SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

terça-feira, 6 de agosto de 2013

BNS BRASIL U27

SNB

Japão : maior navio de guerra revelou , Izumo-classe helicóptero


SNB

Missão brasileira chega a Washington para ouvir explicações sobre espionagem

Paula Pacheco - iG São Paulo
A missão interministerial com cinco representantes do governo brasileiro embarcou nesta segunda-feira (5) para os Estados Unidos com o objetivo de ouvir do governo americano esclarecimentos sobre os casos de monitoramento de e-mails e de telefonemas feitos pelos EUA. A viagem ocorre um mês depois da denúncia de que telefonemas e e-mails de brasileiros são espionados pelo serviço secreto americano.Fazem parte do grupo representantes dos ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT), Justiça, Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Presidência da República. O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, disse ao iG que o grupo foi com "o espírito de esclarecimento".
Guilherme Patriota, assessor especial da Presidência da República (e irmão do ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores), lidera o grupo, formado por Virgílio de Almeida, secretário de Política de Informática do MCT, Clarice Calixto, assessora especial do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações (Comunicações) e Marcus Vinicius Paolucci, superintendente de Fiscalização da Anatel.A espionagem de e-mails e telefonemas foi revelada por Edward Snowden , técnico de redes que prestava serviços para a agência de segurança nacional do governo dos EUA, a National Security Agency (NSA), em reportagem do jornal britânico "The Guardian". Em entrevista ao jornal "O Globo, publicada em 6 de julho, Glenn Greenwald, jornalista que revelou o caso, disse que as provas mostradas por Snowden incluíam o Brasil no radar de espionagem do governo americano.
Em telefone à presidente Dilma, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, procurou dar mais explicações sobre o monitoramento e a espionagem de cidadãos e instituições brasileiras pela NSA. Segundo o governo brasileiro, Biden lamentou a repercussão negativa e reforçou o convite para que uma comissão de brasileiros fosse até Washington para ter mais detalhes – tanto técnicos quanto políticos – sobre o caso.
Na ocasião, o governo brasileiro apontou o caso como uma ameaça à soberania do País. Naquela época, o ministro Paulo Bernardo informou que a presidente Dilma Rousseff pediu a elaboração de um cronograma de ações da missão interministerial.
SNB

Que piloto dos EUA foram Segredo Prisioneiro Soviética - New Film

 RIA Novosti) - Um documentário previsto para ser lançado este mês aborda o destino trágico e misterioso de Força Aérea dos EUA piloto Harry Moore, cuja família acredita que se tornou um prisioneiro de guerra na União Soviética após seu avião foi derrubado durante a Guerra da Coréia seis décadas atrás.
"A questão de fundo é dar o fechamento Moores, como o que aconteceu com Harry," Esperança Manna, escritor e produtor de "Mantendo a promessa viva", disse a RIA Novosti por telefone, de Idaho na terça-feira.
O filme, previsto para ser lançado em DVD no final deste mês, gira em torno de uma busca pela viúva eo irmão de Moore para descobrir a verdade sobre o destino do piloto norte-americano depois de os militares dos EUA informou em 2002 que uma comissão russo-americana conjunta obteve evidências sugerindo Moore teve sobreviveu a um tiroteio com 1.951 aviões de guerra soviéticos durante a Guerra da Coréia e posteriormente foi interrogado pelos militares soviéticos.
A revelação veio quase 50 anos depois de a Força Aérea notificado a família de Moore em 1953 que o piloto foi presumido ter sido morto em ação. Lois viúva de Moore e seu irmão Bob casou no ano seguinte, adicionando uma camada emocional potente para a perspectiva de que o piloto tinha realmente sobreviveu e ainda poderia estar vivo.
"Aqui nós estávamos, casado há 48 anos sobre a suposição de que ele tinha sido morto", Bob Moore disse à RIA Novosti por telefone, de Idaho. "Então, obviamente, isso foi uma coisa muito emocionante para nós."
Os Estados Unidos nunca confirmou oficialmente que os prisioneiros de guerra norte-americanos foram detidos na União Soviética, embora então senador dos EUA e agora Secretário de Estado John Kerry disse em um relatório de 1992 do Senado sobre a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coréia e da Guerra Fria prisioneiros de guerra que então russo Presidente Boris Yeltsin disse que vários soldados americanos foram capturados e presos pelos soviéticos.
"O presidente Yeltsin admitiu que alguns americanos foram presos na antiga União Soviética após a Segunda Guerra Mundial", Kerry, disse no relatório . "Ele disse que alguns prisioneiros norte-americanos foram interrogados pelos soviéticos durante a Guerra da Coréia, e ele reconheceu a captura e prisão de talvez uma dúzia de pilotos durante o período da Guerra Fria."
A Comissão Conjunta EUA-Rússia em POW / MIAs, formada em 1992 por Yeltsin e, em seguida, o presidente dos EUA, George HW Bush, disse em um relatório de 2010 que "há uma alta probabilidade de que os prisioneiros de guerra americanos da Guerra da Coréia, foram transferidos para a antiga URSS. "
A carta de 2002, o Moores recebeu do Pentágono continha elementos de prova intrigante que o piloto pode ter sido capturado pelas forças soviéticas após o F-51 da aeronave estava voando foi abatido por um soviético MiG-15 jet fighter patrulhamento durante uma missão de reconhecimento sobre o Norte Coréia em 1 de Junho de 1951.
Pesquisadores americanos Vasculhando os arquivos militares russos descobriram um relatório de combate soviético do mesmo incidente em que o avião de Moore caiu e entrevistou o piloto soviético que disse que seguiu o avião dos EUA até que ele pousou com segurança 20 a 30 metros (65 a 98 pés) a partir da costa de uma ilha no Golfo coreano, de acordo com a carta do departamento do Pentágono responsável por POW assuntos.
O piloto soviético disse pesquisadores norte-americanos que o piloto norte-americano deveria ter sobrevivido ao pouso forçado, mas que ele não sabia nada sobre o seu destino.Um piloto de caça soviético diferente, Igor Sarsa, disse pesquisadores norte-americanos que ele tinha ouvido falar que um piloto interrogado por um comandante soviético era o capitão Gary ou Harry Moore ", que havia sido derrubado no verão de 1951", de acordo com um documento obtido pelo Moores.
O mesmo documento cita uma entrevista dada por um homem chamado Nikolai Belyakov no qual ele afirmou que um americano interrogado pelo mesmo comandante citado por Savsa posteriormente enviado para servir como instrutor na Academia da Força Aérea Soviética, na cidade de Monino nos arredores de Moscou.
Bob Moore, 87, disse que ele e Lois decidiu juntar-se com Manna e co-produtor Kellie Allred para produzir o documentário, há dois anos depois de suas tentativas para localizar mais documentação sobre o destino de Harry Moore correu para a parede.
O filme foi exibido pela primeira vez em Virginia no mês passado, e uma segunda triagem está marcada para 08 de agosto, em Washington. Está previsto para ser lançado em DVD em 27 de julho, o 60 º aniversário do armistício da Guerra da Coreia.
Bob Moore espera que o filme também vai ajudar a estimular os Estados Unidos ea Rússia para aumentar os seus esforços para confirmar os destinos de Moore e outros militares norte-americanos que podem ter sido enviados para a União Soviética.
"Até agora não temos sido capazes de obter uma série de informações a partir dos arquivos russos, por isso esperamos obter um melhor relacionamento entre o nosso governo eo governo russo", Bob Moore disse à RIA Novosti.
Harry Moore e Lois, agora com 85 anos, teve uma filha antes de o piloto sumiu quem seu irmão levantou como sua. O desejo de descobrir exatamente o que aconteceu com o Capitão Moore tornou-se uma missão de família, todo o caminho até os seus bisnetos, o casal diz.
"Quando nós não podemos fazê-lo por mais tempo, eles vão continuar", disse Lois.
SNB

Estados Unidos, as autoridades russas para discutir Snowden, Síria - Oficial

RIA Novosti) - Top EUA e as autoridades russas se reunirão nesta sexta-feira para discutir o destino da inteligência contratante Edward Snowden e uma série de outras questões, o Departamento de Estado nesta terça-feira.
"Nós levantamos o Sr. Snowden com as autoridades russas, muitas vezes nas últimas semanas e esperar para fazê-lo" novamente durante as conversações entre EUA Secretário de Estado John Kerry, o chanceler russo, Sergei Lavrov, e ministros da Defesa dos dois países, disse a porta-voz Jen Psaki .
A reunião ocorre em meio a tensas relações entre Washington e Moscou após a decisão da Rússia de conceder asilo a Snowden, que enfrenta acusações de espionagem nos Estados Unidos em conexão com informações classificadas sobre os programas de vigilância dos EUA é acusado de vazar.
Os Estados Unidos têm apelado repetidamente à Rússia para expulsar Snowden e ajudar a devolvê-lo sob custódia dos EUA, uma posição Psaki reafirmou terça-feira, apesar de o estatuto de refugiado do fugitivo.
"Nós gostaríamos de ver o Sr. Snowden voltou para os Estados Unidos", disse Psaki. "Eu não sei tecnicamente o que exige, mas sabemos que [os russos] têm a capacidade de fazer isso."
Decisão da Rússia de conceder asilo a Snowden pôs em causa a Cimeira de Moscovo agendado entre o presidente dos EUA, Barack Obama eo presidente russo, Vladimir Putin no início do próximo mês, antes da reunião do G20 de líderes mundiais, que começa 05 de setembro em São Petersburgo.
"Continuamos a avaliar a utilidade de uma cimeira", porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse segunda-feira do planejado encontro Obama-Putin. "Você pode esperar que vamos ter uma decisão de anunciar nos próximos dias sobre isso", disse Carney.
A reunião de alto nível em Washington na sexta-feira será o primeiro dos chamados "dois mais dois" conversações mantidas entre os dois países desde 2007, Psaki disse a repórteres em Washington na terça-feira.
Além das palestras previstas sobre Snowden, os funcionários "vão discutir uma série de questões prementes bilaterais e globais, incluindo a estabilidade estratégica, a cooperação político-militar e questões militares", disse Psaki.
A guerra civil em curso na Síria também "certamente" estar na agenda, Psaki disse, como se a ratificação e implementação do tratado START de redução de armas Novo, o trânsito de pessoal e material de e para o Afeganistão ", e trabalhando juntos para impedir o Irã de desenvolver armas nucleares ", acrescentou.
A Rússia e os Estados Unidos têm sido em desacordo sobre o conflito na Síria , com Moscou rejeita a insistência de Washington de que qualquer solução política impede o presidente sírio Bashar Assad permaneça no poder.
A Rússia também disse que a ajuda militar dos EUA planejada para rebeldes sírios podem levar a uma nova escalada de violência no país e que esse apoio poderia levar a elementos islâmicos extremistas na Síria oposição tomar o poder no país.
"Nós certamente temos a nossa quota de divergências com a Rússia sobre uma série de questões, e eu tenho certeza que eles farão parte da conversa bem", disse Psaki.
SNB

Força Aérea da Rússia para obter a primeira T-50 Jet Fighter este ano

RIA Novosti) - A Força Aérea da Rússia vai receber a entrega de seu primeiro-T 50 caça de quinta geração ", no terceiro trimestre deste ano" para o teste vôos estado final a partir do quarto trimestre, comandante do serviço O tenente-general Viktor Bondarev disse terça-feira.
No final de abril, o presidente Vladimir Putin disse que o T-50 entraria em serviço com as forças armadas do país, em 2016, e não 2015, como tinha sido anunciado anteriormente. Presidente United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan disse que os testes T-50 vôo iria começar em 2014.
O T-50, que irá tornar-se o núcleo da frota de caças futuro da Rússia, é um avião de guerra multirole com tecnologia "stealth", "super-manobrabilidade, capacidade de super-cruzeiro, e aviônicos avançados, incluindo um radar de impressão para leitura óptica ativa, de acordo com ao seu criador Sukhoi.
A Índia também planeja comprar um avião de caça baseado no T-50, conhecido como o FGFA (avião de caça de quinta geração).
United Aircraft Corporation é a empresa holding estatal unindo indústria de construção de aeronaves da Rússia, incluindo Sukhoi, fabricante de aeronaves militares e civis.
SNB

Senado quer explicações sobre os caças

Roberto Godoy - O Estado de S.Paulo
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado vai realizar uma audiência pública no dia 13 deste mês a fim de debater a crise dos novos caças de tecnologia avançada da Força Aérea.
A Aeronáutica decidiu desativar em dezembro os 12 Mirage 2000 do 1.º Grupo de Defesa Aérea, sem que o governo tenha decidido o processo F-X2, a escolha das aeronaves supersônicas de alta tecnologia, sucessoras da frota que entrou na fase de fadiga de célula e não poderá mais sair do chão.
Antes da audiência com o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, haverá outra sessão, pela manhã, para discutir os satélites geoestacionários de defesa e comunicações estratégicas, com o presidente da Telebrás, Caio Bonilha.
O presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), ouviu exposições em separado das três empresas candidatas ao fornecimento das aeronaves - a americana Boeing Defence, a francesa Dassault Aviation e a sueca Saab. O contrato envolve 36 caças, suprimentos e transferência de tecnologia. A avaliação é de que o valor fique entre US$ 4,5 bilhões e US$ 6,5 bilhões financiados e com grande prazo de carência.
Novela. O governo está prorrogando a compra dos jatos de combate desde 1996, ano em que, pela primeira vez, o então presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu um estudo detalhando a necessidade de renovação do equipamento, iniciando o procedimento F-X que viraria o atual F-X2 com uma só novidade, a exigência de transferência ampla de tecnologia. O governo, todavia, não fez a opção.
SNB

OPERACIONAL – Pela primeira vez, Blackhawk é pilotado somente por mulheres

O Blackhawk é o maior e mais pesado helicóptero militar em operação no Brasil. São 19 metros de comprimento e até 9.185 kg sustentados por duas turbinas de 1.940 shp de potência. Como um verdadeiro "faz-tudo", a aeronave é presença constante em exercícios militares e missões reais, como busca e resgate, transporte de tropas e ajuda humanitária. No dia 1° de agosto, pela primeira vez, toda essa capacidade esteve nas mãos duas mulheres, as Tenentes Aviadoras Déborah Gonçalves e Caroline Pedretti, ambas do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), de Manaus (AM).

"Pra gente é uma missão normal. Não interessa se é homem ou mulher, e sim se é capaz de cumprir o que está previsto", diz a Tenente Pedretti. Formada em 2010 pela Academia da Força Aérea, no ano seguinte ela tirou o primeiro lugar no curso de formação de pilotos de helicóptero e escolheu servir em Manaus com o único objetivo de voar o Blackhawk. "Ele consegue transportar muito peso. É incrível", conta. 
Com 1,63m de altura, ela garante que as mulheres são tão capazes quanto os homens de dominar essa máquina de guerra. "Nós treinamos com o módulo de assistência ao piloto desligado, o que aumenta o peso nos comandos. Mas a gente faz normalmente", explica. Outro desafio vencido pela Tenente Pedretti foi passar no Curso de Adaptação Básica ao Ambiente de Selva (CABAS), exigido para os aviadores que voam na região amazônica. "Apredemos bastante coisa sobre a selva. Se a gente precisar pernoitar em alguma localidade remota, por exemplo, vai ser muito útil".
Já para para a Tenente Déborah, comandante da missão, fazer parte do Esquadrão Harpia também é uma experiência relevante por conta das missões da Força Aérea Brasileira na região amazônica. “É uma região muito carente, onde as pessoas precisam muito de ajuda", afirma.
Fonte: VII COMAR e Agência Força Aérea
SNB