quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Petrobras confirma petróleo de alta qualidade na Bacia de Santos


A Petrobras anunciou nesta quarta-feira a conclusão da perfuração do poço de Carcará, situado no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas no pré-sal da Bacia de Santos, e confirmou a existência de uma coluna de petróleo de elevada qualidade.
No entanto, a companhia acrescentou que, por questões operacionais, não foi possível alcançar a profundidade final prevista, de 7 mil m, e executar os trabalhos complementares de análise, pelo que o poço foi provisoriamente abandonado.
A Petrobras disse que a operação do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), localizado a 232 km do litoral em uma lâmina de água de 2.027 m, pode ser retomada no futuro.
De acordo com a companhia, a partir dos 5.742 m de profundidade foi localizada uma coluna de pelo menos 471 m de petróleo de 31 graus na escala API, sem estar contaminada por gases. Além disso, o grupo acrescentou que o poço apresenta "402 m em reservatórios carbonáticos de excelentes características de porosidade e permeabilidade".
O bloco BM-S-8 é uma concessão explorada pela Petrobras em consórcio com a Petrogal Brasil e as brasileiras Barra Energia e Queiroz Galvão.
EFE..SEGURANÇA NACIONAL BLOG

Nenhum comentário: