Na recente exposição de defesa ADEX em Seul, a Coreia do Sul mostrou seu avião de combate KF-X de próxima geração. Embora seja apenas um grande modelo de plástico por enquanto, muita coisa está acontecendo neste programa. O KF-X incorpora o futuro do setor aeroespacial sul-coreano, e se for bem sucedido, consolidará o lugar do país como líder no setor de aviação global.
Espera-se que o KF-X realize o primeiro voo até 2022, com entregas para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) a partir de 2024. Mas mesmo que o KF-X voe, será que vai sair do chão?
O ambicioso programa KF-X
O caça KF-X é um avião de combate furtivo de dois motores e apresentará um radar AESA (matriz eletronicamente ativa) e outros aviônicos avançados. Consequentemente, tem sido considerado uma aeronave de combate de “geração 4.5”, aparentemente uma melhoria em relação aos caças padrão de 4ª geração, como o F-16, mas não tão avançado quanto o F-22 ou F-35 (a chamada 5ª geração de caças). Isso coloca o KF-X em aproximadamente na mesma classe do Eurofighter Typhoon, o sueco Gripen ou o Su-35 russo.
O KF-X está sendo desenvolvido conjuntamente pela Korea Aerospace Industries (KAI) e pelo gigante aeroespacial norte-americano Lockheed Martin, como parte de um acordo no qual a ROKAF comprou 40 caças F-35 dos Estados Unidos. O governo sul-coreano está investindo mais de US$ 7 bilhões no KF-X, e a ROKAF espera comprar 120 desses caças para substituir sua frota envelhecida de F-4 Phantoms e F-5s. Além disso, Seul conseguiu incluir a Indonésia como parceira no programa, e Jacarta poderá adquirir até 80 caças para atender aos seus próprios requisitos “IF-X”.
De acordo com os termos do contrato do projeto, a dupla KAI-Lockheed será responsável por 20% dos custos de desenvolvimento incorridos, com a ROKAF e a Indonésia cobrindo 60% e 20% dos custos, respectivamente.
O impulso tecnonacionalista
Tudo isso, no entanto, levanta a questão: se a ROKAF já comprou o F-35, por que fabricar algo que é menos capaz? A resposta reside principalmente em algo chamado “tecnonacionalismo militar”.
O tecnonacionalismo militar (uma palavra inventada por Robert Reich na década de 1980) significa tornar-se mais auto-suficiente em armamentos, mas também é muito mais do que isso. É tanto sobre a geopolítica quanto sobre a independência econômica ou a auto-suficiência tecnológica. O professor do MIT, Richard Samuels, argumentou que o tecnonacionalismo é nada menos do que a “luta pela independência e autonomia através da nacionalização da tecnologia” e a “adoção da tecnologia para a segurança nacional”. Como tal, o tecnonacionalismo atende ambições estratégicas nacionais amplas e audaciosas, particularmente o surgimento de um país como um Estado-nação moderno, independente e até mesmo poderoso.
Claro, o tecnonacionalismo não se limita apenas à produção de armamentos ou apenas à Coreia do Sul. Por exemplo, países como o Brasil e a África do Sul também buscaram estratégias tecnonacionais de “segurança e desenvolvimento” quando se tratava de fabricação de armas.
Poucos países, no entanto, levaram o tecnonacionalismo a uma arte tão fina quanto a Coreia do Sul. Este impulso pode ser encontrado em quase todos os aspectos da economia: indústrias de ferro e aço, automóveis, construção naval, eletrônica, e assim por diante. Essas mesmas estratégias agora estão sendo aplicadas às áreas aeroespacial e de defesa.
Um dos melhores exemplos é a KAI. Esta empresa, produto de uma fusão forçada entre três pequenas empresas de aviação que perdiam dinheiro, é a personificação das esperanças e sonhos da Coreia para sua indústria de defesa. A Coreia tem a ambição de se tornar um designer e fabricante de aeronaves de classe mundial, e espera que a KAI eventualmente esteja entre as principais empresas produtoras aeroespaciais do mundo. Por sua vez, a visão atual da KAI é ser um “Provedor de Solução Total” e se classificar entre as 15 maiores empresas aeroespaciais do mundo até 2020.
Exportações de armas e o triste caso do T-50
Só o tecnonacionalismo, no entanto, não pode construir uma indústria de defesa sustentável e economicamente viável. A verdade fria e dura é que o próprio mercado de defesa da Coreia é muito pequeno para apoiar um programa nacional de caças. Para ser rentável, uma empresa deve vender centenas de aeronaves de combate; mesmo com a Indonésia investindo e comprando – talvez – 80 KF-Xs, a Coreia e a KAI têm que encontrar outros clientes para a maior parte de sua produção de caças.
Na verdade, a Coreia espera exportar até 600 caças KF-X para outros países. No entanto, é provável que seja muito otimista, e talvez seja perigoso.
Pegue o caso do T-50 Golden Eagle, o primeiro programa autóctone de aeronaves a jato da Coreia. Lançado em meados da década de 1990, o T-50 era um programa ambicioso para projetar e fabricar um treinador avançado/avião de ataque leve capaz de velocidades supersônicas e equipado com um pacote de aviônica sofisticado. Além de ser um jato de treinamento, esta aeronave foi adaptada em outras versões, incluindo o avião de treinamento/ataque Leve TA-50, e a FA-50, uma aeronave de caça equipada com um radar e capaz de disparar um leque mais amplo de armas. Destinou-se a substituir os aviões T-38, A-37 e F-5 na ROKAF.
As vendas de exportação, no entanto, foram responsáveis pela maior parte do programa. Ao mesmo tempo, a KAI esperava exportar 1.000 jatos T-50 e capturar uma quarta parte do mercado mundial. Na verdade, na última década, a Coreia vendeu apenas 64 aviões T-50 para apenas quatro países: Indonésia, Iraque, Filipinas e Tailândia.
Uma estrada árdua para o setor aeroespacial da Coreia do Sul
Os sul-coreanos estão descobrindo que entrar no mercado internacional de caças é incrivelmente difícil. As barreiras à entrada são altas. O mercado já está saturado com uma série de produtos concorrentes de grande capacidade, como o F-35 e o Su-30. Além disso, as empresas aeroespaciais americanas, russas e europeias passaram décadas cultivando sua base de clientes, e é difícil conquistá-las.
A força da Coreia do Sul sempre esteve em seu otimismo, sua capacidade de acreditar que, se perseverar e apenas tentar mais, pode superar qualquer barreira ou revés. Esta positividade já funcionou antes, e, em última análise, o setor aeroespacial e de defesa da Coreia do Sul espera crescer com seus problemas. O otimismo sozinho, no entanto, não vai vender aviões de combate, e o tecnonacionalismo pode liderar a Coreia do Sul em direção a um rude despertar.
Por Richard A. Bitzinger
FONTE: Asia Times
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