segunda-feira, 17 de junho de 2013

Inpe faz aporte em laboratório de satélite

Virgínia Silveira
O Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começa este ano a ser preparado para integrar, testar e montar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, de seis toneladas, o que dispensará a necessidade de contratação desses serviços de empresas do exterior. O laboratório é o único desse gênero na América do Sul, atualmente, e está capacitado para realizar operações de até duas toneladas.
Para triplicar sua atual capacidade, o laboratório receberá investimento de R$ 185 milhões até 2017, disse o chefe da unidade, Geilson Loureiro. O pontapé inicial já foi dado com a liberação de recursos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a primeira fase da ampliação, que demandará investimento de R$ 45 milhões. Desse montante, R$ 10 milhões serão aplicados neste ano e R$ 35 milhões em 2014.
O laboratório poderá atender às demandas de satélites brasileiros de maior porte, como o geoestacionário, projetos futuros de um satélite meteorológico e outro de radar, e também prover serviços relativos a satélites comerciais em todo o mundo.
Loureiro tem a expectativa de que o laboratório possa ajudar a atender a demanda por serviços de qualificação de produtos espaciais da empresa francesa Intespace.
Controlada pelas gigantes EADS Astrium (87%) e Thales Alenia Space (13%), a Intespace prestou consultoria ao Inpe na concepção de seu laboratório, na década de 80, e continua na parceria, segundo Loureiro.
O programa espacial da Argentina também tem sido um usuário frequente das instalações do laboratório do Inpe. No ano passado, o satélite de telecomunicações Arsat-1 realizou uma campanha de testes no laboratório brasileiro, durante oito meses. Foi a primeira experiência dessa unidade com um satélite de telecomunicações e o quarto satélite argentino que passou pelo laboratório.
A estrutura de um laboratório como o do Inpe é considerada essencial para que se consiga projetar, fabricar e integrar um satélite. Por meio de suas salas limpas e equipamentos é possível simular as condições reais de vibração, aceleração e choque durante o lançamento de um equipamento, assim como as condições de temperatura e vácuo presentes no ambiente espacial.
O projeto de expansão do laboratório contempla a compra de um vibrador de maior porte, para simular a vibração do satélite durante o lançamento, e de uma nova câmara para medir parâmetros de antenas em campo próximo (distância entre a antena transmissora e a receptora). A atual câmara mede interferência em campos distantes.
O laboratório também precisará de uma nova área de integração e testes com pé direito mais elevado, de 18 metros, para abrigar satélites de maior porte. A área atual é de 8 metros. "Com essa nova facilidade teremos capacidade para testar até quatro cargas úteis ao mesmo tempo", disse Loureiro.
Com os novos investimentos, segundo Loureiro, a unidade reforça a sua posição no restrito clube de laboratórios de testes aeroespaciais e de defesa existentes no mundo, ao lado da Alemanha, da França, dos Estados Unidos, do Japão, da China, da Rússia e da Índia. A Coreia, o Casaquistão e a Argentina também estão desenvolvendo laboratórios similares, mas de menor porte e somente para atender a projetos espaciais.
O programa espacial responde por um terço das demandas de serviços do laboratório do Inpe, na área de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. A mesma proporção é dedicada ao atendimento dos projetos internos do Inpe e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e o restante atende à indústria, que gera uma receita entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões por ano para o Inpe.
Disponível em apenas 13 países, a câmara blindada anecóica do laboratório tem capacidade para fazer testes de compatibilidade e interferência eletromagnética em componentes eletroeletrônicos, assim como em veículos de grande porte, como caminhões, ônibus, carros militares de combate e satélites. A câmara anecóica é uma sala projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas, além de ter isolamento de ruídos externos.
O laboratório atende às indústrias dos setores automobilístico, de telecomunicações, informática e hospitalar, nas áreas de certificação e qualificação de novos produtos. A Embraer e suas fornecedoras também são clientes, para realizar testes de qualificação em equipamentos de comunicação instalados nas aeronaves.
Sem a infraestrutura que existe hoje no laboratório do Inpe, muitas empresas teriam que recorrer a unidades de outros países. A expansão do laboratório integra a lista de projetos estruturantes do governo federal, dentro da estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação, disse Loureiro.
SNB

Turbina aeronáutica nacional inicia nova fase de testes

O projeto TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência) é um desenvolvimento totalmente nacional de turbina a gás conduzido pelo DCTA, IAE, ITA e pela empresa TGM Turbinas Indústria e Comércio Ltda. O projeto, que conta com financiamento da FINEP e da empresa TGM Turbinas, trata-se de um motor turbojato, da classe de 5.000 N de empuxo, para emprego em veículos aéreos não tripulados com peso máximo de decolagem entre 900 Kg e 1.200 Kg.




Dando início a uma nova fase de testes no seu processo de desenvolvimento, no dia 6 de junho de 2013, a TAPP partiu a quente com QAV-1 (querosene de aviação). O acendimento do motor se deu a 2.000 rpm, estabilizando-se em seguida a 3.800 rpm, permanecendo nesta condição por quatro minutos até o corte do mesmo. As próximas etapas da campanha de testes compreendem a determinação de parâmetros de operação do motor desde o seu acendimento, estabilização da rotação em idle e posterior aceleração à condição de máximo empuxo.

IAE.....SNB

MBDA PROPÕE SOLUÇÃO FUTURISTA para remodelar SUPERFÍCIE COMBAT

No Paris Air Show 2013, MBDA está lançando CVS302 HOPLITE que é projetado para fornecer uma capacidade de ataque de precisão indireta para a terra e da artilharia naval em 2035 e além. Isso representa o quarto e último dos projectos anuais Visões Conceito da MBDA, demonstrando mais uma vez a posição da empresa como líder de pensamento em que prevê como a inovação em sistemas de mísseis poderiam dominar o futuro campo de batalha.

O sistema HOPLITE consiste de um sistema de controle de missão, e duas variantes de mísseis, HOPLITE-S e HOPLITE-L sendo que ambos podem voar 70 km em menos de dois minutos em baixa altitude ou até 160 km de altitude em menos de quatro minutos, quando o caminho é limpar. O sistema é capaz de atravessar rapidamente e de forma segura espaços aéreos contestados e coordenar estreitamente demissões Salvo para fornecer uma capacidade de suporte de fogo excepcional para a linha de frente. Um tiro uma precisão morte de HOPLITE simplifica as operações, reduzindo os riscos de danos colaterais eo custo da missão. HOPLITE oferece uma verdadeira mudança de passo em efeitos indiretos de precisão na escala para 2035 e além.

A visão completa do conceito HOPLITE de operações está disponível emControle da missão da HOPLITE orienta o operador que mantém o controle executivo. Momentos de planejamento são muito reduzidos, automatizando o planejamento trajetória e danos colaterais modelagem de risco. Soluções de missão optimizados em diferentes prioridades, tais como tempo de destino ou de sobrevivência são fornecidos para o comandante.Estas características permitem disparos que de outro modo seriam impossíveis, enquanto eliminando a necessidade de limpar de um corredor de ar e reduzindo o risco de expor a posição de lançamento. Todo o processamento ocorre em um computador tablet de tamanho, que geralmente é localizado com a artilharia ou de comando e controle do navio de guerra mas também pode ser com um único lançador. Por ser independente de plataforma o sistema irá se adaptar a uma ampla gama de necessidades operacionais.

HOPLITE-S é um 'utilitário' 120 kg de mísseis de longo 3.2m para simples, noivados suportados. Tem um versátil local de varredura LADAR candidato que também fornece detecção SAL entre outras funções. À medida que o míssil seja 3 ª parte designada ou ataques coordenadas, sua LADAR é usado para fim-point requinte. O one-way datalink (receptor) permite atualizações de missão e retasking. HOPLITE-S pode ser usado em cenários mais complexos, com a assistência de segmentação HOPLITE-L.

HOPLITE-L é um 3,75 m, 135 kg de mísseis projetado para complexos compromissos, isolados que necessitam de um operador na capacidade de loop (OITL). Seu candidato a multi-modo permite imagens 3D passiva e ativa, e é robusto para condições meteorológicas adversas, cenas muito confuso e contramedidas. O míssil pode desacelerar a velocidades subsônicas para dar tempo para OITL alvo ao longo de sua mão dupla datalink. Isto, e o seu canal LADAR, pode ser usado para dirigir HOPLITE-S em alvos em ataques coordenados Salvo, resultando num aumento de alto valor em comparação com a capacidade de os sistemas atuais.

Certas tecnologias inovadoras permitem que tais desempenhos elevados. Ambos os mísseis utilizar um sistema de propulsão de foguete turbo ar, com seu motor de impulso integrado, para cruzeiro a mais de Mach 2. O foguete de ar turbo oferece os benefícios de motores foguete sólidos e turbinas de gás, bem como permitir os grandes acelerações e desacelerações exigidas pelos mísseis. A Impulsionado Kinetic ogiva Penetrator Energia permite HOPLITE-L para derrotar todos os seus destinos a partir de qualquer velocidade de vôo. Por fim, o ponto-scanning LADAR é usado por ambos os mísseis para imagens 3D, a identificação do alvo, recepção SAL, fuzing e como um altímetro.



Para HOPLITE, força de trabalho europeia da MBDA foi desafiado para sugerir conceitos e tecnologias para sistemas de armas que poderiam dar as forças de superfície futuras a capacidade orgânica de entregar efeitos de precisão no intervalo.Após a avaliação por um painel internacional dentro MBDA, os conceitos e as tecnologias vencedoras se tornou tema de oficinas intensas, utilizando não só o conhecimento técnico dentro da empresa, mas também estendendo a mão para a comunidade de usuários finais.
MBDA....SNB

CVS302 HOPLITE pela MBDA no Paris Air Show 2013

..SNB

Parcerias vão impulsionar centro da Boeing em São José

Gigante norte-americana prevê inaugurar centro antes de novembro em espaço que já está sendo preparado no Parque Tecnológico; pesquisas envolvem desde biocombustível até sistemas aeroespaciais

Chico Pereira

A gigante da aviação mundial Boeing planeja impulsionar o Centro de Pesquisa e Tecnologia que irá implantar em São José dos Campos com as parcerias firmadas pela companhia com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O centro será instalado no Parque Tecnológico de São José.

A empresa já iniciou a adequação do espaço, que terá inicialmente cerca de 400 metros quadrados no núcleo do complexo.

A previsão de inauguração é novembro, mas a empresa trabalha para iniciar as atividades antes dessa data, informou Antonini Puppin Macedo, diretor de Operações e Coordenação de Pesquisas da Boeing no país.

“Uma da principais razões por termos escolhido São José dos Campos e o Parque Tecnológico é a sua proximidade a três de nossos parceiros colaboradores –DCTA, Inpe e Embraer”, disse o executivo.
Pesquisas
Com o DCTA e seus institutos, principalmente IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), serão desenvolvidas pesquisas na área de voo, energia e meio ambiente (biocombustíveis), materiais, sistemas de lançamento de órbita baixa e ensino e treinamento em engenharia.

A Boeing planeja também trabalhar com o ITA e universidades parceiras da empresa, entre elas o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Stanford, parcerias acadêmicas e para a expansão do ITA.

Com o Inpe, a Boeing vai trabalhar em projetos nas áreas de sensoriamento remoto com foco no manejo de culturas energéticas para a produção de biocombustíveis para a aviação, espaço, desenvolvimento e integração de sensores aéreos e terrestres, entre outras atividades.

A seleção de pessoal deve começar em breve.

Gigante já tem acordos com a Embraer
São José dos Campos
A Boeing e a Embraer estabeleceram cooperação em pesquisa de biocombustível para a aviação e no programa do cargueiro militar KC-390 em fase de desenvolvimento pela empresa brasileira.

No campo de novas fontes de energias sustentáveis, a duas empresas lançaram esta semana o “Plano de Voo para Biocombustíveis de Aviação no Brasil”.

O programa é em parceria com a Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O objetivo é incentivar a criação de uma indústria do biocombustível para a aviação no Brasil.

O país tem algumas linhas de pesquisa para o desenvolvimento do biocombustível, tendo como matéria-prima a cana-de-açúcar, a soja, o eucalipto ou o pinhão manso.

A questão é a produção de biocombustível em larga escala para substituir o querosene específico para a aviação.

Segundo as empresas, o próximo passo é criar uma coordenação nacional e o envolvimento da iniciativa privada e de órgãos governamentais.

Já para o programa do KC-390, as duas empresas assinaram cooperação para compartilhamento de conhecimentos técnicos específicos e a avaliação conjunta de mercados onde poderão estabelecer estratégias de vendas no segmento de aeronaves de transporte militar de médio porte.

A cooperação para o programa KC-390 é parte de um amplo acordo assinado pela Boeing e pela Embraer em abril do ano passado, quando as empresas anunciaram cooperação em diversas áreas, incluindo funcionalidades para aeronaves comerciais que aumentem sua segurança e eficiência, pesquisa e tecnologia.

No acordo está estabelecido a possibilidade de parcerias comerciais entre as duas indústrias.

VALE..SNB

COPA DAS CONFEDERAÇÕES – FAB intercepta aeronave suspeita em zona de exclusão aérea

A Força Aérea Brasileira interceptou na tarde deste sábado (15/06), durante o jogo Brasil x Japão - na abertura da Copa das Confederações, uma aeronave suspeita que entrou na área de exclusão aérea por volta das 16h30. A abordagem aérea foi realizada por uma aeronave A-29 Super Tucano na região sul do Distrito Federal, distante 90 km de Brasília.
A rota da aeronave de pequeno porte foi desviada e o destino modificado. Ao invés de Formosa (GO), localizada dentro da área branca, o avião pousou na cidade de Oriçanga de Abreu, divisa com a Bahia.
A ação foi acompanhada de perto na sala de controle no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), ativada para operações reais. Militares da FAB, Marinha e Exército coordenam todas as aeronaves autorizadas para voar nas áreas restritas.
De acordo com o comandante do COMDABRA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o caça foi engajado   Agência Força Aérea/Sgt Rezendepara realizar medidas de policiamento, como a identificação do tráfego e o motivo de estar voando numa área proibida. “O A-29 seguiu todo o procedimento previsto até a medida final que foi executar a mudança de rota e fazer a aeronave sair da área branca”, explica o oficial-general.
Em dias de jogos, de uma hora antes a quatro horas depois do início das partidas, são ativadas três áreas de segurança em torno dos estádios: uma branca, uma amarela e uma vermelha. Cada uma tem regras próprias. As restrições do espaço aéreo foram comunicadas por meio de NOTAM (aviso aos aeronavegantes) e do divulgado em abril.
“Este foi o caso de um piloto privado que não tomou conhecimento da área proibida para voo”, explica o comandante, que recomenda aos aeronavegantes a consulta das informações de tráfego aéreo, principalmente nas cidades-sede nos próximos 15 dias.
O piloto interceptado pode sofrer medidas administrativas. “Será proposto uma infração de tráfego aéreo por ter descumprido a norma estabelecida para o evento”, afirma o oficial-general.
  Agência Força Aérea/Sgt RezendeImagens em tempo real – Para a estreia da Copa das Confederações, a zona de exclusão aérea foi ativada às 13h30, uma hora antes da cerimônia de abertura. Dois Vants da FAB sobrevoaram a região de Brasília ao longo do dia captando informações e enviando em tempo real para o Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA). As imagens da manifestação ocorrida momentos antes da abertura dos portões do Mané Garrincha, por exemplo, foram acompanhadas pelas autoridades para decidirem sobre as ações adequadas.
Além dos Vants, duas aeronaves A-29 Super-Tucano, dois helicópteros H-60 Black Hawck e dois caças F-2000 Mirage de alta performance também sobrevoaram o local durante o período em que vigorou a zona de exclusão aérea.
“Estamos aqui preocupados com vários aspectos. Primeiro com a segurança das pessoas e da infraestrutura da Copa das Confederações, especialmente hoje aqui em Brasília. Ao mesmo tempo, garantindo que o trânsito aéreo no país inteiro se dê da forma mais normal possível”, avalia o Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Comandante Interino da Aeronáutica.
 Fonte: Agência Força Aérea
SNB

sábado, 15 de junho de 2013

A Força Aérea do Peru adquiriu sistema de defesa aérea na Itália

Lima - O Ministério da Defesa italianoanunciou que o governo do Peru adquiriu um sistema de defesa aérea produzido por empresas italianas . O anúncio foi feito no âmbito da visita oficial do Ministro da Defesa do Peru, Pedro Cateriano o país europeu.
De acordo com informações extra-oficiais, a Força Aérea do Peru (FAP) adquiriu o sistema de defesa anti-aéreaSpada 2000 , que usa mísseis Spide 2000 orientação semi-ativo, com um alcance efetivo superior a 25 quilômetros e capacidade para interceptar aeronaves ou munições ficar -off abordagem. O sistema Spada 2000 incorpora a tecnologia que permite a operação em ambientes densos e contramedidas eletrônicas, inclui um centro de comando, duas unidades de fogo (expansível até quatro), cada um dos quais tem dois lançadores de mísseis. Cada lançador de mísseis tem seis Aspide 2000 pronto para atirar. O fabricante tem uma variante modernizada chamado Spada 2.000 Além disso, com melhorias para cada componente importante do sistema de armas.
Anteriormente, o FAP cancelou a compra de sistemas de defesa aérea para um consórcio formado por Rafael , Northrop Grumman e Bumar , no valor de aproximadamente US $ 140 milhões. O valor do sistema adquirido em Itália tem de estar em torno deste valor.

Esforços para adquirir o sistema começou em dezembro de 2012 m é a visita de recursos de Defesa Adjunto para Peru,Jakke Valakivi . No final de fevereiro, o PAF realizado um seminário que detalha as características dos principais sistemas de defesa aérea no mercado internacional. Em março passado, uma delegação da FAP visitaram as instalações das empresas MBDA (fabricante de mísseis Aspide) e Selex (fabricante do radar), bem como as bases da Aeronáutica Militare Italiana . Durante a visita ao Comando de Operações Aéreas e grupos de defesa anti-aérea italiana, o foco estava em descrever as capacidades dos radares, a interface de gerenciamento eo desempenho do sistema Spada 2000 .
Durante a visita muito recente Cateriano ministro, acompanhado pelo PAF comandante-geral, general Jaime Figueroa Olivos , em di Rivolto base aérea , recebeu uma instrução sobre o sistema de Spada .
SNB

Chegada da Seção de Vante do 1º Submarino Convencional em Itaguaí

SNB

sexta-feira, 14 de junho de 2013

FAB prestes a anunciar opção por caças Super Hornet da Boeing

Não se sussurra outra coisa na fechada área de segurança. Após dez anos de negociações, o Brasil estaria prestes a comprar, por US$ 4 bilhões, 36 caças F/A-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing. Há alguns anos, o então presidente Lula chegou a dizer que estava quase certa a importação dos franceses Rafale, da Dassault . Em seguida, veio a público a informação de que relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) indicava como melhor opção o modelo sueco Gripen NG.
Certos personagens dizem que o lobby norte-americano é irresistível. Obama esteve aqui, mais recentemente o vice-presidente Joe Biden, e em outubro Dilma Rousseff será recebida com tapete vermelho na Casa Branca. A compra de Super Tucanos pelos Estados Unidos, para equipar o Afeganistão, pesa a favor do lobby norte-americano. Mas outras fontes garantem que há mais notícias plantadas a favor do modelo norte-americano do que fatos reais.
Todos sabem que, como potência nuclear e líder da corrida espacial, os norte-americanos dispõem de alta tecnologia, mas não costumam liberá-la para outros países. Segundo se comenta, Washington exigiria o anúncio a favor da Boeing, para só então submeter a transferência de tecnologia ao Congresso – sujeita a chuvas e trovoadas, pois, lá, a base aliada não é tão forte nem cumpre ordens do Poder Executivo.
Alguns analistas destacam que, do fim da II Guerra Mundial até o Governo Geisel, o Brasil recebia equipamento norte-americano, muitas vezes usado e, na prática, sequer podia conversar com outros fornecedores. Desde essa liberação, tudo mudou. O país comprou submarinos alemães, corvetas inglesas e, no momento, está construindo, com tecnologia francesa, cinco submarinos; um deles será de propulsão nuclear. Essa abertura também propiciou expansão da indústria nacional, pois duas fragatas e diversos navios-patrulha foram aqui construídos, além de submarinos com apoio inglês e agora submarinos com DNA francês
 Já a relação com os Estados Unidos é mais tensa, pois, por conterem itens norte-americanos, Washington vetou a venda de Super Tucanos da Embraer para a Venezuela. Lembram essas fontes que, com o fim do monofornecimento norte-americano, surgiram os veículos Cascavel e Urutu, os sistemas Fila e Astro e o excelente tanque de guerra Osório, que chegou a vencer concorrência na Arábia Saudita e irritou os norte-americanos; pouco depois, não se sabe bem porque, viria a falência da Engesa, produtora do Osório. Um ponto especial foi o acordo com os italianos, para produção do caça AMX da Embraer. O Brasil também evoluiu sistemas de defesa, como o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), o que antes seria impensável, devido à dependência dos norte-americanos.
Mas se o jogo diplomático é sofisticado, a área bélica torna esse xadrez mais complexo. Em Brasília, comenta-se que Dilma Rousseff não gostou do voto do francês François Hollande no candidato mexicano à Organização Mundial do Comércio (OMC). A Suécia é muito simpática, mas não dispõe de lobby no cenário internacional. Todos sabem do profissionalismo dos norte-americanos e das boas relações entre governo e super-empresas de lá.
Por isso, alguns citam que, se a decisão brasileira for desagradável, a Casa Branca poderia dificultar a venda de peças norte-americanas para os Super Tucanos, o que praticamente inviabilizaria qualquer nova exportação da Embraer, já que as peças “Made in USA” representam mais de metade desse modelo da Embraer. De lá, surgem notícias de que o F-18 estaria em fim de carreira e, se não houver a venda para o Brasil, essa linha acabará, com a entrada de um novo e mais moderno caça norte-americano – que já está em operação.

Diversos
Há muita coisa em jogo e ninguém sabe com exatidão qual será a decisão do governo brasileiro e os reflexos junto a vencedor e perdedores, nessa concorrência que envolve Estados Unidos, França e Suécia. Setores militares destacam a evolução que houve no Brasil desde que passou a se relacionar com diversos fornecedores de material bélico. Para muitos, o melhor caminho está em transformar o país em uma nação realmente desenvolvida, com infra-estrutura adequada, com diminutos problemas de educação, de pobreza e de moradia e com um poder militar dissuasório inconteste, majoritariamente nacional e realmente capaz de impor vontades.

SNB

Embraer tem parecer favorável de órgão dos EUA em venda para Força Aérea americana

O órgão que audita as licitações do governo norte-americano (GAO, na sigla em inglês), emitiu ontem (13) decisão favorável à Embraer quanto a um questionamento da concorrente Beechcraft a respeito de uma licitação da Força Aérea dos Estados Unidos vencida pela empresa brasileira.
A Beechcraft acusa a Força Aérea americana de favorecer a Embraer no processo de licitação.
Em seu comunicado, o GAO rejeita o protesto da Beechcraft afirmando que a Força Aérea concluiu corretamente que a proposta da Beechcraft na licitação apresentava riscos, como o de que sua aeronave não atingiria as solicitações dentro do período de tempo requisitado.Em março deste ano, a Beechcraft entrou na Corte de Reivindicações Federais americana contra o resultado da licitação da Força Aérea dos Estados Unidos vencida pela empresa brasileira e sua parceira americana, a SNC (Sierra Nevada Corporation).
O contrato era para a produção de 20 aviões Super Tucano que serão usados em missões no Afeganistão no programa LAS (da sigla em inglês para apoio aéreo leve).
Na época, por determinação do GAO, a produção do avião chegou a ser suspensa, mas a suspensão foi revertida em poucos dias pela Força Aérea americana, sob o argumento de que o programa era estratégico e de interesse para a segurança nacional.
FOLHA..SNB

COPA DAS CONFEDERAÇÕES- VANTs vão monitorar Estádio Nacional no jogo de estreia

Os VANTs (veículo aéreo não tripulado) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão monitorar o Estádio Nacional Mané Garrincha neste sábado (15/06) no jogo de abertura da Copa das Confederações em Brasília.  A aeronave remotamente pilotada deve sobrevoar a área entre meio-dia e 21h. “Com o VANT, aumentaremos a segurança de toda a movimentação antes e depois da partida”, ressalta o Tenente-Coronel Donald Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus, que opera o Vant.
O veículo é capaz de monitorar tudo o que acontece em um raio de 250 quilômetros por 16 horas seguidas e voar a uma altura de até 5,5 mil metros. "O Vant pode permanecer por muito tempo em cima do local e possui câmeras que registram de forma precisa o que está acontecendo. Por isso, é possível fornecer imagens em tempo real ao centro de controle que vai decidir sobre as ações a serem adotadas em solo", complementa o oficial.
A Força Aérea também montou um esquema especial para garantir tranquilidade à população e aos turistas durante o evento esportivo. Durante a competição, a FAB vai adotar o mesmo sistema de comando e controle empregado na operação Ágata 7 nos meses de maio e junho ao longo das fronteiras. Pelo modelo, a coordenação das operações estará concentrada em  Brasília. A execução das missões, no entanto, será descentralizada. Assim, será possível colocar a aeronave certa no momento oportuno para atender as necessidades de cada área. O sistema permite economia de recursos e dos meios aéreos empregados. O Comando da Aeronáutica elaborou ainda uma série de medidas de controle e defesa do espaço aéreo que visa à  segurança, com menor impacto possível sobre o transporte aéreo. Os voos da aviação comercial não devem ser alterados.
Em dias de jogos, de uma hora antes a quatro horas depois do início das partidas, serão ativadas três áreas de segurança em torno dos estádios: uma branca, uma amarela e uma vermelha. Cada uma terá regras próprias.
Na área branca não serão permitidos voos de treinamento, voos de instrução, voos de manutenção, voos acrobáticos, voos turísticos, reboque de faixas e pulverização agrícola. Durante esse período de 5 horas, também não serão permitidos na área branca voos com foguetes, aeromodelos, veículos aéreos não tripulados, ultraleves, aeronaves experimentais, parapentes, paraquedas, planadores, balões e asa-deltas.
Já na área amarela serão permitidos apenas voos de aeronaves devidamente autorizadas, dentre elas as envolvidas nos eventos, aeronaves transportando Chefes de Estado e de Governo, delegações, VIP e aeronaves comerciais.  Neste último caso será necessário também atender aos requisitos de segurança da ANAC, tendo seus passageiros e tripulantes passados por inspeções, conforme o programa de segurança aeroportuária.
Na área vermelha somente serão permitidas aeronaves de segurança pública, militares, de resgate e as demais envolvidas em atividades, todas autorizadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). 
As aeronaves que não cumprirem essas regras, apresentem comportamento em voo diferente do previsto ou estejam com o equipamento transponder desligado estarão sujeitas às medidas de policiamento do espaço aéreo. 
Mais de 17 mil militares da FAB vão atuar na defesa aérea durante a Copa das Confederações. Além do Vant, serão empregados aviões supersônicos (F-5EM e F-2000 Mirage), helicópteros (Sabre e Black Hawk), aeronaves A-29 Super Tucano e aviões radar E-99. Artilharias antiaérea e aviões de transporte logístico também serão utilizados durante a competição esportiva. 
Confira também o Guia de consulta sobre as alterações espaço aéreo durante a Copa das Confederações. O documento está disponível em 
Fonte: Agência Força Aérea
SNB

Caça russo Su-35S pousa em Le Bourget

O novo caça multifuncional russo Su-35S voou da cidade de Zhukovsky, perto de Moscou, e aterrissou em Paris, onde, pela primeira vez, participará do programa de demonstração no Salão Internacional de Aeronáutica de Le Bourget (França), que será inaugurado na próxima segunda-feira, informa o serviço de imprensa da companhia Sukhoi.

"Nos dias seguintes, o Su-35S realizará uma série de voos de treinamento", disse o serviço de imprensa.
 O caça será pilotado pelo piloto emérito de testes da Federação Russa Serguei Bogdan

Drones modernos ao serviço do Exército russo

O Exército russo deverá receber, até ao fim do ano corrente, um lote de veículos não-tripulados Eleron-3SV, projetados pela empresa Eniks. Em paralelo, 5-7 complexos do gênero serão entregues às tropas do Ministério do Interior e outras estruturas responsáveis pela segurança.

Hoje, alguns drones já são utilizados pelas forças militares e de segurança. Trata-se, antes de mais, de veículos de pequenas dimensões, refere o perito Denis Fedutinov:
“Têm-se em vista os sistemas de curto alcance (5-25 km), do tamanho de aeromodelos teleguiados. No entanto, podem transmitir informações vídeo e fotográficas em regime de tempo real, cumprir as tarefas de reconhecimento próximo e distante. Além disso, são capazes de fornecer dados para as tropas terrestres, mantendo-se autônomos em relação aos meios de reconhecimento militar mais sofisticados.”
Na Rússia existem dezenas de empresas que produzem tais tipos de drones, entre as quais a Eniks de Kazan, com os sistemas Eleron, a Zala, de Izhevsk, com os respetivos drones Strekoza (Libélula) e Lastochka(Andorinha), a STC de São Petersburgo, que fabrica os Orlan. Denis Fedutivov adianta pormenores:
“Os sistemas Eleron e Orlanpassaram pelos testes do Ministério da Defesa e depois foram aperfeiçoados. Tudo indica que, em breve, serão feitas as compras centralizadas desses drones.”
Convém apontar para a procura crescente de veículos não-tripulados, já que o Exército e as forças de segurança pública precisam deles, realça Andrei Fomin, redator-chefe da revista Vzlet.
“Para além de drones ligeiros e médios, existe uma falta acentuada de veículos pesados, com um peso de dezenas de toneladas, testados no estrangeiro. A Rússia também está desenvolvendo este tipo de aparelhos. Por isso, daqui a pouco, tais engenhos serão postos em serviço. Refira-se que, em face de conflitos militares mais recentes, o papel importante de drones tem vindo a crescer.”
Os veículos não-tripulados podem ser empregues em ataques aéreos contra as forças do adversário e seu material bélico. Os drones de assalto já estão sendo projetados em Israel, na China e na Índia. A Rússia também tenta não ficar atrás, criando engenhos análogos. Por exemplo, o complexo Dozor-600, a cargo da empresa Tranzas, não cede quanto às características ao drone norte-americano Predator.
 Quanto aos complexos Eleron, estes também estão ganhando prestígio. A já referida empresa russa Eniks, em conjunto com a companhia Rosoboronexport, têm promovido este engenho no mercado internaciona
SNB

Vladimir Putin, aceitou uma proposta para estender partes do ambicioso programa de aquisição de armas

RIA Novosti) - O presidente russo, Vladimir Putin, aceitou uma proposta para estender partes do ambicioso programa de aquisição de armas da Rússia para além de 2020.
Putin disse em seu discurso de orçamento anual para o governo na quinta-feira que as empresas do setor de defesa deve ter a capacidade de produção e tecnologia necessária para cumprir seus contratos com os militares, e usar os fundos atribuídos no âmbito do programa de forma eficiente.
Se as empresas não estão prontas para começar a cumprir com eficiência as ordens ", o Ministério da Defesa deve vir para cima com uma iniciativa em relação a um período de tempo mais racional para a alocação desses recursos", disse o presidente.
Putin acrescentou que o orçamento global para aquisição de armas permanecerá inalterada eo programa deve ser implementado.
"Adotamos este programa, deve ser implementado e executado de forma eficiente", disse ele.
O governo russo já destinou 20 trilhões de rublos (641 bilião dólares) para o rearmamento abrangente das forças armadas da Rússia.
2011-2020 programa de aquisição de armas da Rússia prevê a atualização de até 11 por cento de equipamentos militares por ano e vai permitir que o país aumentar a quota de armamento moderno nas forças armadas a 70 por cento até 2020.
A indústria de defesa da Rússia tem sido criticado recentemente por atrasos na assinatura e cumprimento de contratos militares, bem como para o uso ineficiente de recursos do Estado na produção de novas armas.
O Ministério das Finanças propôs estender a duração do programa de aquisição de armas em "áreas problemáticas", como a entrega de navios de combate e submarinos estratégicos, para além de 2020.
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"Missile assassino Defesa 'Rússia Testes

RIA Novosti) - O sistema de defesa de mísseis dos EUA não é páreo para o novo míssil balístico intercontinental (ICBM) que a Rússia testou esta semana, um alto funcionário russo disse sexta-feira.

O vice-premiê Dmitry Rogozin, que supervisiona a indústria de defesa, saudou os testes de quinta-feira como um sucesso e apelidado o novo ICBM um "assassino de defesa de mísseis".
"Sistemas de defesa antimísseis americanos Nem atuais nem futuro será capaz de impedir que mísseis de atingir um alvo morto", ele disse, durante um evento organizado pelo governante partido Rússia Unida.
O Ministério da Defesa russo foi mais modesto na sua avaliação do teste , realizado pelas Forças de Mísseis Estratégicos no local de teste de Kapustin Yar, entre Volgograd e Astrakhan, na quinta-feira.
"O lançamento de teste foi um sucesso como o [simulado] ogiva acertar um alvo designado dentro do prazo definido", disse um comunicado do Ministério da Defesa emitiu quinta-feira.
O sistema dos EUA de defesa antimísseis na Europa, NATO e EUA a palavra é destinada a combater as ameaças da Coreia do Norte e Irã, tem sido uma fonte particular de atrito nas relações EUA-Rússia para uma série de anos.
Rússia e OTAN concordaram formalmente em cooperar sobre o sistema europeu de defesa antimíssil na cimeira da NATO de 2010 em Lisboa, mas as negociações fracassaram, em parte, sobre as reivindicações russas para garantias legais que o sistema não teria como alvo sua dissuasão nuclear estratégica.
Em meados de março, os EUA anunciaram que ele estava modificando sua implantação defesa antimísseis planejado para a Polônia, abandonar os planos para a estação SM-3 IIB interceptores no país até 2022.
Autoridades russas respondeu dizendo que este não fez nada para aliviar suas preocupações sobre EUA de defesa antimísseis na Europa Oriental, e reiterou sua demanda por acordos juridicamente vinculativos que garantam que as forças nucleares estratégicas da Rússia não seria alvejado.
Embora os analistas foram rápidos a interpretar a mudança dos EUA no plano como uma concessão à Rússia, possivelmente a intenção de abrir o caminho para novas negociações bilaterais sobre a redução de armas nucleares, as autoridades americanas repetidamente refutou esta sugestão.
Falando após uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores polonês na segunda-feira, a secretária de Estado dos EUA John Kerry destacou o compromisso contínuo dos Estados Unidos a esse elemento do sistema de defesa antimísseis.
"Estamos no caminho certo para implantar um site de defesa antimísseis na Polônia em 2018 como parte da abordagem modernizada da OTAN para a nossa segurança", disse Kerry.

Atualizado para incluir detalhes dos comentários de Kerry nesta segunda-feira, acrescentando fundo / contexto em defesa antimísseis como uma questão nas relações Rússia-EUA
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