segunda-feira, 11 de março de 2013

Embraer projeta lançamento de nova geração de jatos em junho


ORLANDO (EUA) - A nova geração dos jatos regionais da Embraer provavelmente será lançada em junho, durante um evento do setor em Paris, disse hoje Paulo Cesar de Souza e Silva, diretor da divisão comercial da empresa.
A companhia espera conseguir aprovação do conselho de administração para começar a vender a segunda geração dos E-Jets “nos próximos meses”, afirmou o executivo, durante conferência em Orlando, no Estado americano da Flórida.
A meta do grupo é conseguir pedidos para já mostrar as novas aeronaves em junho. O objetivo é conseguir vender 800 jatos dos modelos já existentes até 2018, quando acredita que começará a entregar as unidades atualizadas.
A Embraer optou não seguir a rival canadense Bombardier, que está produzindo uma aeronave totalmente nova. A brasileira vai remodelar três modelos já existentes, que possuem de 75 a 105 assentos, com uma cabine de comando melhorada, uma nova asa de alumínio e motores que economizam combustível.
Na semana passada, a canadense revelou seu novo jato da CSeries, que compete com os menores aviões de corredor único da Airbus e da Boeing. “Não queremos dançar nos pés dos gigantes”, disse John Slattery, diretor comercial da Embraer.
A brasileira informa que a nova geração de E-Jets terá uma versão um pouco maior do E-195, levando-o ao mesmo patamar das outras unidades da família.
(Dow Jones Newswires)
VALOR.... SNB

Família Schürmann seguirá a rota dos chineses

VALOR ..SNB

Ministro da Defesa da Espanha chega ao Brasil na terça-feira


O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, inicia na segunda-feira uma viagem pela América Latina com o objetivo de reforçar as relações bilaterais.
O ministro visitará Brasil, Peru e Chile, países considerados de enorme potencial econômico, político e militar, informou o ministério em comunicado.
Antes de pisar em continente americano, Morenés fará uma escala em Cabo Verde na segunda-feira, onde se reunirá com o titular da Defesa deste país, Jorge Omero Tolentino.
Na terça-feira chegará ao Brasil, onde manterá uma reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Na quarta-feira aterrissará no Peru e também deve reunir-se com o titular da Defesa, Pedro Cateriano. Morenés fechará sua viagem na quinta-feira no Chile com uma reunião de trabalho com o ministro da Defesa, Rodrigo Hinzpeter.
Além da cooperação bilateral em matéria de Defesa, a venda de aviões de combate europeus Eurofighter e de carros de combate Leopard são alguns dos assuntos que centrarão as conversas.
Além disso, o ministro espanhol divulgará o modelo da Unidade Militar de Emergências (UME) como exemplo de unidade de elite das Forças Armadas contra catástrofes naturais.
Vários países latino-americanos se interessaram em implantar uma unidade deste tipo e a Espanha ofereceu sua ajuda.
YAHOO NOTÍCIAS ..SNB

Força Aérea dos EUA defende contrato vencido por Embraer


Reuters
WASHINGTON, 11 MAR - A Força Aérea dos Estados Unidos defendeu nesta segunda-feira sua decisão de conceder à Embraer e sua sócia Sierra Nevada um contrato de 428 milhões de dólares para a entrega de 20 aviões de ataque leve, apesar de enfrentar protestos renovados da Beechcraft.
"Estamos confiantes que esta decisão é bem fundamentada e que as propostas dos ofertantes foram total e justamente consideradas dentro do critério de avaliação", disse o porta-voz da Força Aérea, Ed Gulick, que não tinha nenhum comentário imediato sobre se seria emitida uma ordem de paralisar as encomendas.
A Beechcraft, conhecida anteriormente como Hawker Beechcraft, afirmou na sexta-feira passada que vai protestar contra a decisão, que se seguiu após uma nova concorrência realizada no ano passado.
A Embraer e a Sierra Nevada venceram um contrato inicial de 355 milhões de dólares em dezembro de 2011 para o fornecimento de aviões Super Tucano a serem usados no Afeganistão, mas a licitação foi suspensa após ser contestada pela Hawker Beechcraft.
O novo protesto é o capítulo mais recente de uma saga sobre a aquisição de equipamento militar envolvida com política. Representantes brasileiros expressaram desânimo no ano passado quando o contrato original com a Embraer foi suspenso, e consequências políticas do caso também surgiram na campanha eleitoral presidencial dos EUA.
A Força Aérea norte-americana desistiu de conceder o contrato inicial à Sierra Nevada e Embraer depois que encontrou "deficiências no processo de documentação que não poderia confirmar a adequação da decisão anterior", disse Gulick.
Nesta segunda-feira, ele disse que o mais recente contrato concedido à Sierra Nevada e Embraer envolveu um novo "time de avaliação, conselheiros internos e externos e uma nova autoridade para seleção".
Um órgão do governo norte-americano que supervisiona compras federais questionadas tem até 100 dias para decidir sobre o assunto.
A Beechcraft saiu de um processo de concordata no mês passado. A fabricante disse em um comunicado que a decisão da Força Aérea coloca 1.400 empregos em risco no Estado do Kansas e outros locais nos EUA.
Na noite de sexta-feira, a Embraer e Sierra Nevada disseram que sua oferta na competição dá garantia a manutenção de mais de 1.400 empregos nos EUA e acrescentou que o Super Tucano será montado em Jacksonville, na Flórida.
A Sierra Nevada conta com 2.500 trabalhadores e a Embraer tem 1.200 funcionários nos EUA.
(Por Andrea Shalal-Esa) 
SNB
Ilia Kramnik..

A questão do desenvolvimento de um novo bombardeiro de longo alcance (PAK DA, na sigla em russo), que entre 2020 e 2030 irá substituir as aeronaves Tu-95MS e Tu-22M3 (os bombardeiros mais modernos Tu-160 permanecerão em operação), volta novamente a ser discutido na imprensa.

Segundo algumas fontes, a Força Aérea já determinou o perfil da nova máquina. Será uma aeronave subsónica de grande raio de ação e quase invisível. De acordo com dados da mídia, a aeronave está sendo desenvolvida pela empresa de construção aeronáutica Tupolev.
Cortina de fumo de secretismo
No entanto, é bem possível que a informação divulgada na imprensa não corresponda totalmente à verdade. Os militares e os serviços secretos russos sabem esconder seus verdadeiros planos de forma profissional. Alguns dados publicados na imprensa suscitam dúvidas entre os especialistas. Antes de mais nada, devido à situação atual da empresa Tupolev, que hoje, na opinião de muitos peritos, não está em condições de realizar por si só um desenvolvimento de tal nível. Portanto, conjetura-se que um dos participantes (e, possivelmente, o principal) da cooperação seja o Gabinete de Projetos Sukhoi. A empresa possui experiência de desenvolvimento de aeronaves pesadas, ainda que bombardeiros de longo alcance desenvolvidos por ela não fossem colocados ao serviço.
Presume-se que o desenvolvimento do PAK DA possa basear-se no jato de quinta geração T-50 no âmbito do projeto PAK FA. Em particular, o bombardeiro pesado poderá ser dotado de quatro motores AL-41 (produto 129), semelhantes aos que serão instalados nos caças T-50 de fabricação em série.
O novo bombardeiro terá uma carga útil de armamento aproximadamente igual à dos aviões Tu-22М (até 20 toneladas). Graças aos motores econômicos de nova geração, seu alcance será próximo do do Tu-160.
Subsônico, supersônico, hipersônico?
Também não se deve tomar por garantido que a velocidade da nova máquina não exceda a velocidade do som.
Deve-se ter em conta que o novo bombardeiro irá substituir não só os Tu-95 estratégicos, mas também os bombardeiros Tu-22M de longo alcance, entre cujos objetivos está o combate antinavio. Para esta missão, a velocidade supersônica é absolutamente indispensável: a nova aeronave deverá ser capaz de vencer a defesa antiaérea dos navios do opositor e esquivar-se a ataques dos caças embarcados.
Ao mesmo tempo, a criação de uma aeronave hipersônica também parece quase inverosímil. A par de problemas tecnológicos no processo de desenvolvimento, tal teria um custo astronômico de fabricação. Devido a isso, sua produção em série (de 120 a 150 aviões) não será viável.
A Rússia herdou da URSS enorme experiência de desenvolvimento e operação de aviões supersônicos de longo alcance na Força Aérea e na aviação embarcada da Marinha. Portanto, tal solução caberia perfeitamente na lógica do desenvolvimento desse tipo de armas. Uma plataforma de longo alcance e velocidade supersônica será útil inclusive para a Marinha russa como aeronave de reconhecimento e determinação de alvos. A Marinha está apostando, como antes, no poder de fogo dos navios de superfície e submarinos porta-mísseis. Para estas embarcações, a existência de um "apontador" externo é um elemento criticamente importante.
Ainda é difícil dizer em que medida esses raciocínios correspondem ao modo de pensar dos chefes do Ministério da Defesa russo e da Corporação Unida de Construção Aeronáutica. No entanto, já há pouco tempo para conjeturas: a nova aeronave deverá decolar antes do fim deste decênio.
SNB

Satélite russo colidiu com fragmento de satélite chinês


O mini-satélite russo Blits colidiu com um fragmento do satélite meteorológico chinês Fengyun-1C.

Segundo os cientistas, a massa do fragmento podia não exceder 0,08 g. Bastou, porém, para alterar bruscamente os parámetros da órbita do satélite russo, que pesa apenas 7,5 kg. Este foi o segundo caso da história de colisão de artefatos em órbita.
O satélite Blits é uma bola refletora de vidro, destinado a acionar o sistema internacional de sondagem a laser.
O Fengyun-1C era um satélite que foi destruído em 2007, aquando do teste de uma arma anti-satélite pela China.
Serão necessárias observações adicionais para definir os danos sofridos pelo Blits e a viabilidade de continuação de sua utilização.
VOZ DA RUSSIA...SNB

ARGENTINA "A INGLATERRA INVADIU AS ILHAS MALVINAS, DESALOJANDO E ARGENTINA MASSACRANDO A POPULAÇÃO"


O analista internacional Marcelo Gullo, questionou a legitimidade do referendo sobre as Ilhas Malvinas, dizendo que o Reino Unido preso ilegalmente as ilhas massacrando a população local e trazendo seus próprios cidadãos para o arquipélago.
"O referendo não é legítimo, e não há uma história deste tipo, onde as Nações Unidas foi expresso ao dizer que este tipo de referendo é inválido, ou não tem compromisso legal", disse o especialista, referindo-se ao caso de Gibraltar.

"Porque há uma população nativa que vota decidir o seu destino, mas é uma população transplantado de uma metrópole da Inglaterra para as ilhas", argumentou.
"A Inglaterra invade Malvinas, a população da Argentina, expulsos pela força, as matanças, então lida com sua população de Inglaterra trouxe para as ilhas, e depois de um tempo o ocupante pretendia, que expulsou população da Argentina pela força, dizer que é dono das ilhas, e é uma incongruência absoluta ", superou o analista.
Por sua vez, o analista internacional, Stella Calloni, considerado o referendo sobre as Malvinas "desrespeitosas para a política", "uma piada" pelo Governo britânico, que tem organizado "por não entregar as ilhas, como corresponde ao processo global de descolonização ". "É como se eu fosse um referendo em um bairro de Londres, para perguntar se querem ou não ser britânico", compara o especialista.
Este domingo é iniciado dois dias referendo sobre o estatuto político das Ilhas Malvinas, um território disputado em 12.000 quilômetros de Londres e 500 milhas ao largo da costa da Argentina. Espera-se para votar cerca de 1.600 dos 3.000 habitantes da ilha. Os eleitores devem responder "sim" ou "não" à pergunta: "Você quer que as ilhas conservar o seu estatuto político atual como um território ultramarino do Reino Unido?".
Há uma população nativa que vota decidir o seu destino, mas uma população transplantado de uma metrópole da Inglaterra para as ilhas "
Anteriormente, o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, disse: "Este referendo não tem legitimidade alguma" e que-disse-um em cada três habitantes das Malvinas é militar britânico e consulta apenas cerca de 1.500 moradores vão votar e ter cidadania britânica.actualidad.rt.com,,,SNB

O EXÉRCITO ARGENTINO RECEBEU A TAM PRIMEIRO TANQUE MODERNIZADO


Exército argentino recebeu o primeiro tanque TAM (Tanque Argentino Médio)modernizado pela empresa israelense Elbit , no Exército site.

Melhorias que os projetos sejam concluídos em toda a frota da TAM (em torno de 235 unidades) incluir a substituição de mecanismos hidráulicos de movimento da torre, manga, elétrica térmica para a arma, estabilizado instalação do sistema COAPS (Comandante Arquitetura Aberta Panorâmica Sight) com dia e noite câmeras, um sistema de alerta precoce ELBIT (com detecção de sistemas de orientação a laser e radar). Além disso, você irá instalar uma unidade auxiliar de potência para sistemas operacionais sem a necessidade de manter o veículo em funcionamento.Um aumento do nível de proteção blindada, você instalou abas que protegem as filmagens e algumas das faixas para aumento da sobrevida em caso de impacto.
Este primeiro protótipo entregue (em um processo que é bastante extensa) é esperado para ser o modelo para outros veículos para continuar, embora as datas de entrega ainda desconhecidos dos próximos unidades modernizadas.
SNB

EUA PREPARA UMA AERONAVE CAPAZ DE SUBSTITUIR OS HELICÓPTEROS DO EXÉRCITO


Os EUA do Departamento de Defesa está trabalhando através de Agência de Pesquisa de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), em uma aeronave que pode pousar e decolar verticalmente, da mesma forma que um helicóptero. O programa, que pretende substituir parte das operações é agora atribuída aos helicópteros do Exército, é capitaneado pela DARPA, e foi chamado de "VTOL-X-Plane" (Vertical Take-Off and Landing). Ela terá um investimento inicial de 150 milhões de dólares (cerca de 114 milhões) e vai se especializar na criação de um modelo inovador de aeronaves, que pode refinar defeitos com um helicóptero para criar o que, uma vez que a agência do Departamento de Defesa dos EUA , é considerado como "a próxima geração de vôo vertical."
A instituição norte-americana justifica a implementação deste projeto dizendo que os helicópteros "são mais vulneráveis ​​às armas inimigas. Existem operações que exigem mais velocidade para encurtar a missão e para reduzir a exposição ao adversário." O novo protótipo é ter uma maior capacidade de transporte da carga, além de um aumento da velocidade e da mobilidade, que pode ser atingido altura por alguns jactos (550 km / hora). Quanto à sua utilização, não só estar focado no campo militar, também à civil, se deseja realizar resgates ou vigilância conduta.
Segundo Ashish Bagai, diretor da DARPA, o projeto foi levantada "como um desafio para engenheiros e industriais e de inovação para impulsionar uma melhoria em quatro áreas:. Velocidade, eficiência deslize, cruzeiro e capacidade de carga útil" Como para o tempo que vai iniciar os testes de vôo, calcula-se que serão necessários pelo menos três anos. Além disso, não se sabe se o equipamento será aberta.
(Javier Martinez)
Defensa.com..SNB

ALEMANHA RHEINMETALL IRÁ FORNECER O BUNDESWEHR EQUIPE DE INFANTARIA "GLÁDIO".


O ano de subscrição pediu alemã Rheinmetall fornecendo equipamentos avançados para 900 soldados (90 seções ou esquadrões), a assinatura de um contrato com a Agência Federal de Tecnologia e Aquisição de Material de Defesa (BWB), em Koblenz.

As unidades serão implantadas no Afeganistão, em 2013 e 2014 será o primeiro a ser equipado com o Gladius, representando o primeiro estágio no processo de tropas melhorou com capacidades significativas nos cinemas hoje e amanhã.
Em 2009, Rheinmetall garantiu um contrato para desenvolver um demonstrador de pré-produção para o Bundeswehr, que completa o sistema básico do soldado IDZ futuro encomendado pela Alemanha em 2005, em resposta a um pedido interino operacional urgente.A melhoria das capacidades dos actuais desenvolvimentos a longo prazo são particularmente altamente avançado a sua eficácia de comando, redes e controle e combate. Tem uma abordagem de design holístico, que leva em conta as necessidades operacionais dos modernos sistemas complexos derivados para os soldados, fingindo ser o primeiro subsídio e principal um pelotão de infantaria de 10 homens e de seus veículos em um ambiente operacional de rede, consistindo em componentes de reconhecimento, comando e controle e de armas, permitindo a troca rápida de informação e partilha de conhecimento da situação, como base para o planejamento e realização de atividades.O piso recebe todos os dados relevantes da situação tática, posição das forças amigas, missão e status do sistema. Inclui GPS e sistema de navegação inercial e uma bússola magnética, que fornecem orientação confiável no chão. Também são impressionantes características ergonômicas, principalmente em relação à redução de peso, a miniaturização e integração de componentes individuais otimizados. As uniforme de combate modulares, armaduras e sistema de arreios fornecer uma excelente protecção de detecção no espectro visual e infravermelho e comparado com o tempo (mesmo em zonas climáticas extremas) e especialmente agentes químicos e biológicos. Características do equipamento à prova de fogo e proteção. Ele integra uma espinha dorsal contendo a eletrônica de rádio, o computador central, baterias e módulo de GPS.O Grupo Rheinmetall transferiu formalmente seu novo IdZ-ES (Infantariest der Zukunft), Sistema Soldado do Futuro para a Bundeswehr,  em 7 de março de 2013. O "Infanterist der Zukunft - Erweitertes System" ou "Soldado do Futuro - Sistema Reforçado", IdZ-ES também é conhecido como "Gladius".

A cerimônia de entrega coincidiu com o “Campeonato Internacional de Esqui" organizado pela 10 ª Divisão Blindada , em Ruhpolding, na Alta Baviera. Bodo Garbe, membro do Conselho Executivo da Rheinmetall Defence, simbolicamente entregou o Gladius para o Tenente-General  Bruno Kasdorf, Chefe do Estado-Maior do Exército Alemão, e Harald Stein, presidente daFederal Office of Bundeswehr Equipment, Information Technology and In-Service Support (BAAINBw).
"O novo IdZ-ES é uma, solução original inovadora e  abrangente. Pela  primeira vez, foi possível implementar um projeto inteiramente novo para um sistema de soldado e entregá-lo para as tropas. Graças ao Gladius, como nós o chamamos na Rheinmetall, soldados de infantaria alemães podem agora desempenhar um papel ativo em uma rede conectadaa para a guerra (network-enabled warfare)", declarou Bodo Garbe, na entrega oficial cerimônia do sistema, em Inzell, Alemanha.
A  disponibilidade eo fluxo de informações no campo de batalha são pelo menos tão importantes quanto a proteção poder de fogo e mobilidade. O IdZ-ES automaticamente fornece a cada soldado com informação próximo do  tempo real.
O Grupo Rheinmetall,  baseado em Düsseldorf, Alemanha, ganhou o contrato para desenvolver o sistema IdZ-ES  em 2006. O governo alemão encomendou um primeiro lote de 30 sistemas em 2012, que está sendo entregue pela Rheinmetall conforme o plano. (Cada sistema é projetado para equipar uma seção de 10 homem.) As tropas têm agora até junho de 2013, para praticar o uso de novos sistemas antes de implantá-lo no Afeganistão.
A Rheinmetall recebeu uma encomenda adicional, em janeiro de 2013, para fornecer mais  60 sistemas. Esta encomenda é no valor de € 84 milhões de Euros e inclui equipamentos para 60 seções de infantaria, ou seja, 600 soldados.
A entrega será em dois lotes de 30 sistemas cada um, o primeiro, em meados de 2013, a segunda no fim do ano. Isso garante que os próximos dois contingentes da Bundeswehr que irão para o Afeganistão receberão o novo equipamento a tempo de se familiarizar com ele.

O Gladius dá a Bundeswehr o mais avançado sistema mundial de soldado. Fielding é um passo importante no processo de melhoria do equipamento das forças de infantaria em futuras operações implantados, aumentando assim a capacidade de sobrevivência do soldado individual.
SNB

sábado, 9 de março de 2013

Elbit Toma as novas encomendas de Hermes 900, Desenvolve Marítima Versão de UAS

por  CHRIS POCOCK...Elbit Systems anunciou novas encomendas a partir de casa e no exterior para o seu top-of-the-line Hermes 900-série UAV sistema. O Israel Defense Forces ( IDF ) fez um pedido de follow-on em 31 de dezembro do ano passado, após ter comprado o sistema em 2010. IDF também financiou alguns novos recursos, incluindo a reconfiguração rápida de cargas, em um contrato separado colocado em janeiro no valor de $ 35 milhões. A empresa também vendeu um Hermes 900 sistema composto por múltiplas UAV s e estações terrestres para "um cliente na América."Elbit está oferecendo agora uma versão de vigilância marítima da Hermes 900, que foi exibido pela primeira vez na recente Índia mostram Aero em Bangalore. A carga inclui um radar de vigilância marítima, bem como o sensor eletro-óptico padrão, além de um sistema de vigilância eletrônica e sistema de identificação automática ( AIS ) para o transporte. De olho longa costa da Índia, Elbit registar que as aeronaves de patrulha marítima não poderia cobrir o país de 200 milhas zona de exclusão marítima econômico ( ZEE ), sem o benefício de cross-cueing de um sistema de vigilância de área ampla, como o Hermes 900. Elbit reivindicações que o UAV poderiam voar até 1.000 nm graças offshore para comunicações por satélite, e fazer descidas freqüentes de maior altitude para que o EO / IR sensor pode identificar os navios. O sistema de comando-e-controle está alojada em um abrigo único que pode permitir que ele seja transportado por navios. Elbit fez uma parceria com outra empresa israelense, Marint, para oferecer software marítima avançados de análise que podem explorar os dados de múltiplas fontes. "O comportamento navio é analisado para detectar comportamento anômalo e suspeito que difere dos padrões marítimos de rotina", disse a empresa.
Enquanto isso, a joint venture Elbit no Brasil com a Embraer aceitou um novo sócio: brasileiros UAS Avibras desenvolvedor. Sistemas de Harpia, doravante, apenas 40 por cento de propriedade da companhia israelense, abaixo dos 49 por cento. Avibras traz para a joint venture seus Falcão (Falcon) UEA , que está sendo desenvolvido para a força aérea brasileira. Este último também está comprando Hermes 450 UEA s de Sistemas de Harpia.
.ainonline.com...SNB

Dilma adia novamente a escolha de novos caças para a FAB

DA REUTERS...A presidente Dilma Rousseff adiou novamente a escolha de um fornecedor para 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), o que significa que o país provavelmente não terá sua frota de aviões de combate renovada para a segurança da Copa do Mundo de 2014.

A FAB enviou nesta semana uma comunicação para as três empresas que são finalistas da concorrência de mais de US$ 4 bilhões solicitando que renovem suas propostas, que deveriam expirar em 30 de março. 
O pedido estende o prazo da licitação em até mais seis meses, disse a FAB no comunicado enviado por e-mail à Reuters.

Os finalistas na disputa são o F/A-18 Super Hornet da Boeing, o Rafale da Dassault Aviation e o Gripen da Saab.

A extensão do prazo efetivamente acabou com as esperanças das fabricantes dos caças de que Dilma pudesse anunciar sua decisão neste mês. As empresas podem agora ter que recalcular partes críticas de suas propostas.

Dilma tem hesitado em tomar uma decisão sobre os caças, citando preocupações sobre o valor elevado do negócio no momento em que a economia do Brasil busca se recuperar.

Fontes disseram à Reuters que, por causa do tempo necessário para negociar um acordo e depois fabricar os caças, agora é logisticamente impossível que as aeronaves novas sejam entregues antes de o Brasil sediar a Copa do Mundo, em junho de 2014
SNB

Exército ainda prepara escolas de formação de tropas combatentes para receber mulheres

Cristiane Ribeiro...Seis meses depois de sancionada a Lei 12.705, que dá prazo de cinco anos para o Exército preparar suas três escolas de formação de tropas combatentes para receber mulheres, os estudos para promover as adaptações nas unidades ainda estão na fase inicial. O grupo de trabalho criado pelo Exército está coletando dados nas escolas para elaborar documento com as recomendações.
O Centro de Comunicação Social do Exército, em nota, respondeu que o ingresso das mulheres nas referidas escolas ainda depende de regulamentação. Com a mudança, as mulheres que cursarem a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) ou a Escola de Sargentos das Armas (ESA) poderão integrar patrulhas e missões de confronto e de paz.
Enquanto esperam, as que optam pela carreira militar no Exército desempenham funções nas áreas de saúde, direito, informática, comunicação social, medicina veterinária, enfermagem e magistério. Entre os cerca de 200 mil militares da Força em todo o país, elas são 7 mil, ou 3,5% do efetivo.
As mais persistentes, no entanto, já chegaram à Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro, considerada uma das tropas mais exigentes e bem treinadas das Forças Armadas. Desde 2006, o curso básico de formação de paraquedistas militares, para voluntários, formou 54 mulheres. Neste ano, mais três estão prestes a finalizar o curso de seis semanas.
As três mulheres dividem a turma com 205 homens. Elas não se intimidam com o treinamento rigoroso, de exercícios físicos e muita pressão psicológica durante oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. O uniforme camuflado não tem corte feminino, apenas a numeração é menor. O esforço desafia os limites do corpo e da mente no vale-tudo para fazer parte da elite paraquedista do Exército, os conhecidos boinas grená e botas marrom.
“O curso trabalha a parte motora e o emocional do aluno, até ele atingir o equilíbrio e ter condições de saltar, tornando-se um paraquedista. Exigimos resistência, coragem, determinação e liderança e as mulheres têm correspondido. Já tivemos caso de desistência voluntária, mas a maioria delas chega ao fim com o mesmo fôlego do início”, explica o instrutor do curso, major Alan.
Como os homens, as mulheres participam dos exercícios simulados de salto com armamento e mochila na altura do ventre, com material de sobrevivência, cujo peso fica em torno de 10 quilos. O equipamento completo de salto, incluindo o paraquedas, pesa 40 quilos.
A identificação dos alunos é feita por números no capacete. O 29 é a tenente médica pediatra Ana Carolina, de 32 anos. Mineira de Belo Horizonte, solteira, ela está há um ano no Exército. Disse que optou pela carreira militar porque sempre teve interesse em oferecer seus conhecimentos para o Exército, em regiões carentes de assistência médica, como nas fronteiras. O curso de paraquedista veio para completar sua formação.
“Obviamente, não temos a mesma força do homem, a mesma capacidade física, mas a gente também pode ter a coragem, a garra, a fibra que eles têm. Quanto ao relacionamento com os colegas, é excelente. Até pensei que fosse ter alguma dificuldade, mas na verdade eles tentam nos proteger mais do que precisavam, mas sem discriminar. Eles tentam mais é ajudar, mesmo”, relatou a médica, que depois da formatura no curso vai servir em São Luis (MA).
O capacete 276 é da sargento Alessandra Cristina Lopes Alves, de 22 anos. Nascida e criada em Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, a jovem, que também está há um ano no Exército, como técnica de enfermagem, disse que decidiu fazer o curso de paraquedista para saber o seu limite. Depois de formada, Alessandra vai servir no quartel de Caçapava (SP).
“Vim buscar o meu limite, ver se eu consigo. Deus está me dando força, coragem, porque é um curso que exige muito da pessoa. A família e os amigos ficaram com medo no início, mas agora eles aceitam porque sabem que estou feliz. Não tenho que abrir mão do que gosto, mas se queremos alcançar algum objetivo, precisamos nos afastar de algumas coisas”, disse.
Já o capacete 275 é usado por Janaína Luiza Pereira de Carvalho, de 24 anos. Ela é de Brasília, passou no concurso para técnica de enfermagem no ano passado e se mudou para o Rio de Janeiro. Mesmo admitindo não pretender seguir carreira no Exército, disse estar satisfeita com o trabalho. “Nunca sofri discriminação. Pelo contrário, meus amigos me apoiam. Acho que vale a pena pelo crescimento pessoal”. Depois do curso, Janaína voltará para Brasília. Irá servir no Hospital do Exército.
 Agência Brasil..SNB

Ensaio de partida a frio do motor SPD

Campo Montenegro,

Como conseqüência do andamento dos serviços de comissionamento do banco de provas do motor SPD (Sistema de Propulsão para Defesa), da Divisão de Propulsão Aeronáutica (APA), foi realizado um ensaio demonstrativo do sistema pneumático de partida a frio do motor, no dia 26 de fevereiro de 2013. No momento da demonstração, estiveram presentes o Exmo Sr Diretor do IAE Brig. Eng. Kasemodel, o Ten. Cel. Fonseca (Chefe da Subdiretoria de Aeronáutica e Defesa), o Ten. Cel. Garcia (Chefe da APA), o Eng. Monteiro (Chefe da Subdivisão de Turbinas a Gás), o Eng. Manfrin (Diretor do Grupo TGM) e o Eng. Roma (Chefe do programa de turbinas a gás do Grupo TGM).
Os trabalhos de comissionamento do banco de provas do motor SPD seguem em ritmo acelerado estando, atualmente, em implementação o sistema de injeção de combustível e lubrificação do motor. Veja as fotos.

Fotos: Laboratório de Registro de Imagens- IAE
SNB

SERVAL - Al Qaeda queria Mali como base global para ataques

Tiemoko Diallo, Alexandria Sage..
.As forças francesas no Mali descobriram várias toneladas de armas em poder de combatentes ligados à Al Qaeda que planejavam usar o norte desse país africano como base para ataques internacionais, disse o ministro francês da Defesa nesta sexta-feira.
A França iniciou em 11 de janeiro uma intervenção militar em sua ex-colônia contra os militantes islâmicos que controlavam dois terços do norte do Mali.
A ofensiva, em conjunto com tropas de países africanos, conseguiu conter o avanço dos rebeldes rumo ao sul e expulsá-los das principais cidades do norte malinês. Mas os militantes continuam resistindo em montanhas próximas à fronteira com a Argélia.
Falando no fim de dois dias de visita ao Mali, o ministro Jean-Yves Le Drian disse que os rebeldes islâmicos, muitos deles não-malineses, estavam bem armados e pretendiam criar um "santuário terrorista" neste país pobre e árido.
"O que mais me chamou a atenção foi a escala dos arsenais que descobrimos no norte e na região de Gao. Havia certamente o desejo de fazer desta uma base para ações internacionais", disse Le Drian a jornalistas em Bamaco, a capital malinesa.
Nesta semana, os soldados franceses mataram cerca de 15 militantes e capturaram um cidadão francês que lutava com os rebeldes islâmicos, depois da descoberta de um pequeno Exército jihadista no vale do Ametetai. Cerca de 30 soldados franceses ficaram feridos nos confrontos.
Também nesta sexta-feira, Le Drian disse a uma rádio que as forças francesas estavam descobrindo armas rebeldes "às toneladas" e que um arsenal achado no vale do Ametetai incluía armas pesadas, material para explosivos improvisados e coletes para o uso de homens-bombas.
Ele disse que o francês capturado, junto com vários prisioneiros tomados em combate, será extraditado em breve para a França.
Na quarta-feira, o presidente da França, François Hollande, disse que seu país vai começar a retirar seu contingente do Mali em abril, um mês depois da previsão inicial.
Le Drian afirmou que, antes de começarem a se retirar, as forças francesas ainda precisam expulsar os militantes do nordeste do Mali e proteger a região de Gao, no leste, um ex-reduto dos rebeldes.
"Estamos 70 por cento lá ... mas precisamos fazer 100 por cento", disse ele nesta sexta-feira. "A missão dada às nossas forças pelo presidente da República é ter êxito na libertação de todo o território malinês ... então haverá mais combates."
REUTERS...SNB