terça-feira, 12 de julho de 2011

Brasil BRICadera


Os brasileiros, além de muitas outras coisas, se orgulham dos seus futebolistas que há vários anos demonstram a excelente mestria desportiva à nível mundial. Não importa quem seja o Campeão do Mundo oficial, pois, os brasileiros sempre são reconhecidos em todo o mundo do futebol.

Algo similar acontece com o armamento russo, tradicionalmente variado, eficiente, seguro e de preços muito competitivos, que há muito se tornou alvo de interesse na América Latina e, praticamente, em todo o mundo.

Atualmente, a Rússia empreende esforços notáveis no sentido de promoção de seus produtos de uso militar no mercado brasileiro. Esta tarefa fica a cargo da “Rosoboronexport”, a única exportadora russa de toda a gama de produtos e serviços militares ou de utilização "dual". E mais ainda, ao contrário de muitos outros países, a Rússia, além de celebração de contratos, oferece uma ampla variedade de serviços de manutenção pós-garantia, fornecimento de peças sobressalentes, reparação, modernização ou mesmo a produção sob licença de produtos de alta tecnologia militar no território nacional do Cliente.

A cooperação técnico-militar entre os nossos países data desde 1994, ano em que foi fechado o contrato de fornecimento ao Brasil do primeiro lote de sistemas de mísseis antiaéreos portáteis “IGLA”. Posteriormente, A Defesa Antiaérea (DAA) brasileira adquiriu mais três lotes destes sistemas, inclusive de “IGLA-C” modernizados. Em 2008, a “Rosoboronexport” participou na licitação brasileira com o helicóptero de ataque “Mi-35M”, tendo vencido a competição concorrendo com os helicópteros A-129 “Mangusta” italiano e EC-665 “Tiger” europeu. Atualmente, está sendo realizado o fornecimento de helicópteros russos para o Brasil.

A “Rosoboronexport” atuando numa estreita cooperação com a FAB procura fazer o máximo possível para a adaptação mais célere destas aeronaves para as novas condições operacionais visto que aos helicópteros russos no Brasil será atribuído o cumprimento de missões particularmente difíceis. A visita oficial ao Brasil do presidente da Federação da Rússia, Dmitri Medvedev, deu um forte impulso ao desenvolvimento das relações positivas entre os dois países. Durante a visita foi discutido um vasto leque de assuntos, inclusive relativos à ampliação da cooperação técnico-militar.

Hoje, às vésperas da realização no Rio de Janeiro da Exposição Internacional Latino-Americana “Latin America Aero & Defence” “LAAD 2011”, o Portal DefesaNet entrevista o chefe da delegação da “Rosoboronexport” Serguei Ladiguin sobre a participação da Empresa nesta feira de armamento.

DN - Senhor Ladiguin, o Brasil é para a Rússia um parceiro relativamente novo na área da cooperação técnico-militar. O que atrai a “Rosoboronexport” no nosso mercado e quais são as particularidades das propostas da sua Empresa?

Serguei Ladiguin - Junto com os outros estados do Brasi BRIC, ol é um dos países mais dinâmicos no mundo, além do mais, parece ser o único Estado do continente não exposto a ameaças militares externas. Todavia, as Forças Armadas brasileiras são as mais numerosas e as mais bem equipadas na América do Sul. Ademais, o Brasil faz parte dos vinte países do mundo com os maiores orçamentos militares. E um exército poderoso precisa do armamento moderno, seguro e eficiente. É material desta categoria que oferece a “Rosoboronexport”. Os produtos propostos, além de serem competitivos quanto às principais características técnicas e operacionais, apresentam evidente superioridade em termos de relação “preço – qualidade”.

Uma outra particularidade é que estamos sempre disponíveis para ajudar na integração dos modelos russos no sistema das Forças Armadas do Brasil.

E mais ainda, a “Rosoboronexport” propõe ao comprador potencial as tecnologias mais avançadas, ajuda na organização no território nacional de Centros técnicos para a manutenção do material adquirido, na sua reparação, modernização, produção licenciada, inclusive a realização de pesquisas técnico-científicas conjuntas. E isso resultará em maior envolvimento das empresas brasileiras, surgimento de novos empregos, assim com na criação de uma base sólida para a futura produção de mais avançados modelos de armamento e técnica militar no país.

E, finalmente, estamos muito atentos aos pedidos dos nossos parceiros brasileiros e sempre abertos a uma cooperação construtiva, transparente e mutuamente vantajosa.

DN - Que material de uso militar a “Rosoboronexport” planeja apresentar na Feira em Rio de Janeiro?
Serguei Ladiguin - Vamos apresentar os melhores equipamentos militares  que, sem dúvida, irão interessar não só os militares brasileiros, como também os nossos parceiros de outros países da América Latina.

Antes de tudo, trata-se do caça multifunção supermanobrável Sukhoi Su-35, aeronave de treinamento e ataque Yak-130. As aeronaves de asa rotativa serão representados por materiais e documentação relativos ao helicóptero de ataque e transporte Mi-35M, helicópteros de transporte militar Mi-17V-5 e Mi-171Sh, helicóptero de transporte pesado Mi-26T.

Um estande especial da nossa exposição é dedicado aos sistemas da DAA representados por Sistemas de mísseis AA (SMAA) de longo alcance “Antei-2500”, de alcance médio “Buk-M2E” e de curto alcance “Tor-M2E”, assim como por lançador portátil “IGLA-S” bem familiar aos militares brasileiros.

Levando em conta que o Brasil é uma das maiores potências navais, a delegação da “Rosoboronexport” vai apresentar a todos os interessados as características dos  navios lança-mísseis e navios de projeto 12418 "Molniya", projeto 21632 “Tornado”, fragata de projeto 11356.

Para ter idéia das capacidades da técnica automotiva russa cabe visitar o estande com o veículo blindado multifunção GAZ-2330 “Tigre” e o potente caminhão “URAL-4320”. Isto é  apenas uma pequena parte da nossa exposição.

DN - Serão apresentados  modelos reais?

Serguei Ladiguin - Presentemente, está sendo negociada com a parte brasileira a possibilidade de demonstração do helicóptero Mi-35M e do veículo blindado multifunção “Tigre” já adquiridos pelo Brasil.

DN - Hoje, no Brasil fala-se muito sobre a licitação FX-2 para aquisição de  até 120 caças com a participação da Rússia. Que aeronave será apresentada por seu país caso a Rússia participe na licitação?

Serguei Ladiguin - Se a FAB realmente pretende substituir o seu obsoleto parque de aeronaves de combate, o super-caça Sukhoi Su-35 proposto pela «Rosoboronexport» é um projeto muito atrativo e prometedor. O caça multifunção supermanobrável da geração 4++ destina-se para a conquista da superioridade aérea, ataques contra os alvos terrestres e navais, com qualquer tempo, de dia ou de noite. No seu desenvolvimento e produção foram aproveitadas as tecnologias da quinta geração,  que proporcionam um superioridade evidente em relação aos caças existentes de classe similar.

DN - Em que o Su-35 supera os concorrentes?

Serguei Ladiguin - A nossa aeronave é mais veloz (2400 km/h à altitude de 11 km) e tem uma maior razão potência/peso. O seu alcance de vôo é quase duas vezes maior (3600 km sem tanques externos). Concorde que para um país da dimensão do Brasil é um fator de extrema importância. Além disso, a capacidade operacional do Su-35 é substancialmente mais elevada que a dos concorrentes. O caça pode carregar 8 toneladas de armas em seus 12 pontos duros. O alcance de detecção de alvos do seu novo radar é de 1,5 a 2 vezes maior que o dos concorrentes, sendo este muito mais avançado quanto a várias outras características técnicas. A cabine do piloto foi desenvolvida para facilitar o seu trabalho e proporcionar-lhe a concentração máxima de atenção  no cumprimento de missões de combate.

Entretanto, este impressionante arsenal de vantagens permitirá ao comprador potencial poupar importantes somas monetárias. Veja só, quanto maior for o alcance da aeronave, tanto menos aeródromos serão necessários construir no território nacional. Quanto mais alta for a eficiência operacional de cada caça, tanto menor será a quantidade de aeronaves necessárias para o cumprimento das missões atribuídas. É por isso que, atualmente, a Força Aérea da Rússia está sendo equipada com os Su-35. Como se sabe, uma coisa má não tem procura.

DN - Recentemente, no Brasil foi aprovada nova Estratégia Nacional de Defesa, conforme a qual importação do material bélico obriga à transferência simultânea de tecnologias modernas que permitam proceder, de modo autônomo, à manutenção e produção de produtos de uso militar.

Seguei Ladiguin - A «Rosoboronexport» está pronta para realizar um vasto programa de transferência de tecnologias no âmbito de programas de offset. Estamos prontos para garantir o suporte do ciclo completo não só de manutenção técnica, reparos e modernização, mas mesmo de produção do Su-35 no Brasil. Por razões evidentes, muitos fabricantes de armamento se mostram pouco dispostos para proceder a uma cooperação tão profunda. Mas para a «Rosoboronexport» não se trata de palavras vãs. Já temos experiência real de transferência de tecnologias de produção de aeronaves do tipo Su-27 para a China e do tipo SU-30 para a Índia. E mais ainda, levando em conta o fato de que na construção desta aeronave já foram realizadas parcialmente as tecnologias da quinta geração, vemos, as perspectivas de cooperação com a Parte Brasileira no âmbito do programa conjunto de desenvolvimento do caça de nova geração com base na realização do projeto Su-35. Estou certo que tal abordagem atende integralmente os requisitos da Estratégia Nacional de Defesa do Brasil, relativos ao recebimento de tecnologias de ponta.

DN - E, finalmente, quanto a parâmetros de preços do Su-35.

Serguei Ladiguin - O custo de fornecimento de aeronave e os custos operacionais são uma das mais importantes vantagens competitivas do caça russo. A nossa análise e a constante competição contra fabricantes estrangeiros mostram que preço da proposta russa é substancialmente mais baixo. Por isso, tenho a certeza: a proposta da «Rosoboronexport», em caso de readmissão da Rússia na licitação, atende em maior grau os interesses do nosso parceiro latino-americano. Foi disso que partimos preparando os parâmetros de preços do Su-35 para nossos parceiros brasileiros.

DN - Que propostas constam da "carteira de helicópteros" da Rosoboronexport ?

Serguei Ladiguin - A variedade é ampla. São helicópteros de transporte militares Mi-17V-5 e Mi-171Sh, bem como o helicóptero de transporte pesado Mi-26T. Neste sentido os nossos países já têm uma experiência excelente. Estão próximos de ser finalizados os fornecimentos de helicópteros nos termos da licitação brasileira, que a «Rosoboronexport» ganhou, há dois anos atrás. Segundo os nossos planos, o último Mi-35M será entregue à FAB em dezembro do corrente ano.

Agora, propomos aos nossos parceiros o  Mi-171Sh em que foram aperfeiçoadas as melhores características dos modelos anteriores. Ademais, depois da instalação de modernas turbinas  e dos equipamentos, em  especial, de pilotagem, navegação e de comunicação, a aeronave adquiriu novas qualidades que possibilitam o cumprimento eficiente de um vasto leque de missões, tanto em tempo de paz como em tempo de guerra. O fornecimento deste helicóptero aos clientes estrangeiros começou em 2002. Todavia, hoje, mais de 400 aeronaves do tipo Mi-171 estão operando em mais de 30 países no mundo. A propósito, em fevereiro de 2005, a versão civil do helicóptero desta família, o Mi-171A, obteve o certificado de aeronavegabilidade brasileiro e veio a ser a primeira aeronave de asa rotativa russa com a certificação oficial na América Latina. O resultado não tardou a aparecer. No final do ano passado, o Mi-171A ganhou a licitação da Petrobras e vai trabalhar na Amazônia.

DN - E o Mi-17V-5de transporte militar?

Serguei Ladiguin - O helicóptero destina-se para transporte de cargas e grupos de desembarque na cabine e cargas de grandes dimensões externamente. Aversão com armamento do Mi-17V-5 é capaz de cumprir missões de apoio de fogo do Exército, de desembarque e evacuação. Em combate, 36 efetivos podem desembarcar em apenas 15 segundos. Em missões de evacuação, na cabine de carga podem ser instaladas 12 macas. A velocidade máxima do helicóptero é 250 km/h, alcance - até 600 km, teto prático - 6000 m. A aeronave opera de modo seguro de dia ou de noite, na faixa de temperaturas de -40°C a +40°C. Há grande procura deste helicóptero em todo o mundo.  Eis um exemplo. Neste ano, nos termos do contrato celebrado com a Índia, começa o fornecimento do lote de 80 Mi-17V-5.

DN - Sabe-se que a Rússia produz o Mi-26T, helicóptero de maior capacidade de carga no mundo.

Serguei Ladiguin - Este helicóptero de grande porte destina-se para o transporte de militares, cargas, evacuação aeromédica de feridos, assim como para o combate a incêndio, montagem dos equipamentos pesados, construção de pontes, torres de aço de linhas de transmissão elétrica, torres de sondagem, etc. Na versão de aeronave-cisterna, na sua cabine de carga aloja-se um conjunto de equipamento de abastecimento de combustível com dois módulos de tanques de capacidade de 15 mil litros de combustíveis. Além disso, o Mi-26T pode transportar veículos e cargas de grandes dimensões no interior da cabine ou exteriormente de peso total até 20 toneladas; ou até 82 soldados em assentos, ou até 60 feridos em macas. É o mais potente helicóptero no mundo comparável quanto à capacidade de carga com a aeronave de transporte norte-americana C-130 «Hercules».

O Mi-26 provou as suas possibilidades únicas em vários países do mundo. Durante as operações de socorro ao devastador terremoto na China, que causou a morte de mais de 60 mil pessoas, os Mi-26 se encarregaram da evacuação dos habitantes atingidos por aquela calamidade natural, transporte de feridos, alimentos, materiais médicos e máquinas de construção pesadas. No Afeganistão esta aeronave de asa rotativa evacuou do campo de batalha o abatido helicóptero de transporte militar pesado norte-americano de peso superior a 12 toneladas Chinook CH-47, tendo o transportado exteriormente a uma distância de 110 km do local da queda. Depois daquela operação a tripulação do Mi-26 recebeu agradecimentos pessoais do presidente dos EUA.

DN - Pelo visto, os policiais do nosso Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) gostaram do miniblindado russo "Tigre", um carro todo-o-terreno de alta velocidade e mobilidade.
Serguei Ladiguin - O «Tigre» russo não é um carro puramente policial. Igualmente, são produzidas versões de comando, ambulância e de reconhecimento. Acho que as empresas brasileiras podem participar na produção destes carros.

DN - O Brasil praticamente não tem inimigos externos. Porém, o país sempre precisa de sistemas de Defesa Antiaérea eficientes.

Seguei Ladiguin- Para este setor de Defesa a «Rosoboronexport» pode fornecer ao nosso parceiro os sistemas de mísseis AA «Antei-2500», «BUK-M2E», "TOR-M2E", além de lançadores portáteis “IGLA-S” já aproveitados por militares brasileiros.

O "TOR-M2E" é um sistema multicanal altamente automatizado de mísseis AA (de curto alcance na classificação russa ou de alcance médio, conforme a classificação brasileira), composto de quatro veículos de combate, capaz de destruir simultaneamente até 16 alvos aéreos vindos de qualquer direção à distância até 12 km e altitude até 10 km, de dia ou de noite, sob quaisquer condições ambientais. O sistema foi desenvolvido para repelir ataques intensos de aviões e  helicópteros, destruir elementos de armas de alta precisão em vôo (missão particularmente atual),  mísseis de cruzeiro, veículos aéreos não tripulados a alturas médias, baixas e extremamente baixas. Estes alvos não uma têm mínima chance de sobreviver, mesmo numa situação aérea complexa ou de uso intenso de diferentes contramedidas.

DN - Na Rússia este sistema, de um modo figurado, se chama de “braço de defesacurto”. Qual é, então, o "braço médio"?

Seguei Ladiguin  - É o  «BUK-M2E», um sistema multicanal de mísseis antiaéreos de alcance médio capaz de atacar simultaneamente até 24 alvos aéreos vindos de qualquer direção à distância até 45 km. O sistema destina-se para destruir as aeronaves da aviação tática e estratégica, mísseis de cruzeiro, helicópteros ou outros alvos aerodinâmicos em toda a faixa de altitudes do seu emprego (de 0,015 a 25 km) numa situação de uso ativo de contramedidas eletrônicas e de fogo inimigo intenso. O «BUK-M2E» é altamente eficaz no combate contra mísseis balísticos táticos, mísseis de aviação e outros tipos de armas guiadas com precisão (PGM) em vôo, assim como nos ataques contra alvos navais e alvos terrestres detectáveis por radares.

DN - E, finalmente, o “Braço comprido”.

Seguei Ladiguin  - É o famoso «Antei-2500». Este sistema é capaz de derrubar alvos à distância de 250 km e à altitude de 30 km. Destina-se para a cobertura de centros administrativos, industriais ou militares de especial importância e concentrações de tropas contra os ataques de grandes massas de meios de ataque aéreo modernos, inclusive todos os tipos de aviação e mísseis balísticos com alcance até 2500 km, assim como os mísseis de cruzeiro. Em outras palavras, estes sistema previne todos os tipos de ameaças aéreas a uma distância considerável das instalações protegidas. Todos os componentes do CMAA “Antei-2500” são montados sobre veículo de lagartas unificado com capacidade todo terreno, sendo o seu tempo de desdobramento e entrada em operação inferior a cinco minutos.

O Sistema da DAA (defesa Antiaérea) profundamente escalonada igualmente integra os lançadores portáteis de mísseis AA “IGLA-S” com o alcance de 5 km, bem familiares aos brasileiros.

Sobre as armas russas pode-se falar muito. Portanto, estamos esperando as visitas dos militares e especialistas na Exposição LAAD, Pavilhão 4, estande D-15 da  «Rosoboronexport». Estamos abertos para reuniões e negociações construtivas que permitirão discutir, além das característica técnicas do material bélico russo, as questões de serviço pós-garantia, fornecimento de peças sobressalentes, efetivação de revisões e modernização e mesmo de produção licenciada no território nacional do comprador.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Acompanhe ao vivo o lançamento do Atlantis

Também é possível acompanhar os preparativos pelo twitter da Nasa. 

Este último lançamento do Atlantis para uma missão de 12 dias será o número 135 do programa. A missão - conhecida STS-135 - tem como finalidade transportar a maior quantidade possível de provisões à Estação Espacial Internacional (conhecida pela sigla em inglês ISS), cuja utilização foi prolongada no ano passado até 2020.O Atlantis é o quarto ônibus espacial construído pelos Estados Unidos. Teve seu batismo espacial no dia 3 de outubro de 1985.  Ao regressar à Terra, terá realizado 33 voos; 14 deles à ISS, antes de ir para um museu.
A tripulação do Atlantis é formada por quatro astronautas americanos - contra sete normalmente - todos muito experientes, entre eles o piloto Chris Ferguson, de 49 anos, e o copiloto Doug Hurley, de 44 anos.
Depois que o Atlantis voltar à Terra, o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos terá fim de forma oficial, deixando a Rússia como o único país no mundo capaz de transportar astronautas ao espaço.
Empresas particulares competem para construir a próxima geração de naves espaciais americanas, mas é pouco provável que terminem de construir um veículo deste tipo antes de 2015.

(Com informações da AFP)

sábado, 25 de junho de 2011

Teste do missil 1.2 DA MECTRON

O míssil MSS 1.2 utiliza uma técnica denominada beam-rider (seguidor de feixe), na qual o Míssil é guiado em direção ao alvo por um feixe laser projetado no espaço pela Unidade de Tiro. Para tanto, esta unidade possui dois sistemas ópticos independentes e colimados: a óptica de apontamento, através da qual o atirador realiza a mira e cuja configuração é semelhante à de um periscópio, e a óptica do feixe laser, cuja função é projetar no espaço um feixe laser modulado, que guia o Míssil ao longo de toda sua trajetória.

A comutação entre a abertura máxima e a mínima é feita de forma gradual, através de um sistema de zoom desenvolvido pela Mectron especificamente para o MSS 1.2, no qual um microprocessador controla o movimento das lentes, determinando a abertura do feixe à medida que o Míssil se afasta da Unidade de Tiro.


Vôo controlado por canards em configuração cruciforme


Rolamento induzido pelas asas

Cabeça de guerra do tipo carga ôca, com explosivo HMX

Motor de dois estágios, com propelente sólido, base dupla.

Seção de controle e guiamento: Eletrônica digital, baseada em microprocessador

Malha de controle com estratégia PID

Canards acionados eletricamente

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Astronautas da Endeavour realizam a 4ª e última caminhada espacial da missão


MOSCOU - Os tripulantes da Endeavour realizaram nesta sexta-feira sua quarta caminhada espacial, a última da missão do ônibus espacial antes da aposentadoria. Esta também foi a última caminhada espacial conduzida por tripulantes de um ônibus espacial da Nasa (a caminhada espacial que será realizada durante a missão do Atlantis em julho será conduzida por residentes da Estação Espacial Internacional, ISS).





Os americanos Michael Fincke e Greg Chamitoff, os especialistas da missão, deixaram o laboratório orbital à 1h15 (horario de Brasília) e permaneceram no exterior durante 7h24. A caminhada estava prevista para durar 6h30, no entanto foi prolongada para que os trabalhos pudessem se concluídos. Durante essa caminhada os astronautas, às 6h02, atingiram um marco histórico de mil horas acumuladas em caminhadas espaciais realizadas por astronautas e cosmonautas para a construção e manutenção da ISS.



Durante a atividade extraveicular, os astronautas instalaram cabos para câmeras OBSS na seção S1 do bloco de baterias solares. Além disso, eles desinstalaram a unidade de captura do manipulador da seção P6 para montá-la na rede OBSS. Os astronautas também retiraram os suportes do braço mecânico do manipulador Dexter e instalarão revestimento térmico em um dos tanques de gás de alta pressão.



A missão. A Endeavour decolou na segunda-feira para um missão de 16 dias, a penúltima antes de a Nasa aposentar sua frota de três ônibus espaciais, e chegou à estação na quarta-feira. Dezesseis nações são parceiras no projeto da Estação Espacial de US$ 100 bilhões.



Inspeções durante o voo mostraram algum dano ao escudo anti-calor na parte inferior da Endeavour. "Há três áreas que preocupam um pouco. A equipe no solo decidirá nos próximos dias se temos que examinar isso melhor, mas vimos este tipo de coisa antes e não nos preocupa muito", disse Kelly nesta quinta-feira durante entrevista diretamente do espaço.



O plano da Nasa depois do fim do programa de ônibus espaciais é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional por meio da nave Soyuz, da Rússia, talvez até a metade da atual década (o serviço prestado pela Rússia custa US$ 51 milhões por astronauta para os Estados Unidos). Eventualmente eles pretendem contar com naves europeias e japonesas também. Depois, a Nasa deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço. Atualmente as empresas particulares cobram US$ 63 milhões por passagens para 2014.



O ônibus também entrega uma plataforma carregada com grandes peças de reposição, na esperança de manter a estação em funcionamento por mais 10 anos. O carregamento inclui duas antenas de comunicações de banda-S, um tanque de gás de alta pressão, o sistema robótico canadense Dextre e escudos para proteger a ISS de micrometeoritos.



Além disso tudo, a Endeavour ainda leva para a ISS um aparelho de US$ 2 bilhões que os cientistas esperam que esclareça parte dos mistérios envolvidos na chamada matéria escura. O aparelho é chamado Espectrômetro Alfa Magnético (AMS) e deverá analisar raios cósmicos de alta energia, sendo o primeiro a olhar detalhadamente para esse tipo de matéria no espaço.



Após o retorno do Endeavour, as atenções da Nasa se voltarão para o lançamento do Atlantis, que está previsto para o dia 28 de junho. Esse será o 135º e último lançamento de ônibus espacial da agência espacial norte-americana.



Demanda da Copa do Mundo turbina aquisição de novos sistemas de defesa aérea do EB

Escrito por Felipe Salles


Qui, 26 de Maio de 2011 00:00

Inusitadamente caberá a dois eventos esportivos de abrangência global, verdadeiras celebrações da paz, o argumento final incontornável para que o Governo Federal brasileiro finalmente venha a adquirir sistemas de mísseis antiaéreos de maior alcance que os atuais MANPADS (missil portatil antiaereo) de orígem russa "Iglá" (palavra essa que, em russo, quer dizer "agulha" ) usados tanto pelo Exército Brasileiro quanto pela Força Aérea Brasileira.



ALIDE obteve, com exclusividade, uma apresentação técnica que foi realizada pelos vendedores russos ao Estado Maior do Exército Brasileiro no dia 18 de maio passado. Para atender aos requisitos de segurança do Comitê Olimpico Internacional e de algumas das confederações nacionais participantes dos jogos do Rio, o Governo disparou um programa emergencial de aquisição que precisa decidir o fornecedor e o próximo sistema de mísseis anti aéreos brasileiro até novembro deste ano. É importante salientar que o Tor M2, como todos seus rivais nesta concorrência, ainda se caracterizam por ser sistemas de relativo curto alcance, se comparados com outros produtos também disponíveis no mercado mundial.



O cronograma neste processo é muito acelerado. O primeiro documento deste programa foi liberado às empresas interessadas em 28 de janeiro, com a resposta aos questionamentos iniciais do EB devida já em 15 de março. No dia 31 de maio serão publicados pelo Exército os "RFP" e "RFQ" que são, respectivamente, as solicitações para as propostas técnicas e de preços. As respostas dos competidores deverão ser entregues em 29 de julho, com a análise das propostas se encerrando no dia 30 de agosto. Finalmente, o anúncio da decisão do Exército está previsto para ocorrer em 13 de setembro. Os passos seguintes são, então, a análise jurídica e a preparação dos contratos até 28 de outubro, com a assinatura final ocorrendo em 16 de novembro. Sem esta celeridade toda os sistemas antiaereos dificilmente estarão disponíveis, e operacionais, no Brasil no prazo exigido.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Instalação do Motor Scramjet no Túnel de Choque Hipersônico T3

No início de maio de 2011, um dos módulos do motor “scramjet” (primeiro a ser desenvolvido no Brasil, medindo cerca de 1,0 m de comprimento), Fig. 1, está em fase de instalação na seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, o qual possibilita simular as condições de pressão e temperatura, assim como, a velocidade correspondente ao vôo real do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X.


Atualmente, estão sendo instalados a instrumentação e os equipamentos que irão compor o módulo do motor “scramjet” para ensaio em túnel de choque hipersônico, tais como: suporte de fixação, transdutores de pressão, janelas de visualização, tanque de combustível (gás hidrogênio), cabeamento e ignitor.




O ignitor (tocha de plasma em desenvolvimento pela empresa turbotronics) possibilitará a manutenção da combustão do combustível com o Oxigênio, no motor “scramjet”, seja nos ensaios como durante o vôo atmosférico.

A imagem abaixo, Fig. 2, mostra a injeção de gás (argônio) através da tubeira do ignitor, que está instalado dentro da seção de teste do Túnel de Choque Hipersônico T3, para ensaios preliminares.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista com o Sr Nogueira Cândido da Britanite sobre a bomba guiada SMKB

Pela segunda vez seguida na história da LAAD, um dos maiores destaques do show foi a “SMKB”. a surpreendente bomba com triplo sistema de guiagem da empresa curitibana Britanite - BSD (Britanite Sistemas de Defesa). Para decifrar os detalhes da origem e as características deste produto único do mundo, ALIDE entrevistou o Sr Nogueira Cândido, Gerente de Suporte Comercial da empresa.




ALIDE: Para começar, o que significa a sigla SMKB?


Nogueira Cândido: Ela quer dizer simplesmente “Smart MK Britanite” ou Bomba Inteligente Família MK-Britanite, em português.



ALIDE: Quando se iniciou verdadeiramente este programa SMKB?



NC: Este programa começou em novembro de 2009



ALIDE: Quem deu partida no programa SKMB, a FAB, a Organizações Odebrecht (Mectron) ou a Britanite?



NC: A Britanite é a proprietária do projeto, e as Organizações Odebrecht foram escolhidas para desenvolver o sistema de guiagem e a performance de vôo.



ALIDE: Que empresa será responsável pela comercialização interna e externa da SKMB?



NC: Esta será uma atividade exlusiva da Britanite Defence Systems.



ALIDE: Há anos a Britanite entrou na área de defesa ao receber do CTA o conjunto de especificações técnicas para a produção de bombas clones das bombas americanas da série Mk padrão (Mk81/82/83 e 84). Quanto tempo levou para que a empresa conseguisse colocá-las em produção seriada?



NC: Isso durou cerca de quatorze meses.




ALIDE: Não se aplica nenhuma questão de copyright sobre estes modelos básicos de bombas?





ALIDE: Quais foram os maiores obstáculos (tecnológicos e mercadológicos)



enfrentados pela empresa nesta fase?



NC: Certamente foram os ensaios em túnel de vento do DCTA/IAE e as análises matemáticas.



ALIDE: Existe algum plano para equipar a bomba SMKB com explosivos além do TNT como as de mistura combustível-ar?



NC: Não, hoje em dia utilizamos unicamente o chamado “Comp. B” [“Composition B” – uma mistura moldável dos explosivos RDX e TNT].





ALIDE: Na SMKB, qual a fatia respectiva do programa na mão da Britanite e na das Organizações Odebrecht?



NC: A Britanite produz as partes mecânicas, ativas, e realiza a comercialização. As Organizações Odebrecht são responsáveis pelo sistema de guiagem.




ALIDE: Quantas pessoas estão envolvidas neste programa e qual seu valor global nesta fase de desenvolvimento?



NC: Sobre isso, que posso dizer é que apenas duas empresas estão envolvidas, a Britanite proprietária da Bomba e as Organizações Odebrecht.



ALIDE: Todos os componentes novos que configuram os sistemas de guiagem e de asas da SMKB são usinados/fabricados internamente pelas Organizações Odebrecht e pela Britanite?



NC: Todos os componentes mecânicos são fabricados internamente pela Britanite, e os conjuntos e subconjuntos eletrônicos são fabricados internamente nas Organizações Odebrecht.




ALIDE: A idéia primária da Britanite para esta linha é a de vender apenas os kits de guiagem, ou, vender a nova bomba completa à FAB?



NC: Ambos os casos nos interessam. É inclusive oportuno ressaltar o apoio total da FAB nesse projeto.




ALIDE: A FAB optou por saltar as bombas guiadas a laser e ir direto para a guiada pelos sinais GPS/GLONASS e Galileo?



NC: Após uma pesquisa internacional de mercado junto aos futuros clientes, a Britanite-BSD optou por um sistema Wireless de sinais GPS/ GLONASS e Galileo. Nosso sistema é por INS/GPS (sistemas de nageção inercial e por GPS), ainda não utilizamos sistema a laser.



ALIDE: Em poucas palavras, como funciona a tecnologia dos sistemas globais de navegação via satélite?



NC: Eles funcionam através da triangulação dos sinais de satélites que possuem cada um, um relógio atômico sincronizado. A diferença de tempo entre a emissão do sinal do satélite e sua chegada no receptor indica a distância entre o receptor e o satélite, pois o sinal viaja com a velocidade conhecida da luz. Com as distancias para diferentes satélites e o conhecimento de suas órbitas, são triangulados a posição de receptor da bomba, logo a bomba em vôo sabe sempre seu ponto de espaço com precisão.




ALIDE: Qual a máxima precisão garantida pelas três redes de navegação satelital?



NC: A precisão de um sistema de posicionamento Global, varia conforme a posição geográfica do receptor/bomba e o tempo. Isto porque os satélites se movimentam ao longo de suas órbitas provocando condições mais ou menos adequadas para realizar a triangulação. Com múltiplos sistemas esta variação tende a ser menor.

ALIDE: Qual a margem de erro de projeto aceitável para a SMKB?



NC: A margem de erro máxima estipulada para nosso projeto é de 5 metros.


ALIDE: Qual a margem de erro alcançada?



NC: Digamos simplesmente que ela ficou “dentro do esperado”.



ALIDE: O sistema GPS não é considerado um sistema de navegação seguro pela aviação civil por seu sinal ser sujeito a interferência voluntária pelas FFAA dos EUA em caso de guerra. Existe alguma maneira do receptor da detectar que o sinal dos satélites foi alterado e que por isso o sinal GPS não é confiável?



NC: Justamente por isso é que a SMKB reconhece vários sistemas satelitais que, com a ajuda de softwares especiais, garantem precisão do sistema.







ALIDE: Os sinais dos sistemas GLONASS e Galileo são igualmente passíveis de interferência por seus operadores como o GPS?



NC: É até possível, porém sistemas redundantes de informação satelitais acabam por garantir a confiabilidade do sistema.







ALIDE: Como é a lógica de desconflito da cabeça de guiagem no caso dos três sinais recebidos. Ou mesmo de apenas um deles gerar dados de direcionamento divergentes?



NC: Software especiais comparam a dinâmica conhecida da Bomba com as posições determinadas pelos Sistemas filtrando possível dados corrompidos.
ALIDE: A lógica de uso dos três sistemas satelitais é GPS ou GLONASS ou Galileo? Ou, os três sinais são lidos separadamente e comparados uns com os outros durante o “glidepath” para gerar uma precisão ainda maior de determinação do ponto de impacto?



NC: Os três sinais são lidos separadamente e combinados através de um algoritmo de filtragem para gerar precisão final.




ALIDE: A SMKB causou muita curiosidade na LAAD 2009 porque uma bomba guiada por três sistemas separados não havia sido desenvolvido ainda por nenhum dos grandes países fornecedores de bombas. Para vocês, qual foi o retorno desta exibição (positivo e principalmente negativo) no plano comercial e político?



NC: O interesse internacional dos futuros clientes foi impressionante.



ALIDE: Os receptores e o processador dos sinais GPS/Galileo/GLONASS da bomba SMKB não são feitos no Brasil. Certo? Eles são produtos sem restrição de exportação, “ITAR free”? Eles seriam passíveis de terem sua venda ao Brasil e a outros países embargados pelos EUA ou por outra potência estrangeira?



NC: Não, todos os itens dos subconjuntos são produtos genuinamente brasileiros.



ALIDE: Para os senhores os aspectos aerodinâmicos deste programa foram os mais simples ou mais complicado do programa?




NC: O lado aerodinâmico foi muito trabalhoso, especialmente devido às especificações originais da Britanite e das Organizações Odebrecht.



ALIDE: Qual o perfil de emprego da bomba SMKB? Como é o seu perfil de vôo se lançada de alta ou de baixa altitude?



NC: Para se beneficiar de suas características únicas o ideal é o caça lançar a arma de grande altitude.



ALIDE: Existe algum plano de se adicionar um foguete booster à SMKB para lhe dar um maior alcance de emprego?



NC: Sim, futuramente, desenvolveremos variantes da SMKB com “booster” e também com asas de planeio para aumentar o alcance da arma e dar mais segurança ao avião lançador



ALIDE: O que a companhia teve que fazer para convencer ao mercado que o programa iria além de uma simples maquete 1:1 metálica?



NC: Muita pesquisa de mercado junto aos futuros clientes.


ALIDE: Fazer uma bomba com guiagem tripla é necessariamente mais complexa do que fazer uma guiada por apenas um sistema, lançar e industrializar um produto mais simples antes de seguir para o sistema triplo não seria uma iniciativa prudente?



NC: Inicialmente, os nossos primeiros testes foram feitos com um sistema único de GPS, seus resultados nos encorajaram a lançar o produto definitivo com três sistemas.



ALIDE: Como é a integração da bomba com o sistema de combate da aeronave?



NC: Nossa solução wireless é completamente independente do sistema de combate do avião. No final, não há realmente nada a ser “integrado” para permitir o uso da SMKB.


ALIDE: Como é a interface do piloto com o sistema de guiagem da nova bomba?



NC: É um pequeno painel instalado no interior da cabine, um equipamento portátil, usando tecnologia wireless, que é capaz de comunicar diretamente com a bomba sem precisar a instalação de qualquer fiação específica no avião lançador.



ALIDE: Como funciona o sistema de interface wireless entre o piloto e a bomba?



NC: A bomba calcula automaticamente o envelope de lançamento, informado via o sistema wireless AP painel do piloto quando a aeronave já se encontra no ponto ideal de lançamento.



ALIDE: Existe algum risco deste sistema wireless sofrer interferência por sistemas de guerra eletrônicos inimigos, impedindo assim a transferência da informação do ponto de impacto desejado à bomba?




NC: Desenvolvemos softwares de proteção anti-jamming, encriptados, que garantem soberania total do sistema, aspecto também reforçado pelo emprego de um diagrama de radiação altamente diretivo.



ALIDE: Qualquer avião que atualmente pode lançar bombas do padrão MK americano pode ser usado para lançar a SMKB?


NC: Sim, é isso, positivo.



ALIDE: Os testes realizados em Dezembro de 2010 em Natal foram satisfatórios?



NC: Sim, para nós o resultado foi excelente.





ALIDE: Quanto tempo durou esta campanha de tiros e quantas pessoas foram envolvidas nela?



NC: Em seu total, o período da campanha de testes em Natal foi de duas semanas Infelizmente, sobre o resto, não posso comentar.




ALIDE: A SMKB estava muito destacada no stand da Britanite na LAAD 2011, que tipo de interesse ela provocou entre os membros das delegações estrangeiras?




NC: Foi extremamente positivo o interesse internacional pela SMKB.



ALIDE: E entre os demais fabricantes estrangeiros de armamento?


: Estes demonstraram bastante interesse em conhecer este sistema de múltiplos sinais globais de navegação e também o sistema de controle wireless.

terça-feira, 17 de maio de 2011

fuzil IA2 DA IMBEL VEJA

                                FUZIL IMBEL O MAÌS NOVO- IA2 VEJA MAÌS FOTOS
                                IA2 EM TESTE NA IMBEL
                                IA2 DA IMBEL SOBRE OS MAÎS RIGOROSOS TESTES
                                      IA2 COM O TRIPÊ

sábado, 14 de maio de 2011

Brasil devassado

Sem um satélite próprio, o País depende de estrangeiros para proteger suas riquezas, fluir informações militares e até controlar o tráfego aéreo




Por Claudio Dantas Sequeira



Apesar dos avanços e recuos, uma das prioridades do governo brasileiro é reaparelhar as Forças Armadas. Pelos planos, em breve o Brasil ganhará um submarino de propulsão nuclear para patrulhar a costa, em especial a região do pré-sal, um grupo de caças de quinta geração para proteger o espaço aéreo do país; e armamentos de última geração para equipar os soldados que monitoram a porosa fronteira brasileira. Como em qualquer país com um poderio militar moderno, o plano do governo prevê que toda a comunicação entre as três forças seja feita via satélite, permitindo a troca rápida e segura de informações. Na teoria, a estratégia de defesa brasileira parece não ter falhas graves e obedece aos procedimentos das melhores forças armadas do mundo. Na prática, no entanto, existe um nó difícil de ser desatado e que, em tese, compromete todo o investimento bilionário que o País se prepara para fazer.



Ao contrário das principais nações desenvolvidas e emergentes do mundo, o Brasil não tem controle nem ao menos sobre um dos quase mil satélites que estão em órbita no mundo hoje. A Índia, por exemplo, tem seis deles dedicados a ela e a China, outros 60. Hoje, todas as informações brasileiras que trafegam pelo espaço – sejam elas militares, governamentais ou de empresas privadas nacionais – passam por satélites privados, controlados por uma única empresa, a Star One, do bilionário mexicano Carlos Slim. Na prática, o Brasil é um simples locador de um retransmissor espacial que tem como função principal gerar lucros para o seu dono. Em uma situação de conflito, seja ele militar ou econômico, em última instância o locador tem o poder de simplesmente cortar o sinal do satélite, fazendo com que todo o moderno aparato militar que o País pretende adquirir se torne completamente inútil.



Desde que o Brasil perdeu o controle sobre seus satélites, com a privatização da Embratel em 1998, nenhum caso semelhante ocorreu. Mas o que preocupa especialistas brasileiros em segurança é a mera possibilidade de que isso venha a acontecer. “Não há como negar, é uma ameaça à segurança nacional”, diz o engenheiro José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e ex-diretor da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB). Sua opinião é compartilhada por diversos analistas e autoridades. “São informações fundamentais para a proteção de milhares de pessoas”, afirma Thyrso Villela, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).



A dependência a satélites estrangeiros não é um problema restrito à área militar. O governo também depende da boa vontade alheia, ao custo de vários milhões de dólares, para obter dados meteorológicos vitais para a prevenção de desastres naturais como enchentes, furacões e tempestades tropicais. Ficam ameaçadas também a transmissão de dados bancários e as comunicações sobre tráfego aéreo, que em poucos anos terá de ser feito via satélite, conforme determina o padrão internacional. Algumas vozes argumentam que os contratos comerciais firmados pelo governo com empresas de satélites, como a Star One que comprou a Embratel, contêm salvaguardas que garantem a prestação do serviço. Nesse sentido, o descumprimento das cláusulas contratuais prevê multas milionárias. No entanto, numa situação extrema, seja de guerra ou de catástrofe natural, quem vai pagar a fatura pela perda de vidas humanas? O histórico recomenda cautela.



Ao menos em duas ocasiões o Brasil sofreu os efeitos da dependência. Em 1982, durante a Guerra das Malvinas, um dos satélites meteorológicos que fornecia imagens para o governo foi reposicionado pelos Estados Unidos e deixou de fornecer informações sobre o clima em todo o Hemisfério Sul durante dois meses. Em 2005, por conta do furacão Katrina, os americanos precisaram usar toda a potência de varredura de seus satélites para rastrear o fenômeno, reduzindo a frequência das imagens da América do Sul e do Brasil. “Se fossemos atingidos naquela época por um evento da magnitude do ciclone Catarina, que varreu a região Sul em 2004, ficaríamos no escuro”, afirma Villela, da AEB.



A história de dependência começou com a privatização do sistema Telebrás, em 1998. A Embratel, que operava os satélites BrasilSat, passou às mãos da americana Verizon e depois da América Movil, do magnata mexicano Carlos Slim, dona da Star One. Embora fossem satélites comerciais, o governo brasileiro detinha dois transponders de banda X, exclusivos para comunicações militares, instalados nesses satélites. Com a privatização da estatal, todo o controle passou para as mãos privadas.



Há, logicamente, salvaguardas pelas quais a operação desses satélites é feita somente por brasileiros. Mas os militares não têm controle sobre esses equipamentos, não podem desligar o satélite ou mudar sua posição. “As salvaguardas servem para mitigar o problema da soberania”, reconhece o coronel da reserva Edwin Pinheiro da Costa, chefe da seção de Telemática do Ministério da Defesa e responsável pelo Sistema de Comunicações Militares (Siscomis). Vale lembrar que a Verizon foi arrolada nos EUA numa polêmica sobre fornecimento de dados telefônicos de seus clientes ao FBI e a agências de inteligência do governo.



Uma das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) é o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário Brasileiro, o SGB. Para tirar o projeto do papel é preciso empenho político e recursos financeiros. Uma das tentativas é construir um foguete próprio capaz de lançar o satélite brasileiro. As primeiras tentativas terminaram com a destruição da Base de Alcântara, no Maranhão, após a explosão de um protótipo. O mais próximo que o Brasil chegou para voltar a ter satélites próprios foi uma minuta de intenções para firmar uma parceria com a França. No entanto, as negociações para que o acordo saia estão paradas há dois anos. Enquanto isso, todo o sistema de comunicações do País continua nas mãos do bilionário Carlos Slim.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Saiba mais sobre o grupo de elite que matou Osama Bin Laden

Os homens designados para capturar ou matar Osama Bin Laden são parte de uma lendária unidade de forças especiais da Marinha dos Estados Unidos, os seals. Mas quem são eles?




A ação levou anos para ser planejada, mas foi executada em apenas 40 minutos. Mais de dez membros das forças americanas foram deixados perto da casa de três andares e muros altos nos arredores de Abbottabad, no noroeste do Paquistão.



Depois de um breve tiroteio, cinco pessoas foram mortas, incluindo Osama Bin Laden, que segundo relatos levou um tiro abaixo de seu olho esquerdo. Todos os soldados americanos escaparam ilesos, apesar de problemas técnicos com um helicóptero, que foi deixado para trás.




E a despeito dos perigos, coletaram computadores, DVDs e documentos antes de deixar o edifício.

Elite



Do ponto de vista americano, a missão, batizada de Geronimo, dificilmente poderia ter sido melhor, resultado da preparação e das habilidades dos homens que a conduziram.



Embora não tenha havido confirmação oficial, acredita-se que o grupo envolvido na missão tenha sido o Seal Team Six (ST6), oficialmente conhecido como o Naval Special Warfare Development Group, também chamado de DevGru. Eles são um grupo de elite treinado para conduzir operações altamente sigilosas.



Os seals são parte do Comando de Guerra Especial da Marinha e também integram o Comando das Operações Especiais dos EUA. Eles são frequentemente deslocados pelo mundo em operações para proteger os interesses americanos.



Há 2,5 mil seals no total, e o nome (que em inglês significa “focas”) deriva das iniciais dos locais em que estão treinados para trabalhar – mar, ar e terra. Mas a característica pela qual são mais conhecidos é a sua alta especialização para atuar na água.



Suas missões podem ter naturezas bastante diversas e incluem combates, resgate de reféns e ações antiterrorismo.




'Cavalos treinados'



Segundo Don Shipley, que passou duas décadas na Marinha americana como um seal, esses soldados são os melhores dos EUA. “Esses caras que se tornam seals têm visão perfeita, inteligência acima da média e são geneticamente construídos para suportar muita punição, apanhando muito. Esses são os caras que estão preparados para entrar (no treinamento), mas os que saem são como cavalos treinados para correr.”



Costuma-se descrever o treinamento como o mais duro para quaisquer forças em qualquer lugar do mundo. A taxa de desistência varia entre 80% a 85%.



Stew Smith, que foi um seal por oito anos, agora oferece treinamentos físicos no Estado de Maryland para pessoas que cogitam entrar no grupo. Ele diz que os primeiros seis meses de treinamento na unidade, conhecidos como Demolição Básica Subterrânea, são os mais duros. Eles incluem um treinamento que dura 120 horas seguidas e envolve nadar, correr, cursos de obstáculos, mergulho e navegação.



“Nunca pensei em desistir. As pessoas me perguntam por que não, e eu digo que você tem de ir lá com um espírito de competidor, não apenas de sobrevivência”.


Após a conclusão do curso, o soldado torna-se oficialmente um seal e é alocado em uma equipe, mas precisa passar outros 12 meses em treinamento com os novos colegas antes de ser enviado para uma missão, diz Smith. Para ele, o que torna os seals únicos é sua versatilidade. “Por confiarmos no barco e termos uma relação com a Marinha, nós respeitamos a mãe natureza e percebemos que quando se está no meio do oceano, você é só um pontinho.”




Segunda Guerra



Os seals surgiram na Segunda Guerra Mundial e são sucessores de grupos como a Unidade de Demolição de Combate Naval, que se envolveu na invasão do norte da África em 1942.



A criação ocorreu graças a um pacote de US$ 100 milhões aprovado pelo presidente John F. Kennedy para fortelecer as forças especiais americanas. Posteriormente, eles se envolveram no Vietnã, em Granada e no Panamá, onde quatro seals foram mortos ao tentar impedir que o líder Manuel Noriega escapasse. O episódio também ficou conhecido por um incidente alguns dias depois, quando rock em alto volume foi tocado durante dias e noites para forçá-lo a deixar seu refúgio na Cidade do Panamá.



Mais recentemente, os seals foram bastante empregados em missões no Afeganistão e no Iraque. Mas o papel deles na morte de Osama Bin Laden inaugura um novo capítulo na história do grupo.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Projetos de defesa apoiados pela FINEP foram expostos na LAAD

Projetos de defesa apoiados pela FINEP foram expostos na LAAD Inovações brasileiras na área de defesa e segurança são alguns dos destaques da LAAD 2001 (Latin America Aerospace and Defence), maior e mais importante feira do setor, que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro, até o dia 15 de abril (sexta-feira). Entre os diversos produtos, entre maquetes, apresentações e protótipos, de mais de 600 expositores, estão uma mostra de projetos financiados pela FINEP.



Nos últimos dez anos, a agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, investiu mais de R$ 1 bilhão em pesquisas tecnológicas que resultaram em produtos como o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), o Falcão, da Avibrás, os radares SABER M200 e M60, da CTEx, mísseis da Mectron e a Viatura Blindada de Transporte Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR), da IVECO.




Segundo o presidente da FINEP, Glauco Arbix, as inovações em defesa e segurança são extremamente relevantes porque ajudam no desenvolvimento de outras áreas do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o Brasil é visto como mercado militar atrativo, já que tem o maior orçamento de defesa da América Latina.



Conforme anunciado pelo Ministério da Defesa, o Brasil encontra-se hoje em processo de aquisição de novas tecnologias para as três força e de busca de empresas internacionais para joint ventures. Também procura parceiros para programas atuais e futuros. Nos últimos seis anos o aumento do gasto militar brasileiro foi de 50%. No mercado da América Latina também houve crescimento significativo no que se refere à compra e importação de equipamentos e serviços na área de defesa. Os países que mais aumentaram seus gastos em defesa foram Brasil, Chile e Venezuela.



A Feira Latinoamericana reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.O evento no Brasil conta com o apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e das associações ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil). A feira tem realização simultânea com o III Seminário de Defesa e com o V Simpósio Internacional de Logística Militar. [www.finep.gov.br].

Reportagem do dia 13/04/2010 sobre as novidades que o Exército Brasileiro apresenta na LAAD 2011. Entre elas: Nova família de blindados, nova família de fuzis IA2 e a aquisição de um moderno sistema de deesa antiaérea.



Categoria:


Fonte: Revista Fator

terça-feira, 5 de abril de 2011

IVECO Cria Divisão de Veículos de Defesa e Investe R$ 75 Milhões em nova Unidade Produtiva em Minas Gerais

Iveco Veículos de Defesa vai cuidar da produção do veículo blindado VBTP-MR – Guarani, desenvolvido em conjunto com o Exército Brasileiro


Área produtiva será construída dentro do complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas e ocupará área de 18.000 metros quadrados

Além do blindado, a nova unidade de negócios trabalhará na adaptação especial de caminhões Iveco para o uso militar, como já faz na Europa

Acesse a matéria distribuída pelo Governo de Minas Gerais



A Iveco vai criar uma divisão de veículos militares cuja primeira ação será gerenciar o projeto do VBTP-MR, o veículo blindado anfíbio que a empresa desenvolve em conjunto com o Exército Brasileiro. Nomeada Iveco Veículos de Defesa, a nova divisão começa com um investimento de R$ 75 milhões para a construção de uma unidade produtiva dentro do complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Uma área de 18 mil metros quadrados será totalmente reformulada para acolher a produção seriada das 2.044 unidades do VBTP já encomendadas pelo Exército e que está prevista para começar no segundo semestre de 2012. A plena carga, a nova unidade vai empregar 350 pessoas, muitas das quais treinadas para tarefas especializadas e raras no mercado, como solda de aço balístico.



A Iveco Veículos de Defesa foi anunciada oficialmente hoje (4/4) ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, em evento realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado e que teve a participação do Comandante do Exército Brasileiro, General Enzo Peri, entre outras autoridades civis e militares. Na cerimônia, foi apresentado também o primeiro protótipo do VBTP-MR, batizado “Guarani”, que será exibido na Latin America Air & Defence (LAAD), a maior feira militar da América Latina que começa no dia 12 no Rio de Janeiro.



Após ser exibido na LAAD, o protótipo segue para o campo de provas do Exército Brasileiro em Marambaia (RJ), para um período de testes. Ao mesmo tempo, a Iveco Veículos de Defesa iniciará a construção de um lote piloto de 16 veículos previstos no período de desenvolvimento.



A criação da Iveco Veículos de Defesa é um desdobramento natural dentro do momento de ampliação acelerada das atividades da Iveco no Brasil. Desde 2007, a empresa construiu um centro de desenvolvimento de produtos (o primeiro da Iveco fora da Itália), uma nova unidade produtiva de caminhões pesados, um novo centro de distribuição de peças e lançou, no mercado, seis novas famílias de produtos. Nos últimos quatro anos as vendas da Iveco cresceram cinco vezes no País.



“Com a Iveco Veículos de Defesa poderemos não só melhor atender ao nosso parceiro e cliente, o Exército Brasileiro, como também desenvolver novos produtos para o segmento militar, seja para o Brasil, seja para a exportação”, disse Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.



VBTP GUARANI – DESENVOLVIDO NO BRASIL



O VBTP Guarani é fruto de uma licitação de 2007 promovida pelo Exército Brasileiro e vencida pela Iveco. O projeto total envolverá recursos da ordem de R$ 120 milhões, incluindo a unidade de produção. Além disso, outros R$ 35 milhões serão empregados pela FPT Powertrain, empresa do grupo Fiat Industrial, para a produção do motor diesel de 9 litros a ser utilizado no projeto VBTP (e por outros modelos Iveco).



O primeiro protótipo do VBTP Guarani foi desenvolvido no Brasil por uma equipe conjunta do Exército Brasileiro e da Iveco, além de especialistas da Comau, empresa de engenharia automotiva do Grupo Fiat, num total de 30 pessoas. Boa parte do grupo realizou treinamento especial na Iveco Defence Vehicles, na Itália, uma divisão internacional da Iveco que projeta e produz diversos veículos militares, incluindo modelos similares ao VBTP brasileiro. Neste treinamento foram abordados conhecimentos específicos deste tipo de veículo nas áreas de engenharia, qualidade, logística, compras, tecnologia, funilaria, montagem e pós-venda. Um exemplo são os técnicos em solda de aço balístico da carroçaria do modelo.



O VBTP Guarani é um veículo blindado anfíbio de 18 toneladas e tração 6x6, capaz de transportar 11 militares. Ele mede 6,91 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O veículo possui características inéditas. Modelos deste tipo normalmente possuem carroçaria monobloco, mas o VBTP usa chassi em longarinas de aço, com o que o veículo ficou mais alto em relação ao solo, o que oferece algumas vantagens operacionais, como maior capacidade de proteção anti-minas.



Comparado ao modelo em uso hoje pelo Exército Brasileiro, o VBTP Guarani traz vantagens como proteção blindada superior, maior mobilidade, maior capacidade de transposição de trincheiras, maior capacidade de degrau vertical, maior vão livre, suspensão independente hidropneumática, sistema de freio com disco duplo e ABS. Por dentro tem melhor ergonomia, ar condicionado, GPS, sistema automático de detecção e extinção de incêndio, capacidade de operação noturna de série, sistema de detecção de laser.



Ele pode ser equipado com torre de canhão automático ou de metralhadora, operada por controle remoto. Ele pode ser aerotransportado por um avião tipo Hercules C-130.



O VBTP Guarani servirá, ainda, como plataforma base de uma família de blindados médios de rodas que poderá ter até mais dez versões diferentes, incluindo veículos de reconhecimento, carro de combate, socorro, posto de comando, comunicações, morteiro leve, morteiro pesado, central diretora de tiro, oficina e ambulância.



Boa parte dos componentes do protótipo e do lote piloto de 16 veículos será importada, mas o projeto tem como diretiva elevar o conteúdo nacional acima dos 60%, com o objetivo de reduzir custos de produção e de manutenção. Segundo a Iveco, essa meta pode ser alcançada porque o parque nacional de fornecedores é de alta qualidade em termos de componentes automotivos e motores.A cadeia produtiva deve envolver cerca de 110 fornecedores diretos e até 600 indiretos.



IVECO



A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil etc. A Iveco emprega 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa opera na Europa, na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.



Fonte - IVECO

sábado, 2 de abril de 2011

Família de Mísseis

O Piranha foi concebido para fazer parte de uma família de mísseis. Ele também teria versões superfície-ar lançadas de terra ou navios além da versão ar-ar. O Exército e a Marinha parecem ter desistido destas versões.




A versão superfície-ar seria semelhante ao Chaparral americano, versão superfície-ar do Sidewinder, que também tem a versão embarcada chamada Sea Chaparral. O Sea Chaparral é usada em navios da Marinha de Taiwan.



A versão terrestre seria montada no blindado sobre lagartas Charrua e usada para defesa de colunas blindadas em movimento. Uma versão mais atual foi proposta para equipar o blindado sobre rodas Urutu. O Exército achou duvidoso o uso de um sistema ainda não testado.



Uma versão rebocada seria usada para defesa de alvos importantes como bases aéreas, postos de comando, pontes, usinas elétricas etc. O MAA-1A Piranha terrestre seria apoiado pelo FILA para vigilância e designação de alvos.



A falta de um sensor IR com capacidade "all aspect" torna o míssil muito limitado nesta tarefa pois só poderia atacar alvos por trás, ou seja, depois que já atacou o alvo. O míssil também sairia mais caro que sistemas dedicados com guiamento CLOS, radar semi-ativo e IR. A primeira proposta do MAA-1A Piranha antiaéreo era equipada com um motor acelerador para compensar a perda de energia usada para acelerar o míssil. O alcance chega a cair em até 70% na versão terrestre. O lançador acima está instalado no blindado CharruaUma versão terrestre do MAA-1A Piranha antiaéreo. A versão terrestre atual com o lançador é chamada SIMDABA (Sistema de Mísseis de Defesa Aérea de Baixa Altitude).

O Piranha também foi proposto para defesa de navios fluviais na Amazônia. A versão naval equiparia os navios da Marinha como fragatas, corvetas e navios de apoio
Por um tempo pensou-se que a fuselagem do Piranha estava sendo usada para um projeto de um míssil anti-radiação chamado MAR-1. O míssil seria equivalente ao SIDEARM (desenvolvido a partir do Sidewinder AIM-9C) e seria usado contra radares de controle de tiro de canhões e mísseis antiaéreos. O MAR-1 mostrado ao público tem uma configuração bem diferente.




Limitações Operacionais



Comparando o MAA-1A Piranha com outros mísseis mais atuais, a conclusão que se chega é que ele já está quase absoleto. O míssil demorou muito para ser desenvolvido e já deveria estar sendo substituído por modelos mais atuais, pois deveria ter entrado em serviço no fim da década de 80 ou início da década de 90.



Enquanto os projetos de mísseis de curto alcance atuais já estão classificados na quinta geração, o MAA-1A Piranha pode ser classificado como sendo de Segunda ou Terceira Geração (e meia).



A segunda geração é caracterizada por só poder engajar alvos por trás e os de terceira geração podem engajar alvos em qualquer quadrante. Por ter características atuais como espoleta laser, processadores modernos, algoritmos mais complexos e ângulos de visada maior que os projetos antigos ele pode ter um adicional. Com as capacidades atuais, o MAA-1A Piranha pode ser considerado apenas um bom projeto de pesquisa e capacitação de pessoal ou servir para ser um míssil de segunda linha para reserva e treinamento.







O potencial de crescimento é limitado. O sistema de navegação não permite realizar manobras agressivas típicas de mísseis de quarta geração nem aproveitar a capacidade de ser apontado muito fora da linha de visada da aeronave (high off-boresight) com miras no capacete (HMD). Com um sensor "all-aspect" o MAA-1A Piranha pode chegar no máximo na terceira geração.



O potencial de exportação também é pequeno. O míssil pode ser até mais caro que outros mísseis mais capazes e o comprador terá que integrar o míssil a uma nova aeronave se não for o F-5, ALX ou AMX.



Como exemplo, temos os mísseis russos vendidos baratos para países que já usam armas russas, principalmente caças. Os americanos devem vender mais de 200 mísseis AIM-9X de quinta geração (quase longo alcance e superagilidade) aos suíços por pouco mais de US$100 milhões e já integrado aos seus F/A-18A Hornet. Um Magic 2 com capacidade "all aspect" e com manobrabilidade maior custa US$220 mil cada. O primeiro lote do 100 mísseis MAA-1A Piranha irá custar US$20 milhões para a FAB ou US$200 mil por míssil.





Por outro lado, os mísseis de Terceira Geração como o AIM-9L e Python 3 não estão absoletos e ainda são de muita utilidade em alguns cenários. Até mesmo a USAF e US Navy irão usar o AIM-9M até 2020 até serem completamente substituidos pelo AIM-9X. Israel comprou um lote de 500 AIM-8M em 2007. Os mísseis de geração mais recente também são muito caros para substituir os mísseis mais antigos na razão de 1:1.



O uso do MAA-1A Piranha nas aeronaves de caça da FAB tem várias limitações:



O F-5E é um caça relativamente pouco manobrável comparado aos caças de última geração e não seria ideal em combate aéreo contra aeronave mais ágeis. A melhor possibilidade de sucesso do MAA-1A seria se aproveitar de táticas furtivas. A tática seria conseguir surpresa num ataque por trás, sem que o alvo faça manobras evasivas ou lance contramedidas. Isto aconteceu na maioria dos engajamentos com sucesso. Os R-99 podem ser usados como fonte de dados para o caça passando os dados direto para o HUD do F-5EM pelo datalink. No caso de perda da surpresa, o MAA-1A teria poucas chances de sucesso contra outro caça de Terceira ou Quarta geração. Um míssil ar-ar de combate aproximado de Quarta ou Quinta Geração seria necessário para garantir sucesso em todos os engajamentos a curta distância.

O AMX usaria o MAA-1A para autodefesa e cai no mesmo problema do F-5. O AMX é uma aeronave de ataque e deve sempre evitar um combate aéreo. Se tiver que lutar, então não conseguiu fugir e não vai conseguir surpresa contra um inimigo provavelmente de capacidade superior que passou pelos caças de escolta. A melhor defesa nesta situação seria um míssil última geração apontado por mira no capacete (HMD), pois permite atacar alvos sem ejetar cargas e sem apontar a aeronave para o alvo.


O A-29A/B também não precisaria do MAA-1A pelos mesmos motivos do AMX no caso de auto-defesa. O uso do ALX para interceptação de vôos ilícitos não justifica o uso de um míssil muito caro contra alvos mais baratos como o caso de pequenos monomotores a pistão. O MAA-1A também tem uso duvidoso em operações anti-helicópteros pois até os mísseis mais modernos tem dificuldades em trancar em helicópteros voando baixo.


No caso do Projeto FX, o MAA-1A estava muito desbalanceado com uma aeronave muito sofisticada como os candidatos do programa FX. Um caça de Quarta Geração precisa ser armado com um míssil ar-ar de última geração. O MAA-1A até que poderia ser uma arma de reserva ou para alvos secundários visto que a FAB não poderia comprar mísseis de última geração em grande quantidade.




A Mectron/CTA/IAE/Avibrás apresentaram a nova configuração do míssil ar-ar MAA-1B (Bravo) durante a LAAD 2007. O míssil usa a estrutura principal da fuselagem, a ogiva e a espoleta de proximidade e impacto do MAA-1A (Alpha), sendo o restante totalmente novo. O novo sensor de banda dupla (UV e IR) tem 80% de nacionalização, com grande capacidade de contra contramedidas, grande capacidade off-boresight (até 90 graus), com um buscador de altíssima velocidade, podendo ser apontada para o alvo pelo radar, pelo capacete do piloto ou ainda realizar busca autônoma. O piloto automático está programado para acompanhamento do tipo "lag pursuit" em um engajamento frontal de forma semelhante ao Python 4.






A configuração é do tipo canard duplo, com quatro canards fixos seguidos de quatro grandes canards móveis. Mais duas aletas foram adicionadas para controle de giro. A retirada dos rollerons sugere que o míssil tem um sistema de piloto automático digital que é necessário para mísseis de grande agilidade. Os atuadores tem o dobro da potência dos atuadores do modelo Alfa e pode puxar 60 g´s. O motor terá novo propelente "sem fumaça" aumentado o alcance em até 50% com impulso de dois estágios que queimam por seis segundos ao invés de dois segundos do MAA-1A. O piloto pode escolher o tipo de modo de operação de acordo com a ameaça, otimizando o desempenho para cada alvo. O comprimento e o diâmetro foram mantidos, mas o peso aumentou um pouco. O software será diferente para que o F-5EM não o perceba como sendo um MAA-1A e não aproveite toda sua capacidade. O sensor IR de antimoneto de irídio e telureto de chumbo tem seis elementos de busca com grande alcance.



O míssil pode ser considerado de Quarta Geração, considerado pelos técnicos como superior ao R-73 russo, mas inferior ao Python 4 israelense, com preço muito inferior aos similares no mercado. O custo previsto é de US$ 250 a 300 mil.





O período de desenvolvimento foi bem mais rápido em função das lições aprendidas com o MAA-1A. O projeto foi iniciado em 2005 com a produção de pré-série está prevista para o segundo semestre de 2008, com testes e homologação para o fim de 2008. A entrada em operação está prevista para 2009. O Projeto MAA-1B recebeu um orçamento de R$ 3 milhões em 2006. Ainda em 2006 foi terminada a oitava etapa do projeto (de 11 no total). A conclusão da décima primeira fase é esperado para para outubro de 2008. A pré-série do MAA-1B deve ficar pronta no terceiro trimestre de 2009 quando serão iniciados os testes. A avaliação operacional deve ser em 2010. Em novembro de 2008 foram realizados os testes de três motores do míssil MAA-1B na Avibrás.



Um lote de Python 5 (ou Python4) para armar os F-5EM/FM ainda está prevista para 2007, junto com a aparência e conceitos semelhantes ao Python 4, que off-sets tecnológicos podem estar sendo usados no MAA-1B. O projeto conjunto do A-Darter, de quinta geração, com os sul-africanos continua e deve terminar por volta de 2015, mas pode ter o projeto acelerado.

Montagem de um sistema antiaéreo montado em blindados com uma versão lançada de terra do MAA-1B com um motor foguete acelerador adicional.




Em 2004, o EB, FAB e MB estavam estudando uma versão lançada do solo do MAA-1 Piranha e o assunto voltou a ser estudado em 2007 sob iniciativa da Mectron. A Mectron provavelmente está interessada em desenvolver uma versão superfície-ar do MAA-1B com desempenho muito melhor e mais adequada para a função. O míssil teria o dobro do alcance do Igla já usado pelo EB e FAB. Um booster pode ser instalado para aumentar o alcance podendo ser usado contra novas ameaças como aeronaves atacando a média altitude com armas guiadas ou pontaria automatizada (CCIP/CCRP) quando estariam fora do alcance da artilharia antiaérea ou mísseis de curto alcance como o Igla, Mistral e Roland (não mais usado pelo EB).


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Rafale mantém estratégia na disputa pelo programa FX-2

Um dos três concorrentes na bilionária licitação para a renovação das unidades de combate da força aérea brasileira, que está adiada por tempo indeterminado, o consórcio Rafale procura ganhar adesões na classe empresarial. Hoje, o consórcio promove um seminário com potenciais fornecedores na Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg). A "joint-venture" das empresas francesas Dassault, Thales e Snecma já promoveu um encontro empresarial no início de fevereiro em São José dos Campos (SP), que concentra 80% da indústria Aeronáutica do país e ainda deve promover seminários no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.




"O diferencial da nossa proposta é a transferência total de tecnologia e estamos agora procurando ampliar os leques de parceiros brasileiros para isso. Já firmamos acordo com 42 empresas que serão nossas fornecedoras caso sejamos escolhidos e é importante montarmos uma rede em vários Estados", disse o coronel da Aviação do Exército francês Jean Marc Merialdo, diretor do consórcio no Brasil e representante da Dassault no conselho de acionistas da Embraer.



A renovação na FAB poderá envolver a troca de 100 aviões e investimentos da ordem de R$ 10 bilhões a até R$ 25 bilhões em trinta anos. O consórcio Rafale foi selecionado durante o governo Lula para participar da disputa que ainda envolve a sueca Saab Grippen e a americana Boeing. Até o fim de 2010, quando o processo foi suspenso a pedido da então presidente eleita Dilma Rousseff, o Rafale era o favorito no meio político, embora a Aeronáutica visse com mais simpatia a proposta da Boeing, já que o caça F-18 Super Hornet é considerado tecnicamente o melhor produto.



Segundo Merialdo, Minas Gerais entrou no foco da Dassault porque o governo estadual tenta estimular a formação de dois polos aeronáuticos. Um é o de Itajubá, onde está instalada a fábrica de helicópteros Helibrás, controlada pela francesa EADS e com participação acionária do governo estadual. O outro, ainda em fase embrionária, é o de Confins, local de uma base aérea e do aeroporto internacional metropolitano. Segundo Merialdo, a rede de fornecedores e prestadores de serviço só poderá ser instalada em locais com alto nível de oferta de mão de obra especializada. "Este projeto irá ocupar pelo menos mil engenheiros por um período longo de tempo."



O caça Rafale está sendo usado na intervenção internacional na guerra civil da Líbia. "Os jatos franceses foram os primeiros a furar o bloqueio da defesa anti-aérea líbia, que era bastante eficiente", disse Merialdo, afirmando ser absolutamente cético sobre a influência que o uso do Rafale em combate poderá ter na decisão da presidente Dilma. "Será possível imaginar que alguém realmente acredita que esta será uma variável importante?", indagou o executivo.



Fonte: Valor Econômico - César Felício