia que fariam do lançador de foguetes Astros II (o principal produto da empresa) um elemento de defesa do estreito de Málaca, por onde transitam 70% do petróleo do mundo. Verdi tinha pressa.
O cliente interessado, o exército da Malásia, queria contar com o recurso como elemento dissuasivo frente a uma eventual aventura militar vinda da vizinhança nervosa.
O negócio superava os R$ 500 milhões, um dinheiro fundamental no ambiente pesado que se abatia sobre o mercado financeiro internacional e atingia, no Brasil, setores estratégicos como a indústria de equipamentos militares. Era um bom projeto. Faltou combinar com o destino.
No dia 28, João Verdi e a mulher, Sonia Brasil, decolaram do condomínio onde haviam passado o fim de semana, em Angra dos Reis, para voltar para casa, em São José dos Campos. Iam a bordo de um de seus dois helicópteros, o mesmo que usavam rotineiramente para ir da residência ao escritório ou para viagens, várias delas internacionais. Pequena distância, rota conhecida.
Verdi, um hábil piloto, estava no comando. O voo curto nunca foi completado. A aeronave caiu em meio à mata densa da serra, a altura da praia de Maranduba, no litoral norte de São Paulo. João e Sonia morreram. Os restos da aeronave só foram localizados um ano e meio depois, em julho de 2009.
"O céu desabou sobre a Avibrás naquele momento", lembra o presidente, Hassuani. A indústria aeroespacial, fortemente identificada com a imagem de seu criador e depositária de significativo patrimônio tecnológico, teve negócios interrompidos e entrou em uma longa fase de dúvidas e incertezas da qual só se livrou no fim do ano passado.
Verdi era uma figura e tanto. Nos anos 1980, dividia com José Luis Whitaker Ribeiro, presidente da extinta Engesa, fabricante de blindados, e com Ozires Silva, fundador da Embraer, o panteão dos empresários brasileiros que abriram praças comerciais para o portfólio nacional de material militar e aeroespacial. Clientela difícil, como eram o Iraque, a Líbia e a Arábia Saudita.
João Verdi era recebido por Saddam Hussein para jantar em Bagdá e despachava 24 horas depois com o rei saudita Fahd Bin Abdul Aziz al-Saud em Riad. Participava pessoalmente da entrega e dos testes dos lançadores Astros.
Para horror do Ministério das Relações Exteriores, ia parar na frente de batalha para verificar o desempenho dos seus "meninos" - os foguetes que saíam das linhas instaladas no km 14 da rodovia dos Tamoios, na represa de Santa Branca.
A Avibrás nunca conseguiu superar a cifra de US$ 1 bilhão em vendas internacionais registrada há 30 anos, sob o comando de Verdi. 
SNB

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

FAB & Indústria de Defesa - Fuzil IA2


SNB

EUA distorcem a realidade e tentam liderar a Europa

Recentemente, o Comando Europeu das Forças Armadas dos EUA (EUCOM) publicou uma versão atualizada das suas estratégias, destacando suas visões, prioridades e missões, entre as quais estaria a de defender o continente europeu contra possíveis ataques russos. 
"A Rússia é retratada como ameaça principal, devendo ser impedida de agredir a Europa Oriental. Essa afirmação dispensa comentários… por ser completamente distante da realidade", declarou Grushko em entrevista a um canal de TV. 
No documento em questão, o EUCOM denuncia um suposto revanchismo por parte de Moscou, chamando a atenção para a necessidade de fortalecer a OTAN e a cooperação entre os seus membros.
"Eu gostaria de reiterar que as reivindicações norte-americanas não refletem as reais demandas de segurança ou as reais demandas de desenvolvimento global. Porque é claro que, hoje, nós devemos unir esforços para combater novos riscos e ameaças reais, ao invés de construir 'paraísos de segurança' ou nos armar contra ameaças míticas", disse o representante russo, acusando os EUA de tentar submeter os países europeus aos seus interesses, forçando-os a aumentar os seus gastos militares.


SNB

Brasil negocia venda de Super Tucanos à Força Aérea do Paraguai

Embora o valor da operação não tenha sido revelado, a possível venda de seis aviões Embraer EMB-314 Super Tucano será um dos pontos-chave da reunião, já que essas aeronaves turboélices de ataque leve e treinamento avançado são as preferidas da Força Aérea Brasileira (FAB) para suas operações de vigilância fronteiriça na região amazônica.
A grande autonomia de um Super Tucano, sua capacidade de operar de dia e de noite, em quaisquer condições meteorológicas e em pistas curtas desprovidas de qualquer infraestrutura, juntamente com a sua capacidade de equipar sensores eletro-ópticos e infravermelhos FLIR Star SAFIRE III e óculos de visão noturna ANVIS-9 NVG o tornam ideal para a detecção de aeronaves envolvidas no tráfico de drogas.

A capacidade de controle e combate dos Super Tucanos foi amplamente demonstrada pela Força Aérea da Colômbia, que tem uma frota de 25 aeronaves deste modelo. Em 2007, os Super Tucanos serviram como bombardeiros leves usando bombas Mk-82 no âmbito da "Operação Phoenix", em que o país lançou vários ataques contra as posições das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
No momento, a aeronave fabricada pela Embraer é empregada pela Força Aérea de 16 países, incluindo os Estados Unidos, que em 2006 vetaram a venda de 24 desses aviões para o Governo da Venezuela, reivindicando seu direito de veto sobre todos os equipamentos militares que contem com tecnologia norte-americana. (Os Super Tucanos foram desenvolvidos em parceria com a empresa norte-americana Northrop Grumman).

Além do interesse do Paraguai na obtenção de seis Super Tucanos, outros países latino-americanos como Peru e El Salvador também manifestaram interesse em adquirir essas aeronaves, com 10 pedidos cada.
Relata-se ainda que os Emirados Árabes Unidos também estariam preparando uma encomenda de até 24 Super Tucanos. 
SNB

Caça russo encanta em show aéreo no Bahrein

O rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, expressou interesse no caça de quinta geração Sukhoi T-50 (PAK FA). A produção em série de uma versão de exportação da aeronave deve começar em 2020.
O rei também mostrou-se interessados por helicópteros russos como o Ka-226T, o Ansat, o Ka-32A11BC e o Mi-171A2, segundo uma fonte na delegação russa.
O T-50 foi visto pela primeira vez em janeiro de 2010, quando foi apresentado no show aéreo MAKS-2011. O caça deve passar a fazer parte da ForAérea russa em 2016. Sua produção em massa começará em 2017, segundo disse neste sábado o coronel-general Viktor Bondarev, das Forças Aeroespaciais.
“Tenho 100% de certeza que terminaremos os testes conjuntos este ano. A aeronave deve ser produzida em massa no ano que vem”, disse Bondarev aos jornalistas.
O comandante informou ainda que visitou recentemente Komsomolsk-on-Amur para ver o trabalho da empresa. “Hoje, o 11º e últimos da série T-50 está 60-70% pronto”, revelou.
O T-50, equipado com aviônica moderna e sistemas de voo inteiramente digitais, será o primeiro avião furtivo operacional das Forças Aeroespaciais russas.


SPUTNIK SNB