terça-feira, 12 de março de 2013

Com 98% dos votos, Malvinas continuam sendo território ultramar inglês

SYLVIA COLOMBO.. Os moradores das ilhas Malvinas (Falklands) decidiram, por 98% dos votos, continuar sendo parte do Reino Unido. A participação foi de 92% do padrão. O resultado do referendo foi divulgado nesta segunda, às 22h30, na sede do poder municipal.
Do lado de dentro se reuniam as principais autoridades, empresários e imprensa local e internacional, do lado de fora a população começou uma festa de rua, com música, barracas de comida e fogos.
"Don't Cry For Me, Argentina", em versão dançante, e "Rule Brittania" ecoaram pelas principais ruas de Stanley desde às 18h, quando a votação foi encerrada. "É a maior festa das ilhas Falklands desde a `liberação'", disse o radialista Patrick Watts, veterano membro da sociedade local, que narrou a invasão argentina em 1982, no início da Guerra das Malvinas.
Nomeado pela rainha da Inglaterra, o governador britânico das ilhas diz que o apoio do Brasil à reivindicação argentina da soberania das ilhas é "uma decepção".
"Não tem lógica alguma que seu país não nos reconheça. Espero que depois do referendo o governo brasileiro se convença a mudar a relação conosco", disse à Folha Nigel Haywood, em entrevista realizada em sua casa, à beira do mar, em Stanley.
"O Brasil poderia colaborar na exploração do petróleo e fazer negócios ajudando em nosso abastecimento", completa.
Desde dezembro de 2011, o governo brasileiro apoia uma decisão argentina de não deixar que navios com bandeira das Falklands pare nos portos do Mercosul. "Isso é um bloqueio econômico, não há outro nome, e nos prejudica muito", diz Haywood.
O governo das ilhas decidiu realizar o referendo depois que Cristina Kirchner elevou o nível de agressividade da reivindicação argentina pela soberania das ilhas, nos últimos meses.
Haywood diz que espera que a vitória arrasadora do ªsimº tenha impacto nas novas gerações de argentinos. "Sabemos que a mentalidade está mudando. E que os argentinos são uma coisa, o governo é outra. Nosso enfrentamento atual é com o kirchnerismo, não com os argentinos, de quem gostamos muito e que estão convidados a nos visitarem sempre que quiserem", declara.
Ele diz, ainda, que o sistema educacional argentino, "baseado em slogans", é o principal responsável pelo sentimento nacional de pedir as ilhas. "Gostaria que os argentinos tivessem uma opinião melhor informada sobre o que acontece aqui e sobre a nossa vontade."
O governo das Falklands fará uma ampla divulgação do resultado, enviando diplomatas e comissões de jovens para dar palestras em mais de 25 países.
Ontem, segundo e último dia de votação, repetiram-se as demonstrações patrióticas dos moradores, que saíram às ruas com bandeiras britânicas e usaram roupas nas cores azul e vermelha para irem votar.
O governo argentino diz que o referendo é ilegal e não reconhece a existência dos "kelpers" (habitantes das ilhas) como parte na disputa com o Reino Unido.
A embaixadora argentina em Londres publicou um artigo no "Guardian", intitulado "Um voto sem sentido", em que diz que os ingleses estão "sozinhos no mundo" e que o referendo não muda o "eixo da disputa", que é com o Reino Unido.
Já o primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou que "os argentinos devem respeitar o princípio de autodeterminação e que melhor exemplo de autodeterminação que o fato de que os ilhéus possam expressar-se através de um referendo?"

FOLHA DE S PAULO ....SNB

Índia testa com sucesso novo míssil de cruzeiro


A Índia realizou hoje com sucesso o primeiro teste do míssil subsônico de médio alcance Nirbhay, lançado a partir do polígono de Chandipur, no estado oriental de Orissa, informou o canal de televisão NDTV.

O desenvolvimento do míssil Nirbhay começou em 2007, revela o diretor da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO, na sigla em inglês), Vijay Kumar Saraswat. Segundo dados divulgados, o referido míssil é capaz de transportar diferentes tipos de ogivas, incluindo ogivas nucleares.
VOZ DA RUSSIA..SNB

China lança desafio à EEI

Natália Kasho.....

A China é a única grande potência que não participa do programa da Estação Espacial Internacional. Mas no ano em curso, a China, parece, tenciona lançar um sério desfio à EEI: este verão, três cosmonautas irão habitar a estação orbital chinesa Tiangong 1(Palácio Celeste, em chinês).

Este “palácio” foi "inaugurado" em junho de 2012, quando a China conseguiu pela primeira vez acoplar uma nave tripulada com o módulo Tiangong 1. A taikonauta Liu Wang, primeira mulher chinesa no espaço, fazia parte da troika de primeiros visitantes espaciais do módulo.
O segundo acoplamento bem-sucedido da nave pilotada com o módulo orbital significará que a China criou seu sistema independente de transporte espacial. O país deu o primeiro passo nessa direção em 2003, enviando para órbita o primeiro homem. Em 2008, a China efetuo a primeira saída do homem para o espaço aberto.
Qual a razão de a China, passados dezenas de anos, percorrer o mesmo caminho que a União Soviética e os Estados Unidos haviam ultrapassado em tempos? O dirigente do Centro de Investigações e Prognósticos Políticos, Andrei Vinogradov, referiu três causas, como mínimo:
“É prestigioso ter um programa pilotado. A China, de fato, pretende um dos lugares liderantes no mundo, inclusive na ciência e técnica. Por isso, a cosmonáutica pilotada é um símbolo para o país tanto no plano internacional, como interno. Tal diz respeito também à ciência fundamental que exige consideráveis investimentos, embora não proporcione resultados imediatamente. As tecnologias que se desenvolvem para a investigação espacial serão aplicadas inevitavelmente em setores tanto civis, como militares”.
A China apoia-se em seus próprios projetos na exploração espacial mas o país também utiliza tecnologias russas modernizadas: sistemas de manutenção de vida e tecnologias de construção de escafandros, que foram vendidas à China logo após a desintegração da União Soviética. Os peritos destacam também semelhança entre as naves Shenzhou e seus congéneres da família Soyuz. Ao mesmo tempo, os análogos chineses são mais potentes e com maiores capacidades de manobra. Cientistas apontam também que o módulo Tiangong 1 é pouco diferente da estação soviética Saliut.
Ao mesmo tempo, os planos chineses imitam por enquanto as iniciativas soviéticas. A tarefa atual consiste em construir uma estação orbital, embora de menores dimensões em comparação com a Mir russa. Por outro lado, a China desenvolve sua cosmonáutica pilotada independentement da Rússia, dos Estados Unidos, da União Europeia, do Canadá e do Japão. Alguns peritos sustentam que fará isso por motivos políticos. Andrei Vinogradov tem uma opinião diferente:
“A China não tem por enquanto nada para mostrar. Se o país começar quaisquer grandes programas conjuntos, todos entenderão o nível real da cosmonáutica chinesa. Tudo que acontece hoje não passa de reconstrução do programa pilotado soviético, realizado há dezenas de anos. Os chineses devem acumular sua própria experiência, para provocar um sério interesse por parte de especialistas”.
Em qualquer caso, o agrupamento orbital da China já se equiparou ao russo pelo número de satélites. Ao mesmo tempo, a China ultrapassou consideravelmente a Rússia pelos prazos de existência ativa de satélites. Em 2010, o país equiparou-se pela primeira vez aos Estados Unidos pelo número de lançamentos. Na altura, ambos os países tinham efetuado 15 lançamentos espaciais bem-sucedidos cada um. Ao mesmo tempo, os foguetes chineses colocaram em órbita 20 satélites; os americanos – 35.
A China está entrando a ritmos impetuosos no espaço. Em 2013, o país pretende colocar em órbita 20 aparelhos espaciais. Se os lançamentos forem bem-sucedidos, a China superará por este indicador a Rússia e os Estados Unidos. Os peritos destacam que aproximadamente 75% destes satélites serão utilizados direta ou indiretamente para fins militares.
VOZ DA RUSSIA...SNB

Pequim acusa EUA de ataques contra sites institucionais

Pequim - Um relatório estatal da China acusou os Estados Unidos de estarem por trás de boa parte dos ataques sofridos nos últimos dois meses por sites institucionais do país asiático, afirmou nesta segunda-feira a agência "Xinhua", algumas semanas depois que um documento similar denunciou ataques cibernéticos de chineses contra interesses americanos.Segundo a agência "Xinhua", o relatório - publicado pelo Centro de Coordenação Nacional de Respostas a Emergências de Rede (CNCERT) - afirma que 85 páginas da internet de instituições e companhias estatais foram atacadas do exterior entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013.
Entre as "vítimas", afirma o documento, se encontram o site oficial da voz do Partido Comunista, o "Diário do Povo" (people.com.cn), e o portal de informações governamentais China.com.cn.
Apesar de todos os ataques não terem origem nos Estados Unidos, este é o país de onde foram feitas mais tentativas, um total de 5.792 (em 39 dos 85 sites atacados).
Além disso, uma terceira parte dos servidores (2.194 de 6.747) que utilizaram "cavalos de tróia" e outros aplicativos para controlar cerca de 1,9 milhões de computadores na China estão localizados nos Estados Unidos, segundo o relatório.Este também destacou que 73% das tentativas de "phishing" (fraude com falsos sites de bancos e outras companhias) na China procediam dos Estados Unidos.No dia 19 de fevereiro, um relatório da empresa americana Mandiant acusou o exército chinês de estar por trás de uma série de ataques cibernéticos contra empresas, instituições e infraestruturas dos EUA.
Não é a primeira vez que os EUA fazem acusações deste tipo, mas a novidade nessa ocasião foi que o relatório localizava com detalhes as origens dos ataques, um edifício do exército chinês em um bairro de Xangai.
No sábado passado, o ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, pediu uma maior colaboração internacional contra os ataques dos piratas da informática, e reiterou a rejeição das acusações de que a China estaria por trás de vários ataques cibernéticos contra os EUA.
"Quem tenta fabricar ou criar uma história sensacionalista que sirva para seus motivos políticos não poderá manchar o nome de outros, muito menos limpar o seu", afirmou o ministro.
EXAME...SNB

Trens de SP são alvos fáceis de crackers, diz especialista


O criador do evento de segurança HackingDay, Gustavo Lima, revela o motivo dos sistemas das instituições governamentais serem frágeis e fáceis de invadir..São Paulo – O evento de segurança HackingDay, que acontece em 13 de abril em São Paulo, ganhou atenção da Polícia Civil e da cúpula do governo paulista. Tudo por causa de uma palestra que mostraria como um hacker, em poucos minutos, poderia paralisar os trens e o Metrô e causar um caos no transporte público da maior cidade do país.A preocupação dos homens do poder público foi grande: convocaram o organizador do evento e especialista em segurança, Gustavo Lima, para prestar esclarecimentos e contar detalhes da palestra, do hacker que apresentaria o problema de segurança e das falhas dos sistemas.

“Dias depois, recebi uma carta para cancelar a palestra do hacker. A solicitação era do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que estava preocupado com o conteúdo do curso”, afirma Lima.
Nesta entrevista à INFO, Lima explica como resolveu o imbróglio com o governo paulista. Revela também o motivo dos sistemas das instituições governamentais serem frágeis e fáceis de invadir.
Por qual motivo o governo paulista pediu o cancelamento da palestra?
O hacker iria demonstrar para nosso público, formado por estudantes e profissionais de tecnologia, que o sistema que controla os trens e Metrô de São Paulo têm falhas de segurança graves, que podem ser exploradas facilmente por crackers.
O governo considerou que a divulgação dessas brechas no sistema poderia causar uma série de ataques e provocar problemas na circulação dos trens. Em juízo, me comprometi a não realizar a palestra, já que havia um grande temor.
Você concordou com a atitude do governo?
Eu respeito. Mas eu deixei claro que o HackingDay visa apenas a informar e a mostrar os sérios problemas da área de segurança digital. O evento sempre respeitou as leis e apenas divulga as falhas de segurança para que elas sejam consertadas pelos especialistas.
Ou seja, o evento trabalha com educação e não ensinamos ninguém a ser cracker. Eu abomino qualquer um que tente ser mercenário ou fazer terrorismo digital.
Você alertou os responsáveis pelos sistemas que controlam os trens e Metrô de que há brechas de segurança nos sistemas?Sim. No começo do ano, antes de anunciar o HackingDay, enviei um e-mail informando o problema que poderia causar um caos no transporte público. Expliquei ainda que o tema seria explorado no evento. Como eles não me responderam, segui a vida e formatei a grade. Eu fiz minha parte como cidadão e como profissional.
Depois da censura, alguém mais do governo entrou em contato?
Não. Ninguém do departamento de TI ou de segurança das empresas que controla os trens e Metrô entrou em contato. Eu só espero que eles estejam trabalhando na solução do problema, que é muito grave.
Como está a situação dos sistemas dos órgãos públicos?
Os dados públicos que devem ficar guardados não estão seguros. Na Praça da Sé, em São Paulo, uma pessoa encontra, em banquinhas de software pirata, CDs com dados pessoais de milhões de cidadãos por apenas 10 reais.Como esses dados vazam das instituições?Eu sempre digo aos meus alunos e colegas de profissão: o problema não está no servidor que guarda os dados. O problema está na pessoa que tem acesso às pastas e arquivos do servidor. Os bancos governamentais, por exemplo, têm milhares de terceiros sem comprometimento com o sigilo das informações.
Esses, com o passar do tempo, ganham a confiança dos funcionários públicos e o acesso a dados confidenciais. Se um deles ou um funcionário público é mal intencionado, tem a chance da vida para roubar os dados e vendê-los a criminosos virtuais.
O governo pode investir bilhões em tecnologia, mas não resolverá o problema enquanto não capacitar e conscientizar seus colaboradores sobre os cuidados com os dados dos cidadãos e as senhas que dão acesso a sistemas importantes, como a do que controla os trens e o Metrô.
Fabiano Candido
EXAME..SNB

segunda-feira, 11 de março de 2013

Segurança Nacional Blog - YouTube

PC vai dividir espaço com outros tipos de dispositivo

EMERSON KIMURA..O computador pessoal em seus formatos mais tradicionais --desktop e laptop-- dificilmente deixará de existir. Ele apenas dividirá espaço com um número cada vez maior de dispositivos.
"A mobilidade e a facilidade para acessar informações a qualquer hora e de qualquer local têm impulsionado a demanda por tablets e smartphones", diz Ronaldo Miranda, gerente-geral da AMD Brasil. "Mas não acho que o PC morrerá. Ele evoluirá e continuará a ter utilidade."
Daniel Almeida/Editoria de Arte/Folhapress
"Para algumas funções, como digitação, ele é ainda imbatível", diz Paulo Iudicibus, diretor de novas tecnologias e inovação da Microsoft.
"Não enxergamos canibalização, mas sim multiplicação de equipamentos", afirma Carlos Rabello, gerente de produto da Dell. Os usuários não estariam substituindo o PC pelo tablet ou pelo smartphone, mas sim adquirindo estes sem eliminar aquele. A oferta cada vez maior de alternativas ao PC permitirá aos usuários escolher o melhor equipamento para cada necessidade ou circunstância, diz Rabello.
A ARM, que desenvolve os chips que equipam a grande maioria dos aparelhos móveis no mundo, vê um cenário mais favorável para ela.
"Os consumidores rapidamente adotaram a ideia de que tablets e smartphones podem ser usados como o principal dispositivo de computação", diz Antonio Viana, vice-presidente-executivo da empresa. "Hoje realmente vivemos em um mundo pós-PC."
Marcel Campos, diretor de produtos da Asus Brasil, acredita que a migração do PC para outros aparelhos pode até ocorrer, mas hoje é limitada pela interface e pelo software destes. Para ele, ainda há muito a evoluir em diversas áreas --como realidade aumentada e reconhecimento de fala e de gestos. "Antes de abandonarmos por completo o PC como o conhecemos, o que talvez ocorra daqui a 15 ou 30 anos."
"Se eu tenho um trabalho maior para fazer", conta Steve Furber, professor da Universidade de Manchester, "pego meu laptop, porque gosto do teclado completo e da tela maior para isso". Falta uma ferramenta melhor para inserir dados em dispositivos móveis, diz Furber, um dos criadores do processador ARM. "Talvez, quando um sistema de voz que funcione seja realidade, o problema desapareça e eu faça esse trabalho no meu iPad."
FOLHA DE S PAULO....SNB

Reino Unido pede que Argentina respeite resultado de plebiscito nas Malvinas


O governo do Reino Unido pediu à Argentina que respeite o resultado do plebiscito que começou ontem e termina nesta segunda-feira nas Ilhas Malvinas.
Os habitantes do arquipélago vão decidir se querem ou não seguir sendo um território ultramar do Reino Unido.
"Os argentinos devem respeitar o princípio de autodeterminação", diz um comunicado, que acrescenta ainda que o referendo é o melhor exemplo de autodeterminação.
A postura do Executivo britânico conta com o apoio do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Comuns. O presidente do comitê, o deputado Richard Ottaway, pediu que o resultado da votação seja respeitado por todos e disse que o direito de realizar um plebiscito como o dos kelpers é "um direito humano fundamental em todo o planeta".
Segundo o governo argentino, o referendo não tem valor legal e é uma manobra midiáitca.
"É uma manobra sem nenhum valor legal, [o plebiscito] não foi convocado nem supervisionado pelas Nações Unidas", disse a embaxiadora da Argentina em Londres, Alicia Castro, à rádio La Red, de Buenos Aires.
"Respeitamos seu modo de vida, sua identidade. Respeitamos que queiram seguir sendo britânicos, mas o território que habitam não é", comentou Castro.
O senador Aníbal Fernández, ex-chefe de gabinete de Cristina Kirchner, também comentou o plebiscito que, segundo ele, é uma manobra de publicidade do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e sem nenhum valor.
"Nunca haverá o direito de autodeterminação, porque estamos falando sobre uma população implantada nas ilhas logo que o Reino Unido ocupou o arquipélago", disse Fernández em entrevista à emissora Telefé.
O governo da Argentina, que reivindica que Londres abra negociações sobre a soberania das ilhas --ocupadas pelos britânicos desde 1833--, assinalou em reiteradas oportunidades que o referendo carece de validade legal para o direito internacional.
O conflito bélico entre os dois países pelas ilhas começou depois que a junta militar da Argentina decidiu ocupar pela força o arquipélago em 2 de abril de 1982. Em 14 de junho do mesmo ano, o país latino se rendeu após a morte de 649 argentinos, 255 britânicos e três ilhéus.
FOLHA ..SNB

Embraer projeta lançamento de nova geração de jatos em junho


ORLANDO (EUA) - A nova geração dos jatos regionais da Embraer provavelmente será lançada em junho, durante um evento do setor em Paris, disse hoje Paulo Cesar de Souza e Silva, diretor da divisão comercial da empresa.
A companhia espera conseguir aprovação do conselho de administração para começar a vender a segunda geração dos E-Jets “nos próximos meses”, afirmou o executivo, durante conferência em Orlando, no Estado americano da Flórida.
A meta do grupo é conseguir pedidos para já mostrar as novas aeronaves em junho. O objetivo é conseguir vender 800 jatos dos modelos já existentes até 2018, quando acredita que começará a entregar as unidades atualizadas.
A Embraer optou não seguir a rival canadense Bombardier, que está produzindo uma aeronave totalmente nova. A brasileira vai remodelar três modelos já existentes, que possuem de 75 a 105 assentos, com uma cabine de comando melhorada, uma nova asa de alumínio e motores que economizam combustível.
Na semana passada, a canadense revelou seu novo jato da CSeries, que compete com os menores aviões de corredor único da Airbus e da Boeing. “Não queremos dançar nos pés dos gigantes”, disse John Slattery, diretor comercial da Embraer.
A brasileira informa que a nova geração de E-Jets terá uma versão um pouco maior do E-195, levando-o ao mesmo patamar das outras unidades da família.
(Dow Jones Newswires)
VALOR.... SNB

Família Schürmann seguirá a rota dos chineses

VALOR ..SNB

Ministro da Defesa da Espanha chega ao Brasil na terça-feira


O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, inicia na segunda-feira uma viagem pela América Latina com o objetivo de reforçar as relações bilaterais.
O ministro visitará Brasil, Peru e Chile, países considerados de enorme potencial econômico, político e militar, informou o ministério em comunicado.
Antes de pisar em continente americano, Morenés fará uma escala em Cabo Verde na segunda-feira, onde se reunirá com o titular da Defesa deste país, Jorge Omero Tolentino.
Na terça-feira chegará ao Brasil, onde manterá uma reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Na quarta-feira aterrissará no Peru e também deve reunir-se com o titular da Defesa, Pedro Cateriano. Morenés fechará sua viagem na quinta-feira no Chile com uma reunião de trabalho com o ministro da Defesa, Rodrigo Hinzpeter.
Além da cooperação bilateral em matéria de Defesa, a venda de aviões de combate europeus Eurofighter e de carros de combate Leopard são alguns dos assuntos que centrarão as conversas.
Além disso, o ministro espanhol divulgará o modelo da Unidade Militar de Emergências (UME) como exemplo de unidade de elite das Forças Armadas contra catástrofes naturais.
Vários países latino-americanos se interessaram em implantar uma unidade deste tipo e a Espanha ofereceu sua ajuda.
YAHOO NOTÍCIAS ..SNB

Força Aérea dos EUA defende contrato vencido por Embraer


Reuters
WASHINGTON, 11 MAR - A Força Aérea dos Estados Unidos defendeu nesta segunda-feira sua decisão de conceder à Embraer e sua sócia Sierra Nevada um contrato de 428 milhões de dólares para a entrega de 20 aviões de ataque leve, apesar de enfrentar protestos renovados da Beechcraft.
"Estamos confiantes que esta decisão é bem fundamentada e que as propostas dos ofertantes foram total e justamente consideradas dentro do critério de avaliação", disse o porta-voz da Força Aérea, Ed Gulick, que não tinha nenhum comentário imediato sobre se seria emitida uma ordem de paralisar as encomendas.
A Beechcraft, conhecida anteriormente como Hawker Beechcraft, afirmou na sexta-feira passada que vai protestar contra a decisão, que se seguiu após uma nova concorrência realizada no ano passado.
A Embraer e a Sierra Nevada venceram um contrato inicial de 355 milhões de dólares em dezembro de 2011 para o fornecimento de aviões Super Tucano a serem usados no Afeganistão, mas a licitação foi suspensa após ser contestada pela Hawker Beechcraft.
O novo protesto é o capítulo mais recente de uma saga sobre a aquisição de equipamento militar envolvida com política. Representantes brasileiros expressaram desânimo no ano passado quando o contrato original com a Embraer foi suspenso, e consequências políticas do caso também surgiram na campanha eleitoral presidencial dos EUA.
A Força Aérea norte-americana desistiu de conceder o contrato inicial à Sierra Nevada e Embraer depois que encontrou "deficiências no processo de documentação que não poderia confirmar a adequação da decisão anterior", disse Gulick.
Nesta segunda-feira, ele disse que o mais recente contrato concedido à Sierra Nevada e Embraer envolveu um novo "time de avaliação, conselheiros internos e externos e uma nova autoridade para seleção".
Um órgão do governo norte-americano que supervisiona compras federais questionadas tem até 100 dias para decidir sobre o assunto.
A Beechcraft saiu de um processo de concordata no mês passado. A fabricante disse em um comunicado que a decisão da Força Aérea coloca 1.400 empregos em risco no Estado do Kansas e outros locais nos EUA.
Na noite de sexta-feira, a Embraer e Sierra Nevada disseram que sua oferta na competição dá garantia a manutenção de mais de 1.400 empregos nos EUA e acrescentou que o Super Tucano será montado em Jacksonville, na Flórida.
A Sierra Nevada conta com 2.500 trabalhadores e a Embraer tem 1.200 funcionários nos EUA.
(Por Andrea Shalal-Esa) 
SNB
Ilia Kramnik..

A questão do desenvolvimento de um novo bombardeiro de longo alcance (PAK DA, na sigla em russo), que entre 2020 e 2030 irá substituir as aeronaves Tu-95MS e Tu-22M3 (os bombardeiros mais modernos Tu-160 permanecerão em operação), volta novamente a ser discutido na imprensa.

Segundo algumas fontes, a Força Aérea já determinou o perfil da nova máquina. Será uma aeronave subsónica de grande raio de ação e quase invisível. De acordo com dados da mídia, a aeronave está sendo desenvolvida pela empresa de construção aeronáutica Tupolev.
Cortina de fumo de secretismo
No entanto, é bem possível que a informação divulgada na imprensa não corresponda totalmente à verdade. Os militares e os serviços secretos russos sabem esconder seus verdadeiros planos de forma profissional. Alguns dados publicados na imprensa suscitam dúvidas entre os especialistas. Antes de mais nada, devido à situação atual da empresa Tupolev, que hoje, na opinião de muitos peritos, não está em condições de realizar por si só um desenvolvimento de tal nível. Portanto, conjetura-se que um dos participantes (e, possivelmente, o principal) da cooperação seja o Gabinete de Projetos Sukhoi. A empresa possui experiência de desenvolvimento de aeronaves pesadas, ainda que bombardeiros de longo alcance desenvolvidos por ela não fossem colocados ao serviço.
Presume-se que o desenvolvimento do PAK DA possa basear-se no jato de quinta geração T-50 no âmbito do projeto PAK FA. Em particular, o bombardeiro pesado poderá ser dotado de quatro motores AL-41 (produto 129), semelhantes aos que serão instalados nos caças T-50 de fabricação em série.
O novo bombardeiro terá uma carga útil de armamento aproximadamente igual à dos aviões Tu-22М (até 20 toneladas). Graças aos motores econômicos de nova geração, seu alcance será próximo do do Tu-160.
Subsônico, supersônico, hipersônico?
Também não se deve tomar por garantido que a velocidade da nova máquina não exceda a velocidade do som.
Deve-se ter em conta que o novo bombardeiro irá substituir não só os Tu-95 estratégicos, mas também os bombardeiros Tu-22M de longo alcance, entre cujos objetivos está o combate antinavio. Para esta missão, a velocidade supersônica é absolutamente indispensável: a nova aeronave deverá ser capaz de vencer a defesa antiaérea dos navios do opositor e esquivar-se a ataques dos caças embarcados.
Ao mesmo tempo, a criação de uma aeronave hipersônica também parece quase inverosímil. A par de problemas tecnológicos no processo de desenvolvimento, tal teria um custo astronômico de fabricação. Devido a isso, sua produção em série (de 120 a 150 aviões) não será viável.
A Rússia herdou da URSS enorme experiência de desenvolvimento e operação de aviões supersônicos de longo alcance na Força Aérea e na aviação embarcada da Marinha. Portanto, tal solução caberia perfeitamente na lógica do desenvolvimento desse tipo de armas. Uma plataforma de longo alcance e velocidade supersônica será útil inclusive para a Marinha russa como aeronave de reconhecimento e determinação de alvos. A Marinha está apostando, como antes, no poder de fogo dos navios de superfície e submarinos porta-mísseis. Para estas embarcações, a existência de um "apontador" externo é um elemento criticamente importante.
Ainda é difícil dizer em que medida esses raciocínios correspondem ao modo de pensar dos chefes do Ministério da Defesa russo e da Corporação Unida de Construção Aeronáutica. No entanto, já há pouco tempo para conjeturas: a nova aeronave deverá decolar antes do fim deste decênio.
SNB

Satélite russo colidiu com fragmento de satélite chinês


O mini-satélite russo Blits colidiu com um fragmento do satélite meteorológico chinês Fengyun-1C.

Segundo os cientistas, a massa do fragmento podia não exceder 0,08 g. Bastou, porém, para alterar bruscamente os parámetros da órbita do satélite russo, que pesa apenas 7,5 kg. Este foi o segundo caso da história de colisão de artefatos em órbita.
O satélite Blits é uma bola refletora de vidro, destinado a acionar o sistema internacional de sondagem a laser.
O Fengyun-1C era um satélite que foi destruído em 2007, aquando do teste de uma arma anti-satélite pela China.
Serão necessárias observações adicionais para definir os danos sofridos pelo Blits e a viabilidade de continuação de sua utilização.
VOZ DA RUSSIA...SNB

ARGENTINA "A INGLATERRA INVADIU AS ILHAS MALVINAS, DESALOJANDO E ARGENTINA MASSACRANDO A POPULAÇÃO"


O analista internacional Marcelo Gullo, questionou a legitimidade do referendo sobre as Ilhas Malvinas, dizendo que o Reino Unido preso ilegalmente as ilhas massacrando a população local e trazendo seus próprios cidadãos para o arquipélago.
"O referendo não é legítimo, e não há uma história deste tipo, onde as Nações Unidas foi expresso ao dizer que este tipo de referendo é inválido, ou não tem compromisso legal", disse o especialista, referindo-se ao caso de Gibraltar.

"Porque há uma população nativa que vota decidir o seu destino, mas é uma população transplantado de uma metrópole da Inglaterra para as ilhas", argumentou.
"A Inglaterra invade Malvinas, a população da Argentina, expulsos pela força, as matanças, então lida com sua população de Inglaterra trouxe para as ilhas, e depois de um tempo o ocupante pretendia, que expulsou população da Argentina pela força, dizer que é dono das ilhas, e é uma incongruência absoluta ", superou o analista.
Por sua vez, o analista internacional, Stella Calloni, considerado o referendo sobre as Malvinas "desrespeitosas para a política", "uma piada" pelo Governo britânico, que tem organizado "por não entregar as ilhas, como corresponde ao processo global de descolonização ". "É como se eu fosse um referendo em um bairro de Londres, para perguntar se querem ou não ser britânico", compara o especialista.
Este domingo é iniciado dois dias referendo sobre o estatuto político das Ilhas Malvinas, um território disputado em 12.000 quilômetros de Londres e 500 milhas ao largo da costa da Argentina. Espera-se para votar cerca de 1.600 dos 3.000 habitantes da ilha. Os eleitores devem responder "sim" ou "não" à pergunta: "Você quer que as ilhas conservar o seu estatuto político atual como um território ultramarino do Reino Unido?".
Há uma população nativa que vota decidir o seu destino, mas uma população transplantado de uma metrópole da Inglaterra para as ilhas "
Anteriormente, o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, disse: "Este referendo não tem legitimidade alguma" e que-disse-um em cada três habitantes das Malvinas é militar britânico e consulta apenas cerca de 1.500 moradores vão votar e ter cidadania britânica.actualidad.rt.com,,,SNB