sábado, 13 de maio de 2017

'Deste vocês nunca ouviram falar': NI conta sobre temível 'radar voador' da Rússia

O avião do Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês) A-50 irá reforçar significativamente o grupo aéreo da Força Aeroespacial russa na Síria.

Esta aeronave garantirá também o controle do espaço aéreo do país, considera Tom Cooper, analista da revista The National Interest.
Anteriormente, a mídia, que havia publicado fotos via satélite da base aérea de Latakia, informou sobre a transferência de um "A-50 radar voador" para a Síria.
Tomando em conta o desenvolvimento da situação na Síria, o posicionamento deste avião é realmente justificado", opina jornalista.Segundo ele, o envio do A-50 para a zona de conflito foi a resposta ao ataque à base aérea de Shayrat realizado pelos EUA. O avião fornecerá aos militares russos todas as informações necessárias sobre lançamentos de mísseis no raio de funcionamento de seu radar. Tom Cooper acrescenta que este sistema melhorará a interação entre as componentes do grupo aéreo da Força Aeroespacial russa.
O autor do artigo aponta que para a Síria foi enviada a versão mais moderna do "radar voador" — o A-50U. O avião está equipado com o sistema de radar Shmel que pode detectar alvos à distância de 300 a 600 km.
A nova versão tem um sistema de comando do radar totalmente digital e um cockpit de conforto aumentado adaptado para patrulhas do espaço aéreo de longa duração. Além disso, o A-50U se distingue do seu antecessor por sua maior autonomia de voo.

Nenhum comentário: