quinta-feira, 15 de novembro de 2012

VBTP-MR Guarani será avaliado pelo Exército da Argentina


Uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal-Média sobre Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani) foi cedida no inicio do corrente mês pelo Exército Brasileiro (EB), durante um período de 40 dias, para ser submetido a um programa de avaliação pelo Exército da Argentina. O empréstimo da viatura foi acompanhado pelo Adido do EB na Argentina, coronel Danilo Cezar Aguiar de Souza, e pelo comandante do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada, Coronel Francisco Wellington de Lima.
Segundo nota do EB, o objetivo dessas provas é abrir caminho para que um lote de 14 blindados Guarani seja adquirido pelo Exército da Argentina para dar suporte à Força de Paz “Cruz del Sur”. Formada por militares da Argentina e do Chile, a força de paz decorre de um acordo estabelecido com as Nações Unidas (ONU) e tem por propósito atuar em missões em qualquer parte do mundo.
A aquisição de VBTP-MR Guarani para o Exército da Argentina esta em fase final de negociação.  Caso se confirme a compra, a nação portenha será o primeiro cliente internacional do novo blindado.
O Exército Brasileiro encomendou a entrega de 2.044 blindados do modelo nos próximos 20 anos, em lotes anuais de 100 unidades. O valor total da encomenda alcança os R$ 6 bilhões. A linha de montagem da fabricante IVECO Veículos de Defesa esta instalada em Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.
Executivos da IVECO acreditam que o mercado latino-americano oferece boas chances de vendas do Guarani, com destaque para países como Chile, Colômbia e Equador, os quais desenvolvem na atualidade programas de reaparelhamento de suas frotas desse tipo de veículo.
SEGURANÇA NACIONAL BLOG...tecnologia e defesa

Arquivo do blog segurança nacional