quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Coreia do Norte insiste que EUA a reconheçam como potência nuclear em prol da paz

A Coreia do Norte propôs aos EUA o reconhecimento de seu status como potência nuclear para convivência pacífica.

O mais racional seria reconhecer a Coreia do Norte como potência nuclear e buscar meios para convivência pacífica", diz o comunicado publicado no jornal oficial da Coreia do Norte, Rodong Sinmun.

Ao mesmo tempo, o comunicado, citado pela agência Yonhap, indica que as tensões em meio à esfera nuclear entre os EUA e a Coreia do Norte são provocadas pela política hostil de Washington em relação a Pyongyang.
As tensões entre os EUA e a Coreia do Norte em torno dos programas nuclear e balístico de Pyongyang continuam crescendo após os novos testes de mísseis de Pyongyang.
A situação tem se agravado nos últimos meses devido às manobras navais conjuntas efetuadas pelos EUA e a Coreia do Sul nas proximidades da costa norte-coreana, bem como devido ao aumento da presença militar dos EUA em geral na região.
Na segunda-feira (16), Estados Unidos e Coreia do Sul iniciaram uma série de exercícios navais de 10 dias. Os exercícios militares dos dois países já antecederam testes balísticos no passado. O último teste balístico norte-coreano ocorreu há quase um mês, quando Pyongyang disparou um projétil de médio alcance que sobrevoou o norte do Japão.
Também na segunda, a União Europeia aplicou mais sanções contra a Coreia do Norte. Foi definido que os membros do bloco europeu não irão investir em nenhum setor da economia norte-coreana e que a venda de produtos petrolíferos refinados e de petróleo para Pyongyang será suspensa.

Nenhum comentário: