quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Israel suspeita que Irã forneça mísseis sofisticados a milícias de Gaza

Associated Press


JERUSALÉM - As Forças de Defesa de Israel enviarão tanques de guerra para a fronteira com a Faixa de Gaza em resposta a ataques originados no território palestinos em que foram usados mísseis sofisticados com capacidade para destruir veículos blindados.



Os militares israelenses confirmaram na terça-feira que os militantes palestinos usaram mísseis Kornet nos ataques. Acredita-se que os foguetes sejam o que há de mais moderno no arsenal dos militantes, formado majoritariamente por mísseis de menor alcance e capacidade destrutiva.



As autoridades de defesa afirmam que os mísseis chegaram aos militantes por meio do Irã, que apoia o Hamas, partido palestino que controla a Faixa de Gaza. O Hezbollah, milícia radical do sul do Líbano, também é apoiado por Teerã e usou mísseis Kornet em uma guerra contra o Estado judeu.



Os oficiais israelenses, porém, disseram que não há provas de que os mísseis teriam vindo do Irã. Também não está claro como as armas chegaram às mãos dos militantes de Gaza. O Hamas, que controla uma rede de túneis por onde é feito contrabando de vários itens, não negou nem confirmou possuir os foguetes.



A fronteira de Israel com Gaza tem vivido um período de relativa calmaria desde a Operação Chumbo Fundido, empreendida por Israel contra militantes palestinos no final de 2008 e no início de 2009. Desde então, há registros esporádicos de disparos dos militantes comumente respondidos por mísseis israelenses.

Nenhum comentário: