terça-feira, 17 de julho de 2012

SUBEX-REF 2012


No período de 4 a 14 de julho, a Marinha do Brasil realizou uma grande Manobra Operativa na região de Itaóca, na costa sul do Espírito Santo, reunindo cerca de 650 militares e quase 100 viaturas e equipamentos de engenharia. A coordenação da SUBEX-REF 2012 foi do Comando da Tropa de Reforço e envolveu todas as suas unidades subordinadas, como o Batalhão de Viaturas Anfíbias, o Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha, a Companhia de Apoio ao Desembarque, a Companhia de Polícia e a própria Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores. O importante evento do calendário operativo do Corpo de Fuzileiros Navais teve como propósito adestrar a TrRef no provimento do apoio logístico e do apoio em movimento aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais formados no âmbito da Força de Fuzileiros da Esquadra.
Da esquerda para a direita, em primeiro plano: Contra-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro, Comandante da Tropa de Reforço (TrRef); Vice-Almirante (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE); e Ronaldo Olive, Consultor Técnico de Tecnologia & Defesa
 acompanhou o evento com exclusividade e, em sua próxima edição impressa, apresentará completa cobertura do mesmo. As fotos a seguir são uma pequena amostra das atividades realizadas no transcorrer da Manobra.
Fuzileiro Naval utiliza detector de minas terrestres
Equipe da Companhia de Polícia faz a guarda de um "prisioneiro"
O moderno hospital de campanha da Unidade Médica Expedicionária da Marinha
Um CLANF do Batalhão Anfíbio utilizando o kit adicional de blindagem reativa
CLANF em progressão por terreno repleto de obstáculos erguidos pelo "inimigo"
Remoção de fuzileiro ferido para a retaguarda, realizada por equipe de socorristas trajando apatrechos de proteção NQB
Fuzileiro Naval equipado com máscara, luvas e demais apetrechos de proteção NQB
Fuzileiros Navais da Companhia NQBR prontos para uma faina de descontaminação
Modernas instalações de descontaminação são utilizadas pela Cia NQBR
A Unidade Médica Expedicionária da Marinha conta com avançados recursos para salvar a vida dos feridos em combate
CLANF durante deslocamento anfíbio
Travessia de curso dágua realizada por equipes de engenharia
Transposição de curso dágua com transporte de suprimentos e veículos, realizado pelo pessoal da engenharia de combate
Ambulância Land Rover pronta para prestar apoio médico de remoção de feridos em combate
Equipes da engenharia de combate preparam uma área de transposição de curso dágua
Uma ponte de travessia montada sobre pontões flutuantes pela engenharia de combate
As espartanas acomodações na base de Fuzileiros Navais em Itaóca, ES
TECNOLOGIA &; DEFESA  SEGURANÇA NACIONAL BLOG

KMW entrega projetos estruturais à Prefeitura de Santa Maria.


O diretor geral da Krauss Maffei Wegmann (KMW) do Brasil, Christian Böge, esteve na tarde desta segunda-feira (16) na Prefeitura para dar início aos protocolos dos primeiros projetos referentes a instalação da unidade da gigante alemã fabricante de blindados em Santa Maria (Rio Grande do Sul).
Acompanhado de representantes da empresa Build, Christian Böge foi recebido pelo prefeito Cezar Schirmer, que determinou ao Escritório da Cidade que inicie a análise do estudo de impacto de vizinhança da planta que será erguida numa área de 18 hectares, próximo à Universidade ULBRA. A unidade terá 40 mil metros quadrados de área construída e uma pista de testes para veículos blindados.
Na oportunidade, Christian Böge confirmou que o presidente mundial da KMW, Frank Haun, acompanhado de uma comitiva de diretores da fabricante de blindados alemã estará em Santa Maria, no dia 17 de setembro, para o lançamento da pedra fundamental da obra. O início das operações também foi confirmado para março do ano que vem.De acordo com a KMW, em no máximo 15 dias estará dando entrada na Prefeitura o projeto definitivo da planta do empreendimento, com o relatório de impacto ambiental sendo encaminhado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Na próxima semana também estará finalizado o layout da sede da KMW em Santa Maria que, inicialmente, trabalhará na manutenção de blindados Leopard 1A5 BR e desmobilização das unidades Leopard 1A1 Be.
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Cervejaria de Belém quer ganhar o mundo


GISELE TAMAMAR - Agencia Estado
SÃO PAULO - Os norte-americanos, asiáticos e europeus vão conhecer os sabores da cerveja artesanal da Amazônia no ano que vem. A Amazon Beer, cervejaria com sede em Belém, pretende exportar seus produtos já no primeiro semestre de 2013. A intenção é surpreender o mercado internacional com uma mistura de malte e frutas típicas da região.
"O mundo está globalizado e a cerveja é mundial. Acredito que temos um produto com potencial grande e único, com um forte apelo da Amazônia", avaliou o diretor da cervejaria, Arlindo Guimarães. A Taperebá Witbier, um dos produtos que serão exportados, tem 4,7% de teor alcoólico e foi lançada este ano. A bebida é aromatizada com o fruto, também conhecido como cajá, e leva dois tipos de malte: trigo e cevada.
Criada em maio de 2000, a cervejaria cresce em média 20% ao ano. Para 2012, a meta é alcançar 30% e em 2013 faturar 70% a mais com a expansão para o mercado internacional. Para pavimentar esse caminho, no ano passado foram investidos R$ 9,1 milhões na inauguração de um parque fabril no Distrito Industrial de Belém. O local hoje pode produzir 70 mil litros por mês, mas a meta da Amazon Beer é dobrar a capacidade quando as exportações ganharem espaço. Caso seja necessário, com pequenos ajustes na planta, a produção pode chegar a 300 mil litros todos os meses.
Quando decidiu abrir o negócio, Guimarães precisou estudar o mercado e, principalmente, acertar na escolha do mestre cervejeiro. Ele optou por Reynaldo Fogagnolli, que já trabalhou na Brahma e fez cursos na Alemanha. No início, a produção era de apenas 12 mil litros ao mês. Hoje, são produzidos 100 mil litros. Mas, antes de focar nas exportações, o planejamento do empresário, neste ano, é consolidar a Amazon Beer no mercado brasileiro - atualmente, as cervejas da Amazônia podem ser encontradas no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e, claro, no Pará.
Atualmente, as variedades especiais da bebida representam entre 4% e 5% do mercado brasileiro de cervejas. Na avaliação da presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem), Cilene Saorin, a expectativa é atingir 10% em dez anos. Mas o cenário positivo vai depender, principalmente, de três aspectos: econômico, demográfico e também o cultural. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
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Nave russa Soyuz TMA-05M com três tripulantes se acopla com sucesso à ISS


EFE
MOSCOU - A nave russa Soyuz TMA-05M, com três tripulantes a bordo, acoplou-se nesta terça-feira, 17, com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. "O engate aconteceu em regime automático e na hora prevista", disse um porta-voz do CCVE citado pela agência oficial russa "RIA Novosti".
A Soyuz levou à ISS o cosmonauta russo Yuri Malenchenko, a americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide, que integram a 33ª expedição à plataforma orbital. Uma vez verificado o hermetismo do acoplamento, a escotilha será aberta, o que deverá acontecer entre 4h25 e 4h55 (horário de Brasília). Os recém-chegados, que permanecerão seis meses no espaço, serão recebidos pelos atuais tripulantes da ISS: os russos Gennady Padalka e Sergei Revin e o astronauta da Nasa de origem porto-riquenha Joe Acaba. Assim que os três novos integrantes da plataforma orbital se acomodarem, Sunita exercerá a função de engenheira de voo até setembro, quando substituirá Padalka como comandante.
A americana de origem indiana é a mulher que permaneceu mais tempo no cosmos e também a que mais horas passou fora da ISS em caminhadas espaciais. A manobra de engate desta terça-feira coincidiu com um importante aniversário na história da prospecção espacial: em 17 de julho de 1975 aconteceu o acoplamento da nave soviética Soyuz-19 e da americana Apolo 18, que se tornou um símbolo da distensão entre as duas potências.
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Argentina e Venezuela fazem pacto militar


ARIEL PALACIOS , CORRESPONDENTE / BUENOS AIRES - O Estado de S.Paulo
O ministro de Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, reuniu-se em Caracas durante dois dias com seu colega venezuelano, Harry de Jesús Rangel, e assinou um memorando de cooperação para aprofundar as relações bilaterais. O objetivo é intensificar o treinamento e a troca de informações em tecnologia bélica.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que a aproximação entre os dois países na área militar "é uma importante aliança estratégica para levantar essa capacidade ofensiva do Mercosul". Chávez, depois de celebrar a entrada de Caracas como o quinto membro pleno do bloco, afirmou que a região precisa se consolidar como uma grande área de paz sul-americana. "Uma zona de democracia onde nunca mais ocorram golpes de Estado nem invasões", segundo ele.
Os equipamentos das Forças Armadas argentinas estão sucateados, segundo afirmam especialistas militares em Buenos Aires. Puricelli e Rangel afirmaram que 51 oficiais venezuelanos estão "sendo treinados" atualmente na Argentina.
Paradoxalmente, o governo argentino, que está se aproximando da Venezuela na área militar, é um importante parceiro de Washington. Em 1998, quando o país era governado por Carlos Menem, Buenos Aires ganhou status de "aliado extra-Otan", designação dada pelo governo americano para parceiros estratégicos que não são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Fontes do Ministério da Defesa da Argentina fizeram questão de ressaltar ao Estado que essa aliança, forjada nos anos 90, atualmente é uma "mera formalidade". No entanto, nenhum governo argentino jamais solicitou o fim desse status especial com os EUA.
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segunda-feira, 16 de julho de 2012

Combate simulado - EPTV

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A Líbia é nossa

A Líbia pediu ajuda ao governo brasileiro para reaparelhar a Força Aérea do país, que terá aviões Super Tucano, da Embraer, na sua frota. As encomendas podem chegar a 24 unidades nos próximos anos. Além disso, um grupo de 22 empresas brasileiras de diversos setores está sendo convidado a se instalar no país, e terá preferência nos negócios em relação a concorrentes de outras nacionalidades. Entre elas estão nomes como a Marfrig, de alimentos, e a PlayTrue Solutions, de software, além de outras companhias da área de defesa.
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Um navio militar EUA abriram fogo contra um barco nas águas do Golfo


Um navio de abastecimento da Marinha dos EUA, o Rappahannock USNS , abriu fogo nesta segunda-feira contra um barco pequeno motor nas águas do Golfo, a 16 km de porto Jebel Ali em Dubai, depois que ela se aproximou dele, ignorando sua avisos, de acordo com fontes do Pentágono. O incidente resultou em uma morte no vaso não identificado, e três feridos. Segundo a emissora de TV Prima, estatal iraniana, a tripulação são cidadãos indianos, relatórios Angeles Espinosa a partir de Dubai.
A pequena embarcação parecia caminhar para o porto de Dubai,quando entrou no perímetro de segurança que fazem os navios de guerra americanos. Soldados dos EUA alertou os ocupantes verbalmente quando ele tinha cerca de uma milha. A Marinha afirma que tem operado como procedimentos habituais de defesa no mar.
Vendo que a lancha ignorado os sinais de alerta, o comando de Rappahannock USNS dispararam uma salva de aviso. "De acordo com as garantias processuais da Marinha, os soldados USNS Rappahannock no número de entrevistados utilizaram um pré-planejada, não-letal, para avisar o navio antes de recorrer à força letal", disse o porta-voz Greg Raelson Marinha dos EUA disse em um comunicado.
"A tripulação americana repetidamente tentou advertir os operadores de barco para manter-se longe, dada a sua abordagem deliberada.Quando esses esforços não conseguiu parar o barco, equipamentos de segurança no Rappahannock disparou várias rodadas de armas calibre .50 ", disse o porta-voz acrescentou.
As águas do Golfo Pérsico são palco de atrito constante pela presença contínua de navios militares norte-americanas. EUA têm uma forte presença militar no Golfo, ea Marinha tem uma base militar em Manama, Bahrain na ilha. Em janeiro, várias embarcações iranianas se aproximou navios norte-americanos que atravessam o Estreito de Hormuz , uma passo vital no Golfo Pérsico para as exportações de petróleo da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Iraque.
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Pesquisa no espaço tentará prever desastres naturais na Terra


Efe
Uma pesquisa científica a ser realizada nos próximos seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) pretende ajudar a prevenir desastres naturais na Terra. A missão teve início neste último domingo, 15, com a decolagem da nave russa Soyuz TMA-05M, que leva três cosmonautas a bordo.A fase mais tensa e complicada foi completada com êxito. Acabo de falar com os cosmonautas e eles estão bem", comemorou Vladímir Popokvin, chefe da Roscosmos, a agência espacial russa, sobre o início da 33.ª expedição à ISS.
De acordo com o programa de voo, a Soyuz vai se acoplar amanhã com a plataforma orbital, que atualmente abriga dois russos e um porto-riquenho ligado à agência espacial dos Estados Unidos (Nasa).
Os novos tripulantes são um russo, um japonês e uma americana - Sunita Williams, de origem indígena, que será a segunda mulher a comandar a ISS, em mais de dez anos de operação.
Ela atuará como engenheira de voo até setembro, quando comandará a estação em substituição ao russo Guennadi Padalka.
Um dos cerca de 40 projetos científicos a serem realizados na ISS durante os próximos seis meses consiste no teste de novos sistemas de previsão e prevenção de catástrofes naturais, além da redução e eliminação de suas sequelas.
"As fotos de alta resolução que vamos tirar permitirão ver em detalhe o que acontece, prever tendências e determinar para onde as pessoas devem ir depois de um desastre, além de determinar as suas causas", explicou o tripulante russo Yuri Malenchenko, sobre o experimento batizado de Furacão.
Recentemente, a Rússia foi atingida pelas piores inundações dos últimos anos no sul de seu território, com cerca de 170 mortes. Segundo Malenchenko, ex-tripulante da estação espacial russa Mir, já desativada, e com 514 dias de experiência no espaço, esse estudo ajudará a entender o que aconteceu. Sunita completou dizendo que a tripulação fará várias caminhadas espaciais e receberá três cargueiros russos e um japonês.
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domingo, 15 de julho de 2012

Irã renova ameaça de fechar Estreito de Hormuz


Reuters
O Irã renovou neste domingo as ameaças de fechar o Estreito de Hormuz a menos que as sanções contra o país sejam revogadas, embora não esteja claro como Teerã poderia interditar o vital canal de escoamento de petróleo, dada a significativa presença militar norte-americana no local.
O Parlamento iraniano está cogitando um projeto de lei pedindo o fechamento do estreito. A assembleia tem pouco controle sobre decisões de defesa nacional e política externa, mas apesar de a lei ser mais que tudo simbólica, indicaria o apoio legislativo por trás da decisão da liderança pelo fechamento.
"(Pelo projeto de lei) o fechamento do Estreito de Hormuz continuará até a anulação de todas as sanções impostas ao Irã", teria dito o parlamentar Javad Karimi Qoddousi segundo a agência de notícias Fars.
O projeto será analisado pelo Parlamento neste mês, disse outro legislador, Seyed Mehdi Moussavinejad, de acordo com a Fars.
As políticas externa e de defesa nacional cabem ao Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, e à Guarda Revolucionária, força de elite do governo.
O Irã tem ameaçado repetidamente interditar canal de transporte do Estreito de Hormuz, através do qual passam 40 por cento das exportações mundiais de petróleo, em retaliação às sanções de potências ocidentais sobre suas exportações de petróleo.
As sanções foram impostas por conta do programa nuclear do Irã, que o Ocidente suspeita ter por objetivo a criação de uma bomba nuclear, enquanto Teerã afirma ser destinado a propósitos pacíficos de geração de energia.
Alarmados pelas ameaças iranianas, os Emirados Árabes Unidos finalizaram um longamente esperado terminal de exportação de petróleo no Golfo de Omã, enviando o primeiro carregamento neste domingo.
O país-membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) espera aumentar para cerca de 1,5 milhão de barris de petróleo ao dia as exportações a partir das novas instalações.
Uma autoridade iraniana disse neste domingo que o duto de escoamento dos Emirados não dará conta de suprir a demanda mundial se o Estreito de Hormuz for fechado.
(Reportagem de Yeganeh Torbati) 
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O argumento moral para Drones


Washington
Para as aeronaves, aerodinâmica não-tripulado, drones levar um monte de bagagem nos dias de hoje, juntamente com seus mísseis Hellfire. Algumas pessoas acham que a própria noção de robôs assassinos profundamente perturbador. Suas operações letais dentro países soberanos que não estão em guerra com os Estados Unidos levantam polêmicas questões jurídicas. Eles se tornaram uma força de radicalização em alguns países muçulmanos. E proliferação inevitavelmente colocá-los nas mãos de regimes odiosos.
Mas a maioria dos críticos do uso agressivo da administração Obama de zangões para matar alvo concentraram-se em evidências de que eles são involuntariamente matando civis inocentes. Das regiões assoladas tribais do Paquistão vieram contos comoventes de famílias extintas por engano e das crianças como dano colateral na campanha contra a Al Qaeda. E há sérias dúvidas sobre se as autoridades americanas têm suavizado as mortes de civis.
Assim, pode ser uma surpresa ao descobrir que alguns filósofos morais, cientistas políticos e especialistas em armas acreditam armada, a oferta de aeronaves não tripuladas marcado vantagens morais sobre quase qualquer outra ferramenta de guerra.
"Eu tive dúvidas éticas e preocupações quando eu comecei a olhar para isso", disse Bradley J. Strawser , um ex-oficial da Força Aérea e professor assistente de filosofia na Naval Postgraduate School. Mas depois de um estudo concentrado de veículos pilotados remotamente, ele disse, ele concluiu que usá-los para perseguir os terroristas não só era eticamente, mas também pode ser eticamente obrigatório, devido às suas vantagens na identificação de metas e marcantes com precisão.
"Você tem que começar por pedir, como para qualquer ação militar, é a justa causa?" Mr. Strawser disse. Mas para os extremistas que estão realmente tramando violência contra inocentes, disse ele, "todas as evidências que temos até agora sugere que drones fazer melhor, tanto para identificar o terrorista e evitar danos colaterais que qualquer outra coisa que temos."
Como os operadores drones pode ver um alvo por horas ou dias antes de uma greve, eles podem identificar terroristas mais precisão do que as tropas terrestres convencionais ou pilotos. Eles são capazes de cronometrar uma greve quando inocentes não estão por perto e pode até mesmo desviar um míssil, após a queima se, por exemplo, uma criança vaga em série.
Claramente, essas vantagens não têm sido usadas com competência ou humanamente, como qualquer outra arma, drones armados pode ser usado de forma imprudente ou com base de inteligência falho. Se um operador atinge a casa errada, inocentes morrerão.
Além disso, qualquer análise dos resultados reais da greve da Agência Central de Inteligência do Paquistão, que se tornou terra do mundo para o teste dispostos nova arma, é dificultada pelo sigilo e descontroladamente diferentes relatos de vítimas. Mas uma comparação grosseira descobriu que mesmo as estimativas mais elevadas de mortes colaterais são precisos, os drones matar menos civis que outros modos de guerra.
AVERY Plaw, cientista político da Universidade de Massachusetts, colocou o registro zangão CIA no Paquistão contra o rácio de mortes de combatentes de civis mortos em outras configurações. Sr. Plaw considerados quatro estudos de mortes de drones no Paquistão, que estima a proporção de vítimas civis em 4 por cento, 6 por cento, 17 por cento e 20 por cento, respectivamente.
Mas mesmo a contagem de high-end de 20 por cento era consideravelmente inferior à taxa em outras configurações, ele encontrou. Quando o Exército paquistanês entrou depois que militantes na área tribal no chão, os civis eram 46 por cento dos mortos. Em assassinatos seletivos de Israel de militantes do Hamas e outros grupos, utilizando uma gama de armas de bombas para ataques de mísseis, a taxa de mortalidade foi de 41 por cento de garantia, de acordo com um grupo israelense de direitos humanos .
Na convencionais conflitos militares nos últimos duas décadas, ele descobriu que as estimativas de mortes de civis variou de cerca de 33 por cento a mais de 80 por cento de todas as mortes.
Sr. Plaw reconheceu as limitações de tais comparações, que misturam diferentes tipos de guerra. Mas ele concluiu: "Uma avaliação imparcial dos melhores dados que temos disponíveis sugere que o programa zangão compara favoravelmente com operações semelhantes e os conflitos armados contemporânea em geral."
Pela contagem do Bureau de Jornalismo Investigativo , em Londres, que fez talvez o estudo mais detalhado e cético dos ataques, os operadores da CIA estão a melhorar seu desempenho. O gabinete já documentou uma queda notável na proporção de vítimas civis com drones, para 16 por cento dos mortos em 2011 de 28 por cento em 2008. Este ano, pela contagem da Mesa, apenas três das 152 pessoas mortas em ataques aéreos através de 07 de julho eram civis.
A promessa do zumbido de assassinato precisão e segurança perfeito para operadores é tão sedutor, de fato, que alguns estudiosos têm levantado uma questão moral diferente: Não drones ameaçam diminuir o limiar para a violência letal?
"Na tradição da guerra justa, há a noção de que só a guerra como último recurso", disseDaniel R. Brunstetter , cientista político da Universidade da Califórnia em Irvine, que teme que os drones estão se tornando "uma estratégia padrão para ser utilizado em praticamente qualquer lugar. "
Com centenas de suspeitos de terrorismo mortos sob a presidência de Obama e apenas uma levado sob custódia no exterior, alguns questionam se drones tornaram-se não uma alternativa mais precisa para o bombardeio, mas um substituto conveniente para a captura. Se assim for, drones pode realmente estar encorajando matança desnecessária.
Poucos imaginaram esses debates em 2000, quando agentes de segurança americanos começaram a pensar em armar o drone Predator vigilância, com o qual eles tinham manchado Osama bin Laden em sua base no Afeganistão, disse Henry A. Crumpton, então vice-chefe do centro de contraterrorismo da CIA, que conta a história em livro de memórias, "A Arte da Inteligência."
"Nós nunca dissemos: 'Vamos construir uma arma mais humano", "Mr. Crumpton disse."Nós dissemos: 'Vamos ser tão precisa quanto possível, porque essa é a nossa missão -. Para matar Bin Laden e as pessoas certas ao seu redor" "
Desde então, o Sr. Crumpton disse, a guerra zangão levou um intenso foco sobre as vítimas civis, que em um mundo YouTube tornaram-se mais difícil de esconder. Ele argumenta que a mudança tecnológica está produzindo uma crescente intolerância para o abate de rotina de guerras anteriores.
"Olhe para o bombardeio incendiário de Dresden, e comparar o que estamos fazendo hoje", disse Crumpton disse. "As expectativas dos cidadãos têm sido levantadas drasticamente em todo o mundo, e que é uma boa notícia."
Scott Shane é um repórter de segurança nacional para The New York Times
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Nave russa Soyuz decola com três tripulantes a bordo


Efe
MOSCOU - A nave russa Soyuz TMA-05M com três cosmonautas a bordo foi lançada neste domingo, 15, a partir da base cazaque de Baikonur com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
A Soyuz se acoplará automaticamente ao módulo russo da plataforma orbital - Maxim Shipenkov/Efe
Maxim Shipenkov/Efe
A Soyuz se acoplará automaticamente ao módulo russo da plataforma orbital
Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, a nave tripulada decolou com a ajuda de um foguete portador Soyuz FG, lançamento que transcorreu sem contratempos, informam as agências russas.
De acordo com o programa de voo, na terça-feira a Soyuz se acoplará automaticamente ao módulo russo da plataforma orbital, habitada atualmente pelos russos Gennady Padalka e Sergei Revin, e o astronauta da Nasa de origem porto-riquenha Joe Acabá.
A tripulação da Soyuz TMA-05M é integrada pelo cosmonauta russo Yuri Malenchenko, a americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide, que integram a 32ª expedição à estação.
Depois que os três novos ocupantes da plataforma orbital se acomodarem em seu novo habitat, Sunita exercerá a função de engenheira de voo até setembro, quando substituirá Padalka como comandante.
Até agora, só outra mulher, a também americana, Peggy Whitson, tinha assumido o comando da Estação que começou a operar há mais de uma década.
Para Malenchenko este será seu quinto voo a bordo de uma Soyuz, enquanto seus colegas estreiam em uma nave russa, mas já viajaram em naves americanas.
O russo explicou que durante os próximos seis meses de estadia na ISS os três cosmonautas devem completar cerca de 40 experimentos científicos, segundo as agências russas.
"Em geral, a jornada de trabalho da tripulação da estação se prolonga durante 16 a 17 horas. E o primeiro dia de estadia não será uma exceção", assinalou.
Enquanto isso, Sunita disse que durante os próximos seis meses a tripulação realizará várias caminhadas espaciais e receberá três cargueiros russos Progress e um japonês HTV.
No entanto, os ocupantes da estação terão tempo para "acompanhar os Jogos Olímpicos", que começam no dia 27 de julho em Londres, acrescentou.
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sábado, 14 de julho de 2012

F-18 vs SAM

  
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Boeing propõe ampliar projeto para vender caças ao Brasil


Denise Chrispim Marin, Correspondente
WASHINGTON - O pacote de transferência de tecnologia dos caças F18 Super Hornet ao Brasil poderá ser "ampliado" na medida em que seja aprofundada a cooperação e a confiança entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil e entre as companhias dos dois lados envolvidas no projeto. Segundo o vice-presidente do Programa Boeing F/A-18, Mike Gibbons, o mesmo o tratamento foi dado pela companhia aos seus atuais clientes desse segmento de defesa.
Caça F18 Super Hornet é um dos concorrentes em licitação do governo brasileiro - Facundo Arrizabalaga/EFE
Facundo Arrizabalaga/EFE
Caça F18 Super Hornet é um dos concorrentes em licitação do governo brasileiro
"O Brasil e os EUA precisam um do outro. Os EUA precisam do Brasil para estar seguro. Por isso, se o Brasil comprar os F18 Super Hornet e tornar-se um aliado dos EUA, a parceria a confiança mútua vai se expandir, e a transferência tecnológica será estendida para um potencial adicional", afirmou Gibbons ao Estado. "A transferência tecnológica para os nossos atuais clientes está em contínua ampliação, na medida em que aumenta a parceria e a confiança dos dois lados", completou.
Desde o ano passado, a Boeing tem demonstrado seu especial interesse na ampliação de negócios com o Brasil. Abriu um escritório em São Paulo, enviou como sua representante a ex-embaixadora americana em Brasília Donna Hrinak e, recentemente, fechou acordos com a Embraer para o aperfeiçoamento do A-29 Super Tucano e para apoio nas vendas do cargueiro KC-390 aos EUA e a outros países.
A Boeing também fechou parceria com a AEL, subsidiária no Brasil da israelense Elbit Systems, para o fornecimento de novas telas do painel de controle (como as de um vídeo game de última linha) para os seus caças, inclusive os eventuais F18 a serem entregues ao Brasil. A companhia americana faz dessas parcerias com a Embraer e a AEL exemplos da cooperação que pretende manter com outras empresas brasileiras, seja como fornecedoras de peças e partes ou como parceiras na concepção de futuros aviões.
"O Brasil tem a opção de construir o seu próprio caça. Mas oferecemos uma melhor oportunidade para suas empresas que vierem a construir componentes, já em fase de desenho, para os novos Super Hornet e outros projetos futuros da Boeing", afirmou Gibbons. "Esse é um trabalho de alta qualidade e mais durável. Além dessa vantagem em curto prazo, queremos oferecer melhor valor agregado para o desenvolvimento de novas aeronaves."
A rigor, a promessa de transferência tecnológica americana não traz o adjetivo "irrestrito", presente na oferta da concorrente francesa, a Dassault, com seus caças Rafale. A qualificação pesou na disposição do então presidente Luis Inácio Lula da Silva de dar preferência nesse negócio à França, em 2009.
O compromisso americano está escudado sobretudo na palavra do presidente dos EUA, Barack Obama, que concorre à reeleição em novembro. Em visita ao Brasil, em abril passado, o secretário da Defesa, Leon Panetta, garantiu a ampla transferência tecnológica, inclusive nas áreas sensíveis, se o governo Dilma Rousseff optar pelos Super Hornet. Mas a palavra final sobre tal questão pertence ao Senado americano.
O Senado, na opinião de Gibbons, não teria como recuar. A Boeing, salientou ele, estaria preparada para iniciar a produção assim que fosse fechado o pacote de produção industrial. "Estamos prontos este ano, se for preciso", afirmou Gibbons, sem deixar transparecer o desapontamento da Boeing com a nova postergação, desta vez para o final de dezembro, da decisão do governo brasileiro sobre o FX2. A expectativa criada pelo próprio ministro da Defesa, Celso Amorim, era de anúncio do vencedor em junho.
No mês passado, o ex-chanceler Amorim extraiu dos três concorrentes do FX2 - a americana Boeing, a francesa Dassault e a sueca Saab - a promessa de congelar suas ofertas de venda até 31 de dezembro. O anúncio deve ser feito antes dessa data.
Esse processo de compras vem se arrastando desde 1998, quando o governo Fernando Henrique Cardoso lançou o programa FX para substituir os Mirage 3 da Força Aérea Brasileira (FAB) com 16 novos caças. A gestão de Lula continuou o processo até 2005, quando o enterrou. Dois anos depois, foi lançado em Brasília o FX2, para a compra de 36 caças.
Segundo o vice-presidente do programa F18 Super Hornet, a Boeing entende ser essa uma decisão que extrapola a aquisição de um produto de defesa. Envolve também a escolha de um país como forte aliado em matéria de segurança e de uma companhia como parceira das empresas brasileiras. "Não estamos frustrados com o novo adiamento. O Brasil será capaz de tomar uma decisão em médio prazo."
Desde 2007, a Boeing sintetiza sua oferta ao público como a de melhor custo benefício. Os caças F18 Super Hornet já foram testados inúmeras vezes em combate. O preço é um dos segredos da oferta. Mas cada unidade da mesma aeronave vendida para a Marinha americana custou US$ 60 milhões. Dependendo dos requisitos a serem agregados ou descartados pela FAB, custará mais ou menos esse mesmo valor.
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Petrobras aprova contratos para construir seis sondas


EQUIPE AE - Agencia Estado
SÃO PAULO - A Petrobras informa na noite desta sexta-feira que aprovou a assinatura dos contratos com a empresa Sete Brasil para a construção de seis plataformas flutuantes de perfuração a serem construídas no Brasil, no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), com porcentuais de conteúdo local entre 55 e 65%.
Essas sondas de perfuração, do tipo semissubmersível, fazem parte do pacote de 21 sondas negociadas com a Sete Brasil, conforme divulgado em 9 de fevereiro de 2012, e serão entregues a partir de 2016. Os equipamentos se destinam à perfuração de poços no pré-sal da Bacia de Santos e poderão operar em profundidade de 3 mil metros, com capacidade de perfuração de até 10 mil metros.
Após a construção, as sondas serão fretadas à Petrobras por um período de 15 anos. Três sondas serão operadas pela empresa Petroserv, duas pela Queiroz Galvão Óleo e Gás e a outra pela Odebrecht Óleo e Gás.
A Petrobras diz em comunicado que fez uma análise crítica prévia no estaleiro e comprovou sua potencial capacidade para o atendimento dos compromissos contratuais de construção das seis plataformas, com o conteúdo local e nos prazos exigidos. Foram também verificadas a adequação das instalações e evidências de compromissos com fornecedores dos insumos e principais pacotes de equipamentos das sondas, licenciamento ambiental, gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), gestão contratual, além de aspectos jurídicos e financeiros.
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