terça-feira, 13 de março de 2018

Substância usada contra ex-espião russo teria contaminado mais de 20 pessoas na Inglaterra

O agente tóxico utilizado na suposta tentativa de assassinato do ex-espião russo Sergei Skripal teria provocado reações em mais de 20 pessoas na Inglaterra, segundo afirmaram autoridades locais.

Tivemos muitos policiais envolvidos. Há cerca de 21 pessoas, incluindo os dois principais pacientes", afirmou o subchefe de polícia do condado de Wiltshire, onde ocorreu a contaminação, Kier Pritchard. "Eles estão passando por exames de sangue, e eles estão tendo tratamento, em termos de apoio e aconselhamento providenciados". 
Skripal, antigo membro do Departamento Central de Inteligência da Rússia (GRU), condenado por traição, foi encontrado inconsciente em um banco de shopping da cidade inglesa de Salisbury, junto com a sua filha Yulia, no último domingo, ambos com suspeita de envenenamento. Na tarde de ontem, a Scotland Yard afirmou que os dois teriam sido vítimas de uma tentativa de homicídio através da administração de um agente nervoso, cujo nome não foi revelado. Até o momento, não foram reveladas pistas de quem poderia estar por trás do ataque.
Embora condenado na Rússia em 2006, por vender informações confidenciais para o serviço secreto britânico, o ex-espião acabou sendo perdoado e deixou o país após uma troca de prisioneiros entre a Rússia e os Estados Unidos. Hoje, ele vive na Inglaterra na condição de asilado.

Nenhum comentário: