quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Submarino ARA San Juan: com novos dados sobre o local da explosão, reduza o raio da busca

A Organização para a Proibição Total de Testes Nucleares, que se baseia em Viena, especificou ainda a explosão detectada na rota que o submarino ARA San Juan teve que se encontrar em direção a Mar del Plata e que ocorreu três horas após a última comunicação da embarcação, em 15 de novembro.

Lassina Zerbo, secretária executiva dessa agência, postou no Twitter que a instituição conseguiu especificar o ponto em que ocorreu o "evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear consistente com uma explosão", conforme descrito pelo porta-voz da Marinha na quinta-feira passada.
Essa melhoria na localização, que poderia limitar o raio de busca, teria sido alcançada através das medidas de duas estações sísmicas, o que complementaria o trabalho das estações hidroacústicas que detectaram o ruído dessa explosão.
De acordo com o gráfico que Zerbo postou em sua conta no Twitter, o novo raio de busca seria centrado entre o fim da zona econômica exclusiva e o início da inclinação. Isso aumentaria a média da profundidade em que a operação de busca rastreia o ARA San Juan, uma vez que se afasta da costa argentina.
De acordo com o canal TN, a informação foi transmitida pelo embaixador argentino na Áustria, Rafael Grossi, ao ministro das Relações Exteriores argentino, como aconteceu na semana passada.
Fonte Clarin

Nenhum comentário: