SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Por que soldado do futuro russo é tão parecido com personagem do videogame?

Nesta semana, a empresa russa apresentou o projeto Soldado de Futuro, incluindo a imagem de seu equipamento. Imediatamente, vários internautas apontaram para a extrema semelhança entre o protótipo russo e uma personagem do videogame Ghost Recon.
Contudo, a corporação russa responsável pelo projeto explicou por que essa semelhança é lógica e não pode servir como acusação de plágio.
Os detalhes do novo equipamento futurístico, desenvolvido pelos institutos de pesquisa da empresa russa Rostec em colaboração com a empresa francesa Sagem, incluíram imagens do soldado equipado com o sistema de combate, acompanhado com a descrição de seu armamento, proteção, capacete, eletrônica e outros componentes.
Contudo, ao notar em breve a semelhança com o videogame tático Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier, vários internautas e veículos da mídia vieram a acusar os desenvolvedores de plágio.
"​Soldado do futuro russo é plágio"
Por exemplo, a edição Newsweek assinalou que o soldado russo "segura uma arma parecida […] e granadas de fumo", entre outros elementos.
Em resposta, a Rostec explicou por que todas as acusações de plágio não têm sentido.
"De forma simplificada, as imagens do soldado do futuro que nós vemos hoje na ficção são aquele ideal que todos [os desenvolvedores] perseguem e que no futuro se tornará real, para além do 3D", assinalou um representante da corporação.
A empresa indicou também que os equipamentos desenvolvidos por diferentes países visam resolver as mesmas questões: proteger o combatente, incrementar suas capacidades no campo de batalha e o ajudar a ouvir, ver e se orientar melhor.
"Levando isso em consideração, foi formado um conjunto estável de elementos necessários do equipamento. Ele é repetido não somente em projetos militares, mas também em videogames e filmes de ficção", afirmou o representante.
A empresa adicionou que a imagem do projeto publicada corresponde à verdade, contudo, representa apenas um conceito, já que o equipamento real é confidencial.

Nenhum comentário: