A Bell Textron Inc. anunciou que o Exército dos Estados Unidos aprovou a decisão do Milestone B para sua Futura Aeronave de Assalto de Longo Alcance (FLRAA), marcando oficialmente o início da entrada do programa na fase de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação (EMD), de acordo com um comunicado à imprensa da empresa.

Este marco, uma parte fundamental do processo de Aquisição de Capacidades Principais, significa o início da jornada da FLRAA como um Programa de Registro (PoR).

O vice-presidente sênior da Bell e diretor do programa FLRAA, Ryan Ehinger, descreveu a conquista como um “momento histórico tanto para o Exército dos EUA quanto para a Bell”, observando que o programa está agora a caminho de entregar o que a empresa descreve como “capacidade de transformação para o combatente”.

A equipe da FLRAA, ele acrescentou, está focada em colaborar estreitamente com o Exército para avançar para a próxima fase de desenvolvimento.

O press release descreve que a decisão do Milestone B vem após um extenso trabalho da Bell e seus parceiros para refinar o design da aeronave, reduzir riscos e alinhar as capacidades do sistema com os requisitos de missão do Exército dos EUA. Este trabalho incluiu uma Revisão Preliminar de Design (PDR), que teve como objetivo garantir a integração e eficácia dos vários sistemas da aeronave, incluindo design de armas, sustentação e integração de sistemas.

O Coronel Jeffrey Poquette, Gerente de Projetos da FLRAA, destacou o esforço coletivo por trás de atingir esse estágio, afirmando no comunicado à imprensa: “Este marco significativo é possível graças aos anos de trabalho duro e sacrifício da Equipe FLRAA e de nossos companheiros de equipe em todo o Exército e no Departamento de Defesa.” Ele acrescentou que o programa está agora entrando em uma fase emocionante, onde o foco estará em projetar, construir e testar protótipos da FLRAA.

Desde que o Exército dos EUA concedeu à Bell o contrato FLRAA em dezembro de 2022, a empresa estabeleceu novas instalações e processos de fabricação para dar suporte ao programa. À medida que o projeto avança para a fase EMD, os esforços da Bell se concentrarão em refinar o design da aeronave e progredir com a prototipagem.

De acordo com o comunicado à imprensa, espera-se que a FLRAA ofereça avanços significativos em relação à frota atual, com a nova aeronave projetada para voar duas vezes mais longe e duas vezes mais rápido.

A empresa atribui esse desempenho à tecnologia de tiltrotor madura, uma abordagem inovadora de engenharia digital e uma arquitetura aberta, que, segundo ela, farão do FLRAA a aeronave de assalto de longo alcance mais confiável, acessível e de alto desempenho do mundo.