sexta-feira, 1 de junho de 2018

Turquia olhando para comprar jatos de caça russo Su-57 em vez de US F-35

Rússia Su-57 Jets realizam manobras em ação em 2018

Milícias de Donbass destroem posições ucranianas vingando morte de comandante (VÍDEO

Na região da zona industrial de Avdeevka, na República Popular de Donetsk (RPD), as tropas de mísseis táticos do exército da república destruíram várias posições do exército ucraniano.
As imagens dos lançamentos múltiplos de foguetes Cheburashka foram publicadas no canal WarDoc no YouTube.
De acordo com a informação do canal Wargonzo no Telegram, foi totalmente destruído o local de onde fora efetuado o bombardeamento com lança-granadas dos combatentes da brigada internacional Pyatnashka, na sequência do qual o seu líder, Mamai (Oleg Mamiev), acabou por morrer.
Em 18 de maio se soube da morte do miliciano, após ter sido ferido na cabeça, peito e abdómen.
Mamiev chegou a Donbass proveniente da Ossétia após os acontecimentos em Kiev em 2014. Ele lutou nas fileiras da unidade Vostok, depois passou a integrar a brigada internacional Pyatnashka e em breve encabeçou-a. Pelos bons serviços prestados, foi condecorado pelas autoridades da RPD.

Portugal confirma (mais uma vez) o seu interesse pelo KC-390

Forças Armadas Russas - Frota do Norte | 2018

Militares Russas - "Batalhão de Soldados" 2018

OVNI supersônico' teria perseguido porta-aviões americano, vaza relatório do Pentágono

O objeto, que alegadamente era capaz de pairar no ar e se tornar invisível, enganou os pilotos de caças da Marinha dos EUA durante manobras no Pacífico.
Um OVNI supersônico em forma de "pastilha Tic Tac" perseguiu um porta-aviões dos EUA ao longo de dias antes de desaparecer no ar rarefeito, diz um relatório recente do Pentágono, citado pela edição The Sun
.O documento, vazado pela estação de TV KLAS, revela como o USS Princeton, cruzador de mísseis guiados estadunidense, teve vários contatos por radar com aquilo que batizou de Veículo Aéreo Anômalo (VAA).
Em novembro de 2004, o radar AN/SPY-1 do navio captou o objeto pairando a mais de 18 km antes de fazer uma descida abrupta até a superfície do mar em apenas alguns segundos. A velocidade com que se afastou foi tão grande que no momento os membros da tripulação pensaram que o objeto era um míssil balístico.
Dois dias depois, o veículo voltou a aparecer e foram enviados dois caças F-18 para interceptá-lo, mas os pilotos reportaram que o objeto se tinha tornado invisível. Entretanto, continuou sendo possível de detectá-lo por criar um distúrbio circular na água, entre "50 e 100 metros de diâmetro".
O objeto foi descrito como "branco sólido, liso, sem bordas… colorido homogeneamente sem naceles, pilones ou asas" e parecia "um ovo alongado ou uma [pastilha] Tic Tac", assegura um dos pilotos.
O relatório adianta que o submarino de ataque nuclear USS Louisville estava operando na mesma área, mas não detectou nenhum tipo de movimento.
Para mais, um avião de reconhecimento E-2C Hawkeye conseguiu detectar o objeto, mas não o fixar, sugerindo que ele teria capacidade de escapar a radares. Os tripulantes da mesma aeronave asseguraram que o veículo não corresponde "a nenhum avião conhecido em serviço dos EUA ou outros países".

Onde Vladimir Putin e Kim Jong-un podem se encontrar?

A Coreia do Norte comunicou recentemente ter chegado a acordo com a parte russa sobre um encontro bilateral de alto nível. Em uma conversa com a Sputnik, o especialista Vladimir Terekhov disse que tal reunião seria um sinal importante para o mundo.
A Rússia e a Coreia do Norte estão prontas para negociar a alto nível — esse acordo foi alcançado ontem (31) durante um encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o chanceler russo, Sergei Lavrov, comunicou a KCNA.
Logo após as conversações, o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, assegurou que ainda é cedo para falar sobre o futuro encontro entre os líderes de dois países, pois Lavrov nem teve tempo para apresentar o relatório final sobre a sua visita ao presidente Putin.
Em uma conversa com o serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista Vladimir Terekhov avaliou a importância do acordo alcançado.
"É um evento importante e tal encontro será um sinal marcante para o mundo. Em geral, os coreanos são bem inquietos quando se trata dos vizinhos. A única exceção, pelo visto, é a Rússia, pois em ambas as Coreias a memória histórica é forte. Acredito que a pauta do encontro pode incluir dois projetos econômicos: a construção da ferrovia transcoreana e do gasoduto transcoreano com saída para a fronteira russa. Por isso, os dois líderes têm bastantes temas para falar, além das questões políticas", disse o analista.
Além disso, Terekhov faz uma previsão sobre o local onde o histórico encontro se poderá realizar.
Em breve terá lugar a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai na cidade chinesa de Qingdao. A Coreia do Norte não faz parte da OCX, mas o país que sedia o evento pode convidar qualquer líder. Em princípio, é possível supor que [o presidente chinês] Xi Jinping possa convidar Kim Jong-un para seu 3º encontro exatamente nos dias da cúpula em Qingdao. As conversações entre o líder norte-coreano e Vladimir Putin poderiam se realizar nas margens do evento. Não é de descartar que seja organizada também uma reunião especial em uma das capitais — em Pyongyang ou Moscou", ressaltou.
A cúpula da OCX vai decorrer entre 9 e 10 de junho. A organização foi criada em 2001 e reúne a Rússia, China, Índia, Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. O Afeganistão, a Bielorrússia, o Irã e a Mongólia têm estatuto de Estados observadores.

Frota de mosquitos' chinesa passa por testes no mar do Sul da China (VÍDEO

A empresa chinesa Yunzhou Intelligent testou com êxito um esquadrão composto por 56 pequenos drones capazes de fazer manobras de grande precisão sobre o mar.
Os exercícios decorreram no mar do Sul da China, perto do arquipélago de Wanshan. O vídeo, publicado no portal chinês DW News, mostra o teste de 56 drones deslizando suavemente sobre a água.
Os veículos não tripulados circulam em oito colunas paralelas e depois trocam de posições e se reordenam em ziguezague, formando um oito, rodeados por dois barcos.
Em seguida, os drones formam a silhueta de um porta-aviões através do qual navega outro barco.
Esta não é a primeira vez que o gigante asiático testa drones de maneira massiva. Em janeiro, Pequim pôs à prova todo um enxame de pequenos veículos não tripulados. Naquela vez, sobre o mar voaram duas dúzias de drones, também em formação, realizando missões de reconhecimento e patrulhamento.

RPAS MASCULINOS EUROPEUS

Land Ceptor acerta o alvo em teste do interceptador CAMM da MBDA




O sistema de defesa aérea Land Ceptor da MBDA destruiu com sucesso seu alvo durante uma demonstração de sistema de ponta a ponta no Vidsel Test Range na Suécia, um importante marco para o projeto antes da entrada em serviço do Exército Britânico.
O Land Ceptor utiliza o comprovado Míssil Modular Antiaéreo Comum (CAMM) atualmente em produção e entrega um estoque comum para atender às necessidades de defesa aérea do Exército Britânico e da Marinha Real (como Sea Ceptor). No serviço do Exército Britânico, a Land Ceptor substituirá o atual sistema de defesa aérea Rapier e proporcionará uma mudança radical na capacidade, incluindo o triplo de alcance e a capacidade de interceptar um conjunto de alvos muito mais desafiador.
O teste de demonstração do sistema mostrou a maturidade do sistema Land Ceptor em uma sequência completa de engajamento. Isso incluiu a implantação do lançador; carregamento de munições; recebimento de alvos aéreas de um radar Giraffe-AMB; processamento de via aérea pelo sistema de comando e controle a bordo (C2) do Land Ceptor; e execução de uma cadeia de engajamento completa, com troca de dados bidirecional com o míssil durante sua fase intermediária de fly-out, e interceptação bem-sucedida e destruição de um alvo usando o buscador do míssil na fase terminal.
O Land Ceptor com CAMM é a mais recente geração de sistema de defesa aérea, oferecendo capacidade excepcional de alcance muito curto (VSHORAD) abaixo de 1 km na faixa de defesa aérea de médio alcance (MRAD) além de 25 km. As principais características do CAMM são seu buscador de radar ativo de estado sólido de próxima geração, link de dados bidirecional, motor de foguete de baixa assinatura e seu sistema de lançamento vertical e cobertura de 360​​°. Estes combinam-se para permitir que o míssil intercepte rapidamente as ameaças mais desafiadoras e perigosas, incluindo ataques de saturação de munições guiadas com precisão e manobras de mísseis de alta velocidade emergindo tarde de baixa altitude e de múltiplas direções simultaneamente.
A demonstração em Vidsel coincide com a transição para a produção do sistema de armas Land Ceptor, que agora passará por integração e teste de sistema de sistemas como parte da arquitetura de defesa aérea Sky Sabre do Exército britânico. É o mais recente de uma série de testes altamente bem-sucedidos do CAMM e seus sistemas relacionados ao longo de vários anos que comprovaram consistentemente sua maturidade e desempenho revolucionário.

Caminhão atropela corveta: governo corta parte da capitalização da Emgepron

Governo cortou R$ 500 milhões de 2,5 bi reservados à capitalização da Emgepron, verba destinada ao programa de construção das corvetas classe Tamandaré. Corte se soma a outros, em diversos ministérios, para compensar crédito 9,58 bilhões de reais aberto para atender a reivindicações dos caminhoneiros e garantir a lei e a ordem

A conta para atender à principal reivindicação dos caminhoneiros que paralisaram o país nos últimos dez dias, a redução do preço do diesel, ficou em 9,5 bilhões de reais até o final deste ano, valor de crédito extraordinário ao Ministério de Minas e Energia para subvencionar o preço desse combustível. Uma conta que será paga por cortes em verbas originariamente destinadas a diversos ministérios, incluindo o da Defesa, e em especial o programa das corvetas classe “Tamandaré” (CCT), do Comando da Marinha. No caso, corte de 500 milhões nos 2,5 bilhões reservados no orçamento para capitalização da Emgepron, fórmula criada para atender a parte dos custos de obtenção dos navios.
A este crédito para o MME soma-se outro para o Ministério da Defesa (MD) de 80 milhões de reais, especificamente para emprego em Operações de Garantia da Lei e da Ordem – parte das quais, como se vê pelo acompanhamento das notícias dos últimos dias, são devido aos efeitos da própria paralisação dos caminhoneiros.

 Na sequência da MP que gerou esses créditos extraordinários, os quais somam 9 bilhões e 580 milhões de reais, vê-se no DOU páginas e mais páginas de cortes em despesas de diversos ministérios, desde programas caros e importantes até valores que eram reservas de contingência. Isso inclui programas dos próprios ministérios de Minas e Energia e Defesa. Neste último, chama a atenção o corte de 500 milhões de reais na “Participação da União no Capital da Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON – Recomposição do Núcleo Naval – Construção das Corvetas da Classe Tamandaré”.
Os cortes em programas dos diversos ministérios (classificados como cancelamentos) ocupam as páginas 4 a 39 da edição extra do DOU, e a parte relativa ao cancelamento de 500 milhões no programa das corvetas, dentro do orçamento deste ano, está nas 
 A participação da União no capital da empresa, que gerencia projetos navais, foi a fórmula encontrada no ano passado para viabilizar parte do programa da classe “Tamandaré”. Segundo informou em outubro de 2017 o então ministro da Defesa, Raul Jungmann, isso se deve à Emgepron não ser afetada por contingenciamentos devido ao teto de gastos públicos, uma vez que a ela não depende financeiramente do Tesouro.
Assim se conseguiu aprovar, em dezembro de 2017, o Projeto de Lei Orçamentária para 2018 (PLOA 2018) que incluiu, entre outros programas das Forças Armadas, os recursos para capitalização da Emgepron para viabilizar o início da construção das corvetas neste ano. Nas 944, 987, 1065 do PLOA 2018, constou a emenda de R$1 bilhão para capitalizar a Emgepron com esse objetivo (o PLOA 2018 pode ser acessado
De 1 bilhão para 2,5 bi, e agora 2 bi – Em 29 de março deste ano, foi publicado no DOU uma modificação das fontes de recursos para a capitalização da Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais), destinada ao Programa da Corvetas classe Tamandaré (CCT). A mudança adicionou R$ 1,5 bilhão ao montante original de 1 bi aprovado no PLOA 2018, totalizando 2,5 bilhões de reais na participação da União no capital da Emgepron.
Agora, com a conta da subvenção ao diesel gerando cortes em diversas áreas, podemos interpretar que esse cancelamento de 500 milhões reduz para 2 bilhões de reais essa capitalização, dentro do orçamento deste ano.
A classe Tamandaré – A Corveta Classe “Tamandaré” (CCT) foi projetada pelo Centro de Projetos de Navios da Marinha do Brasil (CPN) com detalhamento contratado à Vard. A CCT é uma evolução das classes “Inhaúma” e “Barroso”, e em relação a esta última, aproveitou a maior parte das linhas comprovadas do casco, diferenciando-se porém pela ampliação da boca (largura) em cerca de um metro e meio.
Como se pode ver nas ilustrações comparativas acima, o convés de proa teve seu desenho modificado, o que é visível especialmente na sua junção com a superestrutura do passadiço, encontrando esta um deck (convés) acima.
Comparado ao desenho da Barroso, na Tamandaré o convés de proa agora tem um alinhamento mais horizontal, o que aumentou o volume interno na área entre o canhão principal e a superestrutura, ganhando assim parte do espaço necessário à instalação de lançadores verticais de mísseis.
Na outra extremidade do navio, o convoo foi estendido até o espelho de popa para aumentar a área do convoo, o que, combinado à ampliação da boca do navio e consequentemente da largura do convoo, visa a operação de helicópteros de maior porte que o Super Lynx, como o Sea Hawk. A área do hangar também foi ampliada. O projeto incorporou também um corredor central interno, ao longo de praticamente toda a extensão do navio, para rápida movimentação de tripulantes a seus postos de combate e facilitar também o abandono da embarcação.
A CCT foi concebida para ser uma plataforma poderosa para missões diversas e para emprego contra ameaças aéreas, de superfície e submarinas. O navio pode ser configurado com vários sistemas e armas, como canhões de médio e grosso calibres, metralhadoras e sistemas de controle tático e conta, como já mencionado acima, com hangar e convoo para helicóptero orgânico. Também incorpora o conceito “stealth” (furtivo), com suavização das linhas externas e uso de reentrâncias, cobertas por portas, para acomodação de itens como botes, lanchas e lançadores de torpedos.
Segundo o Centro de Projetos de Navios, “as Corvetas da Classe ‘Tamandaré’ (CCT) incorporam melhorias contínuas nos projetos já desenvolvidos pela MB, por meio de inovações tecnológicas e buscando corrigir deficiências encontradas nas classes anteriores mantendo os aspectos positivos. A nova classe de corvetas possibilitará o incremento do número de navios escolta em atividade na MB, permitindo a manutenção da atuação nos cenários atuais, adequando-se as novas tecnologias e as necessidades de capacitação para a moderna guerra naval.”
Concorrência e cronograma – Para construir um lote de 4 navios da classe “Tamandaré”, a Marinha divulgou em dezembro do ano passado um Pedido de Propostas (RFP) a estaleiros internacionais, com a obrigação de que formassem consórcios com estaleiros brasileiros para a construção de pelo menos parte da classe no Brasil. Para mais detalhes sobre o RFP, 
o pedido com suas propostas para construção das corvetas, seguindo o projeto elaborado pelo Centro de Projetos de Navios (CPN) da Marinha do Brasil, ou seja, de propriedade intelectual da Marinha. Caso desejassem, além da oferta com oferta de construção do navio projetado pelo CPN poderiam adicionar oferta para construção de navio de propriedade intelectual do proponente – sendo que nesse caso suas características deverão superar às do projeto da Marinha.
O dia 18 de maio marcou o prazo final para entrega de propostas dos estaleiros concorrentes. A divulgação de uma Short-List está marcada para o dia 27 de julho e a definição do vencedor está prevista para 28 de setembro de 2018.

Os estaleiros Clyde, Rosyth, Appledore e Belfast poderiam se beneficiar dos novos pedidos de fragata Type 31

A abordagem de montagem e montagem distribuída do Arrowhead 140 veria o trabalho indo para Appledore em North Devon, Ferguson Marine em Clyde, Harland e Wolff em Belfast com integração em Rosyth.
Babcock diz que o design do Arrowhead se presta igualmente a uma estratégia de construção única ou a uma estratégia de construção entre locais que reúne módulos - uma abordagem usada para montagem de porta-aviões em Rosyth.
A opção de construir as fragatas Tipo 31e em blocos reflete como o maior navio já construído para a Marinha Real, o HMS Queen Elizabeth, foi construído. O porta-aviões foi construído em blocos por mais de 10.000 pessoas em seis principais cidades britânicas.
Tony Douglas, o diretor executivo da DE & S, disse:
“O programa Tipo 31e orientará a mudança necessária em todo o sistema, porque definimos restrições de tempo e custo difíceis.
O desafio coletivo para a DE & S e para a indústria é entregar o tipo 31e de uma maneira diferente e mais inovadora do que antes. Eu quero que isso seja uma transformação na forma como fazemos negócios - não apenas em navios e aquisições, mas em todo o equipamento de defesa e portfólio de suporte ”.

Militares Russos Mostram Veículos Blindados 'Voadores'

Por que a Intervenção Militar não começa? O Exército traiu a confiança do povo?