sexta-feira, 26 de abril de 2013

ESTAGIÁRIO DA AEB VENCE CONCURSO MUNDIAL E IRÁ AO ESPAÇO


O estagiário da Agência Espacial Brasileira (AEB), Pedro Henrique Dória Nehme, 21 anos, será o segundo brasileiro a ir ao espaço. O futuro turista espacial venceu a promoção mundial Space Flight, realizada pela empresa área holandesa KLM, que premiou o vencedor com uma vaga na nave Lynch, da empresa Space Expedition Corporation (SXC). Depois do militar Marcos Pontes, ele será o segundo brasileiro e o primeiro civil a sentir de perto a gravidade zero. O voo deverá ser realizado no início do próximo ano.
O desafio consistia em adivinhar em que ponto iria parar um balão de alta altitude monitorado por câmeras e GPS. As coordenadas que mais se aproximassem da realidade seriam as vencedoras. Entre os mais de 129 mil participantes do mundo inteiro, Pedro foi quem mais se aproximou do resultado oficial.
A viagem espacial terá início em Curaçao, no Caribe. O voo será suborbital (não entra em órbita da Terra) e atingirá uma altura aproximada de 100 quilômetros, cruzando a chamada linha de Kármán. A viagem terá uma hora de duração – da decolagem à aterrisagem.   Pedro ficará aproximadamente cinco minutos no espaço. Segundo o site da Space Expedition Corporation, apenas 500 pessoas no mundo viram a Terra como o vencedor a verá.
Pedro – Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília (UnB) e aficionado pelo espaço, foi apelidado como astronauta pelos amigos.  Pedro possui experiência na área aeroespacial. Em 2012, estudou na Catholic University of America em Washington D.C, nos Estados Unidos, e trabalhou no Goddard Space Flight Center, programa da Agência Espacial Americana (NASA, sigla em inglês). Além do estágio na AEB, Pedro participa de um projeto da UnB que simula uma missão espacial e vai lançar um minissatélite para o espaço em um balão no segundo semestre.
AEB..SNB

Nenhum comentário: