terça-feira, 6 de junho de 2017

China está a ponto de criar navio capaz de se transformar em submarino furtivo

A Marinha chinesa está tentando realizar o sonho de qualquer engenheiro naval de criar um navio de combate que possa se transformar em um submersível e seja capaz de disparar contra alvos terrestres e marítimos.

Várias mídias chinesas têm divulgado rumores de que as instituições do país asiático estariam se empenhando na criação de gigantes navios submersíveis, equipados com centenas de mísseis guiados.
Não é segredo que a capacidade de submersão na água parcialmente permite reduzir a visibilidade de qualquer navio perante os radares, protegendo-o do impacto dos mísseis.
De acordo com o portal Popular Science, haveria numerosos designs para a criação do barco "transformer".
O primeiro conceito se trata da construção de um navio de alta velocidade com uma superestrutura funcional que aloje armas de defesa e radares, sendo que a maior parte do casco ficaria embaixo d'água. Outro design prevê a criação de um navio completamente submersível com duas torres.
Hipoteticamente, na hora de entrar em ação em operações furtivas, o casco do novo navio quase por completo se submergiria debaixo d'água, deixando pouquíssimas partes à vista, enquanto que na hora de realizar missões que requeiram altas velocidades, o navio utilizaria seu fundo liso para se mover rapidamente, atravessando ondas marítimas como se fosse um barco ou um veículo anfíbio blindado.
Ambos os designs supõem que o novo navio chinês tenha um deslocamento de 20 mil toneladas.
Há rumores não confirmados de que o conceito final do navio, elaborado por Bohai Shipbuilding Heavy Industry Corporation, vá ser apresentado em 2020.

Nenhum comentário: