sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Avibras AV-TM 300 Brasil adquire míssil Cruise tático com 300 km de alcance

Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, o Presidente da Avibrás, Sami Hassuani, assina com o Exército Brasileiro contrato para a fabricação de um lote inicial do míssil de cruzeiro terra-terra designado AV-TM 300 (trezentos quilômetros de alcance). Este moderno armamento será operado pelos lançadores  ASTROS, fabricados pela empresa brasileira.Em sentido horário: o míssil de cruzeiro tático AV-TM 300 da Avibras, o foguete SS 40 G guiado, como ficará a base de Formosa após a ampliação para receber dois grupos de lançadores múltiplos de foguetes, e a turbina nacional que equipa o AV-TM 300, também desenvolvida pela Avibras (Fotos: Roberto Caiafa)
A cerimônia de assinatura, a ser realizada hoje (29), terá lugar no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Estas informações foram confirmadas ontem (28) em Brasília (DF) pelo chefe do escritório de projetos do Exército Brasileiro, general de brigada Luiz Felipe Linhares Gomes, durante o Seminário “Estratégias de Defesa Nacional”, organizado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Os dois slides apresentados durante o seminário e reproduzidos aqui mostram um lançador Astros 2020 configurado com 4 mísseis AV-TM 300 (imagem de abertura desta nota) e o outro slide mostra detalhes do programa Astros 2020. A foto que ilustra o AV-TM 300 se assemelha e muito com de um míssil Exocet nacionalizado e seu booster de lançamento, o que difere radicalmente das imagens até então conhecidas do míssil de cruzeiro da Avibras. Falta esclarecer se a imagem do slide é meramente ilustrativa, ou se ela indica um radical mudança no projeto e na configuração do AV-TM 300.

A VBTP-MR 6x6 Guarani - 1ª venda de exportação para a  Argentina inclui 14 unidades do modelo
Guarani para a Argentina*
Na mesma ocasião, o chefe do escritório de projetos do Exército confirmou a compra de 14 unidades do VBTP-MR 6x6 Guarani pelo Exército Argentino, após a realização de testes e a participação do veículo no "Ejercicio Cruz del Sur 1" com o emprego do exemplar cedido pelo governo brasileiro. Estes blindados deverão ser utilizados em missões de paz da ONU que contarem com a participação argentina. Esta é a primeira venda de exportação do VBTP-MR 6x6 Guarani. Nas fotos abaixo, podem ser vistos dois flagrantes das avaliações do carro Guarani realizadas pelo Exército Argentino no Campo San Martin (FPC) e no campo do IMARAFotos de Roberto Arias Malatesta
*Colaboração de Paulo Roberto Bastos
SEGURANÇA NACIONAL BLOG 

Arquivo do blog segurança nacional