SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Qual é risco de confrontos entre exércitos turco e sírio em Afrin?

Em caso de entrada do exército governamental sírio em Afrin, o risco de ele entrar em confrontos com as Forças Armadas da Turquia, que estão lá realizando a operação contra as formações curdas, será mínimo, levando em conta os acordos atingidos em Astana quanto à regulação síria, declarou à Sputnik o especialista militar Resul Serdar Atas.
Antes, o canal de televisão Al-Mayadeen comunicou que os curdos e Damasco oficial acordaram a entrada do exército sírio na província de Afrin a fim de proteger a integridade territorial da intervenção do exército turco e formações suas aliadas. Uma fonte informada disse à Sputnik que as tropas sírias vão ocupar a zona fronteiriça com a Turquia de Afrin nos próximos dias, segundo foi acordado com os curdos.
"A Turquia, Rússia e Irã, no âmbito do processo em Astana e na cimeira em Sochi, chegaram a acordo em relação a alguns princípios. Um deles é que as Forças Armadas turcas se não vão confrontar com as forças de Assad [presidente da Síria]. Agora as YPG [Unidades de Proteção Popular] estão convidando Assad para Afrin, e ele está disposto a aceitar o convite. Na minha opinião, o risco de confrontos diretos do exército dele com as Forças Armadas turcas é mínimo, segundo os acordos atingidos pelos três países garantes", disse o interlocutor à agência.
Para ele, desde o início se previa que a operação Ramo de Oliveira em Afrin "está dirigida não contra o regime de Assad, mas somente contra YPG".
Se Assad entrar em Afrin, acho que a operação não será efetuada pela Turquia no centro desta região. É muito provável que o exército turco se concentre nas posições dos terroristas na zona fronteiriça, nos arredores de Afrin. Mas nesse caso a Turquia vai exigir da Rússia garantias que do lado de Afrin não vão surgir nenhumas ameaças", declarou Atas.
Segundo o especialista, não é correto dizer que a Turquia pode "deixar Afrin para Assad", porque Afrin não pertence à Turquia. "Atualmente Afrin é uma região que está sob o poder das YPG, donde provém uma ameaça para a Turquia. E ela atua com o máximo cuidado para não causar dados aos habitantes locais. Mas se os militares sírios atacarem as forças turcas posicionadas na região de Afrin, a Turquia pode tomar medidas para entrar no centro da região", notou ele.
Resul Serdar Atas acrescentou que a continuação da operação Ramo de Oliveira vai depender da posição dos EUA sobre a cidade síria de Manbij.
Se as YPG continuarem permanecendo em Manbij e os EUA as apoiarem, a Turquia irá realizar aí uma operação semelhante. Isto foi comunicado inequivocamente aos EUA e há algum progresso a esse respeito da parte norte-americana. Em particular, uma evidência disso são os resultados das negociações em Ancara com [o secretário de Estado] Tillerson. É provável que as partes acordem que as YPG saiam de Manbij e que lá sejam criados órgãos administrativos locais", concluiu Atas.

Nenhum comentário: