SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sábado, 9 de dezembro de 2017

Submarino ARA San Juan: os russos já baixaram 2 vezes para um contato a 940 metros, mas não comunicam o que viram

Mais de 3 semanas após o desaparecimento do submarino ARA San Juan nas águas do Atlântico Sul e apesar de já ter varrido duas vezes a área onde ocorreu o último contato, a operação de busca internacional ainda não mostra grandes sinais do navio e sua tripulação
Conforme relatado às fontes governamentais de Clarin , estão aguardando com expectativa os resultados da arrecadação do navio russo Yantar, com seus sensores de alta tecnologia.

Eles comentaram que os russos já desciam duas vezes com o ROV (veículo operado remotamente) para mais de 900 metros, embora eles trabalhem com muito segredo e não fornecem muita precisão sobre o seu progresso, nem para a Marinha nem para o Ministério da Defesa.

"Em teoria [o Yantar] fez sua própria varredura por um dia e na quinta-feira foi dedicado ao contato de 940 metros, no momento sem relatar, calculamos que eles farão isso quando tiverem novidades " , disse o porta-voz naval Enrique Balbi.
A Marinha informou na sexta-feira que vai ocupar a mesma área neste fim de semana e até planeja expandi-la para o norte, enquanto aguarda relatórios sobre 3 objetos detectados no fundo do mar.
As condições climáticas são boas", disse o capitão Balbi na sua coletiva de imprensa habitual .
"O navio Atlantis é reincorporado com o ROV dos EUA, que vai investigar outro objeto através de um sonar de varredura lateral com sensor de alta resolução", acrescentou.
Ao contrário de quinta-feira, quando a festa foi ofuscada pelas medidas determinadas pelo juiz Claudio Bonadio sobre o caso do ataque AMIA (havia apenas 3 jornalistas no Freedom Building), desta vez havia mais mídia presente.
De acordo com ele disse Balbi, a idéia é a "varrer a área novamente", onde Organização do Tratado total Banimento de Testes Nucleares (CTBTO, por sua sigla em Inglês) encontrados "evento consistente com um bang" no mesmo dia ele desapareceu ARA San Juan , em 15 de novembro.
A área já varreu quase 2 vezes. Durante o fim de semana não será de 3 unidades com sua respectiva ROV pesquisando 3 objetos diferentes simultaneamente", o porta-voz da polícia, referindo-se a Atlantis Estados Unidos, que inspecionar um contacto 770 metros; Ilhas Falkland notar, da Argentina, que irá verificar cada 830 metros e o navio oceanográfico Yantar Rússia, que se concentrará em mais 940 metros.
O porta-voz também disse que também vai tirar proveito do aviso de Puerto Argentino, que partiu na quinta-feira a partir de Comodoro Rivadavia para se juntar à pesquisa e que os britânicos seriam adicionados Protector.
O navio Angelescu, entretanto, recebeu uma área "mais ao norte" da área, já que era a direção do submarino no caminho para Mar del Plata.
Perguntado sobre quanto tempo o apoio internacional permanecerá na busca, o porta-voz disse que " no momento não há data fixa ".
Fonte Clarin

Nenhum comentário: