segunda-feira, 16 de outubro de 2017

USS South Dakota: Marinha dos EUA revela o seu mais novo submarino nuclear (FOTOS

A Marinha dos EUA acaba de revelar o seu mais novo submarino de ataque nuclear de classe da Virgínia em um estaleiro da General Dynamics em Groton, em Connecticut. Mais seis submergíveis estão em construção como parte de um acordo gigante de 28 submarinos.
O USS South Dakota, um submarino de ataque nuclear de classe da Virgínia, foi oficialmente revelado no sábado, onde foi batizado por Deanie Dempsey, esposa do presidente do Estado-Maior Conjunto, Martin Dempsey, informou a mídia local.
A construção começou em 2013, e sua quilha foi colocada em abril de 2016, de acordo com o site do submarino. Os trabalhos de construção foram realizados pelo General Dynamics Electric Boat (GDEB).
O submarino, que acomoda uma tripulação de cerca de 130 marinheiros, é o 17º submarino de ataque da classe da Virgínia e o sétimo submarino do bloco III da classe da Virgínia.
Os submarinos do bloco III de classe da Virgínia apresentam um arco redesenhado, que substitui 12 tubos de lançamento individuais com dois tubos de carga útil de grande diâmetro (VPL), cada um capaz de lançar seis mísseis de cruzeiro Tomahawk, de acordo com a Marinha dos EUA.
Os submarinos de classe da Virgínia são construídos para operar em águas rasas e oceânicas, participando de guerras anti-submarino e anti-superfície, auxiliando em operações especiais, coletando inteligência, vigilância, reconhecimento e minas dispostas no mar.
A Marinha dos EUA se vangloria de que "o sigilo, a resistência, a mobilidade e o poder de fogo inerentes os permitem diretamente para apoiar cinco das seis capacidades nucleares da estratégia marítima - controle do mar, projeção de poder, presença direta, segurança marítima e dissuasão".
Correndo atrás do tempo perdido
O complexo militar e industrial dos EUA aumentou recentemente seu prédio submarino, com a força de trabalho da General Dynamics Electric Boat crescendo para aproximadamente 16 mil pessoas, enquanto modernizava seus estaleiros navais.
Nos últimos anos, as principais autoridades do Pentágono afirmaram que os EUA estão falhando em acompanhar o ritmo de adversários próximos, como a Rússia ou a China, em termos de implantações de submarinos. No ano passado, o almirante Mark Ferguson, comandante das Forças Navais dos EUA na Europa, disse à CNN que a Marinha enfrenta melhores e mais numerosos submarinos russos capazes de enfrentar grupos de submergíveis."Os submarinos que estamos vendo são muito mais sigilosos", disse Ferguson. "Estamos vendo [os russos] com sistemas de armas mais avançados, sistemas de mísseis que podem atacar terras em longos intervalos, e também vemos que sua proficiência operacional está melhorando à medida que vão mais longe das águas residenciais", explicou.
O chefe de guerra da Marinha dos Estados Unidos tem pressionado para obter dinheiro para a construção naval devido à ameaça percebida pela Rússia, que o vice-almirante James Foggo III, comandante da US 6th Fleet, acredita que está "fechando rapidamente o fosso tecnológico".
"Os submarinos russos estão rondando o Atlântico, testando nossas defesas, enfrentando o nosso comando dos mares e preparando o complexo espaço de batalha subaquático para dar-lhes uma vantagem em qualquer conflito futuro", escreveu Foggo em um artigo de junho para a revista Proceedings, do Instituto Naval dos EUA.

Nenhum comentário: