terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PF incorporará sistemas de observação da Sagem.


A Polícia Federal de Foz do Iguaçu receberá sistemas ópticos desenvolvidos e produzidos pela Sagem, uma empresa francesa do Grupo Safran. O contrato celebrado entre a sua subsidiária no Brasil, OPTOVAC, e a força policial, na metade de dezembro de 2012, prevê a entrega de seis binóculos de infra-vermelhos multi-funções de longo alcance JIM LR (Jumelle Infrarouge Multi-fonction Long Range), seis alças Sword T&D e a mesma quantidade de alças Sword Light.
 
As entregas deverão ser finalizadas em até 4 meses após a assinatura do contrato. A OPTOVAC será responsável por assegurar a assistência técnica e o treinamento e por nacionalizar os respectivos sistemas. Prevê-se que ainda este ano, a fabricação dos equipamentos seja nacionalizadaO sistema portátil, compacto e ligeiro JIM LR incorpora funções de detecção, posicionamento, telemetria, observação e identificação diurna e nocturna de alvos fixos ou móveis. A sua utilização pode ser assegurada remotamente quando acoplado ao sistema portátil ROS (Remote Operating System) que consiste num tripé robustecido e num terminal digital portátil, este último controlando a movimentação do tripé a partir do qual são visualizadas as imagens obtidas pelos binóculos. Em missões de aquisição de objetivos, o sistema pode ser acoplado a um goniómetro portátil como o Thor da Instro Precision. O equipamento está em serviço nas forças militares e agências governamentais de países como a Alemanha, Argélia, Bulgária, Canada, Dinamarca, Eslovénia, Estados Unidos, França, Reino Unido, República Checa e Roménia.
 
A Sword T&D, alça térmica e numérica de nova geração para utilização com armas de assalto, metralhadoras ligeiras ou lança-foguetes proporciona uma eficaz detecção e identificação do objectivo antes de se efectuar o tiro. Este sistema robustecido de tecnologia por infra-vermelhos não refrigerado é usado na França com o sistema de soldados FELIN (Fantassin à Equipements et Liaisons INtégrés) e no sistema de armas remotamente controlado Panhard General Defense WASP (Weapon under Armor for Self Protection) que armam veículos blindados 4x4, e na versão naval Sea WASP.A alça térmica compacta e ligeira de simples utilização Sword Light destina-se a ser instalada em fuzis de assalto de calibre 5.56mm e 7.62mm, permitindo uma rápida e eficaz detecção, observação e identificação do alvo até 400 metros. Esta alça tem a particularidade de ser estanque e de fácil emprego.
 T&D,...SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: