sexta-feira, 21 de junho de 2013

País precisa investir em defesa cibernética, diz Amorim

ELEONORA DE LUCENA
De São Paulo
A descoberta de um sistema de megaespionagem nos EUA preocupa o Brasil e é preciso investir em "defesa cibernética". Quem faz o alerta é o ministro da Defesa Celso Amorim. Ele próprio desconfia que pode ter sido alvo de escutas telefônicas no passado.

O ministro advoga o desenvolvimento de um pensamento de defesa para a região, que priorize os recursos naturais. "O Brasil é um país muito rico, tem muitas reservas naturais. E esses recursos naturais podem ser objeto de cobiça", afirma. Para ele, é necessário criar uma base industrial de defesa comum na América do Sul.

Nesta entrevista, concedida em São Paulo, Amorim, 71, trata da Comissão da Verdade e comenta as manifestações pelo país, que, na sua visão, refletem o distanciamento entre as estruturas de governo e a população.

O que está acontecendo no Brasil?
Não é só no Brasil. Isso é um tipo de enigma que temos que decifrar. Há uma pluralidade de agentes, gente ligada e não ligada a partidos. Tem pessoas reclamando especificamente da passagem de ônibus, onde começou tudo. Não é só no Brasil. Nós aqui não temos problema de desemprego entre os jovens como ocorre na Europa. Há, talvez, um desejo de maior participação. Não é nesse governo ou no anterior. É uma coisa genérica que aflora de tempos em tempos afloram. É preciso entender as razões desse mal estar.

Onde está esse mal estar?
Sempre se tem uma coisa para reclamar, alguma razão para um mal estar. As estruturas de governo em geral acabam levando a um certo distanciamento entre a população e o poder, qualquer que seja o poder. Quando a economia está crescendo muito ou há um projeto novo sendo realizado, isso às vezes se dissolve um pouco. Mas volta e meia reaparece. A atitude da presidente Dilma --eu sou suspeito para falar porque sou do governo-- é muito positiva ao dizer que respeita o direito de se manifestar. A defesa do direito de se manifestar é o primeiro passo para se ter um diálogo e se poder entender. As razões podem ser difusas. É preciso entender esse desejo de participação mais direta da população. Não de se criar uma democracia direta, como é na Suíça, onde tudo tem referendo. Mas há esse desejo participativo.

Quais são as consequências políticas desse movimento?
Talvez isso acentue a necessidade de uma reforma política que de alguma maneira aproxime todas as estruturas de poder dos cidadãos e dos jovens em geral. Todos temos que desenvolver mecanismos, canais de comunicação para que essas inquietações sejam expressas. Não vejo consequência negativa para o partido A ou B.

As Forças Armadas podem ser chamadas?
Não vejo isso acontecer. Os órgãos de segurança pública tem perfeito controle da situação. A questão é saber se agem com maior rigor ou com maior comedimento. É um equilíbrio às vezes delicado, mas acho que isso é encontrável.

Como o sr. analisa essa megaespionagem envolvendo governo e empresas privadas descoberta nos EUA?
Vou fazer uma brincadeirinha. Fiquei até decepcionado que em 2009 eles se interessaram pela Turquia, África do Sul, pela Rússia e não se interessaram pelo Brasil. É porque falamos tudo com muita clareza, talvez. Em 2009 não participei da parte financeira, mas estava lá. Tive uma reunião com o ministro das relações exteriores inglês. Não sei se a nossa reunião não foi gravada também.

Mas como essa megaespionagem afeta o Brasil?
Isso faz parte desse mal estar não só no Brasil, mas no mundo. Essa ideia de que há um controle total sobre a vida dos cidadãos, que a liberdade é permanentemente cerceada. No Brasil, que eu saiba, não ocorre nada parecido. Mas de um modo geral isso cria um clima de mal estar com as estruturas políticas e poder no mundo inteiro. Sempre tem que encontrar um equilíbrio. Se você tem uma ameaça muito premente, talvez em certos momentos...

Mas os brasileiros que estão conectados não podem estar sendo espionados?
Podem também, é óbvio. Mas o que se conhece é mais das agências norte-americanas. Agora saiu sobre a britânica. Não me consta que nada tenha saído sobre as agências brasileiras. Mas brasileiros podem ser sim [espionados]. É uma coisa especulativa. Pessoas que estão em posições-chave podem ser objeto de uma vigilância mais constante. Vou dizer francamente. Em dois momentos eu achei que o meu telefone não aqui no Brasil, um deles até aqui no Brasil não sei por qual agência, que os meus telefones estavam sendo gravados. Um, quando meu morava nos EUA e era embaixador na ONU. Cuidava de três comissões sobre a questão do Iraque. Meu telefone começou a fazer um ruído muito estranho, e, quando acabou a comissão sobre Iraque, acabou o ruído também. Alí havia um foco óbvio.

O sr. pediu alguma investigação?
Não, porque o que eu falava lá, falava em público. Curiosamente, quando eu saí do governo Lula mas continuei com muitas atividades sobre a questão nuclear, a questão do Irã e recebia telefonemas de embaixadas, também achei estranho meu telefone particular aqui no Brasil, no Rio. Mas também já sumiu. Descobriram que eu sou ministro da Defesa, ficaram mais... Eu não sei quem. Foram duas situações que eu suspeito, mas nem tenho certeza. Nem da onde partiu, nem o que foi. Pode ter sido coincidência, mas a gente desconfia das coincidências.

Do ponto de vista da defesa, isso preocupa o Brasil?
Claro, por isso temos que ter a defesa cibernética. Para evitar que entrem nos nossos sistemas, que saibam o que a gente está planejando. Por isso criamos um centro de defesa cibernética no Exército, com recursos não se comparam com o que eu acho que seriam necessários. Deve ser mais ou menos um terço do que gasta a Inglaterra em defesa cibernética, cerca de R$ 70 milhões.

Isso garante?
Não, é um passo, pois não se tinha nada. É uma estrutura de defesa cibernética que tem se concentrado em grandes eventos. Ninguém vai se tronar totalmente invulnerável. Leio que a maior ameaça aos EUA é o ataque cibernético. E eles são o país que tem as estruturas mais bem protegidas.

O sr. falou de recursos orçamentários insuficientes. É preciso aumentar os gastos em defesa?
A área de defesa em sido razoavelmente bem tratada dentro desse contexto de dificuldades. O fundamental é a sociedade passar a considerar a defesa como uma coisa importante. Quanto mais o Brasil se projeta no mundo, mais importante isso se torna. É razoável pretendermos um aumento progressivo. Hoje em dia temos 1,5% do PIB em gastos com defesa. A média dos Brics é 2,5%. Em 10 anos deveríamos chegar a 2%.

As pessoas se perguntam por que queremos um submarino nuclear. Queremos porque o Brasil tem a maior costa atlântica do mundo e provavelmente a maior reserva de petróleo no fundo do mar no mundo. Isso exige um tipo de defesa que equipamentos mais tradicionais não são capazes de dar. O submarino é de propulsão nuclear, não terá armas. A vantagem é que permite ficar mais tempo submerso, dá mais autonomia para ficar submerso e não ser detectado, e, portanto capaz de defender.

Quando se pensa em defesa, se pensa em novas ameaças, que são reais: pirataria, narcotráfico, terrorismo. Mas não podemos estar seguros de que as chamadas velhas ameaças não se reproduzirão. O Brasil é um país muito rico, tem muitas reservas naturais. E esses recursos naturais podem ser objeto de cobiça. Pode até se conceber que conflitos entre terceiros países tenham reflexos no nosso. Até para eu isso não aconteça, temos que mostrar que temos uma certa capacidade. Aí entra o submarino nuclear, a defesa antiaérea, que aviões, sistema de comunicação nas fronteiras. Temos quase 17 mil km de fronteira com outros países, É muita coisa.

Dez vizinhos. Oito mil km de litoral, o maior litoral atlântico do mundo. Hoje em dia, o Brasil está fazendo cada vez mais parte dos clubes que tomam decisões no mundo. Então, tem que tomar conta da sua própria defesa.

Falando em ameaças convencionais, a criação da quarta frota norte-americana na região preocupa? Ela está relacionada com essa cobiça estrangeira que o sr. mencionou?
Não quero fazer um discurso de que estão todos querendo aqui. Não é bem assim. Não acho que a quarta frota foi feita por isso. Ela existiu, foi desativada e reativada. A quarta frota é, na realidade, uma frota virtual. O que não quer dizer que... Os americanos dizem que estão preocupados com narcotráfico, a pirataria. O fato é que isso, em certas situações, pode representar um incomôdo para o Brasil.

Mas o anúncio da reativação da quarta frota mais ou menos coincidiu com o anúncio o Pré-Sal, não?
Mais ou menos. Coincidiu com isso, com outras situações na região. Também com certos problemas na África. É motivo, sim, de preocupação. Ainda que sua existência seja de forma virtual, o fato de eles colocarem um olhar para cá. Não é por serem os EUA. Se fosse a China, a Rússia ou da Inglaterra, a preocupação seria idêntica. Nós queremos é manter o Atlântico Sul como uma zona de paz e cooperação, livre de armas nucleares.

Nós não sabemos o que esta quarta frota pode conter, que navios seriam chamados. Digamos que aja um problema que não seja conosco. Mas que navios portadores de armas nucleares façam parte de uma mobilização. Que problemas podem provocar? Existe essa preocupação em manter o Atlântico Sul como uma zona de paz. Mas para isso nos temos que cuidar da nossa defesa. Temos que ter uma cooperação com outros países, tanto na América do Sul, quanto da África. Temos trabalhado nesse sentido, intensificado nossa colaboração com países africanos.

A questão das bases dos EUA no continente preocupa?
O caso mais concreto foi na Colômbia e isso foi discutido. Acordos dos EUA com a Colômbia passaram a incluir cláusula especifica de respeito à integridade territorial dos Estados e soberania. Temos uma relação de muita confiança dentro do conselho de defesa sul-americano. Falo de qualquer base estrangeira. Qualquer aproximação mais forte, com presença física dentro do território sul-americano, claro que será motivo de preocupação.

O poder norte-americano está cadente no continente?
Os EUA são a maior potência do mundo. Não só econômica, mas cultural. 70% dos programas de entretenimento, se não for novela, são americanos. Esse poder não vai terminar de uma hora para outra. Não é contra ninguém. No conceito novo de defesa se pensa em capacidades, em ter capacidade, o que já serve de dissuasão para quem quer que seja. Aquela grande insegurança, quando houve a polêmica bases dos EUA na Colômbia, arrefeceu. Houve medidas de confiança. As forças armadas estão se falando mais na América do Sul, têm havido reuniões periódicas, temos trabalhado com transparência, até fazendo operações conjuntas.

Além disso, temos que, paulatinamente, criar uma base industrial de defesa comum. É uma coisa de muito longo prazo, que pode levar, 30, 40 anos, mas tem que começar. Como o Brasil é o mais aditado hoje na indústria de defesa, alguns projetos nasceram aqui. É o caso desse avião cargueiro que, no Brasil, vai substituir o Hércules. A argentina participa dele, a Colômbia estuda participar, além de países de fora da região. Outro exemplo: aprovamos no conselho de defesa sul-americano um avião treinador básico. É uma ideia argentina, mas estamos ajudando no projeto. Precisávamos de lança patrulha robusta para combater narcotráfico na Amazônia. Resolvemos comprar da Colômbia. Poderíamos ter comprado da Suécia ou de outros países. Da mesma maneira, vendemos supertucanos para a Colômbia. Entendo que não é vender, mas contribuir para o desenvolvimento da indústria local.

Temos, assim, várias dimensões: criação de confiança; indústria de defesa e criar um pensamento sul-americano comum, que leve em conta as hipóteses que são mais prováveis para nós. Valorizo nossa cooperação com EUA e Canadá. Os problemas deles não são os nossos. Nós temos que combater o terrorismo como em qualquer lugar do mundo, mas não temos uma guerra global contra o terror, como identificação quase que religiosa. Temos que ver os nossos problemas. Quando olho para a América do Sul e nossos problemas comuns, o principal deles vai ser a defesa dos nossos recursos naturais. A América do Sul é grande produtora de alimentos, grande detentora de recursos de energia, maior detentora de água, grande detentora de biodiversidade. A especificidade sul-americana é a defesa dos recursos naturais. A nossa prioridade tem que ser a América do Sul e tem que haver um pensamento sul-americano em função dos nossos problemas. Não é um pensamento único, tem que admitir uma pluralidade de situações, mas com elementos comuns. O principal é a questão da defesa dos recursos naturais.

Depois do desmonte nos anos 1990, a indústria bélica no país entrou em processo de desnacionalização. Isso preocupa?
Não sou contra qualquer associação. O problema é saber como se maneja as associações. Aconteceu com uma empresa brasileira que produzia um componente essencial para o combustível de lançadores de satélite. Era uma petroquímica, foi comprada por uma petroquímica maior, e a petroquímica foi vendida para a Alemanha. Outro dia quisemos comprar esse combustível da Alemanha e disseram que não vendem porque é estratégico. Temos que voltar a desenvolver, e estamos tratando disso. Isso aconteceu há 20, 15 anos. Há essa preocupação. Acabamos de inaugurar, na Iveco, uma linha de fabricação do Guarani, em função de encomenda do Exército. A Fiat é uma empresa europeia, mas está no Brasil há muitos anos e a patente do veículo é do Exército brasileiro. No caso do submarino nuclear jamais poderíamos fazer sozinhos. No caso da aviação temos a Embraer. Na defesa antiaérea, vamos comprar um sistema russo, mas não vamos comprar ele pronto. Vamos usar radares brasileiros. Há empresas como a Avibras. Por outro lado, criamos uma legislação muito importante para empresas estratégicas de defesa. Exige valor agregado no país, controle decisório no país. O Brasil tem que fazer valer o seu poder de barganha. Os países que têm potencial de crescer na área de defesa são os emergentes, porque suas necessidades de defesa vão aumentar. Isso nos dá um enorme poder de barganha. Queremos ter certeza de que a absorção de tecnologia vai ocorrer. A presidente Dilma está muito preocupada com isso.

Sobre a novela dos caças, qual a perspectiva de decisão?
Não cheguei ao ponto de poder dizer assim: últimos capítulos. Estamos chegando perto dos últimos capítulos. Não tenho bola de cristal. A parte minha já foi feita. Estamos num processo ativo de análise que permita a presidente tomar uma decisão. Creio eu que possa ser tomada neste ano.

O fato de a Embraer ter ganho uma concorrência nos EUA de alguma maneira influencia a decisão?
É uma resposta que eu prefiro nem dar, porque qualquer resposta que eu dê vai dar uma leitura errada.

A Comissão da Verdade pede documentos e alguns integrantes defendem a revisão da lei da Anistia. As Forças Armadas dizem que eles não existem e resistem a admitir a tortura. Como desatar esse nó?
Temos buscado cooperar o máximo com a Comissão da Verdade. Obviamente não vou dizer que seja um processo fácil. Mandei uma quantidade enorme, mais de 500 mil documentos, e as pessoas têm que ir lá pesquisar. Inclusive cinquenta volumes encadernados do antigo EMFA. Não sei se tem o que a Comissão da Verdade está procurando, mas há vários documentos de várias naturezas que eram secretos e que foram mandados também para o arquivo nacional. Pessoalmente estive sempre muito empenhado em facilitar o diálogo e a comunicação entre a comissão e as forças. Até promovi um almoço com membros da Comissão e comandantes das Forças. Para possibilitar esse diálogo criamos mecanismos para que isso continue. Temos respondido às perguntas.

Os documentos existem? Não tenho nenhuma razão para não crer no que me dizem os comandantes. O que eles dizem é que o que tinha foi destruído. Acho até que isso tem uma certa lógica, independentemente do ponto de vista sobre o fato. Não estou discutindo a legitimidade ou legalidade da destruição. Alegam que a legislação da época permitia. Não me pronuncio sobre isso. Eles dizem que foi destruído e que não tem. Se alguns da reserva levaram para casa, isso é outra questão. A maneira como a Comissão da Verdade tem prosseguido, inclusive com audiências públicas, vai contribuir para que se saiba mais proximamente, com o grau de precisão possível, o que aconteceu. Haverá sempre insatisfação, mas tenho trabalhado com o máximo de abertura. Estou convencido que os comandantes têm procurado cooperar também.

A revisão da lei da anistia não está na agenda do governo. O momento histórico que estamos vivendo é esse. A lei que criou a Comissão da Verdade, por praticamente unanimidade no Congresso, se baseia em certos pressupostos. Ela reafirma a vigência da Lei da Anistia. Esse é o quadro legal que existe.

O sr. sente polarização, ressentimento?
O interesse do Brasil é conhecer a verdade. Quanto mais a gente reforça essa ideia de dois lados, mais difícil fica conhecer a verdade plenamente e passar para o futuro. A Comissão da Verdade é para apurar os fatos. E os fatos falam por si só uma vez apurados.

Como as Forças Armadas acompanham esse processo. Reavivou feridas?
Não vejo. As palavras, às vezes aqui ou ali, podem causar incômodo. Um ou outro procedimento. Mas percebem que o momento histórico do Brasil exige uma cooperação efetiva com a comissão que está encarregada de apurar os fatos. Acho que têm cooperado e reafirmado decisão de cooperar. É preciso que essa confiança se crie, se desenvolva. Tenho confiança nisso.

Vai sempre haver interpretações do que os fatos foram, sempre vai haver alguma diferença. Com o tempo, a sociedade brasileira vai formar sua visão histórica e vai compreender melhor. O importante é apurar os fatos e fazer com que eles apareçam. Mais tarde haverá interpretações diferentes. Tem gente que até hoje interpreta a revolução francesa. Tem gente que acha que foi um grande avanço, tem gente que não. Isso é coisa para os historiadores. O importante é que os fatos sejam apurados na sua maior integralidade e nós estamos cooperando com isso.

Qual a diferença entre Lula e Dilma?
Um pensador disse que diz o estilo é o homem. Agora o estilo é uma mulher. As posições básicas são muito parecidas, mas cada momento apresenta seus próprios desafios. Eu me sinto bem nos dois governos.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
SNB

quinta-feira, 20 de junho de 2013

VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado PROJETO FINEP

O VANT é um termo genérico que identifica uma aeronave que pode voar sem tripulação, projetada para operar em situações perigosas e/ou repetitivas em regiões consideradas de risco ou de acesso restrito.  O VANT que vem sendo desenvolvido pela 360 Aeronáutica é um veículo leve que pode ser operado remotamente, ou efetuar missões programadas sem necessidade de um operador.

O aparelho será equipado com sensores de posição via satélite, rádio transmissor, câmera infravermelha, câmera de vídeo e software embarcado para identificação de pessoas e objetos previamente programados. Utilizará motores elétricos, mais confiáveis, limpos, silenciosos, econômicos e fáceis de manutenção. Será equipado com células fotovoltaicas o que permite o recarregamento de energia durante o vôo e sua permanência no ar por periodos de vários dias.
É destinado a aplicações civis para execução das seguintes tarefas:
  • busca marítima ou terrestre;
  • monitoramento de queimadas;
  • identificação de áreas de risco em tempo real;
  • vistoria aérea em linhas de transmissão elétrica;
  • monitoramento de reservas naturais;
  • monitoramento em áreas de produção agrícola.
Um veículo aéreo não tripulado equipado com motorização elétrica e células fotovoltaicas será visto pelos clientes como uma opção ecologicamente correta e mais econômica para aplicações que envolvam monitoramento.
O projeto foi aprovado em setembro de 2009 na terceira fase do PRIME (Programa Primeira Empresa Inovadora) da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
SNB

Drone Vendas florescer em tempos de austeridade


O uso de não-tripulados drones de vigilância e ataques anti-guerrilha-alvo tem sido recentemente foco de controvérsia ética e política.Apesar de toda a crítica, e numa altura em que os orçamentos de austeridade estão a provocar cortes profundos nas encomendas para o combate tripulada, transporte e aviões-tanque, os construtores de aviões não tripulados estão prosperando.
Para os planejadores da defesa e estrategistas militares, as múltiplas capacidades de missão de drones, suas tecnologias sofisticadas e sua adequação para guerra não convencional dá-lhes uma clara vantagem sobre programas de aeronaves tripuladas, que cada vez mais se parecem com um resquício de planejamento da Guerra Fria.
Variando em tamanho de mão-lançados unidades de reconhecimento para o combate urbano para gigante experimental ofício vigilância movido a energia solar destinado a permanecer no ar por até cinco anos, a drones, formalmente conhecido como veículos aéreos não tripulados, ou UAV das, não são baratos, mas são cada vez mais onipresentes.
David Kilcullen, assessor de contra-insurgência, que trabalhou com o general David Petraeus do Exército dos EUA no Iraque e no Afeganistão, disse que 70 países já estavam envolvidos com drones de alguma forma.
Michael Richter, diretor da indústria aeroespacial e de defesa de banca de investimento para o banco de investimento Lazard, em Los Angeles, disse que a lei sequestro de orçamento dos EUA iria cortar os gastos de defesa dos EUA para 551,000 milhões dólar no próximo ano a partir de 587.000 milhões dólar este ano, com uma nova queda na perspectiva para 505 dólares bilhões em 2015 e 2016.
Ainda assim, os programas de cibersegurança zumbido e é provável que sejam relativamente resistentes aos cortes devido à sua importância crítica percebida, disse.
Drones dos EUA já em uso operacional incluem a mão-lançado AeroVironment RQ-11 Raven, efetivamente, uma câmera voadora que fornece suporte para as tropas em combate corpo a corpo, ea Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, que pode ser programado para operar praticamente de forma autônoma, sem um controlador em terra.O Global Hawk pode tirar da Califórnia, voar através dos Estados Unidos para mapear o estado de Maine, e depois voltar para a Califórnia.
Mais familiar ao público por causa de ataques de alto perfil contra a Al Qaeda e outros alvos são General Atomics 'MQ-1 Predator eo MQ-9 Reaper.
Programas de desenvolvimento incluem a Northrop Grumman X-47B, um robô de combate baseado em transportadora experimental. O programa deu um passo adiante recentemente com uma catapulta lançando os EUA a partir de porta-aviões George HW Bush, após testes bem sucedidos em terra de desembarques usando prender os fios.
Micah Zenko, um membro no Conselho de Relações Exteriores, EUA, disse que espera que drones armados seria capaz de realizar missões baseadas transportadora daqui a cinco anos.
Outro empreendimento de alta tecnologia é um programa de pesquisa Águia Solar da Boeing, programado para começar a testar no próximo ano e pretende desenvolver uma aeronave que poderia ficar no ar por até cinco anos.
Philip Finnegan, diretor de análise corporativa da Teal Group, uma firma de consultoria aeroespacial sediada em Fairfax, Virginia, disse esperar que o orçamento de 2014 dos EUA para propor reduções em programas de aviões não tripulados já existentes em favor de "sistemas de última geração, furtivos, com mais poder, e capaz de operar de forma autônoma se preso por adversários. "
Entre os principais concorrentes para os fabricantes de aviões não tripulados dos EUA, Sr. Finnegan lista empresas israelenses - em alguns casos, trabalhando com parceiros indianos - e programas brasileiros destinados a necessidade do país para patrulhar as fronteiras da selva distantes e um litoral Atlântico longo.
Também despontando como futuros concorrentes, em vista do Sr. Finnegan, são turco Aerospace Industries; Denel, aeroespacial estatal Sul-Africano e grupo de tecnologia de defesa, e algumas empresas chinesas.
No campo mais tradicional de aeronaves militares pilotado, alguns novos jogadores com o objetivo de segmentos de nicho com potencial de longo prazo substancial. Um exemplo é a Embraer, do Brasil, que é a adição de capacidades militares convencionais e não-tripulada de vôo para o seu negócio de aviação comercial do núcleo. Na frente militar convencional, seus KC-390 twin-jet transporte aéreo tático e avião-tanque está programado para fazer o seu primeiro voo até o final de 2014, com entrada em serviço prevista para 2016.
O KC-390 é destinado a um mercado global potencial tão grande quanto $ 50 bilhões, de acordo com Luiz Carlos Aguiar, diretor de defesa da Embraer e da divisão de segurança.Sr. Aguiar, disse que a empresa estava projetando 1.250 milhões dólares em receitas militar deste ano, um aumento de 25 por cento a partir de 2012. Sua equipe identificou mais de 2.000 aeronaves no segmento de KC-390 do mercado, dos quais 723 estão dentro do alcance potencial da Embraer, deixando de fora os mercados fechados para que a controles de exportação ou outros fatores. O programa já possui 60 cartas de intenção das forças aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Checa e Portugal.
"Nós vamos anunciar em breve possíveis futuras parcerias, incluindo um estudo conjunto com a Boeing", disse Aguiar.
Na frente aeronaves não tripuladas, a Embraer detém uma participação controladora em uma joint venture com a Avibras do Brasil e uma empresa israelense, com o objetivo de construir e vender aviões teleguiados para o trabalho de vigilância para reforçar o controlo das fronteiras brasileiras.
Para aviões militares tripulados, ao contrário, a perspectiva é sombria.
Para Lockheed Martin F-35 , o furtivo chamada geração multirole avião quinto, que é o maior programa do mundo atual militar desenvolvimento, Richard Aboulafia, vice-presidente da Teal Group, prevê que a aquisição da Força Aérea dos EUA é "provavelmente a cair cerca de 1.200 para 1.400 unidades ", quase metade dos atuais planos de comprar mais do que 2400 e muito abaixo do inicialmente projetado 3100. Os EUA Marine Corps poderia tomar outra 420, modificada para o portador convencional ou de curto decolagem e vertical operações de desembarque, e 260 da Marinha os EUA, disse ele.
Grã-Bretanha, que é parceira no programa - BAE Systems tem uma participação de 12 por cento - concordou em comprar 138 unidades.
Outros compradores, por agora, incluir a Turquia, o que poderia levar 116 e, potencialmente, como muitos como 200; Austrália, como muitos como 100; Itália, 90; Canadá, 65, a Holanda, 60 a 85, a Noruega, 56, o Japão, 42; Dinamarca, 30, e Israel, 20.
Vários clientes são relatados para ser infeliz sobre entregas atrasadas eo aumento dos preços, no entanto, e todos esses números ainda podem mudar. A Itália já cortou sua ordem de 131 e na Dinamarca a partir de 48.
Olhando para fora dos Estados Unidos, Aboulafia disse que os programas militares mais europeus têm potencial limitado.
A França já anunciou uma redução na sua aquisição total da Dassault Aviation Rafale lutador para 225 de 286. A Índia, por sua vez, no início do ano passado nomeou o Rafale como a sua primeira escolha para 126 aviões - mas não se comprometeu a uma ordem.
Com as economias do Sul da Europa austeridade no modo completo, o Eurofighter Typhoon também está vendo cortes nas compras projetadas pela Espanha, que confirmou em agosto que planejava adiar a sua compra de 12 dos aviões.
SNB

Lockheed Martin Skunk Works ® - Passado, Presente e Futuro Innovations


SNB

Piloto Relata Tales de SR-71 Blackbird

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Esquadrão operacional francês está para receber Rafale com AESA

Segundo reportagem do site Flightglobal, executivo da Thales informou no Paris Air Show 2013, que ocorre em Le Bourget, que um esquadrão operacional francês receberá, nas próximas semanas, seu primeiro caças Dassault Rafale equipado com um novo radar AESA (varredura eletrônica ativa).
A declaração foi dada por Bruno Carrara, diretor do programa Rafale na Thales, que é a empresa fornecedora do radar RBE2 AESA. Carrara informou: “O primeiro avião equipado com a nova antena será entregue às forças no final de junho ou início de julho. ” Ele acrescentou que o sensor em questão foi entregue à linha de montagem final da Dassault, em Merignac, no final de 2012, dizendo também que a produção da antena AESA atualmente está numa cadência de 11 por ano.
Ainda segundo o executivo, “Mont-de-Marsan* está responsável por definir táticas sobre como se utilizará esse novo equipamento. As respostas que recebemos a respeito dos testes que eles realizam mostram que conseguimos atender a todas as expectativas.”
Entre os benefícios do novo sistema, são divulgadas características como a duplicação do alcance de detecção, frente a ameaças aéreas, e a capacidade de produzir imagens do terreno em apoio a operações ar-solo. O equipamento faz parte de propostas de exportação do Rafale. A Thales também realiza trabalhos de redução de riscos para o Ministério da Defesa da França, referentes a um novo pod (casulo) laser de designação de alvos. O equipamento deverá suceder o atual pod Damocles empregado no Rafale.
FONTEFlightglobal

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45% do novo avião da Embraer é produzido em Portugal

O presidente da Empresa de Engenharia Aeronáutica (EEA), Jacinto Bettencourt, revelou esta quinta-feira, no Salão Internacional da Aeronáutica «Le Bourget», que 40 a 45% do novo avião da Embraer «é desenhado e produzido em Portugal».

«Não só nunca tínhamos entrado num programa destes, como entrámos com uma participação muito significativa», explicou Jacinto Bettencourt, referindo-se ao programa KC-390, que representa «um primeiro e significativo passo» de Portugal na indústria aeronáutica de asa fixa.

«É um programa de desenvolvimento da maior aeronave que alguma vez a Embraer desenvolveu, uma aeronave militar na qual Portugal participa em várias áreas: sistemas e 'software', engenharia e desenvolvimento, certificação e testes e na produção de ferramentas», escreve a Lusa.

A EEA foi designada a entidade gestora da participação portuguesa no programa com a Embraer, com o papel de mobilizar as empresas das áreas de aeroestruturas e 'software' em torno de consórcios tecnológicos do KC-390.

«Apresentarmo-nos como uma empresa portuguesa que é capaz de atuar como integrador de outras empresas portuguesas em grandes programas aeronáuticos, com o suporte do nosso principal parceiro de engenharia que é o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), que tem a maior equipa de engenharia aeronáutica em Portugal», é o objetivo da EEA, explica o presidente.

A EEA é fornecedor direto da Embraer em engenharia, com o CEIIA, e faz o projeto e cálculo estrutural de três módulos: leme de profundidade, a barriga do avião e a fuselagem central.

De seguida, esses módulos são produzidos nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), com quem a EEA tem uma parceria alargada. As OGMA subcontratam, com a EEA, empresas de ferramentas e compra ainda peças, área na qual a EEA intervém em qualidade.

Jacinto Bettencourt explicou que, «como gestor de programa, o objetivo é maximizar a incorporação nacional», fazendo com que «o máximo de empresas portuguesas participem no programa».

O objetivo da EEA é arranjar programas aeronáuticos, da Embraer ou de outros construtores mundiais, que permitam alavancar a indústria.

«A Embraer está a apostar fortemente em Portugal, temos que aproveitar esta oportunidade», frisou.

O presidente da EEA considerou que tem que haver um processo de sensibilização de «todos os intervenientes, desde o ponto de vista da diplomacia económica, à identificação de medidas de financiamento, mesmo os atores políticos».

O objetivo é que a aposta na aeronáutica seja «uma aposta estratégica do Estado português e faça parte da chamada campanha de re-industrialização que se está a pensar neste momento em Portugal», explicou.

«Na prática tudo isto se traduz em exportações de produtos de alto valor acrescentado», afirmou Jacinto Bettencourt, considerando que «é necessário mostrar uma grande coesão da indústria, que as empresas, que não são grandes empresas, estão unidas em consórcios complementares, com uma liderança disciplinadora e vertical, da EEA e de outras empresas que sabem liderar produtos nesta área, que há apoio político e formas de financiamento criativas».

A EEA participa pela primeira vez no Salão Internacional da Aeronáutica, Le Bourget, na região de Paris, que acolhe este ano 19 empresas portuguesas até ao próximo domingo.
SNB

TECNOLOGIA - FAB expõe projetos de reaparelhamento em audiência pública

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, na terça-feira (18/06), de uma audiência pública da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). No encontro, o vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, explicou aos parlamentares a missão e os programas em desenvolvimento na instituição.
“Nesta reunião foi possível dar destaque particular para o programa espacial, principalmente ao projeto do Veículo Lançador de Satélite. Além disso, apresentei vários outros projetos da área aeronáutica, entre eles, o desenvolvimento da aeronave cargueira KC-390 e também de armamentos  essenciais, como os mísseis infravermelho e antirradiação”, ressaltou o Major-Brigadeiro Alvani.
Na audiência pública, representantes do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil também expuseram seus programas na área tecnológica.“Estamos discutindo aqui na Câmara a aprovação do Código Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesse sentido, este encontro foi um momento importante porque foi possível verificar as dificuldades e também as contribuições que as Forças podem dar para o aperfeiçoamento desta legislação”, disse o deputado Izalci Lucas Ferreira, presidente da Frente Parlamentar.
No final da reunião, houve um debate sobre os projetos apresentados. O encontro foi uma oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas na área tecnológica. “A nossa frente parlamentar estará fazendo de tudo para prestar uma grande contribuição ao trabalho das Forças Armadas”, avaliou o deputado Sibá Machado. “O Brasil tem capacidade para produzir alta tecnologia. O que nos falta é recurso com fluxo contínuo para que tenhamos resultados adequados”, complementou o deputado Colbert Martins. 
Fonte: Agência Força Aérea
SNB

Hackers prejudicam vantagem de programa de armas dos EUA

Washington - O roubo por hackers de dados confidenciais envolvendo programas como o F-35 Joint Strike Fighter tira uma grande vantagem dos EUA, ao permitir que rivais acelerem o desenvolvimento de suas próprias aeronaves, um alto funcionário do Pentágono disse nesta quarta-feirO diretor de aquisições de defesa Frank Kendall disse em audiência no Senado que estava razoavelmente confiante de que informações sigilosas relacionadas com o desenvolvimento do F-35 estavam bem protegidas.
"Mas eu não estou confiante de que nossa informação não classificada esteja tão bem protegida", disse.
"Muito disso está sendo roubado agora e é um grande problema para nós", disse Kendall uma audiência no Senado sobre o desenvolvimento do lutador da Lockheed Martin, chamada de aeronave de quinta geração capaz de fugir de radares e integrada a sistemas de defesa aérea.
O F-35 é o programa de armas mais caro da história dos EUA. Os EUA tem oito parceiros internacionais e pretende adquirir cerca de 2.450 aeronaves a um custo de quase 400 bilhões de dólares.
Respondendo a perguntas de senadores interessados em saber se o roubo cibernético havia deixado a F-35 vulnerável a ataques, Kendall disse que sua principal preocupação era que a vantagem de concepção e produção foi perdida para os poderes concorrentes.a.

SNB

Abin monta rede para monitorar protestos pela internet

São Paulo - Sem detectar as manifestações combinadas pelas redes sociais e que nesta quinta-feira, 20, terão como alvo o Palácio do Planalto, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) montou às pressas uma operação para monitorar a internet.O governo destacou oficiais de inteligência para acompanhar, por meio do Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp, a movimentação dos manifestantes. A avaliação na agência é de que as tradicionais pastas do governo que tratavam de articulação com a sociedade civil perderam a interlocução com as lideranças sociais.
A decisão foi tomada após uma crise entre assessores civis da presidente Dilma Rousseff e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que não teria alertado o Planalto das manifestações da semana passada em São Paulo e que desencadearam em uma onda de protestos no Brasil.
Nos últimos dois meses, os agentes da Abin e de outros órgãos de inteligência foram deslocados para a segurança da Copa das Confederações, negligenciando outras áreas.
Com a eclosão da crise, o potencial das manifestações passou a ser medido e analisado diariamente pelo Mosaico, um sistema online de acompanhamento de cerca de 700 temas definidos pelo ministro-chefe do GSI, general José Elito.
Nos relatórios, os oficiais da agência tentam antecipar o roteiro e o tamanho dos protestos, infiltrações de grupos políticos e até supostos financiamento dos eventos. "O monitoramento, acompanhamento dos assuntos nacionais é dever de todos nós, independentemente de qualquer assunto", disse o ministro.

O governo destacou oficiais de inteligência para acompanhar, por meio do Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp, a movimentação dos manifestantesO GSI colocou grades duplas em torno do Palácio do Planalto para reforçar a segurança em preparação para um protesto marcado para hoje. Em dias de manifestações, as instalações presidenciais são protegida na parte interna, pelos seguranças do GSI e pela Polícia do Exército, e, na parte externa, pela Polícia Militar do Distrito Federal.Manifestações

Embora o governo tenha anunciado nesta quarta-feira à noite a redução das tarifas do transporte público no Rio, ativistas sairão em um novo protesto nesta quinta-feira à tarde no centro. A concentração será às 17 horas em frente à Igreja da Candelária. A ideia é ir até a sede administrativa da prefeitura e fazer vigília durante a madrugada. Mais de 350 mil pessoas já haviam confirmado presença no ato, por meio das redes sociais.
"Estamos felizes com a redução da tarifa, e o ato desta quinta deve ser uma comemoração, mas a luta está só começando. Exigimos tarifa zero", disse Raphael Godoi, um dos líderes. Em Porto Alegre, uma nova manifestação está programada para a noite desta quinta, no Paço Municipal. O ato será acompanhado pela Brigada Militar. O governador Tarso Genro (PT) disse que manifestações c são um sinal de "vitalidade da sociedade", mas pediu que quem for ao ato de amanhã não faça depredações.
Em Salvador, a manifestação desta quinta contra o aumento de tarifas deve passar perto Arena Fonte Nova, onde Nigéria e Uruguai se enfrentam pela Copa das Confederações. O governador Jaques Wagner (PT) já se disse favorável às manifestações populares, mas alerta que abusos serão coibidos. "A orientação (da PM) é preservar a integridade de todos, esperando a mesma postura dos manifestantes." ( Colaboraram Heloisa Aruth Sturm, Marcelo Gomes, Fábio Grellet, Elder Ogliari, Tiago Décimo e Vitor Villar)
SNB

terça-feira, 18 de junho de 2013

Embraer e Boeing fazem parceria para promover cargueiro militar KC-390

A Embraer e a Boeing anunciaram nesta terça-feira (18) uma parceria para a promoção e a venda da aeronave multi-missão de transporte militar de médio porte e reabastecimento aéreo, o KC-390, da fabricante brasileira.
A Boeing vai liderar as campanhas de vendas, oferecendo também suporte e treinamento, nos Estados Unidos, no Reino Unido e em mercados selecionados do Oriente Médio. Já a Embraer irá fabricar a aeronave e colaborar nas vendas, suporte e treinamento.
As estimativas iniciais do mercado potencial para o KC-390 são de aproximadamente 700 aeronaves, mas esse número poderá aumentar com a inclusão de novos mercados, segundo a Embraer.
"O anúncio feito hoje reforça o amplo acordo de cooperação que a Boeing e a Embraer firmaram em 2012. As empresas estão colaborando nas áreas de eficiência e segurança de voo, pesquisa e tecnologia, produtos de defesa e biocombustíveis sustentáveis para a aviação", informou a fabricante brasileira, em comunicado.
A fabricante está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea Brasileira e espera fazer o primeiro voo teste no segundo semestre de 2014.ENCOMENDAS
A Embraer também informou nesta terça-feira ter recebido encomendas de aviões feitas por companhias aéreas da Venezuela, Japão, Índia, e também da Lituânia.
A fabricante afirmou ter assinado contrato com o Consórcio Venezolano de Indústrias Aeronáuticas y Servicios Aéreos (Conviasa) para a compra de mais sete jatos E-190. O acordo confirma opções contratadas em uma negociação anterior que contemplava seis pedidos firmes e 14 opções.
Assim, a Conviasa passa a ter 13 pedidos firmes do E-190, além de manter opções adicionais para outras sete aeronaves do mesmo modelo.
Já a Japan Airlines (JAL)(fez um pedido firme para mais quatro E-170, sendo esta uma encomenda que já está incluída na carteira de pedidos da Embraer como "cliente não divulgado". Com este novo acordo, o pedido total da JAL para o E170 soma 15 aeronaves.
Ainda na Ásia, a Air Costa, da Índia, adquiriu três E-Jets para o lançamento de um serviço regular de rotas regionais. Dois E-170 foram arrendados junto à ECC Leasing, subsidiária da Embraer, enquanto uma unidade do E-190 foi adquirida diretamente da fabricante. A encomenda também já está incluída na carteira de pedidos da Embraer como "cliente não divulgado".
Por fim, a Air Lituanica, da Lituânia, adquiriu dois aviões da Embraer e irá lançar seus serviços regulares em 30 de junho, com um E-170 arrendado de terceiros. Em julho, a companhia aérea adicionará outro E-Jet ao acordo, um E-175, arrendado da ECC Leasing Company.
NOVOS JATOS

Na segunda-feira, a Embraer anunciou investimentos de US$ 1,7 bilhão nos próximos oito anos para reformular sua linha de aviões E-Jets.
A fabricante brasileira também disse ter recebido encomendas potenciais de centenas de aeronaves estimadas em US$ 18 bilhões.
FOLHA...SNB

Lutador ambições brasileiras FX lutador -2

por  REUBEN JOHNSON
O Brasil tem sido conhecida como a casa da Embraer, que continua a disputar o posto de terceiro maior produtor de aeronaves comerciais do mundo, atrás da Boeing e da Airbus. Embora o resto da indústria aeroespacial do país e do setor de defesa tende a ficar bem atrás o EUA e na Europa, a situação pode estar prestes a mudar.Como no resto do mundo, a indústria do Brasil tem sido um processo de consolidação por vários anos. Isso tem visto uma série de empresas menores puxados para tornar-se divisões de consórcios maiores, que têm uma pegada significativa em mais de um setor da economia.

"O negócio de defesa aqui é agora um jogo que está sendo jogado por um número menor de jogadores maiores", disse um analista de defesa brasileiro, falando a AIN sob condição de anonimato. "E o nome do jogo agora é para esses agrupamentos maiores de empresas para o desenvolvimento de ativos, parcerias de trabalho fora do Brasil."
Um dos exemplos mais visíveis foi a aquisição de 2011 do ar lançado armas fabricante Mectron pelo conglomerado brasileiro Odebrecht. A empresa, ainda usando o rótulo Mectron em sua linha de produtos, agora comercializa-se como Odebrecht Defesa e Tecnologia.
Desde a aquisição, a empresa se ​​ramificou para além de algumas de suas parcerias tradicionais com mísseis fabricante Denel da África do Sul, e fez um acordo para produzir sob licença o russo projetado KBP Pantsir-S1 ( NATO designador SA -22) ar de curto alcance sistema de defesa, juntamente com um grupo de empresas brasileiras que fabricam os principais componentes do subsistema. Este projecto com a Rússia KBPilustra a outra tendência agora na indústria aeroespacial brasileira: um impulso para encontrar projetos que as empresas do país podem cooperativamente melhorar no projeto e / ou desenvolver, juntamente com uma empresa estrangeira antes de fabricação desse produto para o Brasil ea terceira Unidas.
A defesa altamente diversificada produtora de sistemas, Avibras, está envolvido em apenas um projeto como este, envolvendo a re-engining da MBDA Exocet míssil, especificamente a MM 38, MM 40 Bloco 2 e AM 39. O programa deve começar com a re-engining para o Brasil da MM 40 Bloco 2 modelos e, posteriormente, a PM 39s, que será usado nos helicópteros Super Puma brasileiros. Avibras ea Marinha do Brasil realizou um teste de fogo no ano passado usando um Exocet com um de seus motores de foguete com a seção de ogiva substituído por uma unidade de telemetria da Mectron, que também foi igualmente envolvido no desenvolvimento.
Uma das parcerias mais recentes é o mais recente link-up do Brasil entre Santos Lab (Hall 3 Suporte C/D30) ea controlada Insitu Boeing. Ambas as empresas produzem uma linha de pequenos UAV s, alguns dos quais podem ser lançados no campo por um soldado indivíduo que lança o veículo para o ar como se fosse um avião de papel, como seu sistema de propulsão é ligado.
No entanto, uma parceria muito maior gira em torno do concurso com muito atraso para a planejada FX lutador -2, que está sob consideração de uma forma ou de outra, desde 1997. A mais recente iteração teve três finalistas da-Suécia Saab Aerospace JAS-39E / F Gripen, o francês Dassault Rafale e Boeing F/A-18E/F como o EUA  de entrada.
Projetado para substituir uma frota de envelhecimento caças da Força Aérea para a Força Aérea Brasileira ( FAB ), o FX -2 veria a aquisição de 36 novas aeronaves a ser licença-produzido no Brasil. O pressuposto do programa foi com follow-on aquisições, o número total de qualquer modelo deve ser selecionado pelo FAB viria para 120 aeronaves.
O objetivo a longo prazo do FX programa -2 foi para própria indústria do Brasil a produzir um lutador que poderia ser vendido para fora do Brasil, além de FAB própria exigência 's. A dificuldade é que o programa de longo diferido parece estar a atingir o ponto de ruptura, tanto para os potenciais compradores e vendedores.
Falando off the record, os executivos com as três empresas em licitação para o programa têm-se queixado de "fadiga do Brasil" sobre quanto tempo o processo continua a rolar sem uma decisão ter sido tomada. A validade das propostas comerciais que acompanham cada um dos lances dos três empresas, que incluem a participação da indústria e acordos de preços, tiveram de ser repetidamente prorrogado para além de cada período de validade planejada desde 2009. A última prorrogação expira em setembro e licitantes parecem relutantes em ir junto com a procrastinação ainda mais político.
FAB não é menos frustrado com os atrasos. A Força Aérea concluiu a avaliação das três propostas há algum tempo e tem estado à espera que os políticos eo presidente Dilma Rousseff a tomar uma decisão.
Pouco antes do abril 2013 LAAD defesa show no Rio de Janeiro, Brig. Gen. Carlos Baptista Júnior, o chefe cessante da FAB 's Comissao Coordenadora que Programa de Aeronave de Combate, que é responsável por administrar a aquisição lutador, fez um discurso no qual ele alertou que os atrasos intermináveis ​​da FX decisão -2 foram começando a comprometer a capacidade de força para realizar até mesmo suas missões mais básicas.
De acordo com o brigadeiro, o "ponto focal do problema" que precisa ser abordada peloFX aquisição -2 é a FAB "diminuir a capacidade operacional" 's e "não a qualquer outro aspecto." Na sua opinião, muita atenção tem sido dada às ambições não cumpridas para a transferência de tecnologia para a indústria de defesa do Brasil, em detrimento de alcançar a decisão final a FAB precisa para renovar sua frota de caças.
Claramente, esta aquisição vai ser a mais transformadora de todos na história do setor aeroespacial do Brasil. A questão é se a decisão virá tarde demais para alguns dos benefícios esperados que este programa deve trazer para a indústria brasileira a ser realizado.
Há 20 expositores brasileiros aqui no Paris Air Show, em grande parte concentrada no Hall 3. Além da Embraer, o ponto focal da presença do país sul-americano esta semana é o da Defesa do Brasil e da Segurança Industries Association ( ABIMDE ).
.ainonline.com..SNB

Rússia para iniciar a construção do protótipo do novo pesado ICBM em 2014

RIA Novosti) - A Rússia vai começar a construção de um protótipo de um pesado de combustível líquido míssil balístico intercontinental (ICBM), em 2014, informou uma fonte do Ministério da Defesa, disse terça-feira.
Em 2011, o exército russo anunciou planos para construir o míssil até 2018. Espera-se para substituir o Voyevoda (SS-18 Satan) ICBM, o que tem sido em serviço desde 1967.
"A construção de um protótipo em tamanho real desse míssil terá início no próximo ano", disse a fonte, acrescentando que o projeto do míssil foi aprovado em 2012.
Até agora, todos os recentes projetos de ICBM da Rússia, tanto mar-launched (Bulava) e terrestres (Topol-M, Yars), foram de combustível sólido.
Forças de Mísseis Estratégicos comandante coronel-general Sergei Karakayev da Rússia disse no ano passado que o novo ICBM teria uma massa de lançamento de cerca de 100 toneladas, com uma melhor relação carga-to-lançamento de peso do que um míssil de combustível sólido.Como resultado, o míssil poderia levar ogivas mais potentes, incluindo MIRVs com elementos chamariz.
Combinado com o avançado sistema de metas de ICBM, que está sendo desenvolvido na Rússia, o míssil será capaz de penetrar as defesas de mísseis mais sofisticados em qualquer lugar do mundo, especialistas russos e funcionários acreditam.
SNB

Rússia vai lançar mais de 100 projetos de alta tecnologia no Air Show

RIA Novosti) - A estatal russa empresa de alta tecnologia vai rolar mais de 100 novos desenvolvimentos militares e civis no Paris Air Show, Russian Technologies (Rostec) alto executivo nesta segunda-feira.
Estes incluem o avançado Ka-52 Alligatorhelicóptero de ataque e um helicóptero civil, Mi-171A2 modernizados, bem como aviônicos militares e civis, Rostec vice-chefe Vladimir Artyakov disse à RIA Novosti no show, que estreou segunda-feira e vai até domingo no aeroporto Le Bourget na França.
O Ka-52 é devido a ser certificada em 2014 e entrar em produção a partir de 2015, disse ele.
Radioelectronic Technologies exploração, parte de Rostec, disse que vai usar o show aéreo para desvendar a sua multirole Sukhoi Su-35S lutador equipado com a mais rígidos sistema de navegação inercial PECADOS-SP2.
O sistema, que determina a localização de uma aeronave na ausência de navegação por satélite e links de comunicação com os serviços terrestres, serão utilizados na a quinta geração T-50 lutadorcomo parte do PAK-FA (futura aeronave de combate tático) programa.
Artyakov também disse segunda-feira que o russo aeronaves motor fabricantes Salyut e Saturno ter concluído o desenvolvimento da segunda fase de um motor de avião de quinta geração, embora ele não ofereceu nenhuma indicação de quando o desenvolvimento do novo motor seria finalizado. T-50 aviões estão voando com o que é conhecido como um motor de 4 + + geração.
T-50 caças são devidos a entrar em serviço com as forças armadas do país, em 2016, e não 2015, como foi anunciado anteriormente, o presidente Vladimir Putin disse em um Q & A sessão ao vivo com o público russo em abril.
O T-50 fez seu primeiro vôo em janeiro de 2010 e foi apresentado ao público no Moscow Air Show em 2011. O T-50, que será o núcleo da frota de caças futuro da Rússia, apresenta elementos de tecnologia stealth, super-manobrabilidade, capacidade de super-cruzeiro (vôo supersônico sem uso de pós-combustor) e um avançado conjunto de aviônicos, incluindo um X-band ativa phased array radar.
SNB