sábado, 24 de fevereiro de 2018

Quanto ganha Israel com a venda de radares da Cúpula de Ferro e quem os compra?

Segundo informa o site The Times of Israel, a empresa israelense responsável pela fabricação dos radares utilizados no sistema de mísseis Cúpula de Ferro (Iron Dome) vendeu 100 unidades deste equipamento a nove países, no valor total de 2 bilhões de dólares (quase 6,5 bilhões de reais).
Os dados são apresentados no relatório publicado em 22 de fevereiro.
A companhia Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI, na sigla em inglês) vendeu o radar multimissão tanto às autoridades militares do seu próprio país, como ao Canadá, Índia e outros países, afirmou Eyel Shapira, diretor de Vigilância Aérea Contra Foguetes, Artilharia e Morteiros (C-RAM, em inglês) da empresa Sistemas ELTA, uma subsidiária da IAI.
Para além disso, outras unidades similares serão compradas em breve pela República Tcheca, de acordo com Shapira.
Este radar é uma das peças fundamentais tanto do sistema de defesa israelense Funda de David, como da Cúpula de Ferro. Segundo indica o site, o diretor da empresa assegura que não é só capaz de detectar mísseis, mas também drones e aviões.
Neste mês, um helicóptero de ataque israelense interceptou e derrubou um drone iraniano que havia penetrado no espaço aéreo de Israel perto da fronteira com a Jordânia. Em resposta, jatos israelenses atacaram o centro de comando móvel do drone, segundo informaram os militares.
O sistema Cúpula de Ferro é o primeiro nível de defesa aérea de Israel, capaz de interceptar mísseis de curto alcance. A Funda de David se destina a derrubar mísseis com alcance de 70 a 250 quilômetros. Finalmente, a terceira "camada" de defesa aérea é composta por mísseis antibalísticos Arrow-2 e Arrow-3, destinados a interceptar mísseis de longo alcance.

Nenhum comentário: