terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Chefe do Pentágono: operações turcas na Síria distraem dos esforços para derrotar Daesh

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, apelou à Turquia para que mostre moderação na sua operação contra a milícia curda na cidade síria de Afrin.

A violência em Afrin perturba uma área que era bastante estável na Síria, distraindo dos esforços internacionais para combater o Daesh [grupo terrorista proibido na Rússia]", disse Mattis a jornalistas durante sua turnê pela Ásia.
O chefe do Pentágono disse que os EUA entendem as preocupações de segurança de Ancara devido à atividade de insurgentes curdos no seu território. Apesar disso, Mattis avisou que a violência na região de Afrin pode ser aproveitada pelos terroristas do Daesh na Síria.
"Apelamos à Turquia para que mostre moderação nas ações militares e na retórica", acrescentou.
A operação turca Ramo de Oliveira em Afrin começou com ataques aéreos no sábado (20), às 14h00 locais (12h00 de Brasília). No dia seguinte, se iniciou a parte terrestre da campanha. De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas turcas, a operação envolveu 72 aviões, que eliminaram 153 alvos.
As operações turcas começaram em meio às tensões crescentes entre Ancara e Washington, que recentemente iniciou a formação de uma força de segurança na fronteira síria, a ser constituída inclusive por combatentes das Forças Democráticas da Síria, ligadas às Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), que Ankara considera um grupo terrorista.
A Turquia expressou muitas vezes preocupações quanto ao apoio dos EUA aos militantes das YPG. Os Estados Unidos, por sua parte, prometem parar o fornecimento de armas aos curdos.

Nenhum comentário: