sexta-feira, 5 de junho de 2020

Índia dispara míssil sub-sônico de cruzeiro 'Nirbhay'


Na terça-feira, a Índia realizou um teste de vôo do seu míssil sub-sônico de cruzeiro de longo alcance 'Nirbhay', projetado e desenvolvido de forma indigena, que pode transportar ogivas de até 300 kg, a partir de um campo de testes em Chandipur, na costa de Odisha.
Este foi o quinto teste experimental do sistema de mísseis cruzeiro 
Desta vez, os cientistas da defesa esperam um julgamento sem falhas. Dos quatro testes anteriores desde seu lançamento em 2013, apenas um foi bem-sucedido.
O elegante míssil de cruzeiro de última geração decolou de um lançador especialmente projetado do complexo de lançamentos-3 do ITR (Integrated Test Range) em Chandipur, perto daqui, por volta das 11h20, Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) ) disseram fontes.
Todas as operações críticas iniciais do lançamento, como uma explosão do míssil sofisticado, são bem-sucedidas à medida que avançam em sua trajetória, disse um cientista da DRDO logo após o lançamento do míssil.
Os dados estão sendo recuperados dos sistemas de rastreamento para uma avaliação detalhada, disse ele.
Alimentado por um sólido motor de foguete desenvolvido pelo Advanced Systems Laboratory (ASL), o míssil tem um alcance operacional de 1000 km.
O míssil 'Nirbhay' pode viajar com um motor turbofan ou turbojato e é guiado por um sistema de navegação inercial altamente avançado, desenvolvido de forma autônoma pelo Centro de Pesquisa Imarat (RCI), disseram as fontes da DRDO.
Depois que o míssil atinge altitude e velocidade designadas, o motor de propulsão é separado e o motor liga automaticamente para propulsão adicional, disse um cientista da DRDO associado ao projeto.
Ele disse que "no meio do vôo, o balanço de mísseis se abre pelos comandos gerados pelo sofisticado computador de bordo para estabilizar a trajetória de vôo".
Ao longo de suas trajetórias, desde a decolagem até a queda, o míssil deve ser rastreado com a ajuda de radares terrestres e aeronaves da IAF.
Os parâmetros de saúde do veículo estão sendo monitorados pelas estações de telemetria indígena por uma equipe de profissionais do ITR e do LRDE (Estabelecimento de Desenvolvimento de Eletrônicos e Radar) da DRDO.
O míssil de dois estágios tem 6 metros de comprimento, 0,52 metros de largura e uma extensão de asa de 2,7 metros. Pode carregar uma ogiva de 200 a 300 kg a uma velocidade de 0,6 a 0,7 Mach. Seu peso de lançamento é de cerca de 1500 kg, disseram as fontes.
Um cientista sênior esperava que o míssil entregasse o resultado desejado desta vez.
"Após uma revisão completa, algumas mudanças foram incorporadas no sistema de mísseis e esperamos que ele produza o resultado desejado", disse o cientista sênior.
O primeiro voo de teste de 'Nirbhay', realizado em 12 de março de 2013, teve que ser encerrado no meio do caminho por razões de segurança devido ao mau funcionamento de um componente. No entanto, o segundo lançamento em 17 de outubro de 2014 foi bem-sucedido, disse ele.
No próximo lançamento   realizado em 16 de outubro de 2015, o míssil se desviou de seu caminho depois de percorrer 128 km.
O último voo de teste realizado em 21 de dezembro de 2016 teve que ser abortado após 700 segundos de seu voo de teste, pois se desviava do caminho designado. Todos esses ensaios foram conduzidos a partir da mesma base em Chandipur ITR.

Nenhum comentário: