Reino Unido confirma que continua comprometido
com o jato stealth britânico
O governo do Reino Unido reafirmou seu compromisso com o Programa Global de Combate Aéreo (GCAP), com investimento financeiro significativo e apoio contínuo à indústria de defesa britânica, apesar das preocupações anteriores de que a próxima revisão de defesa poderia impactar o programa.
Em resposta a uma pergunta escrita de James Cartlidge, deputado conservador por South Suffolk, Maria Eagle, Ministra de Estado da Defesa, confirmou que o Reino Unido deve investir mais de £ 1,3 bilhão no GCAP e no programa de P&D associado Team Tempest durante o atual ano fiscal.
“O Reino Unido espera investir mais de £ 1,31 bilhão no Future Combat Air System/Global Combat Air Programme e no programa associado Team Tempest R&D, no atual ano financeiro”, disse Eagle em sua declaração, de
stacando a escala do compromisso.
Eagle também observou que há mais de 3.500 funcionários trabalhando diretamente no GCAP no Reino Unido, espalhados pelo Ministério da Defesa e parceiros da indústria, como BAE Systems, Rolls-Royce, Leonardo UK e MBDA UK. “Esses parceiros são apoiados por centenas de organizações, incluindo PMEs e instituições acadêmicas, espalhadas pelo Reino Unido”, ela acrescentou.
Eagle também observou que há mais de 3.500 funcionários trabalhando diretamente no GCAP no Reino Unido, espalhados pelo Ministério da Defesa e parceiros da indústria, como BAE Systems, Rolls-Royce, Leonardo UK e MBDA UK. “Esses parceiros são apoiados por centenas de organizações, incluindo PMEs e instituições acadêmicas, espalhadas pelo Reino Unido”, ela acrescentou.
Nos últimos meses, surgiram preocupações de que a revisão da defesa poderia despriorizar ou atrasar o projeto, mas as últimas declarações do governo dão garantias sobre seu futuro.
O Global Combat Air Programme (GCAP) é um projeto colaborativo entre o Reino Unido, Japão e Itália, com o objetivo de desenvolver um caça stealth de sexta geração. Esta aeronave tem como objetivo substituir o Eurofighter Typhoon para a Royal Air Force e a Italian Air Force, bem como o Mitsubishi F-2 para a Air Self-Defense Force do Japão.
O programa conjunto começou em dezembro de 2022, unindo iniciativas separadas do Reino Unido, Itália e Japão em um único esforço de desenvolvimento para o novo caça.
O Reino Unido já fez avanços significativos no desenvolvimento do GCAP, com voos de teste iniciais conduzidos em simuladores e progresso relatado em tecnologias-chave como recursos stealth e integração de compartimento de armas. A Rolls-Royce está fortemente envolvida no desenvolvimento do motor, trabalhando ao lado de empresas italianas e japonesas para garantir compatibilidade e inovação nos sistemas de propulsão.
Espera-se que a aeronave de demonstração, com sistemas aviônicos avançados, apresente capacidades de ponta até 2027.
Embora o foco do GCAP esteja no próprio jato de caça, desenvolvimentos futuros podem incluir sistemas não tripulados e outros ativos para dar suporte à aeronave em uma abordagem de “sistema de sistemas”. No entanto, diferentemente de programas semelhantes na Europa, o GCAP permanece focado principalmente no desenvolvimento do caça, deixando capacidades de combate aéreo mais amplas como potenciais projetos futuros.
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