terça-feira, 28 de maio de 2013

Robô-libélula" faz primeiro voo estável após 12 anos de pesquisa

Depois de uma pesquisa que durou 12 anos, o professor de engenharia de Harvard Robert Wood finalmente conseguiu fazer com que seu pequeno robô que imita o bater de asas de uma libélula fizesse seu primeiro voo controlado e com estabilidade. A equipe responsável pelo projeto encarou desafios como problemas de peso, aerodinâmica das asas, fonte de alimentação e de fabricação, já que o pequeno robô é menor que uma moeda.
"Este é o culminar de mais de uma década de trabalho para conseguir esse resultado. Esta é a primeira demonstração de que você pode fazer robôs insetos e controlá-los durante o voo", disse o professor, que dirige um laboratório no Instituto Wyss para Engenharia Biologicamente Inspirada da Universidade de Harvard, à revista Science, onde o resultado da pesquisa foi publicado.
O pequeno robô pesa apenas 80 miligramas e bate as asas 120 vezes por segundo. O professor afirma que há outros projetos de robôs-insetos que já fizeram um voo, mas nenhum deles teve estabilidade durante os testes.
A construção desses minúsculos insetos robóticos tem inúmeras aplicações práticas. Segundo o professor, eles podem ser usados ​​para procurar pessoas desaparecidas, espionar inimigos, acompanhar poluentes tóxicos ou mesmo polinizar culturas, substituindo abelhas, por exemplo.
TERRA...SNB

Nenhum comentário: