quarta-feira, 22 de maio de 2013

HD Supersonic P-800 Yakhont Cruise Missile lançamento


SNB

Nirbhay - Autóctone Desenvolvido Longo Alcance, demora, Subsonic Missile Cruise na Índia


SNB

Rússia desenvolve Simulator novo alvo de defesa aérea


RIA Novosti) - A Rússia está desenvolvendo um sistema avançado de simulação de alvo para suas unidades de defesa aérea com base no sistema Pantsyr de curto alcance , o Ministério da Defesa disse na terça-feira.
O novo sistema "pode ​​lançar até 12 alvos em uma salva de mísseis de cruzeiro ou simulando várias rodadas lançador de foguetes", disse o ministério.
Um protótipo do novo simulador foi testado em conjunto com as unidades antiaéreas da Força Aérea no local de teste Ashuluk na área do Volga de Astrakhan, o Ministério da Defesa disse.
Pantsyr-S, fabricado pela KBP da Rússia, combina um veículo de rodas a montagem de um radar de controle de fogo e sensores electro-ópticos, dois canhões de 30 mm e até 12 57E6 rádio-comando guiadas mísseis de curto alcance.Ele é projetado para envolver uma variedade de alvos voando a baixas altitudes.
Pantsyr pode destruir alvos de até 20 km (12 milhas) de distância com mísseis e 4 km (2,5 milhas) usando seus canhões, reclamações KBP.
SNB

Índia Test-Fires mísseis BrahMos a partir de Navio


NEW DELHI, 22 de maio (RIA Novosti) - A Índia lançou um test- BrahMos míssil de cruzeiro supersônico do russo-built de mísseis guiados fragata Tarkash largo da costa de Goa na quarta-feira, uma fonte do Ministério da Defesa disse à RIA Novosti.
"O míssil realizado uma manobra no voo caminho pré-determinado e atingiu com sucesso o alvo", disse a fonte.
As fragatas de mísseis guiados Tarkash, Teg e Trikand, três modificado Krivak classe III (também conhecido como classe Talwar) construídos pela Rússia no âmbito do contrato de 2006 será equipado com mísseis BrahMos, disse ele.
Os dois primeiros navios já entrou em serviço com a Marinha indiana, eo terceiro deverá ser entregue a partir da Rússia em breve.
O míssil BrahMos é baseado no russo projetado NPO Mashinostroyenie 3M55 Yakhont (SS-N-26) de mísseis. Tem um alcance de 290 km (180 milhas) e pode transportar uma ogiva convencional de até 300 kg (660 libras). Ele efetivamente pode atingir alvos a uma altitude tão baixa quanto 10 metros (30 pés) e tem uma velocidade máxima de Mach 2,8, o que é cerca de três vezes mais rápido do que o US-made subsônico mísseis de cruzeiro Tomahawk.
A Índia também está desenvolvendo uma variante ar-lançado de BrahMos para entrega até seu Sukhoi Su-30 MKI aeronave greve, bem como uma variante submarino-lançado.
SNB

Tanques antiaéreos chegam ao Rio para serem usados em grandes eventos


Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro- Mais quatro tanques de combate antiaéreos estão previstos para serem transportados na noite hoje (22) e madrugada de amanhã (23) do Porto do Rio de Janeiro, na zona portuária, para o Parque Regional de Manutenção do Exército, em Deodoro, na zona oeste. Já tinham sido levados na madrugada de hoje quatro tanques para o mesmo local.
Os veículos chegaram da Alemanha e devem ser utilizados na abertura e no encerramento da Copa das Confederações, nos dias 15 e 30 de junho, em Brasília e no Rio.  A previsão é que, após testes no Rio, os tanques sigam para a capital federal e fiquem à disposição do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) para serem usados em grandes eventos.
O carregamento faz parte de um total de 34 tanques Gepard modelo 1 A2 adquiridos por   30 milhões de euros pelo  Brasil. As oito unidades são as primeiras a ser entregues. As demais chegam até 2015. Cada veículo pesa 47,5 toneladas e tem canhões de calibre 35 mm, segundo o Exército Brasileiro. Os veículos podem disparar 1,1 mil tiros por minuto.
Edição: Fábio Massalli
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terça-feira, 21 de maio de 2013

Paraquedistas saltando no mar


Exército Brasileiro Exército Brasileiro ...SNB

INDÚSTRIA NACIONAL REÚNE-SE COM GRUPO DE TRABALHO DA MISSÃO SABIA-MAR


Brasília, 21 de maio de 2013 – Representantes da indústria aeroespacial nacional se reuniram, no dia 17 de maio, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Workshop SABIA-Mar Indústrias Brasileiras. O encontro teve como objetivo compartilhar com a indústria nacional informações técnicas relevantes sobre a missão e discutir o modelo de industrialização a ser adotado, assim como as possíveis formas de financiamento. A reunião também serviu para coletar opiniões e recomendações da indústria, e conhecer suas expectativas para este projeto. A ação foi promovida pelo Grupo de Trabalho da Missão SABIA-Mar –  composto por membros da Agência Espacial Brasileira (AEB), da indústria, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (CONAE).
A AEB está inovando na maneira de conceber suas missões satelitais. A indústria e os usuários devem estar envolvidas em todas as fases de desenvolvimento do satélite. “A Missão SABIA-Mar é a primeira a ser realizada a partir desta visão”, afirma o presidente da AEB, José Raimundo Coelho.
“O evento excedeu as expectativas. Os representantes da indústria obtiveram informações mais detalhadas dos satélites a serem desenvolvidos. No workshop, foi possível obter estimativas preliminares, por parte da indústria, do grau de complexidade dos artefatos, principalmente da câmera multiespectral”, contou o diretor da AEB e membro do Grupo de Trabalho do SABIA-Mar, Carlos Gurgel. A câmera a ser desenvolvida no Brasil terá que captar sinais em 18 bandas. Até agora, todas as construídas pela indústria nacional operam em poucas bandas. “O desenvolvimento dessa câmera será importante passo para a capacitação da indústria brasileira”, acredita Gurgel.O forte envolvimento da indústria espacial brasileira na concepção e desenvolvimento das missões de satélites é uma das diretrizes estratégicas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
A Argentina realizou, em março deste ano, evento semelhante.
SABIA-Mar – A missão SABIA-Mar é um sistema completo de Observação da Terra dedicado ao sensoriamento remoto de sistemas aquáticos oceânicos e costeiros incluindo águas interiores, baseado em uma constelação de dois satélites e uma infraestrutura operacional, logística e de segmento solo desenvolvidos para alcançar os objetivos propostos pelo Brasil e pela Argentina. Além da missão primária, os artefatos poderão, também, observar águas interiores, e obter dados em escala global da cor dos oceanos.
Os satélites terão aproximadamente 500 kg. Cada um levará uma câmera multiespectral, mas há possibilidade de cargas úteis secundárias. A princípio, eles utilizarão como base a Plataforma Multimissão (PMM), que é uma plataforma genérica para satélites desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A partilha das tarefas no desenvolvimento dos satélites será igualitária entre os dois países.
Atualmente estão sendo desenvolvidas concomitantemente as Fases 0 (análise da missão e identificação das necessidades) e A (análise de viabilidade técnica e industrial) da missão.
As aplicações dos satélites poderão ser usadas na pesca e na aquicultura, no gerenciamento costeiro, no monitoramento de recifes de coral, de florações de algas nocivas e de derrames de óleo, na previsão do tempo, na análise da qualidade das águas, entre outras.
Entre agosto e setembro deste ano, o estudo em elaboração pelos grupos de trabalho brasileiro e argentino completará a denominada Fase A do projeto. Seu resultado trará de forma organizada os requisitos para a missão, o conceito de operação do sistema, os conceitos preliminares a serem adotados para o projeto dos satélites, os cronogramas de desenvolvimento e estimativas de custo, dentre outras informações.
Workshop SABIA-Mar Usuários Brasileiros – Nos dias 13 e 14 de maio, o Grupo de Trabalho da Missão SABIA-Mar reuniu os prováveis usuários brasileiros da missão na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB). O encontro foi uma oportunidade para que as instituições nacionais que poderão se beneficiar com o SABIA-Mar apresentassem suas necessidades, expectativas e planos para utilização das imagens a serem geradas. O objetivo é que os dois satélites a serem desenvolvidos atendam ao maior número de demandas possível.
AEB..SNB

Rússia vai testar um míssil balístico de fundo



No Mar Branco estão sendo preparados testes de fábrica do novo míssil balístico Skif, que é capaz de ficar em modo de espera no fundo do mar ou oceano e por comando atingir alvos em terra e mar.

Está planejado testar o míssil antes do final de junho deste ano.
 O míssil será instalado no fundo do Mar Branco por um submarino diesel-elétrico B-90 Sarov, especialmente alterado para testar o Skif. O submarino está equipado com um sistema de lançamento de torpedos de diâmetro aumentado (cerca de 1 m), e com tanques de lastro especiais que devem compensar o peso do míssil largado e ajudar a manter a estabilidade do navio
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VOZ DA RUSSIA..SNB


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Drone russo será equipado com motor estrangeiro

O avião não tripulado russo, desenvolvido pela empresa Transas, provavelmente será equipado com um motor de fabricação estrangeira, declarou o presidente do grupo de empresas Transas, Nikolai Lebedev, não especificando, no entanto, o país de onde serão comprados os detalhes



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De acordo com Lebedev, tendo o peso próprio até uma tonelada, o drone russo é capaz de levar até 200-250 kg de carga útil. Os testes do veículo e sua produção em série estão previstos para 2014
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VOZ DA RUSSIA
SNB

Vídeo do "Terminator russo" conquistou Youtube


Os utentes da Internet foram chocados pela gravação, publicada na rede, da extração, por meio de alicate, duma bala da testa dum soldado russo quem sorria impassivelmente durante a operação
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Pelos vistos, uma bala de 5,45 mm (usada na pistola-metralhadora Kalashnikov) se lhe teria cravado, de ricochete, acima do intercílio.
O soldado suportou resolutamente a operação feita pelo alicate sem anestesia. Durante a operação, o soldado apenas faz careta de dor e diz: “Não doi absolutamente. Só parece que alguém está tirando a pele”.
 O vídeo teria sido gravado, aproximadamente, em 2000, durante a segunda guerra da Chechênia. Pela impassividade, os internautas apelidaram o soldado de “Terminator”.

SNB

Dirigível é a nova aposta da Engevix


Fábio Pupo

Diante do que se passou a chamar de "caos logístico" no Brasil, duas companhias brasileiras ligadas à infraestrutura buscaram uma invenção do século passado como alternativa moderna para o transporte de cargas: o dirigível.
O projeto começou a ser desenvolvido discretamente em uma unidade industrial em São Carlos (SP), próxima a centros de tecnologia e que abriga duas universidades de renome em engenharia. O projeto apareceu na lista de beneficiados com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2012 e receberá, ao todo, R$ 102,7 milhões da instituição.
O montante será usado pela fábrica recém-criada no desenvolvimento de um protótipo de dirigível movido a gás hélio que possa transportar 30 toneladas de carga. O veículo terá 12 metros de comprimento e velocidade de até 65 quilômetros por hora. No futuro, no entanto, a intenção é que a capacidade do veículo chegue a 200 toneladas e se transforme em um modal de relevância para o país para transportar diferentes tipo de cargas - inclusive commodities - e até pessoas.
"É um projeto ousado", diz Gerson de Mello Almada, sócio-diretor da Engevix, ao Valor. "Para não usar outras palavras", completa em tom de brincadeira. Ligado à construção pesada, o grupo - que já possui participação em concessões de rodovias, aeroportos e hidrelétricas - tem 50% das ações da recém-criada Airship do Brasil, que vai desenvolver o veículo. A outra sócia, também com 50%, é a Transportes Bertolini - de serviços de logística. Além do financiamento, as empresas estão investindo outros R$ 20 milhões, aproximadamente, de maneira direta.
Embora no início a conversa possa despertar risos, pelas características inusitadas, aos poucos vai ganhando um tom mais sério. Além do transporte de cargas, está em desenvolvimento uma família de dirigíveis para fins militares. O plano é oferecer os veículos - em conjunto com softwares - para defesa e segurança de eventos como os Jogos Olímpicos no Rio. Outro objetivo: servir de fornecedora para contratos do segmento de defesa da Engevix para as Forças Armadas. Os pequenos aeróstatos (veículos mais leves que o ar) lembram o funcionamento dos vants (veículos aéreos não tripulados), que têm diferentes aplicações - inclusive militares. No Brasil, os dirigíveis da Airship serão desenvolvidos em no máximo um ano, segundo os planos da empresa.
A empresa defende que as vantagens do dirigível em relação a outros veículos - como helicópteros - está em ser livre de ruídos, ter pouca vibração e boa visibilidade. Além disso, diz a companhia, o dirigível sofre baixa interferência eletromagnética. Isso facilita o uso em missões de busca e salvamento, vigilância aérea, e apoio em situações de calamidade pública.
Nos Estados Unidos, está em curso projeto semelhante. Um dirigível, desenvolvido pela empresa privada Aeros, recebeu financiamento equivalente a R$ 70 milhões da Nasa, agência espacial, e das Forças Armadas do país com o objetivo de, no futuro, transportar até tanques e tropas em guerras. A ideia é que a capacidade do veículo possa chegar a 500 toneladas.
Aqui, o projeto da Airship também tem origens militares - já que se concretizou após pedido do Exército, em 1997, que buscava solução logística para o abastecimento de tropas afastadas, principalmente na Amazônia. Cinco empresas foram convidadas a participar, mas apenas a Engevix e a Bertolini continuaram.
Almada diz que o projeto em curso é viável e que há, inclusive, concorrentes estudando o assunto no país. "Por isso nem queríamos divulgar [a Airship] agora." O plano dos empresários é que o retorno sobre os investimentos realizados ocorra em no máximo sete anos, aplicando o serviço também em abastecimento de plataformas, fornecimento de peças para hidrelétricas de difícil acesso e para linhas de transmissão de energia.
Paulo Fleury, professor e diretor do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), acredita que o dirigível pode ser uma solução interessante para país, principalmente para lugares afastados e para transporte de produtos de baixo valor agregado - como frutas e madeira. "Dirigível funciona e tem operação barata. Não vejo dificuldades técnicas", diz.
Fleury diz que há potencial para que o dirigível se torne relevante na matriz de transportes. "Poderia se tornar algo que não é simplesmente marginal, mas de real importância." Ele pondera que deve haver testes para que o "novo" modal saia, de fato, do papel.
VALOR ECONÕMICO ....SNB

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Irã enforca acusados de espionar para EUA e Israel


DUBAI - O Estado de S.Paulo
O governo do Irã anunciou ontem a execução por enforcamento de dois homens presos por espionagem. De acordo com uma rádio estatal iraniana, os condenados foram condenados por terem sido pegos trabalhando para o Mossad, serviço de inteligência israelense, e para a CIA americana.
Os dois condenados iranianos, Mohammad Heidari, acusado de trabalhar para os israelenses, e Kourosh Ahmadi, que teria passado informações para os americanos, foram enforcados na madrugada de ontem.
Heidari teria vendido a agentes do Mossad segredos "sobre segurança". Ahmadi foi acusado de manter reuniões para informar os americanos sobre o regime dos aiatolás. Ambos foram condenados como "mohareb" ("inimigos de Deus").
O Irã acusa os governos de Israel e dos Estados Unidos de usarem redes de espionagem para planejar atos contra seu programa nuclear.
Em janeiro do ano passado, uma explosão matou Mostafa Ahmadi Roshan, um dos diretores da Usina de Natanz. O local é um dos utilizados pelo regime de Teerã para enriquecimento de urânio.
Outros dois cientistas ligados ao programa nuclear iraniano já tinham sido mortos nos dois anos anteriores. Tanto americanos quanto israelenses negam qualquer participação nas mortes. / REUTERS
SNB

Pesquisa indica fragilidade da América Latina na proteção contra ciberataque


Roberto Simon, de O Estado de S. Paulo
Um estudo inédito sobre cibersegurança na América Latina, publicado este mês, concluiu que a região é uma das mais vulneráveis do mundo a crimes, atos de sabotagem e mesmo espionagem na rede. O pior, dizem especialistas, é que a maior parte dos governos e empresas latino-americanos não está preparada para lidar com essas ameaças. 
 A pedido da Organização dos Estados Americanos (OEA), a consultoria Trend Micro fez o primeiro levantamento extensivo sobre cibersegurança do México à Patagônia. A conclusão é que aumentaram tanto o número de ataques detectados quanto os tipos de ameaça. 
Há desde esquemas de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros, até ofensivas online com motivação política. Nesta segunda categoria, enquadram-se o chamado “hacktivismo” - protestos com ataques virtuais -, agressões a sistemas de infraestrutura, como de transportes e energia, ou roubo de dados sigilosos e informações estratégicas. 

“Ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes e ameaçadores nas Américas, principalmente em razão dos avanços da tecnologia”, disse ao Estado Neil Klopfenstein, chefe do Secretariado de Segurança Multidimensional da OEA, escritório responsável pela pesquisa. Desde que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da entidade questionou a construção da Usina de Belo Monte, o Brasil vem mantendo relações frias com a OEA e não forneceu seus dados para a pesquisa.

Klopfenstein cita outras duas causas que explicam a escalada nos ciberataques. Primeiro, na última década o número de internautas subiu mais de 1.000%. Atualmente, analistas estimam que 43% da população latino-americana se conecte regularmente à rede (no Brasil, seria cerca de 45%). Segundo, aumentaram também as detecções de contravenções online, embora muitas ainda passem despercebidas.
Todos os 20 governos que participaram do estudo registraram o crescimento dos ciberataques entre 2011 e 2012. Os dados fornecidos à OEA são confidenciais e os países não podem ser identificados. Mas a pesquisa indica que o aumento dos ataques variou de 8% a 40%. Esses números podem ser bem maiores, conclui o estudo, pois muitas entidades privadas e públicas ainda hesitam admitir que foram alvo de invasões e roubo de dados.

Há relatos de casos graves. Um governo, por exemplo, admitiu à OEA ter sido alvo de um programa espião. O software que roubava informações secretas teria sido instalado em uma agência de segurança do Estado. Outro país afirmou que 80% dos crimes investigados tinham ligação com algum tipo de contravenção eletrônica.

Embora não tenha sido contemplado no estudo, o Brasil é um dos alvos mais frequentes de ciberataques. Em 2009, o programa 60 Minutes, citando fontes americanas, disse que um ataque de hackers teria causado um apagão no Espirito Santo dois anos antes, no que seria o primeiro “atentado online” da história - Brasília nega a informação. 

Johanna Mendelson Forman, especialista do Center for Strategic and International Studies (CSIS), afirma que o Google brasileiro já foi derrubado pelo menos 190 vezes.

Ciberguerra. Um dos formuladores da estratégia de proteção eletrônica do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Paul Rosenzweig aponta que governos e empresas da América Latina ainda veem cibersegurança como um “custo desnecessário”, principalmente por se tratar de uma região onde a possibilidade de uma guerra entre Estados, com o uso de ataques online, é remota. A ciberguerra foi empregada em conflitos na Líbia, Gaza e Geórgia.

“Essa ideia de imunidade é um erro”, disse ao Estado o especialista. “Vemos que hackers chineses têm ido atrás de propriedade intelectual e dados. Houve casos desse tipo na África e mesmo no México”.

A China é, de longe, a origem da maioria dos ataques (veja o quadro acima). Para Adam Segal, pesquisador do Council on Foreign Relations, todas as empresas que operam em setores estratégicos, como aviação e petróleo, “estão na mira dos chineses, e a América Latina não é exceção à essa regra”. O pesquisador esteve na semana passada no Brasil a convite do governo federal para discutir cibersegurança com militares e autoridades da Anatel. “O governo brasileiro está empenhado, mas ainda é o começo de um longo caminho”, concluiu Segal.
SNB

ÁGATA 7 – (Vídeo) FAB transporta militares do Exército Paraguaio e Brasileiro para o Haiti

Mesmo com a participação nas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas na Operação Ágata 7, a Força Aérea Brasileira (FAB) segue realizando inúmeras atividades. Uma delas ocorreu na manhã deste domingo (19/5), quando Militares do Exército e da Força Aérea Paraguaia (FAP), além de integrantes do Exército Brasileiro, decolaram a bordo de uma aeronave KC-137 da FAB, rumo ao Haiti.
O embarque ocorreu na Base Aérea de Campo Grande (BACG). De lá, a aeronave seguiu até a cidade de Boa Vista/RR, onde os militares pernoitaram. A previsão de chegada ao país da América Central é para esta segunda-feira (20/5).
Do Exército Paraguaio embarcaram 32 militares. Já do Exército Brasileiro foram 55. Na ocasião, familiares e amigos se despediram dos militares de Campo Grande, que ficarão no Haiti durante seis meses.
O Major do Exército Brasileiro Leônidas Domingues Teixeira Neto, que serve no Comando da 9ª Região Militar, em Campo Grande/MS, reforçou o treinamento realizado para cumprir a missão: “Nós estamos trabalhando há bastante tempo na preparação da tropa e temos a convicção de que faremos um bom serviço no Haiti”.


Já o Major de Cavalaria do Exército Paraguaio Julio Aveiro espera, juntamente com os militares do seu país, contribuir nas atividades que serão realizadas no Haiti. “Nossa expectativa é trabalhar em conjunto com o Exército Brasileiro e, dessa maneira, apoiar as ações desenvolvidas pelas Nações Unidas naquele país”, afirmou.
O Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste (CMO), General-de-Brigada do Exército Brasileiro Samuel da Silva Ricordi, o Comandante da 9ª Região Militar do Exército Brasileiro, o General-de-Brigada Edson Henrique Ramires e o Comandante da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Coronel Aviador Flávio Eduardo Mendonça Tarraf, participaram da solenidade de despedida e embarque, realizada no hangar do 1º/15º GAV (Esquadrão Onça).
FAB ..SNB

domingo, 19 de maio de 2013

Cápsula Espacial Devoluções Roedores Cósmicos para a Terra depois de Mês de vôo


MOSCOU, (RIA Novosti) - A cápsula retornável de um satélite de pesquisa biológica aterrou no Orenburg Região Russa, perto da fronteira com o Cazaquistão, trazendo ratos, gerbos da Mongólia, lagartixas e vários microorganismos e plantas de volta à Terra depois de seu mês de duração vôo, o controle da missão, disse no domingo.
"O veículo descida separado do módulo de equipamentos da espaçonave Bion-M em 06:32, horário de Moscou [02:32 GMT]. Depois de passar com sucesso através das camadas densas da atmosfera da Terra, a cápsula pousou às 07:12, horário de Moscou na área designada, a cerca de 100 quilômetros [62 milhas] a nordeste de Orenburg ", disse o controle da missão.
Especialistas do Progresso Pesquisas Espaciais e Produção Space Center e do Instituto de Estudos Médicos e Biológicos chegou ao local do pouso da cápsula e começou a abrir as escotilhas para trazer os animais para fora da cápsula, um dos especialistas disse à RIA Novosti.
Rússia lançou o satélite Bion-1M , seu primeiro satélite de pesquisa biológica desde 2007, em 19 de abril para realizar a investigação fundamental e aplicada em biologia espaço, a fisiologia e biotecnologia, enquanto em órbita e ajudar a pavimentar o caminho para futuros vôos interplanetários, de acordo com o espaço Federal Roscosmos Agência.
Bion-M1 realizadas oito gerbos da Mongólia, 45 mouses, 15 lagartixas, caracóis e recipientes com vários microorganismos e plantas.
Durante seu vôo de 30 dias, mais de 70 experimentos fisiológicos, morfológicos, genéticos e biomoleculares foram realizadas em apoio de voos de longa duração interplanetárias, incluindo missões a Marte.
O programa de investigação incluíram experiências com roedores para estudar reacções sistémicas do organismo para microgravitation, bem como o impacto da radiação e microgravitation sobre o organismo.
SNB