capacidade de controlar um VANT MQ-1C Grey Eagle também em voo.
O hardware que possibilita essa façanha é chamado de Longbow Unmanned Aerial Systems Tactical Common Data Link Assembly, ou simplesmente Longbow UTA. Ele é montado no domo sobre o rotor – onde originalmente se instalava o radar de controle de fogo AN/APG-78.
Eu já disse anteriormente que o OH-58D não permite um nível de interoperabilidade com VANT superior a 2 por falta de espaço – e de capacidade de carga – na aeronave. Como se pode ver, o Apache sofre do mesmo mal: ou ele voa com o radar ou com o UTA.
Na verdade, o radar de tiro do Apache é uma daquelas tecnologias dissuasórias que acabaram não sendo efetivamente empregadas. Quando os Apaches foram mais exigidos em combate, os alvos múltiplos e bem definidos, para os quais o radar foi pensado, não existiam mais. Acredito que, daqui para a frente, quando virmos um AH-64D americano com o domo sobre o rotor, provavelmente estará equipado com o UTA.
Especificações do UTA:
- Ku-band TCDL
- Two-way communication
- Switchable air and ground TCDL modes
- Rates up to 45 Mbps
- Range >50 km to UAS
- Range >100 km to ground, limited only by line of sight
- Continuous 360° azimuth
- Elevation +60°/-20°
- 64 GByte data storage
- 100baseT ethernet and MIL-STD-1553 interfaces
Características:
- Fully integrated with Apache mission processors and displays to reduce crew workload
- Enables up through Level 4 UAS control for Apache – flight path and sensor control with imagery
- High-gain directional antenna coupled with UAS tracking provides long-range, high-bandwidth communication for high-definition imagery
- Integrated with Arrowhead to provide highest quality day or night imagery to ground units
- Switchable TCDL modes provide for Apache-to-ground data linking of UAS imagery
- Commonality with LONGBOW radar reduces cost of ownership
- Identical visual signature and aerodynamics as the LONGBOW radar
Foto: Lockheed Martin
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