SEGURANÇA NACIONAL SNB BRASIL

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Como se preparar para a 3ª Guerra Mundial e o que fazer em caso de ataque nuclear

Levando em consideração as crescentes tensões no mundo, o governo do Reino Unido está trabalhando em um novo sistema de alerta para avisar os britânicos em caso de uma guerra nuclear, informa o jornal britânico The Sun.
Segundo o jornal, já em 2003 foi desenvolvido o Sistema Nacional de Alerta de Ataque (NAWS, na sigla em inglês), que permitia ao governo advertir a população por telefone, rádio e televisão em caso de um ataque. Agora este sistema está sendo aperfeiçoado.
O que fazer antes de uma explosão nuclear?
Se vocês creem que um ataque nuclear é iminente, especialistas recomendam defender tanto seus familiares como a si próprio da seguinte forma:
— Preparar um kit de emergência que inclua alimentos não perecíveis, água, uma rádio a bateria ou a manivela, lanternas extras e baterias.
— Criar um plano de emergência familiar. É possível que seus familiares não estejam todos no mesmo lugar quando ocorra o desastre, por isso é importante saber como entrar em contato com eles para se reunir.
— Verificar se há refúgios em seus arredores. Se não houver, é necessário escolher algum lugar que possa servir de refúgio.
O que fazer durante uma explosão nuclear?
— Ouvir a informação oficial através da Internet, rádio ou televisão e seguir as instruções, indicadas pelos serviços de emergência.
— Se for emitida uma advertência de ataque, buscar um abrigo o mais rápido possível no subsolo, caso haja, e permanecer lá até que lhes ordenem o contrário.
— Encontrar o edifício mais perto, de preferência feito de tijolo ou concreto, e entrar para evitar contato com qualquer material radioativo de fora. Depois se esconder no lugar mais profundo do edifício.
— Permanecer ao menos 24 horas lá dentro, antes que as autoridades lhes indiquem que podem sair.
O que fazer se uma explosão lhes pegou de surpresa?
 Não olhar para o fogo, que os pode deixar cegos.
— Buscar abrigo atrás de qualquer coisa que possa oferecer proteção.
— Deitar-se no solo e cobrir a cabeça.
— Refugiar-se o mais rápido possível, até mesmo quando se encontram a uma grande distância do lugar onde ocorreu o ataque, pois as precipitações radioativas podem viajar centenas de quilômetros.
— Tomar banho com muita água e sabão o mais rápido possível. Tirar toda a roupa com que estava vestido, colocá-la em um saco plástico e fechá-lo.

Nenhum comentário: