O Ministério da Defesa está buscando ativamente compradores para a fragata Tipo 31, com a variante de exportação conhecida como Arrowhead 140, de acordo com uma declaração recente da Ministra da Defesa, Maria Eagle.

Esforços estão sendo feitos em conjunto com o Departamento de Negócios e Comércio para apoiar campanhas de exportação do navio de guerra.

Em resposta ao deputado trabalhista Graeme Downie, a Eagle confirmou que discussões foram realizadas com parceiros internacionais

.O Ministério da Defesa está apoiando ativamente campanhas de exportação reais e prospectivas com base na capacidade do Tipo 31 (com a variante de exportação conhecida como Arrowhead 140) com o suporte do Departamento de Comércio Empresarial. Por exemplo, o Secretário de Estado da Defesa se encontrou recentemente com seu colega polonês, onde eles discutiram o programa Mieczik e seu progresso”, disse Eagle.

A Eagle confirmou que discussões recentes ocorreram com parceiros internacionais, incluindo uma reunião entre o Secretário de Estado da Defesa e seu colega polonês, onde discutiram o programa Miecznik, que envolve a exportação do Arrowhead 140 para a Polônia.

Esses esforços ocorrem no momento em que o Reino Unido busca fortalecer as relações de defesa por meio dessas vendas, refletindo a estratégia mais ampla do governo de cooperação em defesa e apoio à exportação.

O Tipo 31, também conhecido como Arrowhead 140 (AH140) em seu formato de exportação, atraiu atenção internacional desde que seu design foi disponibilizado pela primeira vez.

Em junho de 2021, discussões sobre potenciais contratos foram relatadas com a Grécia, Indonésia, Polônia e outras nações. Embora a Grécia tenha selecionado um design diferente, o AH140 continuou a ser um forte concorrente em outros mercados.

Na Indonésia, a Babcock assinou um acordo com a PT PAL Indonesia para projetar dois derivados do AH140 para a Marinha da Indonésia, conhecidos como “Fragatas Vermelhas e Brancas”. A construção desses navios começou em 2022, com mais progresso em 2023.

A Marinha Polonesa também se comprometeu com o projeto AH140, com a Babcock vencendo a licitação para fornecer três fragatas sob o programa Miecznik. A construção desses navios começou em agosto de 2023, com a Polônia visando aprimorar suas capacidades navais por meio do projeto Arrowhead.

Além disso, a Babcock explorou oportunidades na Austrália e na Nova Zelândia, oferecendo o AH140 como parte de um potencial programa conjunto para substituir suas fragatas da classe Anzac. Embora a Arrowhead não tenha sido pré-selecionada para o mais recente requisito de fragata da Austrália, a Babcock continua a promover o design em outros mercados, incluindo a Nova Zelândia, onde as discussões estão em andamento.