sábado, 11 de dezembro de 2010
A França oferecerá à Índia uma versão maior do submarino Scorpène convencional, movido a energia elétrica gerada a partir de óleo Diesel (SSK), por um contrato de 5 bilhões de dólares (300 bilhões de rúpias) por seis submarinos. Essa é a maior encomenda por submarinos convencionais do mundo.
Declarando isso, Patrick Boissier, Presidente e CEO da construtora naval francesa DCNS, confirmou que o design do submarino Scorpène atual pode ser alongado com a adição de mais seções, incluindo um sistema de Propulsão Independente de Ar (Air-Independent Porpulsion - AIP).
Boissier era parte da delegação comercial em visita a Nova Delhi com o Presidente francês Nicolas Sarkozy. A Índia já está construindo seis submarinos Scorpène na estatal Mazagon Dock ltd sobe um contrato de 180 bilhões de rúpias assinado com a França em 2005.
Ano passado, a Marinha Indiana expediu Pedidos de Informação (Requests for Information - RFIs) a distribuidores globais para seis submarinos da classe Project 75I, independentes do contrato de 2005.
A DCNS respondeu aos RFIs da Marinha em Setembro passado. No próximo ano, a Marinha deve emitir seus Pedidos por Proposta (Requests for Proposal - RFPs), que irão definir o tamanho dos submarinos e demais parâmetros críticos. Oficias da Marinha dizem que o contrato para o primeiro P75I deve ser assinado por volta de 2012-13.
Espera-se que os submarinos Project P75I sejam maiores que os da classe Scorpène, de 1800 toneladas, e permitam a montagem de sistemas AIP, propiciando maior tempo de permanência submersos e viabilizando a instalação de mísseis para ataque em terra.
Oficias da Marinha Indiana dizem que a comunalidade de componentes significará que a segunda linha de seis Scorpène será mais barata do que a de qualquer concorrente, embora não esteja clara a dimensão dessa economia. Os dois primeiros submarinos serão construídos no estaleiro estrangeiro que ganhar o contrato, os três seguintes, na MDL, e o último na Hindustan Shipyard Limited, recentemente adquirida pelo Ministério da Defesa.
Os submarinos serão construídos simultaneamente na Índia e fora dela para assegurar sua rápida adição à Frota. Isso ocorre porque a Marinha encara o rápido encolhimento de seu ramo de submarinos. Nenhum submarino foi adicionado na última década. Dos 18 em 2000, a Marinha vê-los reduzidos a 14 e começará a aposentar as 10 embarcações russas da classe Kilo a partir de 2015. O programa de submarinos Scorpène está atrasado em quatro anos. Espera-se que o primeiro deles junte-se à Marinha apenas em 2015.
O programa indiano de longo prazo de construção de submarinos, concebido em meados dos anos 1990, prevê a construção de 24 submarinos nas próximas duas décadas.
Tradução: Felipe Medeiros
Declarando isso, Patrick Boissier, Presidente e CEO da construtora naval francesa DCNS, confirmou que o design do submarino Scorpène atual pode ser alongado com a adição de mais seções, incluindo um sistema de Propulsão Independente de Ar (Air-Independent Porpulsion - AIP).
Boissier era parte da delegação comercial em visita a Nova Delhi com o Presidente francês Nicolas Sarkozy. A Índia já está construindo seis submarinos Scorpène na estatal Mazagon Dock ltd sobe um contrato de 180 bilhões de rúpias assinado com a França em 2005.
Ano passado, a Marinha Indiana expediu Pedidos de Informação (Requests for Information - RFIs) a distribuidores globais para seis submarinos da classe Project 75I, independentes do contrato de 2005.
A DCNS respondeu aos RFIs da Marinha em Setembro passado. No próximo ano, a Marinha deve emitir seus Pedidos por Proposta (Requests for Proposal - RFPs), que irão definir o tamanho dos submarinos e demais parâmetros críticos. Oficias da Marinha dizem que o contrato para o primeiro P75I deve ser assinado por volta de 2012-13.
Espera-se que os submarinos Project P75I sejam maiores que os da classe Scorpène, de 1800 toneladas, e permitam a montagem de sistemas AIP, propiciando maior tempo de permanência submersos e viabilizando a instalação de mísseis para ataque em terra.
Oficias da Marinha Indiana dizem que a comunalidade de componentes significará que a segunda linha de seis Scorpène será mais barata do que a de qualquer concorrente, embora não esteja clara a dimensão dessa economia. Os dois primeiros submarinos serão construídos no estaleiro estrangeiro que ganhar o contrato, os três seguintes, na MDL, e o último na Hindustan Shipyard Limited, recentemente adquirida pelo Ministério da Defesa.
Os submarinos serão construídos simultaneamente na Índia e fora dela para assegurar sua rápida adição à Frota. Isso ocorre porque a Marinha encara o rápido encolhimento de seu ramo de submarinos. Nenhum submarino foi adicionado na última década. Dos 18 em 2000, a Marinha vê-los reduzidos a 14 e começará a aposentar as 10 embarcações russas da classe Kilo a partir de 2015. O programa de submarinos Scorpène está atrasado em quatro anos. Espera-se que o primeiro deles junte-se à Marinha apenas em 2015.
O programa indiano de longo prazo de construção de submarinos, concebido em meados dos anos 1990, prevê a construção de 24 submarinos nas próximas duas décadas.
Tradução: Felipe Medeiros
EUA testam com sucesso 'canhão eletromagnético'
Um "canhão eletromagnético", que atinge alvos a 200 km de distância e dispara projéteis a 'Mach 5', ou cinco vezes a velocidade do som, foi testado com sucesso nesta sexta-feira nos Estados Unidos, informou a Marinha.
"O teste do canhão eletromagnético" revela "que a Marinha pode disparar projéteis a uma distância de, ao menos, 110 milhas náuticas (200 km)", disse o almirante Nevin Carr, chefe de pesquisa naval. Esta distância é quase 20 vezes maior que a capacidade dos canhões atualmente embarcados.
O novo canhão tem dois trilhos de metal sobre os quais é colocado o projétil. O disparo ocorre por meio da passagem de uma forte corrente elétrica pelos trilhos. Não é utilizada pólvora ou qualquer outra propulsão química.
O teste foi realizado hoje no Centro de Pesquisas da Marinha, em Dahlgren (Virgínia).
"O teste do canhão eletromagnético" revela "que a Marinha pode disparar projéteis a uma distância de, ao menos, 110 milhas náuticas (200 km)", disse o almirante Nevin Carr, chefe de pesquisa naval. Esta distância é quase 20 vezes maior que a capacidade dos canhões atualmente embarcados.
O novo canhão tem dois trilhos de metal sobre os quais é colocado o projétil. O disparo ocorre por meio da passagem de uma forte corrente elétrica pelos trilhos. Não é utilizada pólvora ou qualquer outra propulsão química.
O teste foi realizado hoje no Centro de Pesquisas da Marinha, em Dahlgren (Virgínia).
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Foguete Orion V03 é lançado no CLA
O IAE informa que foi realizado com sucesso o lançamento do foguete Orion V03 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta segunda-feira, dia 06 de dezembro, ocorrido às 15 horas e 19 min, atingindo um apogeu de 103,9 km, alcance de 73,6 km e tempo de voo de 316,9 segundos, conforme a trajetória prevista. As estações de telemetria rastrearam o foguete durante todo o voo. O foguete Orion V03, de porte menor que o VSB-30, está sendo utilizado para os testes preliminares da Operação Maracati II.
Na Operação Maracati II, o foguete VSB-30 será lançado com a carga útil Micro G1A, da Agência Espacial Alemã, levando ao espaço dez experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras. O lançamento do VSB-30 deverá ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.
Os testes realizados com o veículo Orion V03 permitiram o trabalho de apronto do campo e de verificação da comunicação entre as estações e as diversas facilidades para a Operação Maracati II.
A equipe do IAE começou a trabalhar na montagem do foguete, juntamente com a equipe do DLR (Agência Espacial Alemã), no dia 22 de novembro, sendo o propulsor e a carga útil do foguete as primeiras partes a serem montadas. Após preparo do propulsor do Orion V03 e sua montagem completa, realizados no dia 24, as medições foram iniciadas no CLA e o lançamento realizado nesta segunda-feira.
Na Operação Maracati II, o foguete VSB-30 será lançado com a carga útil Micro G1A, da Agência Espacial Alemã, levando ao espaço dez experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras. O lançamento do VSB-30 deverá ocorrer entre os dias 11 e 15 de dezembro.
Os testes realizados com o veículo Orion V03 permitiram o trabalho de apronto do campo e de verificação da comunicação entre as estações e as diversas facilidades para a Operação Maracati II.
A equipe do IAE começou a trabalhar na montagem do foguete, juntamente com a equipe do DLR (Agência Espacial Alemã), no dia 22 de novembro, sendo o propulsor e a carga útil do foguete as primeiras partes a serem montadas. Após preparo do propulsor do Orion V03 e sua montagem completa, realizados no dia 24, as medições foram iniciadas no CLA e o lançamento realizado nesta segunda-feira.
Cientistas encontram primeiro exoplaneta rico em carbono
Uma equipe de cientistas da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos, descobriu que o planeta WASP-12b, um dos exoplanetas mais quentes já descobertos, tem uma relação carbono-oxigênio maior que a vista no nosso sistema solar, segundo informou a revista britânica Nature. Os especialistas chegaram a essa conclusão após analisar a luz que o planeta reflete.
WASP-12b orbita uma estrela ligeiramente mais quente que o Sol a uma distância quarenta vezes mais próxima que aquela que a Terra tem do Sol, por isso é considerado um dos exoplanetas mais quentes conhecidos até o momento, com uma temperatura de superfície de 2.200ºC, mostra o estudo.
"Esse planeta revela a impressionante diversidade de mundos que há lá fora", disse Nikku Madhusudhan, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "Planetas ricos em carbono podem ser exóticos de todas as formas - formação, interior e atmosfera."
É possível que o planeta tenha altas quantidades de grafite, diamante e ainda outras formas não conhecidas de carbono em seu interior. Até o momento, astrônomos não têm a tecnologia para observar o interior dos exoplanetas (ou planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol), mas suas teorias trazem possibilidades intrigantes.
O planeta Terra tem muitas rochas, como o quartzo, que são feitas de sílica, oxigênio e outros elementos. Mas planeta onde o carbono fosse predominante seria um lugar muito diferente. "Um planeta terra com carbono predominante teria muitas rochas de puro carbono, como o diamante ou grafite", disse Joseph Harrington, responsável pela pesquisa. Isso significa que, nesse mundo o diamante não seria uma pedra preciosa.
O carbono é um componente comum nos sistemas planetários e um ingrediente chave para a vida na Terra. Astrônomos muitas vezes medem a relação carbono-oxigênio para ter uma ideia da composição química dos astros
WASP-12b orbita uma estrela ligeiramente mais quente que o Sol a uma distância quarenta vezes mais próxima que aquela que a Terra tem do Sol, por isso é considerado um dos exoplanetas mais quentes conhecidos até o momento, com uma temperatura de superfície de 2.200ºC, mostra o estudo.
"Esse planeta revela a impressionante diversidade de mundos que há lá fora", disse Nikku Madhusudhan, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "Planetas ricos em carbono podem ser exóticos de todas as formas - formação, interior e atmosfera."
É possível que o planeta tenha altas quantidades de grafite, diamante e ainda outras formas não conhecidas de carbono em seu interior. Até o momento, astrônomos não têm a tecnologia para observar o interior dos exoplanetas (ou planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol), mas suas teorias trazem possibilidades intrigantes.
O planeta Terra tem muitas rochas, como o quartzo, que são feitas de sílica, oxigênio e outros elementos. Mas planeta onde o carbono fosse predominante seria um lugar muito diferente. "Um planeta terra com carbono predominante teria muitas rochas de puro carbono, como o diamante ou grafite", disse Joseph Harrington, responsável pela pesquisa. Isso significa que, nesse mundo o diamante não seria uma pedra preciosa.
O carbono é um componente comum nos sistemas planetários e um ingrediente chave para a vida na Terra. Astrônomos muitas vezes medem a relação carbono-oxigênio para ter uma ideia da composição química dos astros
França confiante que vai vender o Rafales ao Brasil
PARIS, 8 dez 2010 (AFP) -O governo francês confia na venda ao Brasil do caça Rafale em uma licitação bilionária, apesar do anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que deixará a decisão para a sucessora Dilma Rousseff.
"Temos confiança", declarou o porta-voz do governo francês, Francois Baroin, ao fim do conselho de ministros. "Li as declarações de Lula citadas pela imprensa, mas não comento. Temos confiança", acrescentou.
Em uma entrevista à TV Brasil, que teve trechos divulgados na terça-feira pela Agência Brasil, Lula anunciou que não decidirá sobre a compra dos aviões de combate, em uma disputa entre a francesa Dassault, a americana Boeing com o F/A-18 Super Hornet e a sueca Saab com o Gripen NG.
"É uma dívida muito grande, é uma dívida a longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", disse Lula.
O resultado da licitação que oscila entre quatro e sete bilhões de dólares ficará nas mãos de Dilma Rousseff, que assumirá a presidência em 1º de janeiro de 2011.
Em setembro de 2009, durante uma visita oficial ao Brasil, o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que a França venderia o Rafale ao país.
A França até hoje não conseguiu exportar o caça.
Lula afirmou que o avião francês era o favorito e que a Dassault se comprometeu a transferir a tecnologia. Mas a Aeronáutica prefere a versão sueca, segundo a imprensa brasileira.
"Temos confiança", declarou o porta-voz do governo francês, Francois Baroin, ao fim do conselho de ministros. "Li as declarações de Lula citadas pela imprensa, mas não comento. Temos confiança", acrescentou.
Em uma entrevista à TV Brasil, que teve trechos divulgados na terça-feira pela Agência Brasil, Lula anunciou que não decidirá sobre a compra dos aviões de combate, em uma disputa entre a francesa Dassault, a americana Boeing com o F/A-18 Super Hornet e a sueca Saab com o Gripen NG.
"É uma dívida muito grande, é uma dívida a longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer", disse Lula.
O resultado da licitação que oscila entre quatro e sete bilhões de dólares ficará nas mãos de Dilma Rousseff, que assumirá a presidência em 1º de janeiro de 2011.
Em setembro de 2009, durante uma visita oficial ao Brasil, o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que a França venderia o Rafale ao país.
A França até hoje não conseguiu exportar o caça.
Lula afirmou que o avião francês era o favorito e que a Dassault se comprometeu a transferir a tecnologia. Mas a Aeronáutica prefere a versão sueca, segundo a imprensa brasileira.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” é incorporado à Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil (MB) está recebendo mais um Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) para atender à população ribeirinha da Amazônia, o “Soares de Meirelles”. Sua incorporação à Armada da Marinha do Brasil será no próximo dia 23, às 10h, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM). No evento, estará presente o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e outras autoridades militares, estaduais e municipais.
Em agosto de 2010, a Marinha do Brasil e o Ministério da Saúde decidiram adquirir a embarcação “Ludovico Celani”, pertencente à W.A. Comércio e Transporte e Navegação Ltda, construída em 2008, pelo estaleiro de mesmo nome, na cidade de Manaus. Três meses depois, o navio foi denominado NAsH “Soares de Meirelles”, em homenagem a Joaquim Cândido Xavier Soares de Meirelles, Cirurgião-Mor da Armada e Patrono do Corpo de Saúde da Marinha. Após a sua incorporação, o navio passará por um processo de conversão a fim de adaptá-lo ao serviço naval e às atividades de assistência médico-hospitalar.
A aquisição do navio partiu de uma necessidade premente, identificada pelo Plano de Articulação e Equipamentos da Marinha do Brasil, de aumentar a quantidade de NAsH de três para cinco na Amazônia. O objetivo é ampliar, de forma quantitativa e qualitativa, a capacidade em prover atendimento médico e odontológico às populações ribeirinhas da região amazônica em parcerias com o Ministério da Saúde; Secretarias Estaduais de Saúde dos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá; e Secretarias Municipais de Saúde.
O NAsH “Soares de Meirelles” ficará diretamente subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas e, juntamente com os NAsH “Osvaldo Cruz”, “Carlos Chagas” e “Doutor Montenegro”, contribuirá para a realização de atividades de Defesa Civil (operações humanitárias e catástrofes naturais), além de assistência médica e odontológica e ações cívico-sociais em benefício das populações ribeirinhas.
A tripulação do navio é composta por 44 militares, sendo quatro Oficiais e 40 Praças, e o Capitão-de-Corveta Rubinei dos Santos Silva será o seu primeiro Comandante.
Características do Navio:
ComprimentoTotal……………………………………………………………………………….63,00 m
Comprimento entre Perpendiculares………………………………………………………….55,72 m
Boca Moldada……………………………………………………………………………………. 12,00 m
Calado Carregado………………………………………………………………………………… 3,20 m
Deslocamento Carregado……………………………………………………….. cerca de 1.388,35 t
Deslocamento Leve…………………………………………………………………………….. 271,83 t
Velocidade máxima mantida……………………………………………………………………..12 nós
Raio de ação na velocidade de 12 nós…………………………………………………………500 MN
Propulsão e Governo:
Dois MCP fabricados por Yanmar (importados do Japão), modelo 6AYM-ETE, com potência de 610 kW cada, 1900 r.p.m., associados, cada um, a uma caixa redutora/reversora fabricada pela ZF do Brasil, com razão de redução de 5:1.
Geração e Distribuição de Energia Elétrica:
Dois grupos diesel-geradores principais (MTU-Cramaco), cada um com potência de 100 kVA, 220 V, 60 Hz
Os órgãos de imprensa, interessados em participar, poderão realizar o credenciamento no local Comando do 9º Distrito Naval Manaus, Rua Bernardo Ramos s/n – Centro, Manaus – AM. Mais esclarecimentos podem ser fornecidos pelo telefone (92) 2123-2253 (Tenente Glaucenira).
Em agosto de 2010, a Marinha do Brasil e o Ministério da Saúde decidiram adquirir a embarcação “Ludovico Celani”, pertencente à W.A. Comércio e Transporte e Navegação Ltda, construída em 2008, pelo estaleiro de mesmo nome, na cidade de Manaus. Três meses depois, o navio foi denominado NAsH “Soares de Meirelles”, em homenagem a Joaquim Cândido Xavier Soares de Meirelles, Cirurgião-Mor da Armada e Patrono do Corpo de Saúde da Marinha. Após a sua incorporação, o navio passará por um processo de conversão a fim de adaptá-lo ao serviço naval e às atividades de assistência médico-hospitalar.
A aquisição do navio partiu de uma necessidade premente, identificada pelo Plano de Articulação e Equipamentos da Marinha do Brasil, de aumentar a quantidade de NAsH de três para cinco na Amazônia. O objetivo é ampliar, de forma quantitativa e qualitativa, a capacidade em prover atendimento médico e odontológico às populações ribeirinhas da região amazônica em parcerias com o Ministério da Saúde; Secretarias Estaduais de Saúde dos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá; e Secretarias Municipais de Saúde.
O NAsH “Soares de Meirelles” ficará diretamente subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas e, juntamente com os NAsH “Osvaldo Cruz”, “Carlos Chagas” e “Doutor Montenegro”, contribuirá para a realização de atividades de Defesa Civil (operações humanitárias e catástrofes naturais), além de assistência médica e odontológica e ações cívico-sociais em benefício das populações ribeirinhas.
A tripulação do navio é composta por 44 militares, sendo quatro Oficiais e 40 Praças, e o Capitão-de-Corveta Rubinei dos Santos Silva será o seu primeiro Comandante.
Características do Navio:
ComprimentoTotal……………………………………………………………………………….63,00 m
Comprimento entre Perpendiculares………………………………………………………….55,72 m
Boca Moldada……………………………………………………………………………………. 12,00 m
Calado Carregado………………………………………………………………………………… 3,20 m
Deslocamento Carregado……………………………………………………….. cerca de 1.388,35 t
Deslocamento Leve…………………………………………………………………………….. 271,83 t
Velocidade máxima mantida……………………………………………………………………..12 nós
Raio de ação na velocidade de 12 nós…………………………………………………………500 MN
Propulsão e Governo:
Dois MCP fabricados por Yanmar (importados do Japão), modelo 6AYM-ETE, com potência de 610 kW cada, 1900 r.p.m., associados, cada um, a uma caixa redutora/reversora fabricada pela ZF do Brasil, com razão de redução de 5:1.
Geração e Distribuição de Energia Elétrica:
Dois grupos diesel-geradores principais (MTU-Cramaco), cada um com potência de 100 kVA, 220 V, 60 Hz
Os órgãos de imprensa, interessados em participar, poderão realizar o credenciamento no local Comando do 9º Distrito Naval Manaus, Rua Bernardo Ramos s/n – Centro, Manaus – AM. Mais esclarecimentos podem ser fornecidos pelo telefone (92) 2123-2253 (Tenente Glaucenira).
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