quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Quando a invasão é inevitável, a solução é nunca relaxar na proteção dos dados sensíveis


Luis Campos
Kryptus Soluções em Segurança da Informação

 Na edição norte-americana da RSA Conference em São Francisco deste ano, percebeu-se que a maior preocupação das soluções de segurança de grandes empresas como HP e IBM não é mais evitar um ataque cibernético, já que se considera que as redes corporativas são inevitavelmente violadas, e sim, proteger de forma mais robusta suas informações e detectar a invasão o mais rápido possível.

Essa nova abordagem visa desestimular a invasão de um hacker que fica por semanas tentando entrar em um sistema e que só conseguirá ter acesso aos dados por um período muito curto (dez minutos ou menos, por exemplo). Assim, o “custo-benefício da invasão” é muito pequeno comparado ao o tempo total gasto no ataque e será um forte desmotivador para futuras tentativas.

Pode ser muito difícil de aceitar, especialmente pelos administradores de sistemas, que qualquer corporação, civil ou militar, pode ser invadida a qualquer momento e, pior ainda, que seus dados possam ser roubados sem que ninguém tome consciência. Porém, esta situação a cada dia que passa se torna mais uma realidade, pois constantemente lemos notícias sobre roubos de dados sensíveis de grandes empresas e corporações de todo o mundo e efetivamente muito pouco tem-se evoluído para evitar esses “furtos cibernéticos”.

As brechas são inerentes a todo e qualquer software

É fato que de todo e qualquer software possui falhas (estatísticas mostram que para cada 1000 linhas de código escrita, 5 falhas ou “bugs” são em média encontrados nos aplicativos de mercado) e pessoas mal-intencionadas podem explorá-las através de “malwares” (artefato de software malicioso, como por exemplo um “vírus”).

Quando um destes “malwares” é desenvolvido visando um objetivo específico, é quase impossível detê-lo, vide o acontecido no Irã com o Stuxnet, escrito especificamente para explorar o sistema de PLC utilizado na usina de enriquecimento de urânio (circulam boatos que o desenvolvimento deste artefato foi possibilitado a partir de uma foto tirada dentro da usina e divulgada pela impressa estatal iraniana, onde em uma das telas de computador mostrava o sistema de comando e controle do PLC). Em casos como estes, aplicações de antivírus e firewall de mercado nunca detectarão tais artefatos, pois estes aplicativos só conseguem bloquear “malwares” previamente conhecidos e catalogados.

Outro fato bastante preocupante é que as empresas que desenvolvem aplicativos considerados “sensíveis” feitos nos EUA devem manter uma cópia atualizada de seu código fonte na NSA (Agência de Segurança Nacional). Ou seja, se todo software tem brechas e o código fonte do software de seu telefone celular, sistema operacional, antivírus etc. está depositado na NSA, não é necessário explicar o potencial que esta agência possui em gerar “malwares” direcionados para atacar instalações de sistemas do em qualquer parte do mundo.

Em seu livro Cyber War de 2010, já um clássico sobre o tema, Richard Clarke afirma que a China firmou um acordo com a Microsoft e reescreveu todo o núcleo criptográfico do sistema operacional Windows, se protegendo assim de possíveis brechas descobertas nesta plataforma. Ainda desenvolveu algoritmos criptográficos proprietários de Estado para garantir o máximo de sigilo dos dados (para quem ainda acha exagero esse tipo de medida, o time norte-americano CERT divulga um boletim semanal de vulnerabilidades de softwares de mercado descobertas pelo NIST no site: http://www.us-cert.gov/ncas/bulletins).

Como se defender?

Perante o exposto, a principal abordagem das grandes corporações para manter a informação sensível segura é a de manter um elevado nível de consciência situacional: detectar o quanto antes invasões aos sistemas, determinar origem dos ataques e a metodologia utilizada. Assim, as organizações podem realizar contramedidas informadas, sejam elas cortar o acesso do indivíduo, promover um contra-ataque (“active-defensing”), ou ainda em um caso extremo, puxar o plugue de seu “backbone” para que sua informação permaneça sigilosa.

Para a segurança dos dados, existem implementações robustas de sistemas em camadas com grande força criptográfica que podem fornecer grande resiliência contra adversários, evitando vazamentos mesmo em sistemas controlados pelo adversário, ou seja, o invasor não consegue ter acesso à informação mesmo estando dentro de sua rede. Para bancos de dados críticos e senhas de usuários, ainda é possível se utilizar de equipamentos HSM (Hardware Security Modules), de forma manter o sigilo mesmo para os administradores de sistema.

Em operações militares modernas, uma rede robusta de comunicação provendo informações em tempo real pode trazer uma vantagem competitiva em relação a seus oponentes (conceito de doutrina de guerra centrada em rede, do termo em inglês “Network Centric Warfare”), mas a proteção desta rede se torna o elo mais frágil para o sucesso de uma missão, pois ela também será atacada e, inevitavelmente, invadida. Assim, abordagens mais atuais para proteção de informações militares faz-se necessária, principalmente no Brasil, pois não existe aplicação mais crítica que o sigilo de dados num cenário de combate.

SNB

Indústria espacial russa buscando melhorar o desempenho

Agência Espacial Russa (Roscosmos) cabeça Vladimir Popovkin recentemente foi dito pelo ministro das Finanças, que o orçamento do programa espacial federal em 2013-2020 seria cortada por um total de 63,5 bilhões de rublos (aproximadamente $ 19 bilhões).
Gastos federais do próximo ano sobre a exploração espacial está atrelada a 180.552 milhões de rublos. O Ministério das Finanças quer que esta soma cortado por mais de 9 bilhões de rublos para 173.203 milhões de rublos. O ministério insiste ainda que o orçamento Roscosmos '2015, de 208,645 bilhões de rublos deve ser reduzida para 198.205 milhões. Ele também apela para alocar 198,464 bilhões de rublos para a agência em 2016, ao contrário das expectativas de receber 242.754 milhões de rublos para esse ano Roscosmos.
"O principal fator para os [proposta] desvios em relação aos valores máximos de financiamento do orçamento [...] foi um novo cálculo da taxa de câmbio do dólar aplicado para o aluguel a ser pago pelo uso da Baikonur [cosmódromo no Cazaquistão por Roscosmos]", diz o explicação diplomaticamente vaga do Ministério das Finanças.Para entender o que está acontecendo no setor espacial da Rússia será útil para olhar para trás na história da exploração espacial global. Assim como o sonho da humanidade de vôo espacial foi realizado nos EUA e da URSS, tornou-se claro que a exploração espacial pode levar uma das duas rotas possíveis. Você pode ir pela estrada de lançamentos "descoberta" e os programas de aumento de imagem, cujo valor científico e econômico foi próximo a zero. Ou você poderia ser mais pragmática, racionalizando as suas prioridades espaciais com base no e-security defesa e / ou necessidades económicas do dia.
Em outras palavras, a rentabilidade acabaram por ditar o que as metas devem e não devem ser prosseguidos no setor espacial. Esta situação foi especialmente evidente no campo das comunicações espaciais e de navegação por satélite. NASA foi o primeiro a dar um passo em direção a comercialização setor espacial. A Lei de Comunicações por Satélite de 1962 fez a Comissão Federal de Comunicações único titular de todos os satélites de comunicações dos EUA, mas a certeza de que os usuários comerciais teve acesso aos serviços oferecidos pela constelação. Em 1965, os EUA e seus parceiros europeus lançaram o Early Bird, o primeiro satélite de comunicações nunca comercial. Quando o mercado de serviços de espaço surgiu em 1970, suas duas primeiras especialidades foram digitalização de dados e comunicações. Em 1991, os principais intervenientes no mercado dos EUA e Europa criou a estrela internacional consórcio comunicações baseadas no espaço global, que teve a sua própria constelação de satélites e serviços oferecidos aos usuários comerciais.
A URSS, entretanto, estava perseguindo a opção de ". Conquistas espaciais gloriosos" diz Tenente-General Georgy Lysenkov, ex-primeiro vice-comandante das Unidades Espaciais do Ministério da Defesa da União Soviética: "Nossa liderança nunca poupou dinheiro na exploração espacial.Com projetos de defesa, em particular, qualquer tentativa de mencionar os custos do programa excessivas poderia facilmente perder o seu emprego. "
Os tempos mudaram, é claro. Roscosmos privatizado o setor no início de 1990, a criação de uma série de joint ventures com parceiros da UE e dos EUA. O tratado de desarmamento START I de 1991 permitiu à Rússia converter suas SS-19 mísseis balísticos intercontinentais da era soviética em Strela e Rockot veículos de lançamento comercial.
No entanto, o amor do governo russo para efeitos chamativos não é simplesmente ceder ao pragmatismo sensível quando se trata de exploração espacial. Para dar apenas um exemplo, é o GLONASS sistema de navegação por satélite uma necessidade para a economia da Rússia? É certamente. No entanto, o programa GLONASS é organizada de tal modo que cada um dos veículos de todo o país é agora obrigatória para ter um receptor GLONASS bordo. Mas será que os usuários civis realmente beneficiar de escolher GLONASS sobre o sistema Navstar GPS EUA? Não em um futuro previsível.Como conseqüência, o sistema GLONASS, que é tão urgentemente necessário pelo Exército russo, as unidades de emergência e outras agências governamentais, foi falhando durante anos para atingir a sua força operacional total de 24 satélites em órbita reparadas. Não é nenhuma surpresa, então, que o Ministério das Finanças em agosto de 2012 congelou o orçamento GLONASS no nível de apenas 19,3 bilhões de rublos 2011.
Seria muito difícil discutir com Ivan Moiseyev, diretor do Espaço Instituto de Política da Rússia, que aponta que as ambições espaciais do país deve ser medido contra as suas capacidades financeiras: "Queremos muito: um novo veículo de lançamento, uma nova nave espacial pilotada, um novo espaçoporto, uma base lunar, mas a produtividade do setor é assustadoramente baixo. Faria mais sentido se investiu na modernização e melhorias para a eficiência de produção. "
A colonização da Lua e de Marte, que costumava ser o Santo Graal da era espacial precoce, sem dúvida, acontecer mais cedo ou mais tarde. Hoje, no entanto, a melhor condição para um futuro renascimento da indústria espacial russa seria o desenvolvimento de novos projetos de veículos espaciais baseados em tecnologia avançada - embora para alguns isso pode ser sinal de um grave desvio das fantasias grandiosas do passado.
SNB

Índia, Rússia INE ver olho no olho sobre segurança cibernética

Shivshankar Menon e Nikolai Patrushev discutido como os dois países podem cooperar e colaborar mais estreitamente para garantir uma melhor segurança no espaço cibernético.
Na esteira das revelações de ampla americana de espionagem em aliados e inimigos, Índia e Rússia têm preocupações comuns sobre a segurança cibernética e também estão na mesma página em soluções para esta questão controversa.
Da Índia National Security Advisor Shivshankar Menon encontrei o general Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia à margem do 4 º "Encontro Internacional de altos funcionários responsáveis ​​pelas questões de segurança", que foi realizada na Universidade do Extremo Oriente Federal em Vladivostok a partir de 02 de julho de 4.Reiteraram seu compromisso de compartilhar informações em tempo real sobre questões como a segurança cibernética, o Afeganistão eo terrorismo como eles têm feito no passado.
Menon é aprendido ter dado a sua mente para Patrushev sobre como a Índia ea Rússia poderiam cooperar e colaborar mais estreitamente para garantir uma melhor segurança cibernética. Um processo mais aprofundado de discussão de nível técnico pode ser lançado em breve.
Aliás, o discurso de Menon na reunião Vladivostok demonstrou quão seriamente a Índia está olhando para a questão da segurança cibernética.Menon descreveu espaço cibernético como o quinto domínio de "atividade humana", além de terra, mar, ar e espaço.
Sem nomear qualquer estado individual, Menon mencionou que até mesmo os países estavam explorando as vantagens do anonimato e inter-conectividade do ciberespaço e, como criminosos e terroristas, tentando realizar o roubo de identidade e fraudes financeiras, a conduta espionagem, perturbar infra-estruturas críticas, facilitar atividades terroristas , roubar informações corporativas e software malicioso plantas e Trojans que pode ser explorado de diversas maneiras. "Por causa do anonimato ea dificuldade de atribuição, assegurando ciberespaço contra o uso indevido por qualquer dos Estados ou atores não estatais é um desafio multidimensional que requer esforços concertados por parte de todos os interessados", Menon disse em seu discurso na conferência.
Em seu discurso, disse Menon segurança cibernética envolvido "ameaça acompanhamento, avaliação, mitigação, gestão de risco, análise forense, o endurecimento de sistemas e capacitação tanto em termos de recursos técnicos, bem como humano." Ele acrescentou que esses "avanços técnicos necessários para torná-lo possível para que sejamos capazes de redefinir o anonimato de modo a separar legítimo de outros usos do ciberespaço ".
AfeganistãoMenon e Patrushev, que têm estado em contato regular com o outro e discutindo todas as questões, especialmente o pós-2014 no Afeganistão, pegou o fio sobre este assunto, onde eles deixaram última vez.
As autoridades de segurança de topo concordaram que a retirada gradual das tropas americanas e da NATO do Afeganistão no próximo ano, começando em fevereiro, vai representar um grande risco para ambos e para a segurança regional.
Avaliação dos russos é que, em primeiro lugar, os Estados Unidos não vai retirar todas as suas tropas do Afeganistão em 2014. Mesmo que os EUA estavam a fazê-lo, os russos estão convencidos de que os americanos não vão repetir os erros do passado e vai manter um mecanismo que lhes permite lançar um ataque militar considerável e eficaz em qualquer lugar no Afeganistão, sempre que necessário.
Eles também discutiram os desenvolvimentos recentes sobre negociações diretas dos americanos com o Taliban, a abertura do escritório do Taliban no Catar e suas implicações. A Rússia tem até agora se absteve de tomar publicamente uma posição sobre esta questão, enquanto indiano External Affairs ministro Salman Khurshid recentemente tinha criado uma vibração, acolhendo as negociações com o Taliban .
A reunião Vladivostok
Aliás, a reunião Vladivostok também virou um foco feixe de laser sobre o terrorismo em suas múltiplas formas e de segurança, como delegados de 60 países discutiram três questões de segurança importantes: (i) "a cooperação internacional contra o Branqueamento de Capitais como Fator de reforçar a segurança global e regional" , (ii) "direcções principais de reforço da segurança internacional e regional dos Transportes", e (iii) "Convergência de Ciências e Tecnologias - Novos desafios e potenciais ameaças" que tratavam com o crime cibernético.
O "Encontro Internacional de altos funcionários responsáveis ​​pelas questões de segurança" é uma iniciativa da Rússia que visa trazer a comunidade internacional na mesma página e promover uma cooperação mais estreita de segurança global para lidar com o flagelo do terrorismo.Este foi o quarto ano consecutivo em que foi realizada esta reunião.
Para o crédito dos exércitos é que todos os delegados aprovou a iniciativa da Rússia e da reunião Vladivostok concluído com aprovação da declaração do presidente. Os participantes concordaram que ele vai ser uma situação ganha-ganha para todos, se a comunidade internacional pode preparar uma atmosfera de confiança mútua e cuidar dos interesses um do outro. 
SNB

Justiça dos EUA libera hackers mais sexy do mundo russo rotulada

Uma mulher russa largamente apelidado de "hacker mais sexy do mundo", processado nos Estados Unidos por participar de roubo de US $ 3 milhões de contas bancárias, foi libertado por um tribunal de Nova York e colocado sob vigilância.
The New York District Court Southern New Federal ordenou Kristina Svechinskaya, 24, a pagar R $ 35.000 em danos.
O advogado de Svechinskaya Richard Palma disse ao tribunal que ela era jovem e inexperiente, quando ela foi arrastado para a conspiração. Como muitos jovens, ela não conseguiu avaliar o que ela estava fazendo, disse ele, e pediu ao tribunal para levar em conta a falta de um registro criminal.
Svechinskaya, por sua vez, disse que lamenta profundamente o que ela tinha feito.
"Este foi o maior erro da minha vida e posso garantir-vos que eu nunca vou fazer isso de novo", disse ela.
O juiz que preside o caso levou em conta os dois meses que Svechinskaya tinha passado em prisão preventiva.
Após a sentença foi lida, ela foi dada 14 dias para apresentar um recurso. No entanto, seu advogado disse à RIA Novosti que estava satisfeito com a decisão.
Svechinskaya também disse à RIA Novosti que estava satisfeito com o veredicto. Quando lhe perguntaram o que ela ia fazer agora, ela disse que não sabia.
De acordo com a Secretaria de Justiça de imprensa, Svechinskaya foi recrutado por um grupo criminoso para abrir contas bancárias falsas em que 35 mil dólares em fundos fraudulentamente adquiridos foi depositado, e das quais cerca de 11.000 dólares foi retirada.
Svechinskaya e 37 outros supostamente usado contas bancárias falsas, passaportes falsos e um Trojan Zeus se apropriar US $ 3 milhões bancos norte-americanos e outro 9.000 mil dólares de bancos britânicos.
RIA Novosti.... SNB

Porta-aviões indiano passa nos testes de motor em testes no mar da Rússia

RIA Novosti) - A porta-aviões de fabricação russa deverá ser entregue à Marinha da Índia depois de uma reforma muito atrasada passou com sucesso os testes de motor durante a primeira fase de testes finais de mar no Mar Branco, construtor naval Sevmash disse terça-feira.
Os testes atuais focada no sistema de propulsão do navio e da sua capacidade de realizar, conforme necessário.
A transportadora, chamado Vikramaditya ", mostrou excelente desempenho enquanto está sendo testado em várias velocidades", disse um porta-voz Sevmash. "No domingo, o navio atingiu uma velocidade máxima de 29,2 nós."
O Vikramaditya, que já é últimos anos seu original data de entrega de 2008, deveria ter sido entregue para a Índia em 4 de dezembro de 2012, mas os testes de mar em setembro iniciais revelaram que as caldeiras do navio não foram totalmente funcional.
A fonte do problema, o que reduziu a velocidade máxima do navio, foi devido ao uso de baixo grau firebricks de fabricação chinesa no isolamento em vez de amianto caldeira, disse construtores navais russos.
Os problemas da caldeira foram fixados por construtores navais russos em fevereiro de Sevmash relatado anteriormente.
O Vikramaditya será agora navegar para o Mar de Barents, onde o navio vai realizar trabalho-up procedimentos, incluindo as operações da plataforma de aeronaves. VáriosMiG-29K lutadores e dois helicópteros serão utilizados nos ensaios de vôo.
Um relatório sobre os resultados dos ensaios de avaliação final deve ser dada aos índios em 15 de outubro, disse o funcionário Sevmash.
O Vikramaditya foi originalmente construído como o soviético Projeto 1.143,4 classe porta-aviões Admiral Gorshkov. Em sua encarnação original, o Gorshkov também tinha um histórico de problemas de caldeiras e sofreu uma explosão de caldeira em 1994.
O reequipamento do navio balançou de uma crise a outra desde que a Índia ea Rússia assinaram um acordo de 947.000 mil dólares americanos em 2005 para a sua compra e reequipamento. Entrega já foi adiada três vezes, elevando o custo da reforma do navio, para US $ 2,3 bilhões, causando animosidade entre Moscou e Nova Délhi.
SNB

Rússia desenvolve Veículo Blindado Robotic Silencioso

(RIA Novosti) - Militar-Industrial Company da Rússia desenvolveu e testou um silencioso veículo blindado híbrido-powered (APC), que poderia, eventualmente, ser operado remotamente, um porta-voz da empresa nesta terça-feira.
O Krymsk APC, com base no veículo BTR-90 Rostok, tem um motor híbrido e pode mover-se praticamente silenciosa sobre um motor eléctrico da bateria orientado quando o motor diesel estiver desligado, Sergei Suvorov disse.
Actualmente, só pode mover-se silenciosamente em energia elétrica em distâncias curtas, mas com novos tipos de bateria "que a distância pode ser aumentada dezenas de vezes", disse ele.
O Krymsk está em vigor uma plataforma controlado remotamente, o que poderia, posteriormente, ser desenvolvido em uma "plataforma robotizada", disse Suvorov.
Durante um teste recente, o veículo mostrou uma velocidade máxima de 97 quilômetros por hora (60 mph), acelerando a 80 quilômetros por hora em 33 segundos, disse Suvorov.
Krymsk podem ser equipados com sistemas de armas ", com base em novos princípios físicos, por exemplo, armas, laser ou eletromagnética", disse ele.
SNB

Uma cópia de documentos de imigração de Snowden russos são vistos em uma tela de computador

(RIA Novosti) - Edward Snowden, os EUA ex-empreiteiro inteligência que foi escondido em um aeroporto de Moscou por mais de um mês, foi concedido asilo temporário e, finalmente, deixou o aeroporto de quinta-feira, um advogado russo que tem sido ajudando o fugitivo dos EUA.
Anatoly Kucherena disse à RIA Novosti que ele tinha dado Snowden um documento oficial de concessão de asilo temporário de um ano na Rússia, o que lhe permite deixar o Sheremetyevo Airport zona de trânsito, onde ele tem ficadodesde sua chegada em Moscou, em um vôo de Hong Kong em 23 de junho.
Uma fonte Sheremetyevo confirmou que Snowden tinha deixado o aeroporto, com um oficial de segurança dizendo que ele cruzou a fronteira para a Rússia cerca de 03:30, horário de Moscou. Kucherena disse Snowden deixou o aeroporto em um táxi comum "para um lugar seguro", mas disse que seu paradeiro não ser divulgados, como ele é um dos fugitivos mais procurados do mundo.
"A questão da segurança é um assunto muito sério para ele", acrescentou o advogado.
Kucherena observou que a lei russa Snowden dá o direito de escolher onde ele vai viver na Rússia, mas, além da segurança, o dinheiro poderia desempenhar um papel na escolha do local e acomodações, como Snowden "realmente [não tem] muito lo ".
Snowden é procurado nos Estados Unidos em espionagem e roubo de cargas após o vazamento de informações confidenciais sobre os programas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA. Ele pediu asilo temporário na Rússia em 16 de julho.Washington tem epeatedly chamado a Moscou para rejeitar o pedido de Snowden e enviá-lo de volta para os Estados Unidos para ser julgado.
Kucherena disse Snowden sofreria um "curso de adaptação" Quinta ", porque ele tem sido na zona de trânsito por um longo tempo." Não ficou imediatamente claro que o curso implicaria ou, de fato, se a frase foi feito literalmente ou figurativamente .
Os free-voz do WikiLeaks grupo de defesa disse via Twitter que Snowden tinha deixado o aeroporto ", sob os cuidados do WikiLeaks 'Sarah Harrison," que supostamente voou para Moscou junto com Snowden em junho.
"Gostaríamos de agradecer ao povo russo e todos os outros que ajudaram a proteger o Sr. Snowden," a organização escreveu em sua página no Twitter. "Ganhamos a batalha - agora a guerra."
Atualizado com comentários adicionais do Kucharena e WikiLeaks.
SNB

Novos documentos ampliam alcance de rede de espionagem online dos EUA

Agência Estado
WASHINGTON
Revelações sobre a rede de espionagem eletrônica mantida pelo governo americano vieram à tona ontem, após a liberação pela Casa Branca de documentos sigilosos e a publicação de uma reportagem com base em informações inéditas do ex-agente da CIA Edward Snowden. As informações expõem mais detalhes do sistema de vigilância que os EUA operam em escala global.
O governo Barack Obama entregou relatórios que antes eram mantidos sob segredo de Estado para o Comitê de Justiça do Senado, que está conduzindo audiências sobre o aparato de espionagem digital. Os papéis descrevem o programa da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) para vigiar redes de telefonia dentro dos EUA – envolvendo, portanto, principalmente cidadãos americanos. Entre os documentos, há uma ordem que obrigou a empresa Verizon a entregar a autoridades registros de seus clientes ao longo de três meses.
Ao mesmo tempo, o jornal britânico The Guardian publicou mais uma reportagem com base no material divulgado por Snowden, que há cerca de um mês vive na área de trânsito do principal aeroporto de Moscou. As novas informações do diário britânico dizem respeito às operações da NSA para espionar a internet ao redor do mundo.
Segundo o Guardian, a inteligência americana mantém um sistema de filtro de informações pessoais em centenas de sites de busca e bate-papo fora dos EUA. O site do jornal britânico colocou no ar parte da apresentação de 32 slides do NSA em que o programa – intitulado XKeyscore – é descrito. Dezenas de países, incluindo o Brasil, teriam sido alvo da espionagem digital americana.
Sites. As primeiras revelações de Snowden indicavam que a inteligência dos EUA tinha amplo poder de espionar a internet, mas com ações direcionadas a suspeitos específicos. A reportagem publicada ontem, porém, aponta que o NSA monitora uma enorme quantidade de dados que circulam na rede usando uma tecnologia de análise conhecida como "metadata".
Segundo o documento ultrassecreto, de fevereiro de 2008, é possível interceptar e extrair informações precisas em sites mundo afora, descobrindo, por exemplo, a identidade de uma pessoa que criou uma planilha no Excel ou um mapa no Google. Ainda de acordo com a apresentação, com o XKeyscore foi possível chegar a "mais de 300 terroristas".
Outra forma de operação do sistema é identificando a criação de redes privadas virtuais, as VPNs, em um país específico. As VPNs são conexões fechadas que ampliam a segurança online, mas os analistas americanos podem localizar usuários que criam essas redes. Os funcionários da NSA também têm poder para lançar buscas transversais: encontrar, por exemplo, qualquer internauta no Paquistão que tentar acessar sites em alemão.
Ambos os programas foram lançados ainda no governo de George W. Bush, após os atentados de 11 de Setembro. De início, eles não estavam submetidos a nenhum controle externo, mas, posteriormente, uma corte que trata de informações secretas concedeu um mandato ao Executivo para manter o sistema de vigilância. O governo Obama disse ter encerrado o programa de filtro de e-mails, mas não está claro se as operações continuam sob um novo nome. / NYT e REUTERS
SNB

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Área econômica e Defesa concentram corte adicional de R$ 10 bilhões no Orçamento

Brasília – Os ministérios ligados à área econômica e à defesa foram as principais pastas afetadas pelo corte adicional de R$ 10 bilhões no Orçamento Geral da União. O contingenciamento (bloqueio) de verbas adicional foi anunciado no último dia 22, mas o detalhamento dos cortes só foi divulgado hoje (30) em decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União.
Em valores nominais, Fazenda (R$ 990 milhões) e Defesa (R$ 919,4 milhões) foram os ministérios com os maiores cortes. Eles estão bem à frente do terceiro colocado, o Ministério da Previdência Social, cuja verba foi reduzida em R$ 280,7 milhões. Nas posições seguintes, estão os ministérios da Justiça (R$ 275,9 milhões) e do Planejamento (R$ 216,6 milhões).
Em termos percentuais, ao comparar o tamanho do corte com o orçamento original de cada pasta, os órgãos mais afetados foram os ministérios da Fazenda (19,3%), das Relações Exteriores (14,1%), do Planejamento (13,5%), o gabinete da Vice-Presidência (13,4%) e o Ministério da Previdência Social (12%). Os ministérios da Saúde, da Educação e a Secretaria Especial das Micro e Pequenas Empresas foram preservados do novo corte.
O total dos cortes detalhados hoje chega a R$ 4,32 bilhões. O bloqueio de verbas abrange somente as despesas discricionárias (não obrigatórias), o único tipo de gasto que pode ser efetivamente cortado. De acordo com a equipe econômica, os cortes afetarão apenas gastos administrativos, como diárias e passagens, material de consumo, aluguel de imóveis, veículos e equipamentos e serviços terceirizados e de tecnologia da informação. Os investimentos, que abrangem as obras públicas, foram poupados, assim como os programas sociais.
Para completar os R$ 10 bilhões de corte anunciados, o governo revisou para baixo em R$ 5,68 bilhões a estimativa de despesas obrigatórias, alegando erro de cálculo na hora de elaborar o Orçamento ou mudança de parâmetros econômicos no decorrer dos últimos meses. Essa conta incluiu o cancelamento do repasse de R$ 4,4 bilhões do Tesouro Nacional à Previdência Social previstos por causa da desoneração da folha de pagamentos.
Agência Brasil
Redação Folha Vitória] SNB

CBERS-3: contagem regressiva

A notícia está confirmada: o CBERS-3, satélite brasileiro desenvolvido em parceria com os chineses, deverá ser lançado em outubro deste ano. Mas o que é, afinal, o Programa CBERS? A sigla, em inglês, significa Satélites Sino-brasileiros de Recursos Terrestres – empreitada que ambiciona lançar ao espaço sistemas de sensoriamento remoto com o objetivo de produzir imagens e coletar dados sobre nosso planeta.
“Os altos custos dessa tecnologia tornam os países em desenvolvimento dependentes das imagens fornecidas por equipamentos de outras nações”, lê-se no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É exatamente essa a lacuna que o Programa CBERS visa preencher.
Três desses importantes satélites já foram lançados, mas não estão mais em operação: o CBERS-1, o CBERS-2 e o CBERS-2B. E, no afã desse desafio tecnológico, é grande a expectativa para o sucesso do CBERS-3.
É claro que o tema – estratégico para o país – não poderia ter ficado de fora da 65ª Reunião Anual da SBPC, que aconteceu na semana passada em Recife (PE).
Em videoentrevista concedida à CH On-line durante o evento, o atual presidente do Inpe, o engenheiro Leonel Perondi, comentou o histórico do programa e falou também sobre a importância de termos um sistema próprio de monitoramento de recursos terrestres.
No embalo, o geólogo Paulo Martini, também do Inpe, explicou as inúmeras aplicações que as imagens de satélite têm para a ciência e para a sociedade – mencionando exemplos muito práticos de como os sistemas de sensoriamento remoto impactam 
diretamente nosso cotidiano.
SNB

terça-feira, 30 de julho de 2013

MCTI ESCLARECIMENTOS SOBRE AS SALVAGUARDAS DO ACORDO COM OS EUA SOBRE O CLA

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCLARECIMENTOS SOBRE O ACORDO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS COM OS ESTADOS UNIDOS, COM VISTAS AO LANÇAMENTO COMERCIAL DE FOGUETES E SATÉLITES NORTE-AMERICANOS PELO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA,NO MARANHÃO.
Agosto de 2001

Senhor Parlamentar,
Este documento foi elaborado com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas quanto ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que o Brasil assinou com os Estados Unidos, em abril do ano passado, com vistas ao lançamento comercial de foguetes e satélites norte-americanos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O texto do Acordo, como se sabe, encontra-se em análise pelo Congresso Nacional. O Governo brasileiro assinou o Acordo, sobretudo porque está convencido de que seus termos não ferem a soberania nacional. Chegamos a essa conclusão amparados nas posições do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores.
Contudo, podem ser observadas algumas interpretações críticas a respeito do Acordo. A principal delas dá conta de que o documento agride a soberania nacional. Não é verdade. Acreditamos que essa visão resiste principalmente em razão da falta de acesso a um maior volume de informações a respeito do Acordo, o qual, na verdade, beneficia o Brasil. Com este documento, esperamos estar propiciando o pleno entendimento do Acordo, sobretudo dos pontos polêmicos.
Por meio do texto, dirigido aos Parlamentares brasileiros, acreditamos serão esclarecidas as principais dúvidas que ainda existam quanto à integridade de propósitos do Acordo. Seus pontos mais questionados estão aqui explicados – em termos práticos – pormenorizadamente.
Ronaldo Mota Sardenberg
Ministro da Ciência e Tecnologia
Brasília, agosto de 2001

1) Por que empresas de outros países têm interesse em utilizar o Centro de Lançamento de Alcântara para colocar satélites em órbita?
O interesse existe em virtude da posição geográfica privilegiada do Centro em relação às outras 17 bases de lançamento de foguetes existentes no planeta. Situado a dois graus de latitude sul da Linha do Equador, o Centro proporciona às empresas responsáveis pelo lançamento de satélites uma economia de custos, de combustível, basicamente, no lançamento daqueles equipamentos. Quando os lançamentos ocorrem para a órbita equatorial, no sentido leste, a economia de combustível é da ordem de 31% em relação a Baikonur, no Cazaquistão, e de 13% em relação a Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, dois dos principais centros de lançamento que operam comercialmente.
Partindo de Alcântara, o foguete atinge facilmente uma órbita equatorial, que é a mais utilizada para o posicionamento de grandes satélites, como os de telecomunicações (telefonia, televisão etc.), observação da Terra e meteorologia. Ao usar menos combustível no foguete, as empresas podem aumentar a carga útil, lançando mais de um satélite, por exemplo, ou, simplesmente, cortar custos.
2) Que outras vantagens atraem as empresas lançadoras estrangeiras?
Além da economia de custos, outros dois fatores importantes fazem do CLA um Centro atraente. Embora o CLA dê prioridade à operação de lançadores brasileiros, as empresas estrangeiras se interessam pelo Centro porque este dispõe de um número maior de vagas para lançamento de satélites em relação a outros centros estrangeiros, principalmente dos EUA, que estão com a agenda de lançamentos sobrecarregada. Além dessas vantagens, as boas condições climáticas da região permitem a realização de lançamentos praticamente o ano inteiro.
3) Qual o objetivo de um acordo de salvaguardas tecnológicas, como o que o Brasil firmou com os Estados Unidos?
O acordo de salvaguardas tecnológicas é um instrumento internacional usado por todas as nações para impedir o acesso não autorizado, por empresas de um país, a tecnologias de ponta que são domínio de empresas de outro país. Esses acordos são absolutamente normais, especialmente quando estão em jogo tecnologias em áreas estratégicas, como a espacial. Além de existir uma competição muito acirrada nessa área, a tecnologia de fabricação de foguetes lançadores de satélites tem uso dual, ou seja, pode ser utilizada, com adaptações, para lançamento de mísseis balísticos, o que implica em sérias repercussões para a segurança mundial. Uma das bases do acordo é justamente o comprometimento dos países signatários com os objetivos de não-proliferação e controle de exportação de tecnologias, tal como contemplado nas diretrizes do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR, em inglês Missile Technology Control Regime), do qual o Brasil é parte.
4) O acordo de salvaguardas é bom para o Brasil?
Sim. Porque possibilita ao Governo iniciar uma atividade comercial no CLA. Além de poder efetuar lançamentos de foguetes nacionais, o Centro tem potencial para oferecer o mesmo serviço a empresas estrangeiras. Pelo teor de um acordo de salvaguardas, todos os países envolvidos em missões de lançamento a partir do CLA terão suas tecnologias protegidas, inclusive o Brasil.
5) O Brasil alugará o Centro de Lançamento de Alcântara para os norte-americanos?
Que fique claro: o Brasil não aluga, não arrenda, não empresta, a nenhum outro país, em hipótese alguma, o CLA. Essa possibilidade jamais foi cogitada. O Centro prestará serviços de lançamento de satélites, em bases comerciais, tendo no controle o Governo brasileiro.
6) O governo norte-americano assumirá o controle do CLA?
Não. O controle, inclusive militar, sobre o CLA sempre foi e continuará sendo exercido exclusivamente pelo Governo brasileiro, por meio do
Comando da Aeronáutica, no âmbito do Ministério da Defesa. Não está prevista no Acordo a presença de militares ou forças estrangeiras em Alcântara. Os únicos cidadãos não brasileiros envolvidos com as operações em Alcântara serão funcionários da(s) empresa(s) estrangeira(s) responsáveis pelos foguetes, satélites e/ou equipamentos afins. Sua presença no Centro se deve a fatores estritamente técnicos. O Brasil fiscalizará o acesso de pessoas e veículos ao Centro, por meio da utilização de crachás emitidos pelo governo brasileiro. O Governo permitirá que técnicos civis estrangeiros controlem o acesso nas áreas em que estiverem os foguetes e equipamentos associados, trazidos ao Brasil pelas empresas.
O acesso às áreas onde os equipamentos estiverem sendo montados será controlado pelas empresas envolvidas. Elas proporão um plano de controle de tecnologias, contendo sugestões a serem aprovadas pelo Governo brasileiro, de designação de áreas às quais o acesso será restrito, temporariamente, por ocasião da montagem de sistemas e equipamentos com tecnologias sensíveis.
7) Como se inicia o processo que permite a presença de uma empresa estrangeira no CLA?
Por meio de entendimentos e acordo prévios com o Governo brasileiro, que detém com exclusividade o poder de autorizar a campanha de lançamentos de satélites e licenciar cada lançamento propriamente dito.
8) Os termos do acordo ferem a soberania nacional?
Não. Em nenhum momento o acordo interfere na soberania do Brasil. Como já se afirmou, o controle do Centro é do governo brasileiro. E a esse controle terão de submeter-se os técnicos estrangeiros, resguardando-se os termos do acordo de salvaguardas, que inibem o "roubo" de tecnologia de uma empresa por outra. Não interessa ao Brasil apropriar-se, de forma indébita, de tecnologias que não lhe pertencem. O Brasil tem interesse em desenvolver seu veículo lançador com seus próprios meios, e com a cooperação internacional, quando necessária, de países que se disponham a fazê-lo.
9) Como será feito o controle alfandegário dos equipamentos estrangeiros em Alcântara?
Ao chegar ao Brasil, por aeroporto ou porto, a carga referente a foguetes, satélites e equipamentos de apoio é lacrada, sob responsabilidade da Secretaria da Receita Federal. Por razões de segurança, o controle da carga será feito exclusivamente dentro do Centro de Lançamento de Alcântara, que é uma zona alfandegada, ou seja, tem status de zona alfandegária. Essa área fica em aeroporto situado no CLA. Nela, será realizada a conferência alfandegária, na presença de representantes do Ministério da Defesa brasileiro, da Agência Espacial Brasileira, da Secretaria da Receita Federal e da empresa importadora dos equipamentos.
O grupo fará a checagem do material com base numa declaração de conteúdo que discrimina equipamentos. Conferida, a carga é liberada para permanecer no Centro com prazo limitado ao período correspondente às operações de lançamento. Feito o lançamento, os equipamentos envolvidos no vôo são legalmente considerados "reexportados". Os equipamentos que permanecerem em solo devem ser retirados do Brasil após o lançamento.
10) O Brasil está impedido de investir no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) os recursos obtidos com os serviços do CLA?
Não. Os recursos adquiridos dos serviços de lançamento a partir do Centro serão direcionados ao caixa único do Tesouro Nacional, nele se diluindo com outras fontes de arrecadação O Brasil é soberano para decidir o que fazer com os recursos do Tesouro Nacional. Sendo assim, o Poder Executivo poderá encaminhar ao Congresso Nacional proposta de alocação dos recursos no Orçamento Geral da União para o setor que desejar, inclusive o programa de veículos lançadores, tal como o VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites-1), que está em fase de qualificação.
11) Qual o destino dos recursos pagos pelos serviços prestados?
O Centro será remunerado pelos serviços prestados às empresas. De acordo com a lei Nº 9.994, de 24 de julho de 2000, que instituiu o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Setor Espacial (usualmente referido como Fundo Espacial), uma fração de 25% das receitas auferidas pela União, provenientes de lançamentos, em caráter comercial, de satélites e foguetes de sondagem, a partir do território brasileiro, será revertida para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNCDT), em categoria de programação específica.
12) Por que o acordo de salvaguardas tecnológicas foi assinado em primeiro lugar com os Estados Unidos, se outros países desejam também lançar satélites de Alcântara?
Por uma questão de funcionalidade. Os Estados Unidos detêm a liderança mundial do mercado de satélites. Sozinho, aquele país fabrica 80% dos satélites comercializados no planeta. Sendo assim, antes de firmar acordos de salvaguardas com outras nações para lançamentos de satélites (que, em geral, são norte-americanos), é producente já Ter assinado o acordo com os Estados Unidos. Tê-lo feito proporciona maior rapidez ao processo de execução de acordos de salvaguardas e de
acordos comerciais posteriores. Fosse outra nação a líder mundial do mercado na produção de satélites, pelo motivo mencionado acima, o acordo de salvaguardas seria assinado em primeiro lugar com esse país.
13) O Brasil vai interromper seu programa de lançadores de satélites?
Não. O governo brasileiro nunca cogitou essa possibilidade. O programa é prioritário para o País. Ao continuá-lo, o Brasil pode, num futuro próximo, vender os serviços de lançamento em seus próprios foguetes, como o VLS-1, quando então o Brasil também deverá exigir acordos de salvaguardas em relação à nossa tecnologia.
14) Além das empresas norte-americanas, companhias de outros países expressaram interesse em utilizar o CLA para lançar satélites?
Sim, em número crescente. O mesmo interesse já foi manifestado por empresas de países como Ucrânia, França, Rússia e Itália. A procura demonstra a importância estratégica do Centro e seu potencial comercial em relação a uma forte demanda internacional. Toda a operação de lançamento dos foguetes e satélites estrangeiros, diga-se, será realizada por técnicos brasileiros.
15) O Brasil terá de assinar acordos de salvaguardas com os governos desses países, como pretende fazer com o governo norte-americano?
Sim. Mas apenas se esse for o intento do Brasil e dos governos de outras nações cujas empresas tenham interesse em utilizar o CLA. O Brasil assinará esse acordo com a Ucrânia. Propôs o mesmo ao governo italiano e pretende formalizar a proposta também aos governos da Rússia e da França. Após a aprovação do acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos, todos os países envolvidos em uma missão de lançamento com a participação de foguetes ou de satélites norte-americanos terão de ser signatários de acordo similar.
O governo brasileiro assinará acordos como esse, como é praxe internacional, com todos os países amigos que tenham empresas interessadas em participar, com empresas nacionais, do oferecimento de serviços de lançamento de satélites, em bases comerciais, a partir de Alcântara.
O primeiro desses acordos foi assinado com os EUA, não por interesse desse país, mas por interesse do governo brasileiro em que tais serviços possam ser usados em lançamentos de satélites de empresas norte-americanas.
16) Qualquer empresa estrangeira poderá fazer lançamentos de Alcântara?
Não. O Brasil não permitirá o lançamento em solo nacional de cargas úteis ou veículos de lançamento espacial de propriedade ou sob controle de países os quais, na ocasião do lançamento, estejam sujeitos a sanções estabelecidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ou cujos governos, a juízo de qualquer das partes, tenham dado, repetidamente, apoio a atos de terrorismo internacional. Não permitirá também o ingresso significativo, qualitativa ou quantitativamente, de equipamentos, tecnologias, mão-de-obra ou recursos financeiros, no Centro, provenientes de países que não sejam parceiros (membros) do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis, exceto se de outro modo acordado entre as partes. Desde 1994, o Brasil tornou pública sua adesão ao referido Regime, que visa a controlar as tecnologias de uso dual do setor espacial, tal como aquela relacionada a foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites. O Brasil já estabeleceu legislação própria a esse respeito.
17) O que é o Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis?
Em 16 de abril de 1987, os países membros do G-7 anunciaram, publicamente, a decisão de instituir o que chamaram de Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR), com o objetivo de limitar a proliferação de mísseis capazes de lançar armas nucleares. Preocupados com a possibilidade de difusão de tecnologias concorrentes para o desenvolvimento de mísseis balísticos – capazes de lançar cargas de até 500kg a mais de 300km – passou a ser adotado um procedimento comum de controle de exportação de bens e serviços especiais.
Face ao desenvolvimento de outros armamentos de grande poder destrutivo, que não os nucleares, foi modificada a declaração, passando de "armas nucleares" para "armas de destruição em massa" (nucleares, químicas e biológicas). Vários países aderiram ao MTCR. A adesão é uma simples declaração pública de que o país passa a adotar as linhas mestras do Regime. Os países participantes deverão possuir um suporte legal interno que permita ao seu governo exercer o controle de suas exportações.
Em 11 de fevereiro de 1994 foi formalizada a adesão do Brasil ao MTCR, com um comunicado à imprensa sobre "Aplicação pelo Brasil das Diretrizes do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR)".
A entrada em vigor da Lei 9.112, de 10 de outubro de 1995, que dispõe sobre a exportação de bens sensíveis e serviços diretamente vinculados, permitiu complementar o que vinha sendo aplicado pela legislação nacional desde 1936.
18) O Brasil tem condições de expandir a utilização do Centro?
É interesse do Governo expandir a utilização do Centro. Das 17 bases de lançamento de foguetes que existem no mundo, oito operam em regime comercial. Com o CLA, o Brasil está pronto a oferecer a nona opção rentável e competitiva. Como já se viu, Alcântara reúne condições de oferecer serviços com grandes vantagens comparativas em relação às outras bases, o que permitirá, dentre outros investimentos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), melhorar progressivamente a infra-estrutura do Centro. É possível prever que a realização de lançamentos comerciais permitirá não apenas a ampliação e a modernização da infra-estrutura do
CLA, como também resultará em impactos econômicos diretos e indiretos na região, inclusive no setor industrial, em decorrência da demanda por equipamentos, peças, suprimentos e serviços.
19) O governo implementará um projeto de desenvolvimento regional em Alcântara?
O Ministério da Ciência e Tecnologia vai fortalecer programas e projetos de desenvolvimento integrado para o entorno do Centro de Lançamento de Alcântara. Os projetos do Governo Federal já existentes serão dinamizados e ampliados para acelerar medidas de caráter social e econômico em benefício da população de Alcântara, principalmente das comunidades que foram transferidas para áreas próximas, por ocasião da construção do Centro.
20) Aprovado o acordo de salvaguardas pelo Congresso Nacional, os lançamentos podem ocorrer imediatamente?
Uma vez aprovado o acordo em questão, qualquer empresa norte-americana pode credenciar-se a fazer lançamentos a partir do CLA. Antes, deve obter autorização e licença do governo brasileiro, através da Agência Espacial Brasileira, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Mas os lançamentos só ocorrerão após a assinatura de um contrato comercial entre as empresas dos Estados Unidos e o Governo brasileiro, por meio da Agência Espacial Brasileira.
21) O que representará para o País a não aprovação do Acordo pelo Congresso Nacional?
Ao não utilizar Alcântara na sua total potencialidade, o Brasil perde recursos financeiros e corre o risco de desperdiçar investimentos já feitos no Centro, da ordem de US$ 300 milhões, com claros prejuízos para o País e para o desenvolvimento da região. A expansão da utilização do CLA pode colocar o Brasil no cenário mundial dos centros de lançamento de satélites que operam em regime comercial. Nos últimos anos, cresceu de forma expressiva a demanda desse mercado, que projeta
para o período de 1998 a 2007 cifras que alcançam vários bilhões de dólares.
22) Se houver desacordo com os EUA, o que acontece?
Procura-se resolver a questão, primeiro em nível técnico, e se este persistir, por meio de entendimentos diplomáticos. Em todos os casos, o Governo brasileiro tem a faculdade de, unilateralmente, denunciar o Acordo, sem qualquer condicionante substantiva.
História do Centro de Lançamentos
A impossibilidade de expansão do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN), em função do processo de expansão urbana local, levou à realização de estudos para definição de local mais adequado à construção de um novo espaçoporto nacional. Após cuidadosa análise, foi definida uma área na península do município de Alcântara, no Maranhão. Nela, foi construído o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), dirigido pelo Comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa. Como requisitos importantes, a região possui baixa densidade populacional, excelentes condições de segurança e facilidade de acesso aéreo e marítimo. O mais importante: está situada a exatamente 2 graus e 18 minutos ao sul da Linha do Equador. Essa posição possibilita aproveitar ao máximo a rotação da Terra para impulsionar lançamentos para órbitas equatoriais, além de apresentar litoral favorável a lançamentos polares.
Construído na década de 80, o CLA recebeu até hoje investimentos totais de US$ 300 milhões, para sua construção e manutenção. O Centro ocupa uma área de 620 quilômetros quadrados e é capaz de atender demandas internas e externas por lançamentos de foguetes.
Entre os principais serviços do CLA, estão a preparação para vôo, tanto de sistemas de veículos como de satélites, o sistema de previsão e monitorização das condições meteorológicas e a estação de comunicação via satélite. Desde a primeira operação feita no CLA, em dezembro de 1989, foram lançados mais de 200 foguetes de sondagem.
A estrutura do Centro oferece condições de explorar comercialmente o mercado de lançamentos, com grandes e significativos ganhos não só do ponto de vista econômico, mas também social, em benefício, sobretudo, das comunidades em torno do Centro, assim como da população de Alcântara.
O CLA trouxe a Alcântara novas oportunidades socioeconômicas em reação à decadência vivida pela cidade por longo período. Aprovados os termos de sua exploração comercial, o Ministério da Ciência e Tecnologia pretende fortalecer e ampliar projetos voltados a acelerar medidas de cunho social e econômico em benefício da população local, principalmente das comunidades que foram transferidas para áreas próximas, por ocasião da construção do Centro.
EBC
SNB
NOTA....
Agosto de 2001 Este documento foi elaborado com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas quanto ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que o Brasil assinou com os Estados Unidos, em abril do ano passado, com vistas ao lançamento comercial de foguetes e satélites norte-americanos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O texto do Acordo, como se sabe, encontra-se em análise pelo Congresso Nacional. O Governo brasileiro assinou o Acordo, sobretudo porque está convencido de que seus termos não ferem a soberania nacional. Chegamos a essa conclusão amparados nas posições do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores.

O POVO BRASILEIRO QUE SABER  PORQUE  OS EUA.. ESTÃO  ESPIONADO O BRASIL SE  UM DOS  MOTIVO JÁ 
NÃO SERIA A  BASE DE  ALCÂNTARA  E A COMPRA DOS  CAÇA  PARA HÁ  FAB  POR ESTA  REPORTAGEM  JÁ...
DA  PARA  ABRI  AS  MENTE DE PATRIOTAS BRASILEIRO O POVO NÃO E BURRO OS AMERICANO E UM POVO 
QUE GOSTA DE DOMINAR O MUNDO   COM  A PARANOIA DE TERRORISMO PARA COM ISSO VÃO CUIDAR DO
SEU  QUINTAL