sexta-feira, 26 de abril de 2013

Redes Wi-fi no Aeroporto de Guarulhos são vulneráveis, revela AirTight Networks

Empresa de soluções de segurança para redes móveis realizou varredura no ambiente virtual da unidade e em uma hora identificou a existência de 110 access points, todos eles com baixo nível de proteção contra intrusos

A fabricante de soluções de segurança para redes móveis AirTight Networks realizou recentemente uma varredura de redes no ambiente do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP ). Com o uso de um equipamento chamado WIPS (Wireless Intrusion Prevention System), em uma hora, os técnicos da empresa identificaram a existência no ambiente de 110 access points, todos eles com baixo nível de proteção contra intrusos. A constatação evidencia que o ambiente virtual da unidade aeroportuária é altamente vulnerável para quem procura se conectar em algumas dessas redes.
“Mesmo sem empregar nenhum tipo de ferramenta sofisticada de varredura, nosso pessoal localizou nada menos que três access points móveis realizando operações impróprias, com a falsificação de identidades de usuários de rede móvel (SSIDs) para invadir os dispositivos dos usuários”, afirma Fernando Neves, presidente da AirTight Brasil.
No momento do teste, havia no aeroporto pelo menos oito usuários com seus equipamentos totalmente abertos, somente dois estavam protegidos apenas por senha WPA e um outro com senha WEP, ambas consideradas fracas. Também foi verificada a existência de 304 clientes conectados às redes moveis no período. Desse total, 17 eram clientes das redes da Infraero e da SITA (empresa responsável pelo trafego de dados dos aeroportos).
“Ambientes com múltiplas redes WiFi e com este nível de vulnerabilidade colocam em risco a privacidade dos dados do usuário local, diretamente conectados a essas redes. Além disso, estas conexões inseguras funcionam como enormes portas de entrada para que os criminosos alcancem as redes empresariais que são acessadas pelos notebooks, tablets e smartphones do usuário”, ressalta Neves.
.transportabrasil.com.b...SNB

Nenhum comentário: