SNB
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Maior barco solar do mundo vai estudar as mudanças do clima
São Paulo – Famoso por ter dado a volta ao mundo usando 100% energia renovável, o maior barco solar do planeta zarpou novamente rumo a aventuras ainda mais ambiciosas: a eco embarcação, chamada de Turanor Planet Solar, vai estudar as mudanças climáticas.Nessa nova jornada, o catamarã conta com a expertise de pesquisadores da Universidade de Genebra. Uma equipe interdisciplinar de cientistas do Instituto de Ciências Ambientais vai usar os dados coletados a bordo para melhorar a compreensão sobre os processos oceânicos envolvidos na regulação doclima.
As análises ocorrerão na Corrente do Golfo, uma corrente marítima potente, rápida e quente do oceano Atlântico que tem origem no Golfo do México. Os cientistas a bordo do Turanor vão estudar, por exemplo, como o fitoplâncton ajuda a regular o clima.
A escolha do Solar Planet foi estratégica. “A ausência de emissões poluentes garante que as medições atmosféricas não serão distorcidas pelos resíduos associados à queima de combustível”, explicam o pesquisadores na pagina oficial do projeto.
EXAME.COM .. SNB
IAI ENTRA NO CAPITAL DE BRASILEIRAS PARA DISPUTAR PROJETOS ESTRATÉGICOS
Escolhida para fornecer dois aviões cargueiros e de reabastecimento em voo para a Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa IAI (Israel Aerospace Industries) está pronta para dar mais um passo no sentido de consolidar a sua presença no mercado brasileiro de defesa. Na próxima semana, anunciará a compra de participação no capital de duas empresas brasileiras que atuam nos segmentos de Aeronáutica, eletrônica e tecnologia.
"O investimento da IAI nessas duas aquisições será superior a US$ 50 milhões", disse o presidente da IAI do Brasil, Henrique Gomes. Os detalhes finais dos novos negócios estão sendo definidos esta semana. "Vamos adquirir até o percentual máximo de 40% previsto pela em lei, de forma que o controle continue sendo da empresa brasileira", disse. A partir da publicação da lei 12.598, de março de 2012, as licitações de projetos e serviços estratégicos passaram a ser restritos a companhias credenciadas como empresa estratégica de defesa (EED), onde o controle deve ser de companhia brasileira.
A IAI, afirma Gomes, tem interesse em participar dos principais programas das Forças Armadas Brasileiras, com destaque para o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), Proteger (Sistema Integrado de Proteção das Estruturas Estratégicas Terrestres), além do programa espacial brasileiro e de projetos de comando e controle para grandes eventos.
Com 100% de participação do governo de Israel e 17 mil funcionários em todo o mundo, a IAI obteve receita superior a US$ 4 bilhões em 2012. Seus produtos, envolvendo sistemas aeroespaciais e de defesa, comerciais e militares, são exportados para mais de 50 países. A companhia, considerada a maior indústria aeroespacial e de defesa de Israel, está presente em 30 países por meio de subsidiárias.
A empresa já desenvolve projetos de radares e motores com a Marinha brasileira, além da manutenção de motores para o mercado de aviação civil. Também forneceu dois veículos aéreos não tripulados para a Política Federal. "Este mês devemos formalizar um novo contrato de manutenção desses equipamentos com a PF", disse.
No Brasil a IAI possui um escritório em Brasília mas, de acordo com seu presidente, para apoiar a construção dos dois aviões da FAB, pretende instalar no país um centro de suporte tecnológico e formação de mão de obra. O centro ficará no Estado de São Paulo.
A IAI foi a vencedora do processo de seleção da FAB para substituir os atuais KC-137, conhecidos como Sucatões. Além da IAI, participaram da disputa as empresas Airbus Military e a Boeing Military. A oferta da IAI não contemplava a opção de uma versão para transporte da Presidência da República. "Isso dependerá de requerimentos futuros da FAB", comentou.
O primeiro avião será produzido em Israel e o segundo no Brasil, pela Tap Manutenção e Engenharia Brasil, em Porto Alegre. O valor do contrato não foi revelado, pois será negociado a partir de agora.
As empresas brasileiras, de acordo com o presidente da IAI, terão a oportunidade de participar do desenvolvimento e produção dos dois aviões que serão entregues à FAB. "O contrato com a FAB inclui transferência de tecnologia para a fabricação local de vários elementos, num grande pacote que beneficiará empresas brasileiras."
Os aviões comprados pela FAB são do modelo Boeing 767-300 usados. "A IAI primeiro realiza a conversão da aeronave para cargueiro para depois transformá-la em aeronave de abastecimento". As aeronaves serão utilizadas em missões de reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica.
A IAI não é fabricante de aeronaves de grande porte, mas faz a customização de aviões usados, sobretudo o Boeing 767, conforme especificações do cliente. Segundo o presidente da IAI, uma das principais vantagens desse trabalho de conversão feito pela empresa é o tempo rápido de entrega e o preço da aeronave, que sai pela metade do valor de uma nova, que custa em torno de US$ 200 milhões.
SNB
KC-390 – NOVAS VERSÕES : SAR E ANTI-INCÊNDIO
A EMBRAER Defesa e Segurança mesmo antes do primeiro voo do KC-390, aeronave cargueira e de reabastecimento em voo (REVO), previsto para o segundo semestre de 2014, já anuncia novos potenciais usos para a aeronave.
Na LAAD 2013 a EMBRAER Defesa e Segurança apresentará duas novas missões que o KC-390 poderá realizar: anti-incêndio e missões SAR (Busca e Salvamento).
A empresa não liberou mais detalhes mas DefesaNet apresenta com antecedência artes do KC-390 em missões anti-incêndio e SAR.
Assim uma listagem rápida podemos listar as operações que a aeronave poderá realizar com preparação ou não:
- Transporte de cargas civil e militar;
- Transporte de tropas e lançamento de paraquedistas e carga;
- Reabastecimento aéreo;
-Transporte de Feridos e apoio médico;
- Operações Anti-incêndio, e
- Missões SAR.
O KC-390 deve substituir, na Força Aérea Brasileira, as aeronaves C-130 Hércules operadas pelos Esquadrões 1º/1º Grupo de Transporte e 1º Grupo de Transporte de Tropa, ambos sediadas no Rio de Janeiro. A nova aeronave deverá operar também a partir de bases aéreas na região amazônica.
O projeto é estratégico não apenas para garantir maior mobilidade militar, mas também para consolidar o desenvolvimento da indústria nacional de defesa.
As novidades do KC-390 estarão entre os destaques no stand da FAB na feira de defesa e segurança, LAAD, que será realizada de 9 a 12 de abril no Rio de Janeiro. A construção de um avião nacional para transporte de tropas e reabastecimento em voo atende a estratégia de ampliar a mobilidade militar, seja para o transporte de tropas ou o atendimento em missões humanitárias. Cada aeronave terá capacidade para transportar até 80 soldados, ou uma carga máxima de 23 toneladas. O desenvolvimento do projeto começou em 2009.
O projeto prevê um total de investimentos na ordem de R$ 4,5 bilhões apenas na fase desenvolvimento. Argentina, Portugal e República Tcheca são parceiros no desenvolvimento da aeronave.
O projeto já tem 60 intenções de compra e conta com um mercado estimado de 700 aeronaves. A construção do avião de carga deve atingir cerca de U$$ 20 bilhões em exportações
DEFESA NET ...SNB
Empresa lusa quer facilitar acesso a imagens aéreas
Há uma nova empresa de captação de imagens aéreas no mercado. Através dos seus equipamentos não tripulados, a portuguesa SkyEye quer democratizar o acesso do público, empresas e instituições a imagens aéreas de qualidade.
Patrícia Maia
Obter fotos aéreas de paisagens ou edifícios, filmar eventos ou estradas a partir do céu, monitorizar incêndios ou acidentes. Estas são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelos serviços da SkyEye, uma das poucas empresas em Portugal que apresenta um serviço profissional de captação de imagens aéreas através de UAV (“unmanned aerial vehicle”, em inglês, ou “veículos aéreos não tripulados”, em português).
A jovem empresa – que este mês fez uma apresentação dos seus serviços na área da Defesa Nacional (Marinha, Força Aérea, Exército e PSP) - quer distinguir-se por oferecer equipamentos “mais fáceis de operar” e preços “mais vantajosos” pela utilização dos serviços.
Os UAV (ou drones) da SkyEye podem “transportar qualquer tipo de câmaras até 1,5 kg - desde câmaras fotográficas e de filmar até câmaras termográficas ou de infra-vermelhos, entre outras - e foram desenvolvidos por uma empresa de engenharia alemã embora integrem alguns componentes de origem portuguesa e espanhola”, explica David mota, gerente da SkyEye, ao Boas Notícias.
Os mini-drones da SkyEye, os MD4-1000, são ágeis demorando cerca de 15 minutos a montar e desmontar, têm uma autonomia de cerca de 40 minutos e atingem alturas que variam entre os 500 metros – para drones telecomandados – ou 1.000 metros no caso dos drones pré-programados. Em termos de velocidade, estes equipamentos chegam aos 15 metros por segundo.
O preço diário do serviço com tudo incluído (equipamento UAV com controlador, e operador ou operadores de câmara) varia entre 850 euros e 1.500 euros, dependendo da duração e do tipo de serviço. Mas quem quiser ficar com este drone na sua mão, poderá adquirir o equipamento completo (incluindo formação, assistência técnica e uma garantia de dois anos) por cerca de 40.000 euros.
Aposta internacional
A jovem empresa – que este mês fez uma apresentação dos seus serviços na área da Defesa Nacional (Marinha, Força Aérea, Exército e PSP) - quer distinguir-se por oferecer equipamentos “mais fáceis de operar” e preços “mais vantajosos” pela utilização dos serviços.
Os UAV (ou drones) da SkyEye podem “transportar qualquer tipo de câmaras até 1,5 kg - desde câmaras fotográficas e de filmar até câmaras termográficas ou de infra-vermelhos, entre outras - e foram desenvolvidos por uma empresa de engenharia alemã embora integrem alguns componentes de origem portuguesa e espanhola”, explica David mota, gerente da SkyEye, ao Boas Notícias.
Os mini-drones da SkyEye, os MD4-1000, são ágeis demorando cerca de 15 minutos a montar e desmontar, têm uma autonomia de cerca de 40 minutos e atingem alturas que variam entre os 500 metros – para drones telecomandados – ou 1.000 metros no caso dos drones pré-programados. Em termos de velocidade, estes equipamentos chegam aos 15 metros por segundo.
O preço diário do serviço com tudo incluído (equipamento UAV com controlador, e operador ou operadores de câmara) varia entre 850 euros e 1.500 euros, dependendo da duração e do tipo de serviço. Mas quem quiser ficar com este drone na sua mão, poderá adquirir o equipamento completo (incluindo formação, assistência técnica e uma garantia de dois anos) por cerca de 40.000 euros.
Aposta internacional
O único entrave ao crescimento desta startup nacional parece ser, conta o responsável, a certificação, já que em Portugal - ao contrário de países como a Inglaterra e a Alemanha - há um vazio legal relativamente à utilização de equipamentos não tripulados em ambiente civil. Contudo, a sua utilização "é permitida sob determinadas condições de segurança definidas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil e pela Força Aérea", assegura o responsável.
Mesmo assim, diz David Mota, os MD4-1000 estão a ditar o crescimento da SkyEye, sobretudo nas áreas das “indústrias da comunicação e entretenimento, das energias renováveis, construção, engenharia e arquitetura”. Entre os clientes da Skyeye há várias empresas ligadas ao Estado, como a REN e a EDP Renováveis.
Ainda na senda do crescimento, a empresa pretende, diz o responsável, reforçar a aposta na área da Defesa e, também, no mercado externo sendo que já prestou “vários serviços fora de Portugal, nomeadamente em Angola, Espanha, Itália, Roménia e Brasil”.
Mesmo assim, diz David Mota, os MD4-1000 estão a ditar o crescimento da SkyEye, sobretudo nas áreas das “indústrias da comunicação e entretenimento, das energias renováveis, construção, engenharia e arquitetura”. Entre os clientes da Skyeye há várias empresas ligadas ao Estado, como a REN e a EDP Renováveis.
Ainda na senda do crescimento, a empresa pretende, diz o responsável, reforçar a aposta na área da Defesa e, também, no mercado externo sendo que já prestou “vários serviços fora de Portugal, nomeadamente em Angola, Espanha, Itália, Roménia e Brasil”.
SNB
AEB APRESENTA PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO NA LAAD 2013
Brasília, 03 de abril de 2013 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) participará, entre os dias 9 e 12 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), da Exposição Latino Americana de Espaço e Defesa (LAAD, sigla em inglês) – a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Os visitantes do evento poderão conhecer o Programa Espacial Brasileiro por meio de vídeos, maquetes e imagens.
Nesta edição da LAAD, a AEB exibirá em seu estande imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, sigla em inglês) e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), vídeos diversos e maquetes.
Na oportunidade, a Agência também apresentará a atual edição do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) que estabelece as diretrizes e ações do Programa Espacial Brasileiro entre 2012 e 2021. No novo PNAE, o aumento da participação da indústria nacional e a implantação de um programa de domínio de tecnologias críticas, assim como a formação e capacitação de pessoal estão entre as principais metas.
Outros parceiros do Programa Espacial Brasileiro, como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) e indústrias e empresas aeroespaciais nacionais também estarão presentes no evento.
LAAD - Esta é a nona edição da LAAD. A feira reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.
Serviço:
Evento: Latin American Aero & Defence (LAAD)
Estande da Agência Espacial Brasileira: B 23, na Space Zone
Data: 9 a 12 de abril
Horário: das 8h às 17h
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)Informações: (61) 3411-5049 / 3411-5014
Evento: Latin American Aero & Defence (LAAD)
Estande da Agência Espacial Brasileira: B 23, na Space Zone
Data: 9 a 12 de abril
Horário: das 8h às 17h
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)Informações: (61) 3411-5049 / 3411-5014
AEB...SNB
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Farcs têm mísseis capazes de derrubar aviões
Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) teriam adquirido mísseis terra-ar capazes de derrubar aviões, segundo o general John Kelley, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos (EUA).A informação foi divulgada em estudo apresentado pelo general nesta terça-feira (2), ao Congresso norte-americano. O exército colombiano confirmou hoje ter conhecimento da existência do armamento.
Embora não tenha tido acesso ao documento dos EUA, o general Alejandro Navas, comandante das Forças Armadas da Colômbia, disse que ano passado, o exército colombiano encontrou pedaços dos mísseis.
"Não sabemos aonde e nem de quem os mísseis foram adquiridos, mas é certo que passaram por muitas mãos. São armas da Segunda Guerra Mundial e foram usados no Afeganistão", acrescentou Navas, em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo.
Segundo o general, os mísseis não podem ser subestimados. "É preciso estar em alerta, mas sabemos que este armamento nunca foi usado pelas Farcs", declarou.
O ministro da Defesa do país, Juan Carlos Pinzón, falou sobre os mísseis, em tom diferente, desqualificando o potencial do arsenal. "Nossa inteligência encontrou este tipo de material bélico inútil, que já está destruído", afirmou na manhã de hoje.
O estudo apresentado nos Estados Unidos disse que os mísseis teriam sido adquiridos pelas Farcs na tentativa de "equilibrar" o conflito, porque o exército colombiano tem levado vantagem aérea nos combates.
"Os bilhões de dólares que as Farcs arrecadam com o tráfico de drogas permite a compra deste tipo de mísseis e financiar a construção de submarinos para o transporte da cocaína", disse John Kelley durante a audiência.
Quanto ao processo de paz entre as Farcs e o governo colombiano, o general americano mostrou ceticismo. "O conflito interno está longe de terminar e um acordo na mesa de negociação não está garantido", opinou Kelley.
SNB
Arábia Saudita compra drones armados da África do Sul
A Arábia Saudita está adquirindo aeronaves não tripuladas da África do Sul após a administração Obama se recusar a vender ao reino as aeronaves não tripuladas de combate Predator ou Reaper. A empresa estatal sul-africana Denel Dynamics está trabalhando secretamente com os sauditas para desenvolver o drone Seeker 400 num sistema de combate armado para os militares da Arábia Saudita, conforme reportou no dia 27 de março a publicação sediada em Paris.
O Seeker 400 é uma versão avançada armada da aeronave de vigilância Seeker II da empresa sul africana.
A publicação afirmou que a Arábia Saudita seria a primeiro cliente a comprar o drone armado Seeker 400 e que engenheiros da Denel estão no reino, como parte do programa secreto.
Se concluída, a venda permitirá que a Arábia Saudita possa se juntar ao crescente número de militares que operam drones armados com mísseis – a arma mais avançada atualmente em uso para lançar ataques de precisão sobre terroristas.
Os drones de combate tornaram-se a marca registrada da CIA, que está intensificando os ataques com mísseis guiados aos terroristas no Afeganistão, na região de fronteira do Paquistão, no Iêmen, no Chifre da África, e em outros lugares.
O novo drone será equipado com mísseis ar-solo Mokopa da África do Sul que estão atualmente sendo usados com helicópteros argelinos. O drone também pode ser equipado com mísseis guiados por laser IMPI com alcance de 10 quilômetros.
Os drones deverão ser usados pelos sauditas para uso contra o grupo terrorista Al Qaeda na Península Arábica, que está operando atualmente no Iêmen e já realizou operações internacionais contra os Estados Unidos.
Riad já tentou comprar drones armados com mísseis dos Estados Unidos, mas até agora os pedidos foram negados.
Os Emirados Árabes Unidos estão adquirindo uma versão de exportação desarmada do Predator, chamada de Predator XP, produzida pela General Atomics.
De acordo com o boletim, os sauditas têm procurado drones armados por vários anos e querem as armas para combater veículos de combate não-tripulados do Irã conhecidos como a Karrar e Shahed 129, que estão equipados com mísseis Shahid-1.
“Como o reino não poderia adquirir aviões da China, que é aliada ao Irã, nem de Israel, Riyadh virou-se para a África do Sul”, afirmou o boletim.
No entanto, a Arábia Saudita não tem a infra-estrutura necessária para operar drones. Os sistemas requerem comunicações por satélite que permitem comunicações remotas de vídeo que permitem que os drones possam ser pilotados.
O Seeker 400 pode voar por 16 horas e tem um alcance de 250 km com uma carga de 100 kg.
O Instituto de Pesquisas em Tecnologias Avançadas Príncipe Sultão da Arábia Saudita (PSATRI), um projeto conjunto entre a força aérea saudita e a Universidade Rei Fahd, também está desenvolvendo drones de vigilância para uso ao longo da fronteira sul da Arábia, afirma o boletim.
Porta-vozes da Denel e da Embaixada da Arábia não foram encontradas para comentar.
Reportagens em fevereiro revelaram que a Arábia Saudita está hospedando uma base de drones de ataque dos EUA no sul do país, revelada em imagens de satélite.
Estas imagens de satélite mostram uma pista de pouso remota no interior do deserto da Arábia Saudita. Pode ou não pode ser a base de drones secreta dos EUA revelada por jornalistas no início desta semana.
No entanto, os hangares da base têm uma semelhança notável com estruturas similares encontradas em outras bases de drones americanas. E seu controle remoto numa localização à dezenas de quilômetros da estrada mais próxima, e mais ainda da cidade mais próxima, sugere que este pode ser mais do que a pista média de pouso civil.
A base foi mantida em segredo por dois anos até ser divulgada em relatórios do Washington Post e do New York Times, em fevereiro.
SNB
Exército norte-coreano diz que 'ratificou' ataque nuclear contra os EUA
AE - Agência Estado
(Texto atualizado às 18h28) PYONGYANG - O exército da Coreia do Norte disse nesta quarta-feira, 3, que tem a aprovação final para lançar "impiedosos" ataques militares contra os Estados Unidos, envolvendo o possível uso de armas nucleares "de ponta"Informamos formalmente à Casa Branca e ao Pentágono que a política hostil cada vez mais crescente dos Estados Unidos em direção à Coreia do Norte e sua imprudente ameaça nuclear serão esmagadas pela firme vontade das tropas e o povo por meio de ferramentas nucleares de vanguarda mais leves e diversificadas", disse um porta-voz do Exército norte-coreano em comunicado publicado em inglês pela agência de notíciasKCNA.
"A operação impiedosa das forças armadas revolucionárias... foi finalmente examinada e ratificada", completou o porta-voz.
Defesa ..Mais cedo, os EUA disseram que vão enviar nas próximas semanas um sistema avançado de defesa antimísseis balísticos para a ilha de Guam, no Pacífico. O Pentágono descreveu a decisão como medida de precaução contra as ameaças da Coreia do Norte de realizar ataques regionais.
"Os Estados Unidos continuam vigilantes em face das provocações norte-coreanas e estão prontos para defender o território dos EUA, nossos aliados e nossos interesses nacionais", disse uma porta-voz do Pentágono.
Com informações da Dow Jones e da Reuters
SNB
Caça sírio atacou Líbano
Um caça da Força Aérea da Síria penetrou, nesta quarta-feira, a 20 quilômetros no interior do território do Líbano e disparou dois ou três mísseis contra os arrabaldes da cidade libanesa de Arsal. De acordo com dados preliminares, ninguém ficou ferido.
Em meados de março, aconteceu um incidente similar: uma aeronave militar síria bombardeou o território do Líbano. O presidente libanês, Michel Suleiman, qualificou o sucedido como "violação inaceitável " da soberania do Líbano.
SNB
Chile encomenda 2.000 carabinas Colt M4
O corpo dos fuzileiros navais do Chile encomendou à companhia estadunidense Colt 2.000 carabinas automáticas M4, de calibre 5,56. O valor da transação não foi precisado. O cliente deverá receber a primeira remessa de carabinas em 2014.
A Marinha chilena escolheu as carabinas estadunidenses após uma série de testes, no âmbito do programa “Titânio”. Da licitação participaram também as espingardas automáticas alemãs HK416 e as SCAR-L belgas fabricadas pela companhia FN Herstal.
VOZ DA RUSSIA ...SNB
Buraco negro absorve planeta 15 vezes maior que Júpiter
"Foi uma observação totalmente inesperada em uma galáxia que esteve tranquila durante ao menos 20 ou 30 anos", afirmou Marek Nikojuk, da Universidade de Bialystok, na Polônia, o principal autor de um artigo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, em declarações difundidas pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Segunda a revista, o buraco negro demorou três meses para desviar o planeta de sua trajetória e absorver 10% de sua massa total. O resto permaneceu em órbita.
O satélite europeu Integral, com o qual também colaboram a agência espacial americana (Nasa) e a Rússia, tornou possível a observação.
.....SNB
Navio lançador de mísseis vigia espaço entre os dois países
O Estado de S.Paulo
Cenário: Roberto Godoy
O principal elemento de reforço à estrutura de Defesa da Coreia do Sul enviado pelos Estados Unidos é o formidável destróier USS Decatur. O navio é um lançador de mísseis que pode funcionar ele próprio como uma espécie de escudo antimíssil embarcado. Além disso, age poderosamente como disparador de armas guiadas de precisão - a nova geração do grande Tomahawk, por exemplo. Construído em três anos, a partir de 1993, entrou em operação em 2000 como a 5.ª unidade da classe de navios armados com vários tipos de mísseis. Deslocando 6,7 mil toneladas, mede 154 metros e é tripulado por 281 militares. O arsenal é vasto: leva cerca de 90 mísseis convencionais e um número estimado em 80 armas guiadas, de disparo vertical, com capacidade para interceptar alvos aéreos a grande altura e alta velocidade - mísseis em rota de chegada, aviões e drones. Recheado de avançados sistemas eletrônicos - 12 deles -, o Decatur está cumprindo missões de vigilância nas águas internacionais do Mar do Japão/Mar da Coreia, com ordens de responder a "qualquer fogo agressivo".
As forças envolvidas na crise coreana são bem treinadas e abrangentes. A tropa de Pyongyang é uma das maiores do mundo - soma 1,2 milhão de homens e mulheres. As reservas de mobilização em 72 horas acrescentam 850 mil combatentes ao contingente. Em Seul, são 650 mil soldados e 450 mil reservistas. A frota de tanques é de cerca de 4 mil no norte e 2,7 mil no sul, onde os modelos K-1 são versões do americano Abrams, armados com canhões de 120 milímetros. A aviação da Coreia do Sul leva vantagem, alinhando 700 aeronaves, entre as quais os modernos F-15 Silent Eagle, da Boeing. Não há nada parecido entre os 570 aviões acima da zona desmilitarizada.
SNB
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