sábado, 2 de novembro de 2013

Brasil recebe duas lanchas colombianas para patrulhamento de rios na região amazônica

 O governo brasileiro recebe hoje (1º) as duas primeiras Lanchas de Patrulha de Rios (LPR) adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar. As embarcações chegaram por meio de um navio no Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro, começam a ter seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil. Estas duas primeiras embarcações serão destinadas ao Exército Brasil para o reforço do patrulhamento de rios na região Norte do país. Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval. A aquisição das quatro lanchas faz parte de acordo firmado pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, em maio do ano passado, e anunciada, em Bogotá, capital colombiana, como um conjunto de novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia. A iniciativa, segundo o ministro brasileiro, constitui um sinal da política de integração em matéria de defesa. 

“Não é uma compra ocasional. É um exemplo prático de algo que estamos dizendo, que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana,” disse Amorim na época em que anunciou a aquisição das lanchas. Ainda segundo o ministro, os países da região têm capacidade de produção nesse setor e podem utilizá-la reciprocamente. “Por que buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui?”, indagou. Para ele, essa questão não está embasada apenas em razões econômicas ou comerciais. “É também uma visão estratégica de longo prazo”, garantiu. Lanchas de assalto rápido 

A partir do recebimento das lanchas, inicia-se o processo do desembaraço alfandegário. Numa outra frente, técnicos da Marinha e do estaleiro colombiano dão início à montagem das embarcações e procedem aos treinamentos com os militares da Força Terrestre. Os equipamentos constituem importantes instrumentos para as ações na região de fronteira. Eles podem ser empregados numa próxima edição da operação Ágata. 

As LPR-40 são embarcações rápidas, em função do sistema jetpump, com 12.7 metros de comprimento e 2.8 de largura, e velocidades de até 32 nós, completamente blindadas e armadas com quatro estações para metralhadoras Browning M-2HB-QCB de 12,7 mm e U.S Ordnance M-60 de 7.62 m, com capacidade de transportar até dez soldados mais uma tripulação de seis homens. 

Foto: Hernando Parra e Cotecma
Assessoria de Comunicação

Ministério da Defesa

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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Mais dois MH-16 para o Esquadrão HS-1

Por Roberto Valadares Caiafa
A Sikorsky ganhou um aditivo ao contrato N00019-10-C-0009, avaliado em US$ 86,832,600 relativos à venda de mais duas aeronaves S-70B Seahawk lote II ao governo brasileiro via Foreign Military Sales (FMS), e que serão utilizadas pela Marinha do Brasil na guerra anti-submarina e anti-superfície.No pacote está incluso o treinamento de tripulações e o suporte de campo. Os trabalhos serão realizados em West Palm Beach, Flórida (50%), Troy, Alabama (25%) e Stratford, Connecticut (25%), com as entregas previstas para serem completadas em junho de 2017.
Com esta aquisição, a frota do modelo na Aviação Naval da Marinha do Brasil chegará a oito exemplares. Seis S-70B já haviam sido encomendados pela Marinha via FMS com o objetivo de substituir os SH-3A/B Sea King do esquadrão HS-1.
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UCAV Taranis aproxima-se do primeiro voo

Por Ivan Plavetz
Rompendo um período de silencio sobre o atual status do projeto da aeronave de combate não tripulada (UCAV-Unmanned Combat Aerial Vehicle) Taranis, desenvolvida sob a liderança de BAE Systems, o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) revelou que o primeiro voo do demonstrador de conceito deve ocorrer em curto prazo.m carta dirigida à comissão de defesa do Parlamento britânico, o MoD informou que os ensaios terrestres foram iniciados em 2010 e o voo inaugural esta para acontecer ainda no corrente ano. Divulgado no dia 25 de outubro último, o documento foi uma resposta às solicitações de informações sobre o atual e o futuro emprego de aeronaves não tripuladas por parte das Forças Armadas e outras organizações do Reino Unido.
Acredita-se que o voo inaugural do Taranis aconteça na área de testes Woomera, sul da Austrália. A BAE Systems já usou aquele campo de ensaios em outros projetos de sistemas aéreos não tripulados, entre eles, Mantis, Herti, Corax e Raven. A noticia divulgada no dia 01 de agosto envolvendo a preparação do propulsor Rolls-Royce Turbomeca Adour do Taranis para o segundo semestre de 2013 indica que o primeiro voo do modelo é iminente.Recentemente, o MoD revelou alguns dados sobre a frota de aeronaves não tripuladas empregada pelo Reino Unidos em suas Forças Armadas, os quais estão ativos em suas maioria no Afeganistão. Segundo o MoD, cinco General Atomics Aeronautical Systems Reapers, oito Elbit Systems Hermes 450, 222 Lockheed Martin Desert Hawk IIIs, 324 Prox Dynamics Black Hornets e 18 Honeywell T-Hawks estão em operação.
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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bombardeiros russos para continuar patrulhas sobre a América do Sul

RIA Novosti) - Dois russos Tupolev Tu-160 Blackjack bombardeiros estratégicos atualmente em uma turnê-of-duty na América do Sul vai realizar uma série de missões de patrulha sobre a região, de acordo com o programa de treinamento de combate, o Ministério da Defesa disse.
Os bombardeiros com capacidade nuclear chegou à Venezuela em 28 de outubro e realizou patrulhas sobre o Caribe antes do pouso na Nicarágua, na quinta-feira.
"As equipes estão agora descansando e se preparando para novas missões. Eles são programados para realizar várias patrulhas ao longo da região ", comandante da Aviação de Longo Alcance da Rússia, o tenente-general Anatoly Zhikharev, disse em uma reunião do Ministério da Defesa na quinta-feira.
O general não forneceu detalhes sobre as futuras missões ou especificar as rotas de patrulha.
Bombardeiros estratégicos russos anteriormente realizadas patrulhas ao longo do Caribe em 2008.
A reunião no Ministério da Defesa resumiu os resultados da verificação de pressão quarta-feira de dissuasão nuclear da Rússia sobre as ordens do presidente Vladimir Putin.
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Equipe do indicador helicóptero Executa Acrobacias


O Berkuty (Eagles dourado), a equipe de exibição helicóptero, voando seus Mi-28N "Night Stalker" helicópteros, realizou acrobacias complexas, na véspera do Dia de Aviação do Exército. Os pilotos de helicóptero ace levou para o céu acima do centro de treinamento de combate a Torzhok.
RIA Novosti
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O Kamov Ka-52 Alligator / Hokum-B

Ka-52 Alligator, um helicóptero de ataque para todos os climas de nova geração. Ele é projetado para atacar alvos terrestres e alvos voando a baixa velocidade. O helicóptero é armado com um canhão de 30 mm, vikhr (Whirlwind) mísseis guiados por laser, mísseis, incluindo S-24s, e bombas. Para melhorar a capacidade de sobrevivência do piloto Ka-52 é equipado com um assento de K-37-800 de ejecção. Antes do foguete no assento ejetável implanta, as pás do rotor são desintegradas por cargas explosivas no disco do rotor e do dossel é igualmente descartada.
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VÍDEO

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TECNOLOGIA – Oficina discute necessidades para implementação de satélites

Cerca de 60 profissionais civis e militares participam até sexta-feira (01/11) da Primeira Oficina de Sistemas Espaciais de Defesa. O encontro organizado pela Força Aérea Brasileira em conjunto com o Ministério da Defesa discute as necessidades de diversas áreas para a implementação de satélites. O evento também discute o direcionamento das aplicações dos recursos financeiros  para a área na proposta de orçamento de 2014.
Ouça entrevista com o coordenador da oficina e também vice-presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, o coronel Ricardo de Queiroz Veiga:
                                                                                                                                                                                                            SEGURANÇA                                                                                                                                                                NACIONAL BLOG                    Fonte: Agência Força Aérea