O Knyaz Vladimir é um submarino de quarta geração do projeto 955A (Borei-A), capaz de transportar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava.
O submarino nuclear de nova geração entrou em serviço da Marinha russa nesta sexta-feira (12), segundo o Ministério da Defesa.
A cerimônia ocorreu na cidade de Severodvinsk, no norte do país, onde a embarcação passou com êxito por todos os testes necessários. O navio faz parte do projeto 955A (Borei-A), a quarta geração de submarinos nucleares criados pela Marinha russa.
"No dia da Rússia, em 12 de junho, no estaleiro da Sevmash em Severodvinsk foi realizada a cerimônia para receber o novo submarino estratégico de mísseis Borei-A Knyaz Vladimir na Marinha e o hasteamento da bandeira naval de Santo André", afirmou o Ministério da Defesa.
MARINHA DA RÚSSIA
Cerimônia de comissionamento do novo submarino de míssil estratégico da classe Borei-A, Knyaz Vladimir
O Knyaz Vladimir é capaz de transportar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava, que possuem alcance de mais de nove mil quilômetros. Além disso, é silencioso e tem capacidades superiores de manobra e controle de armas do que seus antecessores.
Atualmente, a Marinha russa tem três submarinos da classe Borei/Borei-A em operação, com características ainda secretas: Yuri Dolgoruky, Aleksandr Nevsky e Vladimir Monomakh.
MARINHA DA RÚSSIA
Cerimônia de hasteamento da bandeira a bordo do submarino de mísseis estratégicos Knyaz Vladimir
Anteriormente, havia informação de que a Rússia iniciaria a construção dos nono e décimo submarinos da modernizada classe 955A (Borei-A), que serão entregues à Marinha do país em 2026 e 2027.
Desta maneira, Moscou elevará para 10 o número de embarcações da classe Borei previstas para substituírem das classes 941 Akula e 667 Delfin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário