quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Como testes nucleares da Coreia do Norte ameaçam seu próprio território?

Três pequenos terremotos foram detectados na zona onde, em setembro, a Coreia do Norte realizou seu último teste nuclear. Trata-se de seríssimos danos geológicos à região.
O grupo de investigação 38 North advertiu nesta quarta-feira (18) que Punggye-ri, lugar onde Pyongyang realiza seus testes nucleares, poderia vir a sofrer de uma condição geológica conhecida como Tired Mountain Syndrome (A síndrome da montanha cansada) diante do último teste realizado, reporta Yahoo News.
Esta condição geológica é causada pelos efeitos produzidos por explosões nucleares subterrâneas em áreas próximas, que se rompem em grande escala e se tornam cada vez mais vulneráveis.
Segundo os cientistas, os últimos cinco testes foram realizados debaixo do monte de Mantap. Por esta razão, depois do teste mais recente realizado no mês passado, três pequenos terremotos foram registrados na zona.
Destaca-se que a área afetada pelo último teste nuclear abrange 1,4 km do ponto de detonação.
Entretanto, os investigadores indicam, referindo-se aos testes nucleares dos EUA realizados no estado de Nevada, que "tais tremores depois dos testes não são incomuns" e que não vale a pena esperar que as explosões nucleares em Punggye-ri sejam interrompidas.

Nenhum comentário: