sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Astrônomo tira FOTOS que mostram supostos satélites da URSS dotados de reatores nucleares

Um conjunto de satélites dotados de reatores nucleares foi lançado pela União Soviética entre 1965 e 1988, com o objetivo de monitorar a atividade da OTAN.
De acordo com Marco Langbroek, astrônomo holandês, ele conseguiu tirar fotos dos satélites nucleares da URSS Kosmos-1860 e Kosmos-1412.
Ao publicar as fotos em sua conta no Twitter, o astrônomo qualificou os aparelhos como RORSAT (sigla em inglês para Satélite de Reconhecimento Oceânico Equipado com Radar), abreviação ocidental para os satélites soviéticos Kosmos-1860 e Kosmos 1412.
As fotos tiradas na cidade holandesa de Leiden demostram o que parece ser dois pontos brilhantes, vistos no fundo do céu noturno.
Comentando sobre a publicação, Langbroek afirmou que cada um dos alegados satélites foi equipado com reator BES-5 Buk, que possuía capacidade de 5 quilowatts.
Entre 1965 e 1988, a União Soviética lançou à órbita terrestre 33 satélites nucleares para monitorar a atividade da OTAN e de navios mercantes por meio de radares.
Por motivos de segurança, após o término da vida útil, os satélites foram colocados em órbita terrestre alta. A utilização dos reatores nucleares foi justificada pela falta da energia obtida das baterias solares para o reator de satélites. 

Nenhum comentário: