segunda-feira, 28 de julho de 2014

Novo satélite brasileiro será lançado este ano

Rio Branco - Os trabalhos de montagem do novo satélite sino-brasileiro, CBERS-4, estão caminhando bem e o plano é lançá-lo da China por volta do dia 7 de dezembro, um ano após a perda do seu antecessor, o CBERS-3."O cronograma de trabalho está sendo cumprindo rigorosamente, sem nenhum problema até o momento", disse o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, em entrevista exclusiva ao Estado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na semana passada no Acre. "Estamos fazendo um esforço gigantesco com os chineses para que tudo funcione na hora certa, e por enquanto está funcionando dessa forma."
O CBERS-3 foi perdido em 9 de dezembro de 2013, após uma falha no foguete de lançamento chinês, modelo Longa Marcha 4B. Um dos motores do foguete parou de funcionar alguns segundos antes da hora, de modo que o satélite não atingiu a velocidade mínima necessária de 8 km/s para permanecer em órbita e, depois de ser liberado do foguete, começou imediatamente a perder altitude e caiu de volta na Terra - sendo completamente destruído durante a reentrada na atmosfera.
Coelho, que estava na China para assistir ao lançamento junto com o então ministro da Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp, contou ao Estado como foi receber a notícia da perda do satélite, que carregava com ele enormes expectativas para o programa espacial brasileiro - dentro do qual o CBERS é peça absolutamente fundamental. "Foi um baque muito pesado para nós", disse. "Todo mundo ficou muito abatido; muita gente chorando."
Foi a primeira falha no lançamento de um Longa Marcha 4B registrada pelos chineses, que têm hoje talvez o programa espacial mais dinâmico e avançado do mundo. "Eles também ficaram bastante abalados e assumiram na hora a responsabilidade pela falha", contou Coelho.
Detritos
A investigação do acidente, segundo ele, revelou que o problema foi causado por um acúmulo de detritos na linha de combustível de um dos dois motores do foguete, que causou uma obstrução parcial da linha. A pressão aumentou demais por conta disso e o motor desligou automaticamente, para impedir uma explosão.
Depois disso, os chineses mandaram abrir e inspecionar os motores e linhas de combustível de todos os seus foguetes, para ter certeza de que o problema não acontecerá novamente.
Já no dia seguinte ao acidente, Coelho convocou uma reunião em Pequim e propôs adiantar o lançamento do CBERS-4 em um ano (inicialmente, seria lançado no final de 2015). "Eles trouxeram estudos preliminares mostrando que era possível, mas que seria muito difícil; exigiria providências enormes dos dois lados."
Por fim, ficou decidido que o lançamento seria adiantado, mas que o satélite precisaria ser montado e integrado na própria China, e não no Brasil (no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, em São José dos Campos), como estava programado.
O CBERS-4 é um irmão gêmeo do CBERS-3, e suas peças já estavam todas na China para servirem de "sobressalentes", no caso de algum problema de última hora surgir antes do lançamento. Assim, em vez de trazer as peças de volta para o Brasil para montar o satélite e depois ter de enviá-lo de volta para a China, optou-se por montá-lo lá mesmo, com a participação dos engenheiros e técnicos brasileiros.
EXAME SEGURANÇA NACIONAL BLOG.SNB

domingo, 27 de julho de 2014

FLIGHT TECH CONQUISTA CONTRATO NA ÁFRICA

Flight Tech conquistou um contrato para o fornecimento do Mini-VANT Horus FT-100 e apoio logístico associado a um país na África. As primeiras unidades serão entregues até o segundo semestre de 2014, com a possibilidade de novas encomendas em 2015.

O contrato é a primeira exportação Brasileira de VANTs. Os VANTs Táticos Leves da empresa e suas tecnologias são originalmente concebidos em cooperação com o Exército Brasileiro, com a Marinha e com a Força Aérea. Horus FT-100 foi projetado em conjunto com o Exército Brasileiro, por intermédio do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), ambas instituições do Departamento de Ciência e Tecnologia, para ser usado em aplicações típicas de curto alcance realizados por pelotões, companhias ou mesmo batalhões.

Ele pode ser usado de forma eficiente para a aquisição de alvos, reconhecimento, segurança de perímetro, apoio à ações de infiltração e exfiltração. No setor privado, pode ser usado para aerolevantamento em diferentes aplicações, em geral, por clientes que exigem flexibilidade e mobilidade para as operações a distâncias curtas.

A Flight Tech é certificada pelo Ministério da Defesa do Brasil como uma Empresa Estratégica de Defesa e atua no desenvolvimento, produção e suporte de VANTs Táticos Leves para fins civis e de defesa.
Defesa net,, SEGURANÇA NACIONAL BLOG

terça-feira, 22 de julho de 2014

MARINHA LANÇA EDITAL PARA RECONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

A partir da próxima quarta-feira (23), empresas nacionais e internacionais poderão ter acesso ao edital para a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que teve parte de sua estrutura destruída após um incêndio em 2012.
O valor máximo das obras de reconstrução é de US$ 110,5 milhões, e a licitação busca seleção e contratação por menor preço de empresa especializada.
De acordo com o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, diversas empresas nacionais e estrangeiras já demonstraram interesse em participar da reconstrução.
Ele explica que, apesar de nenhuma proposta ter sido apresentada na primeira concorrência, restrita a empresas nacionais, a expectativa agora é positiva, já que o estudo geotécnico do projeto foi refeito e abre a possibilidade de participação de consórcios integrados por concorrentes internacionais.
Segundo o contra-almirante, empresas de países como China, Inglaterra, Espanha e o próprio Brasil demonstraram interesse pelo projeto. Ele acredita que, apesar de as empresas brasileiras não terem experiência com construções na Antártica, elas possuemexpertise de obras em locais inóspitos, o que pode colocá-las em pé de igualdade na concorrência.

Ele lembra que, mesmo sem experiência específica nesse tipo de operação, o Brasil fez um grande esforço, depois do incêndio, para retirar as estruturas danificadas do local, sem interromper as pesquisas que vinham sendo feitas ao longo dos anos na Estação.
De acordo com o contra-almirante Silva Rodrigues, o trabalho feito pela Marinha brasileira recebeu elogios dos países signatários do Tratado de Antártica, que se mostraram impressionados com o comprometimento e a eficácia da operação ao realizarem uma inspeção no local.
“Era um momento difícil em que precisávamos dar uma resposta à comunidade internacional. Fizemos uma verdadeira operação de guerra, sempre em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, e conseguimos mostrar totais condições de resposta”, explica ele.
A Antártica é considerada um dos continentes mais importantes do planeta por suas riquezas minerais e por concentrar 76% de toda a água doce do planeta. Desde o início do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), em 1982, o Brasil vem desenvolvendo importantes pesquisas nas áreas de Oceanografia, Biologia, Biologia Marinha, Glaciologia e Geologia, entre outras.
MINISTÉRIO  DA DEFESA SEGURANÇA NACIONAL BLOG,SNB

sexta-feira, 18 de julho de 2014

CHINESES ACEITAM PROPOSTA BRASILEIRA DE CONSTRUÇÃO DO CBERS-4A

 O ministro da Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa da República Popular da China, Xu Dazhe, afirmou nesta quarta-feira (16) que seu país concorda com a proposta brasileira de construção do exemplar 4A do Satélite Sino-Brasileiro de Sensoriamento Remoto (Cbers, na sigla em inglês).
O assunto foi tratado com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, e com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, nas visitas que o dirigente chinês fez a AEB e ao MCTI. Dazhe também disse que a continuidade do programa Cbers, com a produção dos satélites 5 e 6, deve ser incluída no Plano Decenal firmado entre Brasil e China e que será discutido em reunião até o final do ano.
Quanto ao Cbers-4, o ministro chinês disse seu processo de integração, compartilhado por técnicos dos dois países, está dentro do cronograma e o lançamento programado para 7 de dezembro próximo. Na oportunidade, Dazhe convidou o ministro Campolina a ir à China acompanhar o lançamento.
Na parte da manhã, quando visitou a AEB, o ministro chinês ainda manifestou interesse no programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF-Espacial) afirmando que seu país tem interesse em aumentar as oportunidades para bolsistas brasileiros em suas instituições de ensino. Disse também que há o manifestou interesse de cientistas da China em desenvolver estudos junto com grupos de pesquisas em unidades brasileiras.
Dazhe destacou que a China também tem interesse na presença brasileira no plano de desenvolvimento de infraestrutura espacial para alta tecnologia em formatação pelo país. Manifestou ainda a satisfação para os chineses em ter uma presença mais ampla de brasileiros na sexta unidade do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (Unoosa), que será instalada na China em novembro deste ano. Hoje, existem duas representações na África, uma na América Latina, da qual o Brasil já faz parte, uma na Ásia e uma no Pacífico.
Além do presidente da AEB também participaram do encontro na sede da instituição os diretores Petrônio Noronha de Souza, de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Marco Antônio de Rezende, de Transporte Espacial e Licenciamento, e o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.
Nesta quinta-feira (17) o presidente da Agência Espacial participou de solenidade no Palácio do Planalto, quando assinou Memorando de entendimento entre a AEB e a Administração Nacional Espacial da China (CNSA) sobre cooperação em dados e aplicações de sensoriamento remoto por satélite.
Cooperação – O Unoosa é o órgão das Nações Unidas (ONU) responsável pela promoção da cooperação internacional nos usos pacíficos do espaço exterior estando ligado as atividades do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (Copuos).
Por meio do Programa das Nações Unidas sobre Aplicações Espaciais, o Unoosa promove workshops internacionais, cursos de formação e projetos-piloto sobre temas que incluem sensoriamento remoto, navegação por satélite, meteorologia por satélite, tele-educação e ciências espaciais básicas para o benefício dos países em desenvolvimento.
Ele também mantém uma linha direta 24 horas como o ponto focal das Nações Unidas para os pedidos de imagens de satélite durante desastres e gerencia a Plataforma das Nações Unidas para a informação baseada em Espaço de Gestão de Desastres e Resposta de Emergência (ONU-Spider).
* A série do próximo Cbers é 4A e não 4B como anteriormente informado.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)
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Bater de Boeing Putin insiste em uma investigação objetiva (Kremlin)

Em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro holandês Mark Rutte, o presidente russo, Vladimir Putin, sublinhou a necessidade de conduzir uma investigação completa e objetiva sobre o acidente do Boeing Malásia no leste da Ucrânia, anunciou sexta-feira Kremlin em um comunicado.
"O chefe do Estado russo ressaltou a importância de uma investigação internacional objetiva e abrangente sobre as causas e circunstâncias do acidente de avião. Neste contexto, a necessidade de um cessar-fogo imediato e incondicional em sudeste da Ucrânia é cada vez mais urgente ", lemos, em substância, no comunicado.
Vladimir Putin também ofereceu suas condolências ao acidente de avião que a Malásia tem muitas vítimas, a maioria dos quais são holandeses.
De acordo com o ministro dos Transportes da Malásia Liow Tiong Lai, 173 holandeses, malaios 44, 27 australianos, nove indonésios, New Britain, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos, um canadense e um neozelandês estavam a bordo do vôo MH17 que garantiu a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur.
 RIA Novosti
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sábado, 12 de julho de 2014

Lançamento bem sucedido de foguete Angara aumenta indepdência espacial





O veículo de lançamento ecologicamente limpo Angara-1.2PP é o primeiro projetado depois da dissolução da URRS, e sua estreia ocorreu em 9 de julho a partir do cosmódromo de Plesetsk, na unidade federativa de Arkhanguelsk. O voo foi executado por completo.
A separação da primeira etapa na região determinada no mar de Barents ocorreu após quatro minutos da ignição. Depois de 21 minutos do lançamento, a maquete de carga útil caiu da segunda etapa na região determinada do polígono de Kura, na península da Kamtchatka. A distância total percorrida pelo foguete foi de 5.700 km.
Inicialmente, o primeiro lançamento do Angara leve havia sido planejado para o dia 25 de junho, mas, devido a verificações complementares, acabou sendo adiado. Em 28 de junho, o sistema automático cancelou o lançamento a 19 segundos da ignição. O presidente Vladímir Pútin, que observava o lançamento por teleconferência, determinou que esclarecessem as causas do acontecido, e o lançamento fDescobriu-se que o Angara não decolou devido à detecção de vazamento em uma válvula de drenagem não relacionada com o motor. A Roscosmos (agência espacial russa) tomou a decisão de consertar o Angara no próprio cosmódromo e, no dia 9 de julho, o lançamento foi finalmente realizado.
As diferentes configurações do instrumento se diferenciam pelo número de unidades de foguetes das quais é formada a primeira etapa. O Angara lançado é uma versão intermediária do foguete que permitiu testar o funcionamento da primeira e segunda etapas.
Futuramente, os foguetes pesados Angara serão equipados com uma terceira etapa a hidrogênio, o que permite levar de Plesetsk cargas muito mais pesadas. O primeiro voo pilotado do Angara pesado deve ocorrer em 2018 a partir do cosmódromo de Vostótchni, na unidade federativa de Amur.
Junto com a nova classe de foguetes, a Rússia obteve acesso independente e garantido ao espaço. De agora em diante, o país pode lançar satélites de todos os tipos às orbitas terrestres baixa e geoestacionária sem necessidade de acordo com o Cazaquistão, onde está localizado o cosmódromo de Baikonur.
Além disso, a produção desses foguetes não depende de terceiros contratados, pois, por motivos de segurança estratégica, a família foi completamente projetada e produzida por um consórcio de empresas russas e localizadas em território nacional.
A utilização do Angara também eleva consideravelmente o índice de sustentabilidade dos lançamentos: enquanto o Próton utiliza combustível prejudicial ao meio ambiente UDMH, a combinação querosene-oxigênio utilizada pelo Angara é menos tóxica.
Apelo comercial
O membro-correspondente da Academia Russa de Cosmonáutica Tsiolkovski, Andrêi Ionin, acredita que, em paralelo à criação da família Angara, que não será explorada comercialmente, a Rússia precisa iniciar a criação de um foguete pesado mais barato.
“O Angara no cosmódromo de Plesetsk não tem futuro comercial, é importante que se entenda isso. Sua tarefa é levar à órbita satélites federais, criados por conta do orçamento”, diz o especialista.
Segundo ele, o país precisa passar gradualmente à criação de veículos de lançamento pesados, porém baratos, a exemplo da empresa privada americana SpaceX, que já produz foguetes por cerca de 70 milhões de dólares.
“Para não perder o mercado de lançamentos comerciais, é necessário continuar a exploração dos Prótons, que custam cerca de 100 milhões por lançamento, e começar a desenvolver um foguete no valor aproximado de 50 milhões de dólares por lançamento, para não cedermos este segmento por completo à SpaceX no futuro”, acrescenta Ionin.
No entanto, o primeiro lançamento bem sucedido do Angara não é de pouca importância para o Ministério da Defesa, segundo o acadêmico da Academia Russa de Cosmonáutica Tsiolkovski, Igor Marinin.
“O Angara permite que, de Plesetsk, se leve carga à órbita geoestacionária, o que é muito importante não só para lançamentos comerciais de satélites de comunicação, mas também para o Ministério da Defesa, pois, agora, graças ao fato de que de Plesetsk serão lançados foguetes pesados, nós nos desvinculamos da dependência de lançamentos do interesse do Ministério da Defesa de outro estado", explica Marinin.oi adiado mais uma vez.
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Microprocessadores russos querem competir com Intel e AMD

No início de julho, o fabricante privado russo de processadores Moscow Center of Sparc Technologies (Mcst) começou a produção de um lote experimental de processadores de oito núcleos Elbrus-8S, com a sua própria arquitetura de 64 bits. A frequência do chip é de 1,3 GHz e o poder computacional é de 250 gigaflops. O projeto começou em 2011, a partir de uma ordem do Ministério de Comércio e Indústria da Rússia, que investiu no projeto cerca de US$ 24,4 milhões.
Os fabricantes prometem desenvolver cerca de 300 modelos de circuito integrado Elbrus-8S até o final de 2014. A Mcst também planeja começar a fabricação de servidores, estações de trabalho e equipamentos de telecomunicações baseados em seus processadores. O Elbrus-8S é o primeiro processador de oito núcleos fabricado pela empresa russa.
O Ministério do Comércio e Indústria e o Ministério da Defesa declararam que é necessário encontrar um substituto às importações de tecnologias estrangeiras para mitigar as sanções econômicas dos EUA e da União Europeia.Entre os clientes potenciais há grandes produtores russos como a Depo Computadores, a Kraftway e a Aquarius. Em 2012, a empresa fabricava computadores baseados no Elbrus-2S, a geração anterior de processadores da Mcst, mas devido ao baixo volume de produção, o preço de cada unidade foi de US$ 3.000, o que o não permitiu sair no mercado.
De acrodo com o representante da Mcst Konstantin Truchkinm, agora, a empresa planeja atrair universidades e órgãos estatais como compradores de produtos baseados no chip Elbrus-8S, o que aumentaria o volume de produção e, consequentemente, diminuiria os preços.
De acordo com dados do Ministério do Comércio e Indústria, as empresas e agências governamentais gastam US$ 500 milhões cada ano para comprar cerca de 700 mil novos computadores e US$ 800 milhões para 300 mil servidores. O volume total do mercado é de US$ 3,5 bilhões.
Fabricação fora
"A fabricação de chips Elbrus-8S será realizada no exterior", diz Trúchkin. "A Federação da Rússia não tem a capacidade tecnológica para isso. Em primeiro lugar, os processadores serão fabricadas pela empresa taiwanesa Tsmc”, completou.
Além dos processadores Elbrus, a empresa Mcst está desenvolvendo um microchip mais potente: em maio de 2014, a empresa assinou um contrato com o Ministério de Comércio e Indústria para o desenvolvimento de um processador de 64-bit (El-16S) de 8 a 16 núcleos. O primeiro chip será produzido em novembro de 2018 e será usado pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Um futuro incerto
O potencial dos novos processadores foi avaliado por vários especialistas. Segundo o analista da revista especializada "Ferra", Oleg Koletchenko, é pouco provável que o processador Elbrus competirá com a Intel, AMD ou IBM.
"No entanto, não podemos subestimar a importância do desenvolvimento de novos microprocessadores russos. O lançamento do Elbrus-8S é um grande passo à frente. Sua arquitetura tem uma série de avanços tecnológicos muito interessantes, especialmente em termos de proteção. Esse chip poderá ser usado na área de defesa", disse Kolentchenko.
Os representantes da Intel na Rússia afirmam que sua atividade no país não está ameaçada.
"Somos uma empresa dos EUA e cumprimos todos os requisitos do governo dos EUA. No entanto, de acordo com informações recentes, a Intel não vai alterar sua atividade na Rússia", diz o diretor regional da Intel na Comunidade dos Estados Independentes, Dmítri Konach.
"Não vendemos nada diretamente às empresas ou indivíduos incluídos na lista de sanções. Na Rússia, temos uma série de clientes com os quais trabalhamos diretamente em projetos de consultoria", completou.
Além da Mcst, na Rússia há várias empresas que produzem microprocessadores: a Rover Computadores, cujo produto mais conhecido são os laptops RoverBook, a DEPO Computers, que produz computadores e servidores e a Desten, fabricante de computadores domésticos
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Rússia apresentará aviões mais modernos em Farnborough

O salão aeroespacial internacional Farnborough International Airshow 2014 será realizado de 14 a 20 de julho. A preparação da delegação russa para o evento não passa sem problemas: um número de participantes ainda não conseguiu obter vistos.
"Nós participamos tradicionalmente deste salão aeroespacial e tentamos representar aqui as últimas tendências e as amostras de exportação mais promissoras. Estão programadas apresentações de helicópteros de combate e aviões para as delegações do Oriente Médio, América Latina, Sudeste Asiático", cita o relatório a declaração do chefe da delegação da Rosoboronexport, Serguei Kornev.

Robô de combate com sistema Kornet

Uma das tarefas mais importantes dos robôs militares é minimizar os riscos para a vida e integridade física dos militares durante as operações de combate. A solução consiste em o veículo se deslocar em regime de autonomia ou por controle remoto, refere o editor principal da revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria) Viktor Murakhovsky:
“Em caso de haver fogo de resposta do inimigo, as vidas humanas são preservadas. Em segundo lugar, aumenta a precisão da pontaria dos mísseis antitanque. Da experiência de guerra e dos estudos psicológicos se sabe que um artilheiro sob fogo do inimigo é muito menos eficiente que em polígono de tiro. A precisão de sua pontaria é reduzida em dois a cinco vezes, conforme seu nível de qualificação”.
É evidente que, se o operador não estiver no blindado, mas afastado a controlar remotamente, ou o veículo esteja cumprindo um programa pré-estabelecido, a probabilidade de atingir o alvo será superior. Entretanto, a decisão de fazer fogo será exclusivamente humana. O operador está dentro do veículo e efetua o lançamento mantendo na tela a marca de pontaria sobre o alvo. O míssil voa em regime autônomo, o operador não precisa de o manobrar.
O principal problema na criação de sistemas robotizados consiste em proporcionar o movimento telecomandado ou automático. Esse problema ainda não foi resolvido em parte nenhuma do mundo. Os norte-americanos têm modelos experimentais, seu veículo militar efetua um percurso pré-programado contornando os obstáculos de forma autônoma. Esse veículo se destina a fornecer munições e combustíveis à linha da frente.
Aliás, os pioneiros na criação de sistemas robotizados foram os especialistas soviéticos. Já nos anos 80 se desenvolviam estudos com tanques. Um robô militar pode ser criado com base em qualquer veículo. O principal objetivo é desenvolver e aprimorar todas as tecnologias de transmissão de informação, do controle do sinal e da recepção da reação de resposta. É isso que os especialistas estão desenvolvendo neste momento.
O sistema Kornet pode combater com eficácia alvos tanto terrestres, como aéreos. Ninguém no mundo tem um equipamento desses. O míssil antitanque telecomandado, com alcance máximo de até 8 quilômetros, perfura blindagens com espessuras até 1.300 milímetros. Isso permite ao Kornet atingir tanques modernos e futuros, mesmo existindo a tendência para melhoria dos seus níveis de proteção. O tanque norte-americano M1 Abrams não é uma exceção, diz Viktor Murakhovsky:
“Vejam o exemplo do Iraque, aquilo que lá está acontecendo. Na net já há bastantes materiais que mostram o tanque M-1 ser atingido por mísseis antitanque, inclusive mísseis como o Kornet e o lançador de foguetes portátil RPG-29 Vampir”.
O Kornet tem uma capacidade de perfuração suficiente para atingir todos os tipos de veículos blindados estrangeiros. Como foi divulgado anteriormente, a Rússia já dispõe de plataformas de base robótica das categorias ligeira, média e pesada. Isso abre grandes perspectivas para o desenvolvimento de sistemas robotizados. Como se sabe, eles são desenvolvidos para quase todas as especialidades das forças armadas”.
Recentemente as forças armadas da Rússia receberam os primeiros exemplares de série do sistema Platforma-M sobre lagartas. Ele está equipado com quatro lançadores de foguetes e uma metralhadora Kalashnikov. Esse sistema pode ser usado para missões de reconhecimento, supressão de alvos fixos e móveis e para fogo de cobertura das unidades operacionais.
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sexta-feira, 11 de julho de 2014

Compra do Pantsir confirmada


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Compra do Pantsir confirmada

Segundo informações divulgadas pela imprensa brasileira na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, o embaixador brasileiro em Moscou, Antônio José Valim Guerreiro, teria dado declarações confirmando a compra do sistema de defesa antiaérea Pantsir numa negociação governo a governo entre o Brasil e a Rússia. Segundo afirmou o diplomata, o contrato poderá ser assinado entre outubro ou novembro do ano corrente. As negociações sobre a provisão das baterias Pantsir-S1 de curto e médio alcance, dotadas de canhões automáticos e mísseis antiaéreos terra-ar, e também de outras duas baterias de MANPADS Igla, foram iniciadas em fevereiro de 2012.
No próximo domingo chega ao Brasil delegação oficial do governo russo, como parte de um tour pela América Latina, e o presidente Vladimir Putin aproveitará a oportunidade para assistir a final da Copa do Mundo FIFA 2014 no Rio de Janeiro (a próxima Copa do Mundo FIFA, em 2018, será realizada na Rússia). Na esteira das negociações de compra do sistema Pantsir, também deverão ocorrer os últimos acertos necessários para a entrega dos últimos três helicópteros MIL MI-35 (AH-2 Sabre na terminologia da Força Aérea Brasileira) de uma encomenda inicial de 12 exemplares, dos quais nove já se encontram operacionais em Porto Velho, Rondônia.
O Pantsir está sendo adquirido atendendo a fatores políticos e\ou econômicos, definidos entre os dois governos, e será incorporado ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Cada Força receberá uma bateria completa do sistema antiaéreo, que terá como missão a defesa de infraestruturas críticas, bases aéreas e estabelecimentos militares vitais a Defesa Nacional, dentre outros.
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